Tutorial de Rally's

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Título: Tutorial de Rally's

  1. #1
    Piloto de Kart fredesilva13's Avatar
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    Mar 2008
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    Por Defeito Tutorial de Rally's

    Boas,
    desde há uns tempos para cá que me tenho vindo a interessar cada vez mais no mundo do rally e gostaria de saber umas coisas básicas para ter uma ideia do que é preciso fazer para me integrar num campeonato regional de rally (rally do centro).

    Venho por isso pedir ajuda aos especialistas deste forum que já me começou a dar uma ajuda...

    O que é preciso fazer para puder participar num campeonato de Rally's?


  2. #2
    Piloto de Rallye Bj40's Avatar
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    Por Defeito

    Basicamente... Precisas de um carro que esteja nas conformidades do regulamento a que se destina a competição, precisas da licença FPAK para piloto, precisas de dinheiro para pagar as inscrições, estadias, deslocações, etc... Por exemplo, se quiseres pontuar para o Regional a taxa de inscrição costuma ser 300€ se for para prova extra 175€, por prova.

    Em relação ao carro não há grande problema, no regional já não é a primeira vez que vejo um Opel Corsa A 1.2... O problema é o resto, não é uma brincadeira barata..

    Mas o que queres saber ao certo?

    Começa por aqui: FPAK - Federao Portuguesa de Automobilismo e Karting

    http://www.fpak.pt/REG-2010/RALIS/PR...LIS%202010.pdf

    http://www.fpak.pt/REG-2010/RALIS/Re...%20%202010.pdf

  3. #3
    Piloto de Kart fredesilva13's Avatar
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    Por Defeito

    Eu ja andei no site da fpak a dar um cusco mas ainda nao tive tempo para ler os regulamentos como deve ser e vinha saber se alguem que andasse nisto ou soubesse de algo explicasse mais por alto...
    queria tambem saber de algumas casas de preparaçao por causa das rollbars e backets homolgadas e assim

  4. #4
    Piloto de Rallye TiagoLeal's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por fredesilva13 Ver Post
    Eu ja andei no site da fpak a dar um cusco mas ainda nao tive tempo para ler os regulamentos como deve ser e vinha saber se alguem que andasse nisto ou soubesse de algo explicasse mais por alto...
    queria tambem saber de algumas casas de preparaçao por causa das rollbars e backets homolgadas e assim

    O user Thor26 faz umas provas, acho Acho que com um Renault 11 turbo (??)

    Manda-lhe um mail ou PM

  5. #5
    Piloto de Kart fredesilva13's Avatar
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    Por Defeito

    obrigado, ja mandei...entretanto a quem mais quiser ajudar aqui estao algumas questoes que gostava de saber a resposta...

    O que é preciso fazer para puder participar num campeonato regional de Rally's? Custos para por o carro homologado a participar, inscrições e licenças, o como é a inspecção de um carro de rallys? e essas cenas


  6. #6
    Piloto de Rallye TILT's Avatar
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    Por Defeito

    Basicamente precisas de dinheiro.

    Uma opção interessante para quem quer começar e não tem um orçamento por aí além é o troféu fastbravo no Open de Rallys (com SEAT Marbella).

    Custos que possas ter, assim por alto, são o carro*, equipamento (que inclui fato, capacete, botas e luvas homologados, entre outros), inscrições, custos com deslocações (morfos, estadias, etc), licença desportiva (podes ver aqui os preços), convém ter um ou dois "mecânicos" para pelo menos "atar uns arames" e meter gasolina, por aí.


    *quanto ao carro, podes comprar um já preparado ou se quiseres por um que tenhas ou compres a correr necessita sempre de roll-bar, bacquets, extintor, depósito de competição, uns amortecedores, pneus, entre outros.

  7. #7
    Piloto de Kart fredesilva13's Avatar
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    Por Defeito

    ou seja....

    1º arranjar um carro e coloca-lo conforme as especificaçoes (com rollbar, backets homologadas, deposito de competiçao, extintor [penso que seja o basico])
    2º arranjar equipamento (capacete, fato, luvas e botas homolgadas)
    3º arranjar mecanicos
    4º arranjar a licença para conduzir em provas
    5º arranjar passaporte para o carro
    6º inscrever no campeonato
    7º correr

    Acho que é tudo...
    o carro não e necessário que tenha matricula para um campeonato regional certo?

  8. #8
    Piloto de Rallye TILT's Avatar
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    Por Defeito

    Em qualquer campeonato de rallys (incluindo regional) o carro tem que estar apto a circular na via pública (isto é, ter matrícula e seguro) porque tem que andar na estrada com os outros carros nas ligações.

  9. #9
    Piloto de Kart fredesilva13's Avatar
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    Por Defeito

    bem me parecia que era preciso...mas como são as inspecções para estes carros? temos que alterar tudo no carro para que ele passe ou só algumas coisas? se for só algumas coisas o que por exemplo?

  10. #10
    Piloto de Rallye Bj40's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por fredesilva13 Ver Post
    ou seja....

    1º arranjar um carro e coloca-lo conforme as especificaçoes (com rollbar, backets homologadas, deposito de competiçao, extintor [penso que seja o basico])
    2º arranjar equipamento (capacete, fato, luvas e botas homolgadas)
    3º arranjar mecanicos
    4º arranjar a licença para conduzir em provas
    5º arranjar passaporte para o carro
    6º inscrever no campeonato
    7º correr

    Acho que é tudo...
    o carro não e necessário que tenha matricula para um campeonato regional certo?
    Não é bem como tu dizes e ainda bem... Falando dos elementos de segurança se tivesse que ser tudo homologado ficava mais caro comprar isso tudo que alguns carros completos que correm nos regionais.

    Para o campeonato regional e falando de VSH (veículos sem homologação) os elementos de segurança são obrigatórios mas não precisam de ter homologação. Ou melhor, falando de bancos, cintos, fatos, têm de ter homologação mas o prazo de validade não precisa de estar em dia e pode já ser antigo (o que não acontece em campeonatos "superiores"). Por exemplo... O Roll-bar pode ser caseiro ou ter sido feito numa oficina, só tem é que cumprir algumas exigências regulamentares (como as diagonais em X atrás dos bancos que só passou a ser obrigatória em 2009 no regional), tem que ser aço, se estiver aparafusado ao chassi (ao invés de ser soldado) os parafusos de fixação têm que ter determinado tamanho, etc, etc. Isto para não falar do estado de fabrico e conservação das soldas entre as barras que é muito importante e muitas vezes estão uma desgraça.

    Se queres um conselho.... A menos que tenhas algum carro teu para meter nesta vida e uma oficina de familiares ou amigos que te possam preparar o carro sem gastares uma fortuna, mais vale comprares um já montado. Muitas vezes já vêm com alguns elementos de segurança, com alguma preparação (dependendo do carro e dos €) e com o passaporte técnico FPAK.

    Para teres uma ideia dos preços tendo em conta os diferentes tipos de carros, dá uma olhadela aqui:

    COMPETIAUTO.COM • Ver fórum - Competição


  11. #11
    Piloto de Testes Jota17's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por fredesilva13 Ver Post
    bem me parecia que era preciso...mas como são as inspecções para estes carros? temos que alterar tudo no carro para que ele passe ou só algumas coisas? se for só algumas coisas o que por exemplo?
    Neste momento não há lei para inspecções! Simplesmente não vão. As verificações funcionam como inspecção.

    Atenção ao troféu com os FIAT que vai já começar em Barcelos.

  12. #12
    Banido trina's Avatar
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    Por Defeito

    Quando pagas a inscriçao, ja esta adjacente um seguro para a prova, todo o trajecto da prova.

    O ano passado em Vila Nova Cerveira a policia multou uma serie de pilotos por "Tuning" porque a estrada que estavam a fazer para as verificaçoes nao constava no road book...

    Se estivesse no road book, nada disso aconteceria.

    Fazer um carro de raiz, da muito muito mais trabalho e o pouco que deves poupar €€€, nao chega para pagar as dores de cabeça e preocupaçoes...

    Aconselho a comprar um ja prontinho a correr..nem que depois alteres alguma coisa.

  13. #13
    Piloto de Kart fredesilva13's Avatar
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    Por Defeito

    já agora...alguem sabe o que fazer para por um carro estrangeiro a correr?
    sei que se for tuga basta ter matricula...

  14. #14
    Piloto de Kart
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    Por Defeito

    Para quem nunca fez ralis nem está envolvido no meio começar por preparar um carro pode ser bastante prematuro. Normalmente muitos projectos para rali acabam por morrer durante a preparação do carro. O ideal será o aluguer de todo o material e integração numa estrutura existente.

    Para mim a maioria destes tópicos não passam de chover no molhado pois alguém que queira fazer ralis, e mais importante, tenha os meios, facilmente encontra com meia dúzia de telefonemas o que pretende. O que se passa normalmente é que há muitos curiosos a fazer figura mas poucos com intenções reais.

    O ideal para começar de forma breve é orçamentar o que se pretende fazer. Definir campeonato e classe e ver oferta de preparadores. Depois caso haja os meios e se avance devem-se fazer os respectivos testes médicos e tirar as licenças.

    Depois contrata-se uma estrutura, no caso de um iniciado, chave na mão é o ideal. Normalmente numa fase inicial e não havendo conhecimentos ao tentar poupar acaba-se por aumentar as facturas. Se não há experiência do lado do piloto o mais acertado é fazer o contraponto com a integração numa estrutura experiente e arranjar um navegador já batido.

    Basicamente se deres provas de que tens os meios para competir tens todas as condições para estares á partida no próximo rali, seja pirata, regional, Open ou Nacional...
    Última edição por MagPower : 21-02-10 às 18:10:03

  15. #15
    Piloto de Kart fredesilva13's Avatar
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    Mar 2008
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    Por Defeito

    num outro forum ja me informaram acerca de bastantes coisas,mas falta umas quantas

    em relação a um carro matriculado...para manter a matricula valida basta pagar o IUC certo?
    ouvi dizer que um carro fica sem matricula sem IPO/seguro ao fim de 5 anos fica sem matricula. como fazemos para contornar isso para que não fiquemos sem matricula no carro?

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