Carro Elétrico Português: SMS - Soluções de Mobilidade Sustentável
Ainda produzem um carro muito parecido com o buggy, no total são 3 modelos.
Ainda sem estar há 1 ano em funcionamento a empresa, neste momento está com uma média de 2 veículos produzidos semanalmente.
Já conheciam?Boas perspectivas para o futuro?
As duas dezenas de viaturas representam "metade das vendas previstas para este ano". Em 2011 a empresa prevê aumentar "a produção para 140 carros".
Fabien Macaire falou à agência Lusa em Conímbriga, onde a empresa apresentou o Little Four, no âmbito de um seminário com que a ISA (Intelligent Sensing Anywhere) comemora o 20.º aniversário e assinala o "arranque oficial" do seu laboratório vivo (living lab).
Embora o motor seja importado de França, o Little Four incorpora "65% de componentes de fabrico nacional", diz Carlos Ramos, também gerente da SMS.
Com um desenho que faz lembrar os velhos Mini Moke ou Méhari, o Little Four surgirá, para além deste, com os modelos fechado (também com dois ou quatro lugares) e comercial, cujo fabrico será iniciado em Setembro.
O modelo comercial é uma das "maiores apostas" da SMS, pois, como afirma, à Lusa, Carlos Ramos, as suas "características reúnem condições para servir as necessidades das empresas", designadamente, das que operam em meios urbanos.
"Homologado como quadriciclo pesado", este carro eléctrico tem uma autonomia de 100 quilómetros. A carga total da bateria demora cerca de quatro horas (carga rápida) ou seis a oito horas (carga lenta), acrescenta Carlos Ramos.
"Com tarifa bi-horária, um carregamento completo, feito durante a noite - que dá para percorrer cem quilómetros - custa 80 cêntimos", frisa.
Além de poder ser abastecido através da rede geral de energia eléctrica que serve as habitações, este veículo também irá dispor de pontos de carregamento públicos. No final do ano deverão estar em funcionamento cerca de 300 postos, no âmbito do Mobi-e, programa de mobilidade eléctrica lançado, em Portugal, em 2009.
Com o preço de venda ao público de quase 15.000 euros, o Little Four, distribuído pela empresa portuense Ecoveículos, terá uma rede nacional de agentes, para garantir a sua assistência, embora esta "seja muito menor e mais simples do que a exigida pelos veículos tradicionais", garante Carlos Ramos.
Envolvendo um investimento da ordem dos 2 milhões de euros, com "uma capacidade instalada par produzir 35 carros por mês", a SMS resulta de uma parceria entre o engenheiro e investidor francês Fabien Macaire e das empresas Norchapa, de Fafe, e ISA, de Coimbra.
Fabien Macaire falou à agência Lusa em Conímbriga, onde a empresa apresentou o Little Four, no âmbito de um seminário com que a ISA (Intelligent Sensing Anywhere) comemora o 20.º aniversário e assinala o "arranque oficial" do seu laboratório vivo (living lab).
Embora o motor seja importado de França, o Little Four incorpora "65% de componentes de fabrico nacional", diz Carlos Ramos, também gerente da SMS.
Com um desenho que faz lembrar os velhos Mini Moke ou Méhari, o Little Four surgirá, para além deste, com os modelos fechado (também com dois ou quatro lugares) e comercial, cujo fabrico será iniciado em Setembro.
O modelo comercial é uma das "maiores apostas" da SMS, pois, como afirma, à Lusa, Carlos Ramos, as suas "características reúnem condições para servir as necessidades das empresas", designadamente, das que operam em meios urbanos.
"Homologado como quadriciclo pesado", este carro eléctrico tem uma autonomia de 100 quilómetros. A carga total da bateria demora cerca de quatro horas (carga rápida) ou seis a oito horas (carga lenta), acrescenta Carlos Ramos.
"Com tarifa bi-horária, um carregamento completo, feito durante a noite - que dá para percorrer cem quilómetros - custa 80 cêntimos", frisa.
Além de poder ser abastecido através da rede geral de energia eléctrica que serve as habitações, este veículo também irá dispor de pontos de carregamento públicos. No final do ano deverão estar em funcionamento cerca de 300 postos, no âmbito do Mobi-e, programa de mobilidade eléctrica lançado, em Portugal, em 2009.
Com o preço de venda ao público de quase 15.000 euros, o Little Four, distribuído pela empresa portuense Ecoveículos, terá uma rede nacional de agentes, para garantir a sua assistência, embora esta "seja muito menor e mais simples do que a exigida pelos veículos tradicionais", garante Carlos Ramos.
Envolvendo um investimento da ordem dos 2 milhões de euros, com "uma capacidade instalada par produzir 35 carros por mês", a SMS resulta de uma parceria entre o engenheiro e investidor francês Fabien Macaire e das empresas Norchapa, de Fafe, e ISA, de Coimbra.
Carro eléctrico sem carta
O automóvel eléctrico Little4 terá, numa primeira fase de produção, uma autonomia de 100 quilómetros, com um custo de 90 cêntimos em energia eléctrica, podendo ser recarregada a bateria em 7 horas. Este carro eléctrico não necessitará de carta para esta versão. A velocidade vem limitada a 50 quilómetros/hora. Curiosamente, os primeiros modelos também poderão não incluir portas laterais.
Preço do Little4
Segundo informações divulgadas pela empresa, o preço do Little4 será de cerca de 12.400 euros + IVA.
O automóvel eléctrico Little4 terá, numa primeira fase de produção, uma autonomia de 100 quilómetros, com um custo de 90 cêntimos em energia eléctrica, podendo ser recarregada a bateria em 7 horas. Este carro eléctrico não necessitará de carta para esta versão. A velocidade vem limitada a 50 quilómetros/hora. Curiosamente, os primeiros modelos também poderão não incluir portas laterais.
Preço do Little4
Segundo informações divulgadas pela empresa, o preço do Little4 será de cerca de 12.400 euros + IVA.
Ainda sem estar há 1 ano em funcionamento a empresa, neste momento está com uma média de 2 veículos produzidos semanalmente.
Já conheciam?Boas perspectivas para o futuro?
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