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AC - perda de potência

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    AC - perda de potência

    Noto que o meu carro, particularmente em rotações mais baixas perde alguma potência com o AC ligado e também parece que tem falhas de potência em aceleração pura.
    O que é que pode causar isto?

    De referir que após ter colocado uma embraiagem nova tive que voltar à oficina para afinarem a mesma, dado o carro não desenvolver nada e a embraiagem repelar quando desembraiava (acho que este assunto não está totalmenet resolvido e eu já me estou a passar) [8]
    Desde que afinei a mesma, agora com o AC ligado acontece o que já expliquei anteriormente.

    Pergunta que pode ser estúpida: Será que existe alguma influência entre a embrariagem (supostamente nova (10000 Kms)) e estar ligado o AC para isto acontecer?

    #2
    O AC provocar perdas de potencia é normal, mas são perdas de potencia continuas... Em AC mais antigos, o perda de potencia anda em cerca de 10%.

    Agora se referes a falhas variaveis, do genero em plano, com o acelerador na mesmo posição, a velocidade variar entre 100 e 120 (Por exemplo!), isso já não é nada normal...

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por ViperGoth

      Noto que o meu carro, particularmente em rotações mais baixas perde alguma potência com o AC ligado e também parece que tem falhas de potência em aceleração pura.
      O que é que pode causar isto?

      De referir que após ter colocado uma embraiagem nova tive que voltar à oficina para afinarem a mesma, dado o carro não desenvolver nada e a embraiagem repelar quando desembraiava (acho que este assunto não está totalmenet resolvido e eu já me estou a passar) [8]
      Desde que afinei a mesma, agora com o AC ligado acontece o que já expliquei anteriormente.

      Pergunta que pode ser estúpida: Será que existe alguma influência entre a embrariagem (supostamente nova (10000 Kms)) e estar ligado o AC para isto acontecer?
      N estou a ver ligação?
      N mexeram em mais nada?

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por fililipe

        O AC provocar perdas de potencia é normal, mas são perdas de potencia continuas... Em AC mais antigos, o perda de potencia anda em cerca de 10%.

        Agora se referes a falhas variaveis, do genero em plano, com o acelerador na mesmo posição, a velocidade variar entre 100 e 120 (Por exemplo!), isso já não é nada normal...
        Sim, são falhas variáveis e notam-se mais em subidas.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por ESPRIT

          citação:Originalmente colocada por ViperGoth

          Noto que o meu carro, particularmente em rotações mais baixas perde alguma potência com o AC ligado e também parece que tem falhas de potência em aceleração pura.
          O que é que pode causar isto?

          De referir que após ter colocado uma embraiagem nova tive que voltar à oficina para afinarem a mesma, dado o carro não desenvolver nada e a embraiagem repelar quando desembraiava (acho que este assunto não está totalmenet resolvido e eu já me estou a passar) [8]
          Desde que afinei a mesma, agora com o AC ligado acontece o que já expliquei anteriormente.

          Pergunta que pode ser estúpida: Será que existe alguma influência entre a embrariagem (supostamente nova (10000 Kms)) e estar ligado o AC para isto acontecer?
          N estou a ver ligação?
          N mexeram em mais nada?
          Pois se queres que te diga também não sei o que é que tem uma coisa a haver com a outra, mas comecei a ter este problema após a dita afinação da embraiagem.
          Acho que não mexeram em mais nada, fez a revisão dos 170000 kms.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por ViperGoth

            citação:Originalmente colocada por ESPRIT

            citação:Originalmente colocada por ViperGoth

            Noto que o meu carro, particularmente em rotações mais baixas perde alguma potência com o AC ligado e também parece que tem falhas de potência em aceleração pura.
            O que é que pode causar isto?

            De referir que após ter colocado uma embraiagem nova tive que voltar à oficina para afinarem a mesma, dado o carro não desenvolver nada e a embraiagem repelar quando desembraiava (acho que este assunto não está totalmenet resolvido e eu já me estou a passar) [8]
            Desde que afinei a mesma, agora com o AC ligado acontece o que já expliquei anteriormente.

            Pergunta que pode ser estúpida: Será que existe alguma influência entre a embrariagem (supostamente nova (10000 Kms)) e estar ligado o AC para isto acontecer?
            N estou a ver ligação?
            N mexeram em mais nada?
            Pois se queres que te diga também não sei o que é que tem uma coisa a haver com a outra, mas comecei a ter este problema após a dita afinação da embraiagem.
            Acho que não mexeram em mais nada, fez a revisão dos 170000 kms.
            Tou a perguntar ppq já conheci um alfa 155 c problema parecido, mas foi pq lhe tinham trocado a "ecu" e tinha um programa q n compensava o a/c, e por isso tentava ir abaixo e n compensava pelo a/c.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por ESPRIT

              citação:Originalmente colocada por ViperGoth

              citação:Originalmente colocada por ESPRIT

              citação:Originalmente colocada por ViperGoth

              Noto que o meu carro, particularmente em rotações mais baixas perde alguma potência com o AC ligado e também parece que tem falhas de potência em aceleração pura.
              O que é que pode causar isto?

              De referir que após ter colocado uma embraiagem nova tive que voltar à oficina para afinarem a mesma, dado o carro não desenvolver nada e a embraiagem repelar quando desembraiava (acho que este assunto não está totalmenet resolvido e eu já me estou a passar) [8]
              Desde que afinei a mesma, agora com o AC ligado acontece o que já expliquei anteriormente.

              Pergunta que pode ser estúpida: Será que existe alguma influência entre a embrariagem (supostamente nova (10000 Kms)) e estar ligado o AC para isto acontecer?
              N estou a ver ligação?
              N mexeram em mais nada?
              Pois se queres que te diga também não sei o que é que tem uma coisa a haver com a outra, mas comecei a ter este problema após a dita afinação da embraiagem.
              Acho que não mexeram em mais nada, fez a revisão dos 170000 kms.
              Tou a perguntar ppq já conheci um alfa 155 c problema parecido, mas foi pq lhe tinham trocado a "ecu" e tinha um programa q n compensava o a/c, e por isso tentava ir abaixo e n compensava pelo a/c.
              "ecu"???

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                #8
                Nunca tive nenhum veículo com AC (mesmo dos mais modernos) que não acuse um trabalhar diferente ao ligar o mesmo, em todos noto ao arrancar a diferença de ter o AC ligado ou desligado, se retira apenas 10% de potência como li anteriormente não faço ideia, mas pelo que noto nos carros parece-me ser bem mais, quanto mais eficaz o AC mais me parece notória a quebra de potência e a dificuldade em arrancar ou ganhar velocidade para ultrapassar quando vou a baixas velocidades. Dizem que em pequenas cilindradas é que se nota mais, talvez, mas assim como noto nos carros de menor cilindrada também o noto (e não é pouco) num motor 2,9 TD de um jipe assim que ligo o AC no máximo, não sei se é por o AC do jipe ter ou não mais potência também, lá que é mais rápido e potente a fazer frio que a maioria dos carros de nmenor cilindrada não tenho dúvidas. Tenho sempre notado bastante a quebra de potência em todos os carros assim que se liga o AC, só numa Passat 115CV TDI praticamente não diferenciava quando o AC ia ou não ligado excepto na situação de arranque a subir, às vezes até a deixava ir abaixo:D:D

                Comentário


                  #9
                  O vulgo "computador" da injecção.
                  Embora a maioria dos users n gostem do termo ecu (-electronic control unit-), é o nome dado por exemplo pela ford e por outros ao sistema electronico q gere o motor e n só, no caso do 155 devia ser só o motor.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por JCR

                    Nunca tive nenhum veículo com AC (mesmo dos mais modernos) que não acuse um trabalhar diferente ao ligar o mesmo, em todos noto ao arrancar a diferença de ter o AC ligado ou desligado, se retira apenas 10% de potência como li anteriormente não faço ideia, mas pelo que noto nos carros parece-me ser bem mais, quanto mais eficaz o AC mais me parece notória a quebra de potência e a dificuldade em arrancar ou ganhar velocidade para ultrapassar quando vou a baixas velocidades. Dizem que em pequenas cilindradas é que se nota mais, talvez, mas assim como noto nos carros de menor cilindrada também o noto (e não é pouco) num motor 2,9 TD de um jipe assim que ligo o AC no máximo, não sei se é por o AC do jipe ter ou não mais potência também, lá que é mais rápido e potente a fazer frio que a maioria dos carros de nmenor cilindrada não tenho dúvidas. Tenho sempre notado bastante a quebra de potência em todos os carros assim que se liga o AC, só numa Passat 115CV TDI praticamente não diferenciava quando o AC ia ou não ligado excepto na situação de arranque a subir, às vezes até a deixava ir abaixo:D:D
                    O valor de 10% é um valor médio indicativo, de AC manuais, do genero anteriores a 2000. Eles em média retiram entre 8 a 10cv, o que é 10% da potencia da maioria dos veiculos que circula por ai. Obviamente se o carro tiver 200cv o AC não retira 20cv...

                    Eu tenho uma Astra G 1.4 e noto perfeitamente quando o AC está ligado... Quando preciso de "overboost" é só desligar o AC :D:D:D

                    A explicação do ESPRIT tem algum sentido.

                    O AC faz frio em condições? Pode ser o compressor do AC a falhar, quando funciona perdes potencia, quando pára tens potencia novamente...

                    Mas relação com a embraiagem não deve ter, a não ser quando te trocaram a embraiagem, tenham mexido em mais alguma coisa que não deviam...

                    Comentário


                      #11
                      No tempo dis Diesel sem insecção directa é que se notava bem o AC.. por ex os meus primos franceses tinham uma 806 1.9TD 90cv.. sem injecção nem nada.. e para subir a minha rua que é muito inclinada, eles desligam o AC para facilitar.... agora no corsa que o meu pai alugou.. não se notou diferença nenhuma.. e no nosso actual C5 2.0HDI , também não se nota rigorosamente nada.. Penso que em motores antigos sem "injecções" o AC comia cerca de 10cv... Cumps Citro4EVER

                      Comentário


                        #12
                        Eu noto isso no carro do meu pai apesar de ter 110cv(diesel de injecção indirecta=diesel antigo :D ) nas baixas o motor morre simplesmente e torna-se turbo-dependente.
                        No teu caso pode ser que o AC esteja descarregado, apesar do que muitos pensam o fluido do AC não contém apenas o gás que permite o arrefecimento contém também uma percentagem de oleo lubrficante cuja função é lubrificar o compressor, orgão que pode estar a ficar preso e a dificultar o andamento da correia.

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                          #13
                          tenho então que perguntar ao meu pai se ele nota diferença.. mas já no 1.3 CDTI não se notava nada.. e a minha tia tb não nota nada no 2.2HDI 136cv..e neste tb aposto que não...no entanto.. mesmo que se note.. em estrada penso que não se conseguem notar diferenças.. Cumps Citro4EVER

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                            No tempo dis Diesel sem insecção directa é que se notava bem o AC.. por ex os meus primos franceses tinham uma 806 1.9TD 90cv.. sem injecção nem nada.. e para subir a minha rua que é muito inclinada, eles desligam o AC para facilitar.... agora no corsa que o meu pai alugou.. não se notou diferença nenhuma.. e no nosso actual C5 2.0HDI , também não se nota rigorosamente nada.. Penso que em motores antigos sem "injecções" o AC comia cerca de 10cv... Cumps Citro4EVER
                            O que tu dizes é verdade mas não se deve nem a injecção nem a potencia dos motores actuais, o que acontece é que hoje os compressores são muito mais efecientes que a uns anos logo não roubam tanta potência, além de uma gestão electronica muito mais efeciente do funcionamento do mesmo, o facto de agora a maior parte dos motores diesel turbo terem um turbo de geometria variavel ajuda imenso o motor a lidar com a perda causada pelo AC.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Martins79

                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                              No tempo dis Diesel sem insecção directa é que se notava bem o AC.. por ex os meus primos franceses tinham uma 806 1.9TD 90cv.. sem injecção nem nada.. e para subir a minha rua que é muito inclinada, eles desligam o AC para facilitar.... agora no corsa que o meu pai alugou.. não se notou diferença nenhuma.. e no nosso actual C5 2.0HDI , também não se nota rigorosamente nada.. Penso que em motores antigos sem "injecções" o AC comia cerca de 10cv... Cumps Citro4EVER
                              O que tu dizes é verdade mas não se deve nem a injecção nem a potencia dos motores actuais, o que acontece é que hoje os compressores são muito mais efecientes que a uns anos logo não roubam tanta potência, além de uma gestão electronica muito mais efeciente do funcionamento do mesmo, o facto de agora a maior parte dos motores diesel turbo terem um turbo de geometria variavel ajuda imenso o motor a lidar com a perda causada pelo AC.
                              Pois, bem me parecia que era qq coisa assim do género eu sabia que os AC já não são tao gulosos.. mas faltava-me mais qq coisa.. :D eu quando disse que era no tempo dos diesel sem injeccao, referia-me aos "velhos tempos" [8D] pois tb não achava lógico os motores perderem força com o AC por causa de não terem injecções..

                              PS : o meu c5 2.0HDI 110cv é turbo de geometria variável? e o outro PSA 2.0 HDI 90cv ??... Cumps Citro4EVER

                              Comentário


                                #16
                                Por acaso o 2.0 HDI 110v nao e tgv mas provavelmente o ac gere melhor o compressor do genero quando nao e necessario desliga-o, e deve ser um ac muito mais efeciente que o do xantia 2.1 td do meu pai.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Martins79

                                  Por acaso o 2.0 HDI 110v nao e tgv mas provavelmente o ac gere melhor o compressor do genero quando nao e necessario desliga-o, e deve ser um ac muito mais efeciente que o do xantia 2.1 td do meu pai.
                                  sim.. até porque o motor do Xantia já é antigo..é do tempo do
                                  XM Turbo D12 creio eu... porque havia um XM 2.1 e 2.5 TD.. mas o
                                  2.0HDI 110 não é geometria variável?.. quando o meu pai pisa com mais força até me parece que o "assobiar" do turbo é mais forte.. mas não quer dizer que o som tenha alguma coisa a ver né ? alem disso não me admira que não seja TGV visto que a versão de 90cv é de 1999 e a de 110 deve ser aí de 2000/2001 -.. digo eu... ou seja já tem uns aninhos Cumps Citro4EVER

                                  Comentário


                                    #18
                                    A diferença do de 90 cv para o de 110cv e que um nao tem intercoller e o de 110cv tem dessa altura PSA com TGV apenas o 2.2 HDI tem. em relação ao 2.0 HDI ja equipava o xantia em 1999 primeiro na versão de 110cv(substituindo o 2.1td devido as novas normas ambientais) e depois veio a versão 2.0 hdi de 90cv que substituiu o antigo 1.9 td de 90cv.
                                    o novo 2.0 hdi de 136cv ja tem TGV.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por fililipe

                                      O AC provocar perdas de potencia é normal, mas são perdas de potencia continuas... Em AC mais antigos, o perda de potencia anda em cerca de 10%.

                                      Agora se referes a falhas variaveis, do genero em plano, com o acelerador na mesmo posição, a velocidade variar entre 100 e 120 (Por exemplo!), isso já não é nada normal...
                                      pois

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ando num c3 1.1 de 65 cv,e agora com este calor ligo o AC,de referir que o carro fica prai com metade dos cavalos,lol. Tanto não claro,mas noto que o carro morre muito.
                                        Abc

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bem.. eu numa Break 1.4hdi noto diferença e de que maneira... é melhor nem pensarem. lol

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os compressores foram-se tornando mais eficazes, de modo que as regras de há 10 anos, não serão as mesmas de agora.

                                            Além disso, cada fabricante tem as suas especificações sobre o tipo de A/C. Há aqueles que baseiam as suas vendas em sistemas de alta cilindrada e o A/C seja perfeitamente inócuo, e que depois de colocado num sistema desenhado à pressa para o IA de Portugal, o A/C seja um grande obstáculo ao desenvolvimento da potência do motor.

                                            No meu primeiro carro, herança cá de casa, quando ligava o A/C até pareceia que desligava um cilindro... Lembro-me de subidas em AE, onde normalmente andava a uns 180 e com o A/C ligado, não dava para passar dos 120.

                                            Mas que dava um bom fresquinho, lá isso dava. :D

                                            Comentário


                                              #23
                                              Vais continuar a falar desse sistema de a.c. dos anos 80 o resto da vida? :D

                                              Comentário


                                                #24
                                                O unico carro onde tive AC foi no 156 1.6 TS e não notava nada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Baiones

                                                  O unico carro onde tive AC foi no 156 1.6 TS e não notava nada.
                                                  no 156 quando ligo o ar sinto que anda menos!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Com o calor os carros tb perdem potência.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Gugul

                                                      Com o calor os carros tb perdem potência.
                                                      é verdade a noite o meu carro,anda mais que a tarde![8D]

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                                                        #28
                                                        Mesmo no meu volvo a gasolina que tem 120cv se nota um pco a diferença... mas o AC nao é automatico.. dv influenciar bastante.

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                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por HaagenDazs

                                                          Mesmo no meu volvo a gasolina que tem 120cv se nota um pco a diferença... mas o AC nao é automatico.. dv influenciar bastante.
                                                          h ac auto que tambem mantem o compressor sempre ligado outros que tem uma posição Eco em que da menos frio mas o compressor retira menos potencia a primeira vez que vi um sistema desses foi no mitsubichi galant 1.8 TD de 1991 ja dava para optar por ECO ou normal facto a que nao e alheio a experiencia da mistubichi na area do AC.

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                                                            #30
                                                            o meu primera com o ac ligado parece que fica com 50cv, e a arrancar entao meu deus, nem digo mais nada..........

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