Tópico dos Track Days - Página 21

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Título: Tópico dos Track Days

  1. #601
    Piloto de Rallye BigDaddy's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
    Indo por essa lógica, se acontecesse alguma coisa entre o Yuri e o S2000 é porque "os acidentes acontecem".

    Acidentes daqueles não podem acontecer, é só estúpido. E como parece ser assim o modus operandi em Portugal então o Yuri é só mais um a fazer c*gadas em pista. Em Braga também já vi muitos a fazer drift, ir parar à relva, continuar a fazer donuts, arrastar erva e terra para o meio da pista e achavam isso espectacular. E isto tudo antes dos youtubers
    Estás a falar do acidente do Golf e do EP3? Aquilo foi um acidente feio, mas não houve propriamente um culpado claro, um distraiu-se e o outro ia muito rápido

    O Yuri deliberadamente cortou a curva toda ao S2000 e se o S2000 fizesse a curva pela trajetória normal ia dar molho apenas e só porque a estrela queria ficar na frente do carro com o dobro dos cavalos do dele


  2. #602
    Piloto de Testes Anualmix's Avatar
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    Por Defeito

    Trackday Estoril dia 8


  3. #603
    Piloto de Troféu Scutar's Avatar
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    Por Defeito

    Fiz apenas dois TD sendo que ainda estou muito verde no que diz respeito ao uso do carro em pista. As duas vezes que fiz o TD foi no Vasco Sameiro em Braga.

    Ao nível das pressões dos pneus para uso em pista alguma dica que possam dar?

    Ando com pneus de estrada e tenho ido para a pista com as pressões normais de estrada, sei que os pneus em pista aquecem mais e por isso ficam com mais pressão, a pista em questão também tem mais curvas para a esquerda o que faz com que os pneus do lado direito sofram mais.

    Estava a pensar em fazer o seguinte:

    * aumentar 0,5 bar em cada pneu para pneu ficar mais rijo em pista (tem perfil 60)
    * nos pneus do lado direito meter menos pressão que os demais, aí 0,2 Bar.
    * colocar mais pressão nos pneus da frente comparativamente os de trás pois onde o carro tem mais peso. Tenho andado com 2.2 nos 4 pneus, acho que erradamente.

    Já li que para uso em pista o ideal será meter mais pressão e depois ir tirando mas estou um pouco perdido no que diz respeito ás pressões a utilizar.

  4. #604
    Piloto de Rallye BigDaddy's Avatar
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    Por Defeito

    Não sei qual o carro que tens mas varia um pouco de carro para carro

    Forma correcta de fazer: Levas um termómetro daqueles de laser, menos 0.3 bar que o indicado para estrada

    Dás uma volta ou duas em bom ritmo, encostas e tentas logo medir com o termómetro em 3 zonas do pneu, lado dentro do piso, meio do piso e lado fora do piso

    Consoante a leitura ajustas a pressão, se tiver mais quente de fora do que no meio, tem pouca pressão e tens de dar mais, se tiver mais quente no meio que fora tem pressão a mais e o pneu não está a pousar todo no chão. Portanto o objetivo é ter os 3 pontos à mesma temperatura em todos os pneus

    Depois há várias coisas que entram em equação como o camber e a quantidade de curvas para o mesmo lado

    O ideal era aquecer os pneus em S o mais igual possível, não havendo hipótese uma ou duas voltas à pista com compensação na abordagem ou intensidade das curvas para ficarem os pneus iguais a nível de temperatura e ver como o camber está a trabalhar

    Forma mais rápida de fazer para quem não é tão exigente, menos 0.5 bar que o recomendado e ir controlando o desgaste do piso, com especial atenção ao lado interior e parede interior

  5. #605
    Zar
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    Por Defeito

    Na altura eu pesquisei na internet quais as pressões recomendadas para fazer pista com o meu MX 5 e para os pneus que tinha montado.
    Sempre pensei é que era preciso aumentar a pressão face ao recomendado para estrada, precisamente para evitar que o pneu sobreaqueça e que "dobre" demasiado nas curvas.
    Pelo menos foi o que eu fiz na altura e não tive problemas.


  6. #606
    Piloto de Troféu Scutar's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Zar Ver Post
    Na altura eu pesquisei na internet quais as pressões recomendadas para fazer pista com o meu MX 5 e para os pneus que tinha montado.
    Sempre pensei é que era preciso aumentar a pressão face ao recomendado para estrada, precisamente para evitar que o pneu sobreaqueça e que "dobre" demasiado nas curvas.
    Pelo menos foi o que eu fiz na altura e não tive problemas.
    Obg pelo feedback, o que encontrei vai de encontro ao que indicas e vou ter isso em conta no track day que vai haver no final do mês. Vou também meter mais pressão w frente do que atrás, andava com os 4 pneus com pressão igual, 2.2 bar.

  7. #607
    Piloto de Rallye BigDaddy's Avatar
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    Por Defeito

    Vários anos em pista e sempre ouvi falar em retirar pressão, nunca se aumenta a pressão se a ideia é obrigar o pneu a funcionar a uma temperatura mais elevada

    Com o pneu ficando mais quente, o ar lá dentro expande e a pressão aumenta, logo se estão a andar com a pressão recomendada, ela vai subir à medida que o pneu aquece

    O lógico é que se ande com menos pressão que o recomendado (a frio) para depois de o pneu aquecer chegar a valores dentro do que o fabricante estipula

    Alguns pneus têm marcado a pressão ideal (normalmente em intervalo dependendo do peso do carro) e outros marcam a pressão a frio

    É um assunto sensível, mas eu sou apologista de ir experimentando e fazendo muitas voltas e ver como se comporta o carro e se realmente se adequa ao nosso estilo de condução
    Última edição por BigDaddy : 06-09-19 às 00:32:05
    Scutar gosta disto.

  8. #608
    Piloto de Troféu Scutar's Avatar
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    Por Defeito

    Também li o mesmo sobre tirar pressão quando se tem pneus de estrada e se vai para pista, vai ser isso que vou fazer e vou meter mais pressão no eixo da frente. Já comprei isto também, permite ver pressão e medir o desgaste. https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?m...2F312241094600

  9. #609
    Piloto de Troféu Scutar's Avatar
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    Por Defeito

    A informação que encontrei mais relevante sobre pressão de pneus para pista estão nestes dois links:

    http://https://www.tirerack.com/tire....jsp?techid=58

    Tyre Management - Track Day Guru

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