Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os mitos sobre os turbos e as recuperações (ex. 335i vs M3)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os mitos sobre os turbos e as recuperações (ex. 335i vs M3)

    Este espaço virtual é rico em mitos, exageros e dogmas, um deles é que os carros turbo são quase sempre inapelavelmente mais rápidos a recuperar que os atmosféricos.

    Será mesmo assim ? depende ! claro.

    Pegando num exemplo muito citado por aqui, o do dísponivel e potente 335i e o do poderoso M3, ambos nas versões coupé, manuais e medidas pela mesma publicação:

    Carro-------------M3-----------335i

    Potência------420/8.300-----306/5.800

    Binário-------400/3.900-----400/1.300

    Peso------------1.655---------1.600

    Rel.Peso/Pot-----3,9----------4,75

    Aceler.
    0-100 km/h------4,8-----------5,5
    0-400 mts-------13,0---------13,8
    0-1.000 mts-----23,4---------24,9

    Recup.
    40-100 (3ª)------5,8-----------5,8
    40-100 (4ª)------8,1-----------7,9
    60-100 (4ª)------5,1-----------5,3
    80-120 (5ª)------6,1-----------6,4

    Trav.
    120-0-------------51------------53
    90-0--------------28------------30
    50-0---------------9-------------9

    Pode-se constatar que apesar do binário máximo (igual) do 335i aparecer muito mais cedo, só nas recuperações mais penosas a começar em rpms muito, muito baixas o 335i supera o M3. De resto o M3 é genericamente mais forte.

    Era esta a ideia que tinham ?

    #2
    É exactamente a ideia que tinha, e já pude constatar in loco com carros em situação semelhante...

    Comentário


      #3
      Queres comparar o incomparável.

      Um é um verdadeiro desportivo e feito com esse objectivo, o outro é um familiar rápido.

      Dois motores iguais, um atmosférico e o outro sobrealimentado, este ultimo é sempre mais rápido que o primeiro, isto sem a mínima duvida.

      Comentário


        #4
        Terias quer colocar aí vários outros exemplos para se poder ter uma opinião mais exacta e fundamentada! Só 1 par de carros é muito pouco.

        Comentário


          #5
          A "Fé no binário" ataca outra vez!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
            Queres comparar o incomparável.

            Um é um verdadeiro desportivo e feito com esse objectivo, o outro é um familiar rápido.

            Dois motores iguais, um atmosférico e o outro sobrealimentado, este ultimo é sempre mais rápido que o primeiro, isto sem a mínima duvida.
            Não é
            Aliás só é numa condição...

            Se o primeiro fôr mal conduzido!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
              Não é
              Aliás só é numa condição...

              Se o primeiro fôr mal conduzido!
              Conversa

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Terias quer colocar aí vários outros exemplos para se poder ter uma opinião mais exacta e fundamentada! Só 1 par de carros é muito pouco.
                Este duo é frequentemente citado e normalmente parte-se do principio que o 335i recupera melhor.

                De qualquer forma quem quiser enriquecer o tópico com outros exemplos é livre de o fazer. Mas não é muito fácil encontrar exemplos tão comparáveis, é que aqui falamos do mesmo carro, cx manual, mesmo binário mas a rpms diferentes.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Conversa
                  Nas acelerações M3, certo...

                  Nas recuperações em termos de valores absolutos...
                  40-100
                  60-100
                  80-120
                  Em nenhuma feita na mudança certa, o 335 se superioriza ao M3, só quando o V8 está na mudança errada o 335 leva vantagem...
                  O 335 é mais fléxível, mas sem dúvida que o M3 é mais rápido...

                  Acho eu

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                    Queres comparar o incomparável.

                    Um é um verdadeiro desportivo e feito com esse objectivo, o outro é um familiar rápido.

                    Dois motores iguais, um atmosférico e o outro sobrealimentado, este ultimo é sempre mais rápido que o primeiro, isto sem a mínima duvida.
                    Referes-te a comparar um 330i com um 335i por exemplo ? é que isso é tão óbvio que nem é tema

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                      Nas acelerações M3, certo...

                      Nas recuperações em termos de valores absolutos...
                      40-100
                      60-100
                      80-120
                      Em nenhuma feita na mudança certa, o 335 se superioriza ao M3, só quando o V8 está na mudança errada o 335 leva vantagem...
                      O 335 é mais fléxível, mas sem dúvida que o M3 é mais rápido...

                      Acho eu
                      Mas aqui o que surpreende é que mesmo na mudança errada o M3 dá muito boa conta de si

                      É que normalmente as pessoas dizem que as recuperações reflectem melhor a utilização na vida real dos carros !? eu por acaso acho que recuperar desde os 40 km/h num M3 não é muito realista, mas enfim, mesmo assim safa-se bastante bem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        Mas aqui o que surpreende é que mesmo na mudança errada o M3 dá muito boa conta de si

                        É que normalmente as pessoas dizem que as recuperações reflectem melhor a utilização na vida real dos carros !? eu por acaso acho que recuperar desde os 40 km/h num M3 não é muito realista, mas enfim, mesmo assim safa-se bastante bem.
                        Mas é a ideia exacta que tenho dele, desde que não seja abaixo das 2000 nas relações mais altas, o animal tem de se aguentar...

                        Comentário


                          #13
                          Era giro era fazer o teste com um m3 turbinado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                            Era giro era fazer o teste com um m3 turbinado.
                            Com um compressor deve ficar uma coisa bem engraçada!!!

                            Comentário


                              #15
                              Uma recuperação vive muito de binário num momento muito inicial, depois se não há potência q.b. não há milagres.
                              Eu raramente olho para tempos de recuperações, tendo caixa manual à mão reduzo uma, duas ou até três velocidades conforme a necessidade
                              E a potência aparece para salvar a situação, não tenho problema nenhum em engrenar uma segunda ou terceira para ultrapassar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                Era giro era fazer o teste com um m3 turbinado.
                                Eles vão profanar o próximo M3 com essa tecnologia do demo (o turbo), deixa-nos curtir o último dos atmosféricos, como foi concebido

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                  Uma recuperação vive muito de binário num momento muito inicial, depois se não há potência q.b. não há milagres.
                                  Eu raramente olho para tempos de recuperações, tendo caixa manual à mão reduzo uma, duas ou até três velocidades conforme a necessidade
                                  E a potência aparece para salvar a situação, não tenho problema nenhum em engrenar uma segunda ou terceira para ultrapassar.
                                  Cuidado ao fazer isto num M3... Certifica-te que o carro está direito antes de cravares o acelerador no tapete!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Eles vão profanar o próximo M3 com essa tecnologia do demo (o turbo), deixa-nos curtir o último dos atmosféricos, como foi concebido
                                    vocês dão demasiado importância a isso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acho que esta comparação, embora compreensivel, não faz muito sentido pois estamos a falar de carros com propósitos diferentes, comparação de desportivos com berlinas potentes.

                                      Para uma melhor comparação dos reais efeitos de um turbo seria mais adequado algo do género: 550i E60 vs 535i E60. Berlinas com a mesma vocação, um atmosférico V8 4.8L contra um Turbo 6 cilindros 3L. Neste caso até a diferença de binário está do lado do atmosférico mais 90nm.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                                        Acho que esta comparação, embora compreensivel, não faz muito sentido pois estamos a falar de carros com propósitos diferentes, comparação de desportivos com berlinas potentes.

                                        Para uma melhor comparação dos reais efeitos de um turbo seria mais adequado algo do género: 550i E60 vs 535i E60. Berlinas com a mesma vocação, um atmosférico V8 4.8L contra um Turbo 6 cilindros 3L. Neste caso até a diferença de binário está do lado do atmosférico mais 90nm.
                                        Força !!!

                                        Esse 550i não é o turbo de 408 cv ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                          vocês dão demasiado importância a isso.
                                          Sou eu que sou um chato ! e deu-me para ser purista

                                          Comentário


                                            #22
                                            Continuo com a minha. Fazemos uma vaquinha compramos dois M, turbinamos um e vamos para a Vasco fazer testes. Algo simples que fazemos num fim de semana.
                                            Capaz de termos de levar comida de casa porque acho que não sobra dinheiro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                              Cuidado ao fazer isto num M3... Certifica-te que o carro está direito antes de cravares o acelerador no tapete!!!
                                              Eu falo do meu carrito, no M3 acredito que desse logo um giro
                                              Agora a sério, usando bem a caixa, o binário torna-se muito menos importante que a potência.
                                              Agora para quem não gosta de mexer na caixa, toneladas de binário são a melhor coisa do mundo para nunca ter de reduzir.
                                              Muita gente queixa-se que o carro "não anda nada" (isto falando de carritos do nosso dia a dia). Nada como deitar uma ou umas abaixo e lá vai ele.
                                              Mas não nego que adorava ter um Camaro SS. Embora não fosse para andar sempre em 5ª obviamente

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Força !!!

                                                Esse 550i não é o turbo de 408 cv ?
                                                Não tenho a certeza se ainda no E60 foi adoptado o biturbo mas no inicio o 550i era um 4.8L V8 com 367 cv e 490nm. Estava a tentar encontrar dados detalhados mas não encontrei nada, apenas valores dos 0-100km/h que já são uma supresa, 5.7s para o 535i e 5.2s para o 550i.
                                                Apenas 0.5s em aceleração para uma diferença tão grande de potencial acho pouco.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O que é importante não é se é turbo, NA, isto ou aquilo. É o binário por kilo e cvs por kilo ao logo das rpms, associados às relações de caixa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Para entreter, alguns exemplos (podem ir a este site escolher os v/comparativos, cliquem em Duel e façam as v/apostas)

                                                    http://www.zeperfs.com/duel3711-2473.htm 1M vs Honda NSX R
                                                    http://www.zeperfs.com/duel3711-311.htm 1M vs GT3 (996 mk1)
                                                    http://www.zeperfs.com/duel2811-1651.htm TT RS vs CARRERA 4 S (997).
                                                    http://www.zeperfs.com/duel158-175.htm CTR vs Fiat Coupe 20v Turbo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      E as relações de caixa? São as mesmas?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O exemplo que eu tinha dado: BMW 550 IA (E60) vs BMW 535 i : The Duel 20153302

                                                        Nem o turbo vale de nada perante tamanha diferença.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          997 Turbo S v 458 Italia Ferrari 458 Italia vs Porsche 911 Turbo S PDK (997) -> Duel 29793287

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            V7,

                                                            Naturalmente que é um teste como outro qualquer, mas creio que o propósito esbarra um pouco no facto, creio, de que apesar de motores com o mesmo binário, um provém de um motor de 4.8L e outro de um 3L com mais de 100cv de diferença entre eles...ora isto mostra que com um turbo se conseguem fazer motores com rendimentos bastante interessantes e andamentos nesse campo, das recuperações, inigualáveis para um equivalente NA.

                                                            E eu que tenho uma admiração por bons motores NA, mas como obra de engenharia (não hoje mas quando foi inventado ou pensado), é uma obra prima, aproveitar algo que é desperdiçado para incrementar o rendimento.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X