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    Autohoje 535D

    TESTE DA AUTOHOJE AO F10 BMW 535D


    ''Por enquanto, ainda não há sucessor para o M5 da anterior geração. Já se viram umas fotos-espia do novo modelo, devidamente camuflado, a efectuar voltas rápidas no clássico circuito de Nürburgring, mas muito pouca coisa se sabe sobre ele. Contudo, para os mais curiosos, este 535d pode ser uma pista para “encontrar” o futuro M5. Não acredita? As alterações visuais trazidas pelo kit M não deverão andar longe do visual do super desportivo alemão e a performance, embora se preveja mais arrasadora, terá o mesmo género de entrega: em vez da aceleração exponencial do V10 atmosférico, o M5 passará a contar com o 4.4 V8 biturbo do X6M, um motor que, logo acima do “ralenti”, já terá força para deslocar um quarteirão inteiro para outro código postal… Muito ao jeito deste turbodiesel, que gera 600 Nm às 1750 rpm.

    Contudo, não é preciso consultar a bola de cristal para saber que o M5 nunca conseguirá fazer perto de mil quilómetros sem ir à bomba; ao volante do 535d, mesmo a bom ritmo, “arrisca-se” a fazer essa distância com apenas um depósito de gasóleo. E trata-se de um executivo que leva menos de seis segundos a acelerar dos 0 aos 100 km/h! É esta combinação de alta performance com baixos consumos, naquele que é um dos mais completos automóveis da actualidade, que torna o 535d tão desejável.

    O NEGÓCIO “KIT M”
    Depois da ousadia da anterior geração, o novo Série 5 veio mostrar que a BMW está, novamente, a adoptar um estilo mais consensual nos seus automóveis. E quem achar que falta picante às linhas do 535d, tem no kit M uma forma de o tornar mais apelativo à vista. Os pára-choques de contornos angulosos, as embaladeiras mais pronunciadas e os frisos exteriores a negro brilhante já estão incluídos nos 4493€, mas o pequeno spoiler traseiro (224 €) e as jantes M de 19 polegadas (1687 €) – embora só estejam disponíveis em associação com o kit M – são opcionais pagos à parte. Sem ferir a elegância natural do Série 5, estas alterações tornam-no mais expressivo e já denunciam o poderio que o capot esconde. Lá debaixo, estão dois turbos em sequência que obrigam os seis cilindros em linha a produzir números impressionantes: 299 cv às 4400 rpm e 600 Nm logo às 1750 rpm, que permitem à BMW reivindicar 250 km/h de velocidade máxima e 5,7 segundos dos 0 aos 100 km/h.

    O habitáculo do Série 5 também é contemplado com alguns componentes exclusivos da linha M. As soleiras das portas têm uma aplicação metálica específica, as madeiras dão lugar ao alumínio e o tecto adquire um tom de negro que parece encolher o interior à nossa volta – felizmente, essa percepção é enganadora, porque o que não falta é espaço a bordo do 535d. O volante M também faz parte das novidades e, neste caso, incorpora as novas patilhas de comando da caixa de velocidades, bem mais convincentes no uso que as da anterior geração.

    Além disso, o kit M dá-lhe a possibilidade de equipar o Série 5 com opcionais mais acessíveis do que é costume. O Adaptive Drive, que agrega o amortecimento pilotado e as barras estabilizadoras activas, passa de 3171 € para 2724 € e o preço dos bancos Confort desce de 2388 € para 1779 €. Esta é uma forma da BMW aliciar os seus clientes a investirem ainda mais uns cobres no seu automóvel, mas é desgostoso ver que, no final, o 535d passa facilmente dos 79 871 € do preço base para os 107 867 € da unidade ensaiada…

    AVASSALADOR
    Aqui ficam alguns números comparativos entre o antigo e o novo 535d. O peso total, apesar do aumento de todas as cotas exteriores e da inclusão de uma caixa automática com mais duas velocidades, subiu apenas 15 kg, o motor está a debitar mais 13 cv e 20 Nm, as emissões de CO2 passaram de 178 para 162 g/km e, no nosso usual circuito de consumos, verificou-se uma redução de três decilitros na média ponderada. Se, até aqui, as diferenças não parecem ser significativas, é porque o anterior modelo já tinha um desempenho exemplar e é no contra-relógio que o novo 535d mais vinca a sua supremacia: as recuperações são consideravelmente mais lestas e verifica-se um abate de 0,7 segundos nos clássicos 0 a 100 km/h, fixando-se nuns impressionantes 5,9 segundos – o anterior M5 rubricou 5,0 segundos…

    Parte destas melhorias devem-se à nova caixa automática de oito velocidades, consideravelmente mais rápida nas passagens e com maior probabilidade de encontrar a mudança certa a dado momento de condução. A suavidade mecânica acaba por ser um dos pontos mais marcantes na condução do 535d, que desliza estrada fora sem aparentar qualquer esforço, mas a tensão muscular do pescoço surge sempre que se calca o acelerador a fundo. Basta contar até quatro para ver o ponteiro do velocímetro passar dos 80 aos 120 km/h...

    M5… DIESEL?
    Ok, já deu para perceber que o condutor de um M5 terá de acelerar bastante para deixar o 535d nos retrovisores. Além disso, com tantos opcionais a influenciar-lhe o comportamento, não admira que supere o modelo que vem substituir e que, em determinadas condições, tenha o que é preciso para fazer a vida negra a muitos desportivos de topo.

    Nos modos Sport e Sport +, o amortecimento pilotado e as barras estabilizadoras activas asseguram um controlo apertado sobre todos os movimentos da carroçaria, enquanto o sistema de quatro rodas direccionais faz o que suposto: agiliza o 535d nas zonas lentas e torna-o mais estável nas rápidas. O redimensionado sistema de travagem tem uma actuação equilibrada e mordaz e nem com 600 Nm se geram problemas graves de tracção. O 535d faz tudo muito bem e fica perto daquela excelência dinâmica que torna os BMW “M” em carros tão especiais. Só que há umas quantas pequenas subtilezas que, quando reunidas, o impedem de ser o “M5 Diesel” com que alguns sonham… e que muitos outros, os ditos puristas, mais receiam.

    A direcção activa integral, que tanto jeito dá na cidade e em ritmos normais, é um daqueles elementos que nem sempre convencem numa condução mais aplicada. Ao prolongar as travagens para o interior das curvas, o rácio da direcção é continuamente alterado para se ajustar à perda de velocidade e o resultado é uma pequena, mas irritante, incerteza de para onde se está a apontar o volante. A escolha de pneus também é difícil de perceber, com esta unidade a calçar uns “turísticos” Michelin Primacy HP que, quando nos dedicamos a abusar das qualidades do 535d, lhe entorpecem a entrada em curva e o levam a escorregar mais do que seria previsível.

    E quando se desliga o controlo de estabilidade (DSC), a suspensão e a transmissão assumem a configuração normal, com a entrega de binário mais suave e as movimentações de carroçaria ampliadas a criarem um efeito “náutico” no modo como o 535d se pendura sobre o eixo traseiro – o modo Sport + está bem calibrado, mas há momentos em que intervém antes de tempo. E esta é a derradeira prova de que precisava para saber que ainda não foi desta que o gasóleo e os BMW M se misturaram.''


    Editado pela última vez por bmwm505; 22 June 2011, 22:32.

    #2
    É para comprar ou para vender?

    Comentário


      #3
      Observar

      Comentário


        #4
        Eu observo um copy-paste...

        O que é que queres com este tópico? Dizer que o carro é muito bom?

        Comentário


          #5
          Claramente. Há gente que não visita o site da Autohoje e ponho aqui para partilhar o seu teste ao carro. É um bom carro e uma boa review, à algum problema nisso?

          Se não se interessam pelo tema e nem sequer o comentam não sei para que se dão ao trabalho

          Comentário


            #6
            Gostei muito do artigo, bem escrito e a tocar nos pontos que interessam, não só com elogios mas também com criticas.

            Muitos parabéns ao jornalista.

            Em relação ao carro esta lá tudo, capaz de meter medo ao M5 anterior, e com uns consumos bem mais baixos.

            Cumps

            Comentário


              #7
              Reparei agora que ja existe um topico sobre este carro, podem fechar.

              Comentário


                #8
                Grande máquina , pena mesmo é o preço que ele custa ..........mas também não estou preocupado , não comprar nenhum.......custa mais que as minhas 2 casas..........107.000 eur..........

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bmwm505 Ver Post
                  Claramente. Há gente que não visita o site da Autohoje e ponho aqui para partilhar o seu teste ao carro. É um bom carro e uma boa review, à algum problema nisso?

                  Se não se interessam pelo tema e nem sequer o comentam não sei para que se dão ao trabalho
                  Não há problema nenhum.

                  Podias ter começado com algo como: Já viram oq que saiu na Autohoje sobre o 535D, isto, isto e isto... que acham?

                  E gerava-se uma discussão.

                  Agora, copy-paste?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                    Não há problema nenhum.

                    Podias ter começado com algo como: Já viram oq que saiu na Autohoje sobre o 535D, isto, isto e isto... que acham?

                    E gerava-se uma discussão.

                    Agora, copy-paste?


                    Amigo se fosses tua a criar o tópico criavas a tua maneira, sendo eu, criei como me deu na real gana e da forma que achei correcta. Estás aqui para falar do tema?

                    Mas podem fechar como disse já existe um outro tópico que fala deste assunto

                    Comentário


                      #11
                      gustavorocha, por 107 mil compro um série 7 ou um 6, embora no modelo antigo, que este não me fascina. pra mim 80 mil euros é o preço base e serve muito bem.

                      Comentário


                        #12
                        Os extras são caros que dói!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bmwm505 Ver Post


                          Amigo se fosses tua a criar o tópico criavas a tua maneira, sendo eu, criei como me deu na real gana e da forma que achei correcta. Estás aqui para falar do tema?

                          Mas podem fechar como disse já existe um outro tópico que fala deste assunto
                          Deves ter muitos amigos assim, deves.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Rafa84 Ver Post
                            Gostei muito do artigo, bem escrito e a tocar nos pontos que interessam, não só com elogios mas também com criticas.

                            Muitos parabéns ao jornalista.

                            Em relação ao carro esta lá tudo, capaz de meter medo ao M5 anterior, e com uns consumos bem mais baixos.

                            Cumps
                            Sendo que pesam ambos praticamente o mesmo, um tem 500cv's outro 299, um a gasolina que faz 8k rpm's e outro que faz 5 a perder o fôlego, neste teste foi a unica coisa que não gostei de ler, mete um gajo confuso, digo isto directamente como dono de um, ando eu a pensar que para ter um carro com as performances de um M ando a gastar 20L de gasosa e vêm estes dizer que um diesel com menos 200 e picos cavalos anda quase o mesmo

                            De resto, grande máquina, já tive para trocar o meu por um mas não avancei.
                            Editado pela última vez por bmwm505; 22 June 2011, 22:19.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Favorit Ver Post
                              Deves ter muitos amigos assim, deves.
                              Não é preciso resolveres as coisas à facada, calma meu!

                              Ele respondeu assim porque vieram criticar a forma como abriu o tópico, quem não quiser não lê é fácil

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Favorit Ver Post
                                Deves ter muitos amigos assim, deves.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                  Não é preciso resolveres as coisas à facada, calma meu!

                                  Ele respondeu assim porque vieram criticar a forma como abriu o tópico, quem não quiser não lê é fácil
                                  Nem mais nem ontem. Ter abordado com calma logo ao inicio era uma coisa, entrar com perguntas inúteis é outra

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                    Não é preciso resolveres as coisas à facada, calma meu!

                                    Ele respondeu assim porque vieram criticar a forma como abriu o tópico, quem não quiser não lê é fácil
                                    Não foi criticar, foi tentar perceber o que ele queria...

                                    Colou aqui um texto, e depois? Concorda ou não com o que está escrito? Gosta ou não gosta? Se não fosse o nick dele, não adivinhava...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                      Não foi criticar, foi tentar perceber o que ele queria...

                                      Colou aqui um texto, e depois? Concorda ou não com o que está escrito? Gosta ou não gosta? Se não fosse o nick dele, não adivinhava...
                                      Adoro o F10 35D, não papo ''3's''

                                      Pelo nick não obtens a resposta.

                                      Como dono de um M5 admito que não achei minimamente a comparação aceitavel, por vários factores alguns dos quais já aqui mencionei

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                        Não foi criticar, foi tentar perceber o que ele queria...

                                        Colou aqui um texto, e depois? Concorda ou não com o que está escrito? Gosta ou não gosta? Se não fosse o nick dele, não adivinhava...
                                        Colou aqui uma review e, sem dizer mais nada, depreende-se que a intenção seja gerar uma discussão sobre o assunto

                                        Comentário


                                          #21
                                          Apenas uma opinião,uma introdução no post inicial e separar um pouco o texto realçando dos sub-títulos ajudava a interpretar melhor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            está bem melhor

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bmwm505 Ver Post
                                              Adoro o F10 35D, não papo ''3's''

                                              Pelo nick não obtens a resposta.

                                              Como dono de um M5 admito que não achei minimamente a comparação aceitavel, por vários factores alguns dos quais já aqui mencionei
                                              De que ano é o teu M? Para fazeres 20L, chegas-lhe bem, não?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                                Apenas uma opinião,uma introdução no post inicial e separar um pouco o texto realçando dos sub-títulos ajudava a interpretar melhor.
                                                Feito.

                                                Vêm, custa alguma coisa falar como deve ser?

                                                Pelos vistos não

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                  De que ano é o teu M? Para fazeres 20L, chegas-lhe bem, não?
                                                  2005, é o E60

                                                  Sim, de vez enquanto certifico-me que nenhum cavalo saiu do estábulo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pronto, tópico mais arranjado para agradar a gregos e a troianos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por bmwm505 Ver Post
                                                      Pronto, tópico mais arranjado para agradar a gregos e a troianos
                                                      Ui, e com imagem e tudo

                                                      Há uma frase que me chama a atenção: "Ok, já deu para perceber que o condutor de um M5 terá de acelerar bastante para deixar o 535d nos retrovisores."

                                                      Será mesmo verdade? Custa-me a entender que assim seja, dada a diferença de "corações" dos 2.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Falando do tópico:


                                                        O M5 em andamento puro não deve dar a minima hipotese ao 35d.

                                                        Acho que há um certo exagero nas palavras do jornalista.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Com 107.000€ preferia comprar 3 carros em vez deste.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                            Com 107.000€ preferia comprar 3 carros em vez deste.
                                                            3 não digo, mas 2...

                                                            Qual o preço do M5 referido?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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