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    Fiat Punto 6 Speed



    Um familiar meu tem um Punto 6speed, o q me fez abrir o topico foi o seguinte, apesar do carro ter 6 velocidades, em autoestrada mesmo com as 6...esgota se rapido, e em 6ª a 120 ja vai a grande esforço...
    Sempre pensei q a 6ª fosse para baixar os consumos, e neste caso a caixa é toda ela curta...inclusive a 6ª esgota se rapido, indo prai a 140 as 4000rpm... alguma solução para "atenuar" este caso...? sera msmo assim este modelo 6speed? alguma solução possivel para atenuar este problema? Lol

    Cumps

    #2
    A 6ª Vel. nesse carro é um argumento de marketing... Se fores ver ao manual diz lá para arrancares em 1ª apenas se o carro for carregado. De resto podes arrancar em 2ª que ele vai lá...

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      #3
      A 6ª marcha disfarça o motor fraco dentro da cidade... ;)

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        #4
        Sempre podes colocar a caixa de 5vel. ;)

        Perdes é em arranque.

        Essa caixa fica lindamente num Cinquecento Sport! [8D]

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Braz

          Sempre podes colocar a caixa de 5vel. ;)

          Perdes é em arranque.

          Essa caixa fica lindamente num Cinquecento Sport! [8D]
          Barganha a tua na do familiar dele... :-P

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Braz

            Sempre podes colocar a caixa de 5vel. ;)

            Perdes é em arranque.

            Essa caixa fica lindamente num Cinquecento Sport! [8D]
            E olha que não.... Tive um 55 com cx de 5 e aquilo arrancava bem melhor que o 60 c/ caixa de 6... A 1ª do Punto com 6 velocidades dá para aí uns 20/30Km/h... É mesmo só marketing, até porque em A.E. o regime a velocidade estabilizada é muito idêntico...

            Comentário


              #7
              Esse carro está todo tramado. Antes de qualquer outra coisa, faz uma revisão decente ao motor.
              Filtros, óleo e velas.
              Depois, vê o que acontece. As centralinas (Magnetti-Marelli) tb costumavam dar barraca...

              Deveria esgotar 6ª (entrada do redline, com corte de combustível - começa a soluçar), com o ponteiro nos 175km/h, a querer tocar nos 180 sem nunca lá chegar.

              Queimei 3 sondas lambdas assim.

              E a fundo anda exactamente o mesmo que o 55SX 5vel.
              Provei isso com um amigo numa viagem de 100km de AE vazia colados um ao outro - só dava para ultrapassar em cone de ar.

              Mas era muito divertido em cidade, pq a caixa dava outra vida ao carro (arranques e recuperações), que o 55SX não tinha.

              E conserva-o, que começa a ser uma raridade.


              EDIT: percebi que esgotava nos 140km/h...esquece. Às 4000rpm é perfeitamente normal.

              O 6 Speed arranca na boa em 2ª e nos semáforos dá um pequeno avanço à concorrência directa.
              Uma coisa que fazia muito era saltar mudanças, 1-3-5 ou 2-4-6.
              Queimou uma embraiagem com 70.000km, tal foi o uso.

              E apesar de gastar pouco, andava frequentemente a vapor de gasolina - conhecia milimetricamente a posição do ponteiro e a duração da luz acesa. Nunca fiquei sem gasolina, mas chegou muitas vezes à bomba com 0 litros.
              Uma das sondas lambdas foi-se porque entrei na bomba da AE (depois de uma esfrega) já a soluçar. E a soluçar foi dali para a oficina.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Vorsprung durch Technik

                Esse carro está todo tramado. Antes de qualquer outra coisa, faz uma revisão decente ao motor.
                Filtros, óleo e velas.
                Depois, vê o que acontece. As centralinas (Magnetti-Marelli) tb costumavam dar barraca...

                Deveria esgotar 6ª (entrada do redline, com corte de combustível - começa a soluçar), com o ponteiro nos 175km/h, a querer tocar nos 180 sem nunca lá chegar.

                Queimei 3 sondas lambdas assim.

                E a fundo anda exactamente o mesmo que o 55SX 5vel.
                Provei isso com um amigo numa viagem de 100km de AE vazia colados um ao outro - só dava para ultrapassar em cone de ar.

                Mas era muito divertido em cidade, pq a caixa dava outra vida ao carro (arranques e recuperações), que o 55SX não tinha.

                E conserva-o, que começa a ser uma raridade.
                O carro da foto é meramente indicativo... ;)

                Mudou as bobines a pouco tempo...defacto n sei se o carro chega aos tais 170/180 de ponteiro!! Lolol é k ele as 4500rpm prai a 145 ja vai a xegar proximo do redline...defacto o carro em cidade é genial, agora em autoestrada peka pelo elevado barulho do motor em grande velocidade...parece k vai a forçar....de resto 5estrelas

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por GT-JTD

                  citação:Originalmente colocada por Vorsprung durch Technik

                  Esse carro está todo tramado. Antes de qualquer outra coisa, faz uma revisão decente ao motor.
                  Filtros, óleo e velas.
                  Depois, vê o que acontece. As centralinas (Magnetti-Marelli) tb costumavam dar barraca...

                  Deveria esgotar 6ª (entrada do redline, com corte de combustível - começa a soluçar), com o ponteiro nos 175km/h, a querer tocar nos 180 sem nunca lá chegar.

                  Queimei 3 sondas lambdas assim.

                  E a fundo anda exactamente o mesmo que o 55SX 5vel.
                  Provei isso com um amigo numa viagem de 100km de AE vazia colados um ao outro - só dava para ultrapassar em cone de ar.

                  Mas era muito divertido em cidade, pq a caixa dava outra vida ao carro (arranques e recuperações), que o 55SX não tinha.

                  E conserva-o, que começa a ser uma raridade.
                  O carro da foto é meramente indicativo... ;)

                  Mudou as bobines a pouco tempo...defacto n sei se o carro chega aos tais 170/180 de ponteiro!! Lolol é k ele as 4500rpm prai a 145 ja vai a xegar proximo do redline...defacto o carro em cidade é genial, agora em autoestrada peka pelo elevado barulho do motor em grande velocidade...parece k vai a forçar....de resto 5estrelas
                  Editei o post.

                  O aspecto não quer dizer nada. O meu era lavado de 6 em 6 meses no máximo e estava 100% stock.

                  O carro é muuuuito ruidoso. Mas em percursos sinuosos esse barulho é a cereja em cima do bolo, parece que conduzes um GT.
                  Atenção ao comportamento...não é muito certo e induz falsa segurança em situações limite.
                  Uma vez fiz duas faixas de AE a fugir às 4 rodas numa curva aberta, a uns 160km/h, e fazia cenas destas com alguma frequência no trânsito citadino.
                  E se as molas/amortecedores já tiverem algum tempo, pior.

                  Comentário


                    #10
                    então.. penso que não está mau.. o Clio 1.2 75v faz 120km/h +/- as 4000..logo se tivesse 6ª fikava a 120km/h em 3000 rpm.. e 140 nas 4000.. penso que não está mau..... digo eu :D CumpsCitro4EVER

                    Comentário


                      #11
                      já guiei um emprestado pelo mecanico quando o meu carro esteve em revisão mecanica. O que eu andei era de 1994 e estava muito bem calçado com uma jantes especiais em ferro (desenho inteiriço). Notei que o carro esgotava todas as velocidades demasiadamente rápido mas fazia com que o carro tivesse um andamento vivo em cidade...

                      Comentário


                        #12
                        Ah, a Fiat lançou em 99 o Siena e a Palio Weekend 1.0 com 6 velocidades, mas não teve sucesso. ;)

                        Comentário


                          #13
                          esse carro,acho que foi criado para andar em cidade,tinha uma caixa curta..pelo menos diziam os vendedores da fiat na altura ...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                            então.. penso que não está mau.. o Clio 1.2 75v faz 120km/h +/- as 4000..logo se tivesse 6ª fikava a 120km/h em 3000 rpm.. e 140 nas 4000.. penso que não está mau..... digo eu :D CumpsCitro4EVER
                            [:0] voçês já ouviram falar de japunas?:D

                            o meu faz 5000RPM em 5ª a 200km/h

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                              então.. penso que não está mau.. o Clio 1.2 75v faz 120km/h +/- as 4000..logo se tivesse 6ª fikava a 120km/h em 3000 rpm.. e 140 nas 4000.. penso que não está mau..... digo eu :D CumpsCitro4EVER
                              [:0] voçês já ouviram falar de japunas?:D

                              o meu faz 5000RPM em 5ª a 200km/h
                              e o meu é franciú e faz 200 km/h em 4200 RPM ..aaah pois..
                              .....................Cumps Citro4EVER

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                então.. penso que não está mau.. o Clio 1.2 75v faz 120km/h +/- as 4000..logo se tivesse 6ª fikava a 120km/h em 3000 rpm.. e 140 nas 4000.. penso que não está mau..... digo eu :D CumpsCitro4EVER
                                [:0] voçês já ouviram falar de japunas?:D

                                o meu faz 5000RPM em 5ª a 200km/h
                                sim e k tal n fugirem ao topico hein?

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por GT-JTD

                                  citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                  então.. penso que não está mau.. o Clio 1.2 75v faz 120km/h +/- as 4000..logo se tivesse 6ª fikava a 120km/h em 3000 rpm.. e 140 nas 4000.. penso que não está mau..... digo eu :D CumpsCitro4EVER
                                  [:0] voçês já ouviram falar de japunas?:D

                                  o meu faz 5000RPM em 5ª a 200km/h
                                  sim e k tal n fugirem ao topico hein?
                                  Sim sim ok... foi só um "aparte"... euFVF : o meu é HDI.. é natural que faça menos RPM :D:D.. e o teu primera faz 5000 rpm a 200 ? atao não te esqueças que é 1.6 e o punto é 1.1 ou 1.2... Cumps Citro4EVER

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                    citação:Originalmente colocada por GT-JTD

                                    citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                    então.. penso que não está mau.. o Clio 1.2 75v faz 120km/h +/- as 4000..logo se tivesse 6ª fikava a 120km/h em 3000 rpm.. e 140 nas 4000.. penso que não está mau..... digo eu :D CumpsCitro4EVER
                                    [:0] voçês já ouviram falar de japunas?:D

                                    o meu faz 5000RPM em 5ª a 200km/h
                                    sim e k tal n fugirem ao topico hein?
                                    Sim sim ok... foi só um "aparte"... euFVF : o meu é HDI.. é natural que faça menos RPM :D:D.. e o teu primera faz 5000 rpm a 200 ? atao não te esqueças que é 1.6 e o punto é 1.1 ou 1.2... Cumps Citro4EVER
                                    1.1 55poneis com temperamento rebelde eheheeh ;)

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                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por GT-JTD

                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                      citação:Originalmente colocada por GT-JTD

                                      citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                      então.. penso que não está mau.. o Clio 1.2 75v faz 120km/h +/- as 4000..logo se tivesse 6ª fikava a 120km/h em 3000 rpm.. e 140 nas 4000.. penso que não está mau..... digo eu :D CumpsCitro4EVER
                                      [:0] voçês já ouviram falar de japunas?:D

                                      o meu faz 5000RPM em 5ª a 200km/h
                                      sim e k tal n fugirem ao topico hein?
                                      Sim sim ok... foi só um "aparte"... euFVF : o meu é HDI.. é natural que faça menos RPM :D:D.. e o teu primera faz 5000 rpm a 200 ? atao não te esqueças que é 1.6 e o punto é 1.1 ou 1.2... Cumps Citro4EVER
                                      1.1 55poneis com temperamento rebelde eheheeh ;)
                                      esse motor é o do Uno né ?? grand motor... mas não consegue chegar aoAX 1.1 Cumps Citro4EVER

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                                        #20
                                        Tenho um desses carritos (de 94 com 160kkm), que agora neste momento tá encostado à espera que a maria acabe de tirar a carta para lhe dar a sua esfrega final.

                                        Quanto à tua questão, 4000 rpm a 120 é normalissimo.

                                        Ele dá 170 em descida.. a fundo às 6000rpms, ou seja no principio do red line. Em plano fica-se nos 160 às 5500rpms.

                                        Dei uma vez 180, na descida da CREL depois de Loures, e aí entrou red line a dentro até chegar ao corte sensivelmente às 6200 rpms.

                                        Arrancar é mesmo em primeira mesmo com o carro vazio, dado esse motor ser algo anémico e só se notar alguma genica a partir das 3000 rpms.

                                        Os consumos não são famosos tendo feito há uns anos um comparativo durante um mês com um colega que tinha um punto 55s de 5º vel e faziamos percursos semelhantes e eram consumos praticamente iguais.

                                        De notar que é um carro dado a vários problemas eléctricos e de sistemas de refrigeração, razão essa pq se encontra encostado à espera de uma "morte em combate" ou seja ... ser guiado por uma recém encartada. [}]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tenho um de 1995, que, com excepção da sonda lambda mudada logo depois de acabada a garantia (não obstante a minha queixa aos GRANDES BURROS que mo venderam), nunca deu problemas; 100.000 Kms; é meter gasolina, mudar pneus e amortecedores....comprei agora um Multijet e dei o 6 speed à minha esposa; queria ver se o guardava pois tem um excelente desenho..mas pelo andar da carruagem não vai durar muito....devia era ter-lhe dado um UMM..acerta em tudo quanto é cratera e parede....mas gosto imenso deste automóvel...já agora a caixa de 6 velocidades é igual à de 5, com a 6ª "metida" numa adaptação fora da caixa...Genial, como a FIAT já nos habituou..

                                          Comentário


                                            #22
                                            o meu 1.4 75cvs a 120kmh vai ás 2800rpm =PPPPPPPP

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                                              #23
                                              O 6 speed não é semi-automático?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bha chassos!!

                                                O meu a 120 vai nas 2600 e é um 1.9

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                  O 6 speed não é semi-automático?
                                                  Nop...

                                                  Caixa manual normalissima;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                                    citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                    O 6 speed não é semi-automático?
                                                    Nop...

                                                    Caixa manual normalissima;)
                                                    Segundo as minhas fontes era semi-automatico, o que na verdade estranhei.;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O meu 306 também vai nas 4.000rpm a 140km/hora...

                                                      É preferivel ter uma caixa assim porque de certeza que andas mais abaixo dos 140km/hora do que acima.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O que eu dava para ter o meu assim com uma caixa reduzida....mas é bem mais rotativo!faz 7500rpm na boa e como uma caixa de 6 curta...ai ai!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Esse carro não tem motor 1.2 de 60cv?
                                                          Queriam milagres!;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por king tdi

                                                            Esse carro não tem motor 1.2 de 60cv?
                                                            Queriam milagres!;)
                                                            Se bem me lembro, o Punto 1.2 de 75cv com caixa de 5 velocidades fazia 3000 rpms a 120, em 5ª. Portanto o que tu indicas para o teu deve estar dentro da normalidade.

                                                            Comentário

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