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Caixa manual de 6 velocidades

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    Caixa manual de 6 velocidades

    Estou interessado num carro da marca VW que pode ter caixa de 5 ou de 6 velocidades. O que é que eu realmente lucro se escolher uma caixa de 6 velocidades?
    A motorização em questão é a 1.9 TDI de 105 cv.

    #2
    Ou mais economia, ou melhor desempenho. ;)

    Comentário


      #3
      Quanto é que eles querem pela 6ª?

      A caixa de 6 permite ter as 5 velocidades mais curtas, logo com maior resposta nas recuperações.
      A 6ª tem relação longa para AE, c/ menores consumos.
      Na verdade, exige mais mão-de-obra porque os consumos andarão ela por ela.

      Claro que vais ter respostas muito mais elaboradas e teorias quânticas sobre as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
      Com reporte obrigatório ao facto de ser um TDI e de a concorrencia - HDI, JTD e DCI ter caixas muito melhores.

      Resumindo, a caixa de 6 dá mais gozo para quem gosta de as meter, mas é essencialmente um argumento comercial.

      Comentário


        #4
        O carro do meu pai tem 6 velocidades e é muito bom para auto-estrada... Bons consumos e menos desgaste do motor[8D]

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Vorsprung durch Technik

          Quanto é que eles querem pela 6ª?

          A caixa de 6 permite ter as 5 velocidades mais curtas, logo com maior resposta nas recuperações.
          A 6ª tem relação longa para AE, c/ menores consumos.
          Na verdade, exige mais mão-de-obra porque os consumos andarão ela por ela.

          Claro que vais ter respostas muito mais elaboradas e teorias quânticas sobre as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
          Com reporte obrigatório ao facto de ser um TDI e de a concorrencia - HDI, JTD e DCI ter caixas muito melhores.

          Resumindo, a caixa de 6 dá mais gozo para quem gosta de as meter, mas é essencialmente um argumento comercial.
          hein?
          Argumento comercial?
          Olha que não!

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por ZR

            citação:Originalmente colocada por Vorsprung durch Technik

            Quanto é que eles querem pela 6ª?

            A caixa de 6 permite ter as 5 velocidades mais curtas, logo com maior resposta nas recuperações.
            A 6ª tem relação longa para AE, c/ menores consumos.
            Na verdade, exige mais mão-de-obra porque os consumos andarão ela por ela.

            Claro que vais ter respostas muito mais elaboradas e teorias quânticas sobre as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
            Com reporte obrigatório ao facto de ser um TDI e de a concorrencia - HDI, JTD e DCI ter caixas muito melhores.

            Resumindo, a caixa de 6 dá mais gozo para quem gosta de as meter, mas é essencialmente um argumento comercial.
            hein?
            Argumento comercial?
            Olha que não!
            Claro que não

            Comentário


              #7
              se fosse o de 130, vinha com menos binario, pq a caixa de 5 dava/dá problemas..

              escolhe a de 6.. é nova, e melhor q a de 5..

              Comentário


                #8
                qual é o carro da vw com esse motor que ainda n vem com caixa de 6 velocidades de serie? só se for um comercial...

                de resto caixa de 6 é só vantagens!

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por eL niNo

                  qual é o carro da vw com esse motor que ainda n vem com caixa de 6 velocidades de serie? só se for um comercial...

                  de resto caixa de 6 é só vantagens!
                  Estou dividido entre o Jetta e o Golf. Claro que o Jetta tem o argumento da bagageira. Mas se a caixa de 6 compensar mesmo, vou para o Golf. (Se calhar não preciso de tanto espaço para bagagem).

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

                    citação:Originalmente colocada por ZR

                    citação:Originalmente colocada por Vorsprung durch Technik

                    Quanto é que eles querem pela 6ª?

                    A caixa de 6 permite ter as 5 velocidades mais curtas, logo com maior resposta nas recuperações.
                    A 6ª tem relação longa para AE, c/ menores consumos.
                    Na verdade, exige mais mão-de-obra porque os consumos andarão ela por ela.

                    Claro que vais ter respostas muito mais elaboradas e teorias quânticas sobre as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
                    Com reporte obrigatório ao facto de ser um TDI e de a concorrencia - HDI, JTD e DCI ter caixas muito melhores.

                    Resumindo, a caixa de 6 dá mais gozo para quem gosta de as meter, mas é essencialmente um argumento comercial.
                    hein?
                    Argumento comercial?
                    Olha que não!
                    Claro que não
                    Para o 1.9 TDi de 105cv não acrescenta grande coisa. No TDi 130cv, aí sim, acrescenta.

                    Claro que para quem gosta de explorar o carro a fundo a cx 6v é sempre mais divertida, mas para uma utilização normal num motor "normal" não traz grandes benefícios.

                    Os meus pais não gostam de caixa de 6vel. Dizem que dá mais trabalho...
                    Da próxima levam com uma triptronic.

                    Comentário


                      #11
                      Para mim, a vantagem de uma cx 6.vel é que andas em 6ª por volta dos 110/120 kms e as rpms na zona das 2000...ora, o carro assim vai a pastar e o motor quase a dormir...com cx de 5.vel certamente que andarás pelos menos pelas 2500...! Com a cx 6.vel ganhas em consumos, menor ruído e menor esforço do motor a longo prazo....depois temos a questão das rescuperações e mesmo das acelerações...ou seja, a performance se o quiseres, sai também benficiada. A cx de 5.vel a meu vêr terá apenas uma vantagem, ou seja, o carro fica mais perna longa e com isso terás menos algum trabalho a manejar a cx pois tens que recorrer menos vezes à mesma mas se fazes muita AE, a cx de 6.vel é a ideal.

                      Comentário


                        #12
                        A 6ª acho que tem vantagens mas se para isso abdicasse do jecta em favor do clio, ia para o jecta. Hoje não precisas da bagageira mas um dia vais perceber que da jeito. O ideal seria o jecta com 6 velociades, existe ou só esta disponivel no golf?

                        Comentário


                          #13
                          a diferença nos consumos aparece em AE apenas, e nunca passa os 0.3/0.5l/100 (diferença brutalissima:D), isto ja tendo em conta que estás a conduzir de forma perfeitamente adequada aos 2 motores de forma a tirares o melhor consumo de ambos. ou seja, condiçoes realistas...0.1 de diferença....se tanto:D

                          a unica verdadeira diferença é no andamento, em que o com caixa de 6 é sempre mais "disponivel", excepto se comparares mudanças diferentes...

                          Comentário


                            #14
                            um motor tem menor desgaste a baixas rotações ....... tenho de confrontar os engºs da fiat com o jtd do meu pai .... :D

                            Comentário


                              #15
                              A diferença da caixa de 5 para a de 6, essencialmente, é que ficas com mais uma mdança intermédia, visto que a diferença entre a 5ª e a 6ª (de caixas diferentes) é quase nula (a 6ª é mais ou menos uma 5ª e 1/7).

                              ;)

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por M Frazão

                                citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                qual é o carro da vw com esse motor que ainda n vem com caixa de 6 velocidades de serie? só se for um comercial...

                                de resto caixa de 6 é só vantagens!
                                Estou dividido entre o Jetta e o Golf. Claro que o Jetta tem o argumento da bagageira. Mas se a caixa de 6 compensar mesmo, vou para o Golf. (Se calhar não preciso de tanto espaço para bagagem).
                                eu tenho um golf com esse motor e posso-te dizer que a caixa é um mimo! mas nesses carros e com esse motor a caixa de 6 é de serie, por isso n sei qual é a tua duvida!

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por PSerra

                                  A diferença da caixa de 5 para a de 6, essencialmente, é que ficas com mais uma mdança intermédia, visto que a diferença entre a 5ª e a 6ª (de caixas diferentes) é quase nula (a 6ª é mais ou menos uma 5ª e 1/7).

                                  ;)

                                  nop... a caixa está toda escalonada para as 6velocides... em cidade consigo andar quase sempre em 4ª e 5ª!

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por eL niNo


                                    nop... a caixa está toda escalonada para as 6velocides... em cidade consigo andar quase sempre em 4ª e 5ª!

                                    eL niNo:

                                    Se leres bem o que eu escrevi, se calhar esta resposta não têm razão para existir.

                                    ;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por PSerra

                                      citação:Originalmente colocada por eL niNo


                                      nop... a caixa está toda escalonada para as 6velocides... em cidade consigo andar quase sempre em 4ª e 5ª!

                                      eL niNo:

                                      Se leres bem o que eu escrevi, se calhar esta resposta não têm razão para existir.

                                      ;)
                                      percebi que a 5ª era a tua mudança intermedia, sendo a 6ª apenas uma mais longa para AE. Sorry[8)]

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por don.juan

                                        Para mim, a vantagem de uma cx 6.vel é que andas em 6ª por volta dos 110/120 kms e as rpms na zona das 2000...ora, o carro assim vai a pastar e o motor quase a dormir...com cx de 5.vel certamente que andarás pelos menos pelas 2500...! Com a cx 6.vel ganhas em consumos, menor ruído e menor esforço do motor a longo prazo....depois temos a questão das rescuperações e mesmo das acelerações...ou seja, a performance se o quiseres, sai também benficiada. A cx de 5.vel a meu vêr terá apenas uma vantagem, ou seja, o carro fica mais perna longa e com isso terás menos algum trabalho a manejar a cx pois tens que recorrer menos vezes à mesma mas se fazes muita AE, a cx de 6.vel é a ideal.
                                        No Golf V 1.9 TDI em 6ª e a 120 km/h corresponde a 2400/2500 rpm. Portanto, a 6ª não é tão longa como isso. O que se passa, no conjunto, é que temos uma caixa mais curta, que dá mais gozo na condução[8D]. Gosto muito do escalonamento da caixa.

                                        O único "contra" que eu vejo é para quem se esqueça, ao princípio, que tem uma 6ª(falta de hábito)e se sujeite a ir muitas vezes ao redline e se queixe do consumo excessivo:D:D

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

                                          citação:Originalmente colocada por don.juan

                                          Para mim, a vantagem de uma cx 6.vel é que andas em 6ª por volta dos 110/120 kms e as rpms na zona das 2000...ora, o carro assim vai a pastar e o motor quase a dormir...com cx de 5.vel certamente que andarás pelos menos pelas 2500...! Com a cx 6.vel ganhas em consumos, menor ruído e menor esforço do motor a longo prazo....depois temos a questão das rescuperações e mesmo das acelerações...ou seja, a performance se o quiseres, sai também benficiada. A cx de 5.vel a meu vêr terá apenas uma vantagem, ou seja, o carro fica mais perna longa e com isso terás menos algum trabalho a manejar a cx pois tens que recorrer menos vezes à mesma mas se fazes muita AE, a cx de 6.vel é a ideal.
                                          No Golf V 1.9 TDI em 6ª e a 120 km/h corresponde a 2400/2500 rpm. Portanto, a 6ª não é tão longa como isso. O que se passa, no conjunto, é que temos uma caixa mais curta, que dá mais gozo na condução.[8D]

                                          O único "contra" que eu vejo é para quem se esqueça que tem uma 6ª (falta de hábito)e se sujeite a ir muitas vezes ao redline, ao princípio:D:D

                                          eu no outro dia tentei meter uma 7ª!:D[8)][8)][8)][8)]

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                            citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

                                            citação:Originalmente colocada por don.juan

                                            Para mim, a vantagem de uma cx 6.vel é que andas em 6ª por volta dos 110/120 kms e as rpms na zona das 2000...ora, o carro assim vai a pastar e o motor quase a dormir...com cx de 5.vel certamente que andarás pelos menos pelas 2500...! Com a cx 6.vel ganhas em consumos, menor ruído e menor esforço do motor a longo prazo....depois temos a questão das rescuperações e mesmo das acelerações...ou seja, a performance se o quiseres, sai também benficiada. A cx de 5.vel a meu vêr terá apenas uma vantagem, ou seja, o carro fica mais perna longa e com isso terás menos algum trabalho a manejar a cx pois tens que recorrer menos vezes à mesma mas se fazes muita AE, a cx de 6.vel é a ideal.
                                            No Golf V 1.9 TDI em 6ª e a 120 km/h corresponde a 2400/2500 rpm. Portanto, a 6ª não é tão longa como isso. O que se passa, no conjunto, é que temos uma caixa mais curta, que dá mais gozo na condução.[8D]

                                            O único "contra" que eu vejo é para quem se esqueça que tem uma 6ª (falta de hábito)e se sujeite a ir muitas vezes ao redline, ao princípio:D:D

                                            eu no outro dia tentei meter uma 7ª!:D[8)][8)][8)][8)]
                                            Isso só prova o bom escalonamento da caixa. Ainda cabia mais uma:D:D

                                            A questão é tentar. Como têm sempre cavalos escondidos, também podem ter uma 7ª escondida[}][}]

                                            Comentário


                                              #23
                                              quando vou a 120 em 6ª tou à volta das 2000rpm. Só sinto o carro realmente a puxar lá pras 2000 e tal

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

                                                citação:Originalmente colocada por don.juan

                                                Para mim, a vantagem de uma cx 6.vel é que andas em 6ª por volta dos 110/120 kms e as rpms na zona das 2000...ora, o carro assim vai a pastar e o motor quase a dormir...com cx de 5.vel certamente que andarás pelos menos pelas 2500...! Com a cx 6.vel ganhas em consumos, menor ruído e menor esforço do motor a longo prazo....depois temos a questão das rescuperações e mesmo das acelerações...ou seja, a performance se o quiseres, sai também benficiada. A cx de 5.vel a meu vêr terá apenas uma vantagem, ou seja, o carro fica mais perna longa e com isso terás menos algum trabalho a manejar a cx pois tens que recorrer menos vezes à mesma mas se fazes muita AE, a cx de 6.vel é a ideal.
                                                No Golf V 1.9 TDI em 6ª e a 120 km/h corresponde a 2400/2500 rpm. Portanto, a 6ª não é tão longa como isso. O que se passa, no conjunto, é que temos uma caixa mais curta, que dá mais gozo na condução[8D]. Gosto muito do escalonamento da caixa.

                                                O único "contra" que eu vejo é para quem se esqueça, ao princípio, que tem uma 6ª(falta de hábito)e se sujeite a ir muitas vezes ao redline e se queixe do consumo excessivo:D:D

                                                Eu tenho cx 6.vel no Leon e em 6ª a 120 vou a cerca de 2100rpms!
                                                No meu caso dificilmente levaria ao redline por engano pois nota-se quer no barulho do motor que na força e velocidade que imprime.
                                                Faço AE entre os 120 e os 130 e uma caixa de 6 é um mimo...pouco se ouve o motor e ainda está na fase de acordar...praticamente só estou a conduzir com o binário, passe a expressão.

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                                                  #25
                                                  Penso que a verdadeira questão entre uma caixa e outra não tem sido abordado.
                                                  Os motores a Turbo Diesel têm muito binário a baixas rotações mas fazem barulho, vibram e têm uma faixa de utilização (rpms) mais pequena. A principal vantagem da caixa de 6 é o conforto e vale a diferença na minha opinião.
                                                  O que acontece com a de 5 é que para manter o carro a "andar" é preciso mudar de caixa perto (eventualmente depois) das 3000rpm (caso contrário o motor parece que "morre" para depois "voltar lentamente" ), nas primeiras relações o barulho e as vibrações são claramente incomodativas por essas "bandas". Com a caixa de 6 o problema é largamente minimizado.
                                                  Para quem gosta de "esticar" o motor a cada passagem de caixa a de 5 serve perfeitamente até porque este tipo de motores anda quase tanto depois das 2000rpms como depois das 3000rpms....

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                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Alex

                                                    Penso que a verdadeira questão entre uma caixa e outra não tem sido abordado.
                                                    Os motores a Turbo Diesel têm muito binário a baixas rotações mas fazem barulho, vibram e têm uma faixa de utilização (rpms) mais pequena. A principal vantagem da caixa de 6 é o conforto e vale a diferença na minha opinião.
                                                    O que acontece com a de 5 é que para manter o carro a "andar" é preciso mudar de caixa perto (eventualmente depois) das 3000rpm (caso contrário o motor parece que "morre" para depois "voltar lentamente" ), nas primeiras relações o barulho e as vibrações são claramente incomodativas por essas "bandas". Com a caixa de 6 o problema é largamente minimizado.
                                                    Para quem gosta de "esticar" o motor a cada passagem de caixa a de 5 serve perfeitamente até porque este tipo de motores anda quase tanto depois das 2000rpms como depois das 3000rpms....

                                                    É um ponto bem visto. De facto, com cx de 5 é fácil trocar de caixa e cair abaixo das 1800/2000 rpms, faixa aonde estes motores não gostam de rodar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A cx tb deve ser mais rápida e as mudanças devem custar menos a entrar? Ou é igual nisso?

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                                                        #28
                                                        citação:É um ponto bem visto. De facto, com cx de 5 é fácil trocar de caixa e cair abaixo das 1800/2000 rpms, faixa aonde estes motores não gostam de rodar.
                                                        é facil em todas, é algo que o condutor tem pleno poder de decisao.

                                                        e porque nao encomendar com caixa auto? acabam-se logo os problemas...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por M Frazão

                                                          citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                                          qual é o carro da vw com esse motor que ainda n vem com caixa de 6 velocidades de serie? só se for um comercial...

                                                          de resto caixa de 6 é só vantagens!
                                                          Estou dividido entre o Jetta e o Golf. Claro que o Jetta tem o argumento da bagageira. Mas se a caixa de 6 compensar mesmo, vou para o Golf. (Se calhar não preciso de tanto espaço para bagagem).
                                                          Tal como diz o Elise, a triptronic é cada vez mais uma opção a considerar.

                                                          No caso da comparação entre Jetta e Golf, devo dizer-te que entre os dois ia para o Plus!

                                                          Tem mais espaço que o Jetta, tem "Golf" na traseira (importante na retoma) e segundo as previsões da VW será a versão mais procurada a médio/longo prazo.

                                                          Quanto à estética é discutível, mas com uma cor bem escolhida a coisa vai...
                                                          E tem caixa de 6vel!

                                                          Comentário

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