Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que acham das designações das motorizações? Deveria haver uma normalização?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O que acham das designações das motorizações? Deveria haver uma normalização?

    Desde que a BMW optou pela letra d para os diesel e i para os seus motores a gasolina que eu achei um mimo: simples e funcional.
    TDdi, CRDi, i-CTDi, TFSI, i-DTEC, TDCi, CRDi, …, são uma panóplia de nomes que começaram com os TD. Depois, foi só cada marca jogar com as letras de trás para a frente e da frente para trás e acrescentar mais uma letra à designação da marca da concorrência para dar a ideia de que o seu motor teria mais qualquer coisa do que o da concorrência.
    E assim caímos no ridículo de encontrar quase um alfabeto completo na “bunda” dos carros só para designar o motor.

    Já estou a ver na conversa de café entre amigos:
    A- O meu é um CDi.
    B- Eu tenho um CRTDi. (sorrindo de satisfação)
    C- (não se cabendo de orgulho) Pois o meu é um TDCi-CRDS e é o modelo que já tem i no fim.
    Parecem gajos a medirem a sua masculinidade à letra.
    O que acham das designações das motorizações? Deveria haver uma normalização?

    #2
    Deveria ser tudo corrido a D.

    Comentário


      #3
      Não sei... o meu é um V6 a gasolina... não percebo nada de "Dês".

      Comentário


        #4
        Eu gosto do método da volvo, tanto o modelo antigo como o novo.

        Antes 1.6d/2.0d/etc

        Agora D2/D3/etc

        E gasolina T5/T6/etc

        Os da BMW também não me parecem mal.

        Mas muito sinceramente, isso é pura mariquice

        O que interessa é que o carro ande, seja divertido/confortavel/etc

        Comentário


          #5
          Que é que eu acho? Acho que há coisas melhores para perder tempo

          Comentário


            #6
            Mas qual normalização? Como é óbvio é natural que as marcas usem designações próprias para distinguir as suas motorizações.

            Comentário


              #7
              Criar tópicos sem interesse só por criar.

              Comentário


                #8
                Os motores são oriundos dos seus construtores, cada um dá-lhes o nome que lhes apetecer.

                Milhões e milhões de marcas de todo o mundo de qualquer produto têm nomes e categorização próprias, vamos uniformizar o mundo inteiro?


                Parece-me um bocado aborrecido este tema. Agora os construtores são obrigados a dar um nome ao seu produto?!

                Se eu construir um motor, chamo-lhe o que me apetecer.

                Comentário


                  #9
                  Não concordo que todas as marcas tenham designações iguais, contudo também acho um exagero tudo o que seja mais de 3 letras.

                  Algo quer não compreendo e que não gosto é o grupo VW fazer diferenciações de siglas nos mesmos motores, consoante a marca. No caso do 1.2 TSI de 105cv na VW é tudo a cinzento mas na Seat (e penso que Skoda) já leva o "i" a vermelho. E na audi com o A1 leva a sigla TFSI tudo a cinzento e o motor é o de 85cv.
                  Concluindo, é uma confusão que quem não estiver por dentro de cada marca e modelo fica sem saber afinal qual o motor que leva o carro. E o mesmo já chegou a acontecer com os tdi's em tempos acho eu. E mesmo recentemente numa actualização da gama Golf, o 1.6 tdi passou a trazer o "i" a vermelho quando até há bem pouco tempo também era tudo a cinza. Uma confusão desgraçada.
                  A renault por exemplo usa a sigla dci (tudo a cinzento) tanto na renault, como na nissan ou na dacia. Concordo com este tipo de designação, se o motor é o mesmo e são carros do mesmo grupo levam todos a mesma denominação.

                  Comentário


                    #10
                    Em Portugal em breve a totalidade dos carros vão ter "D" na traseira.
                    Já vão nos 90% de vendas de carros novos, por isso nem vale a pena analisar a situação dos motores a gasolina.

                    Eu só queria este motor dos três números e deixava os outros todos para vocês



                    Comentário


                      #11
                      Nunca tinha pensado em tal coisa.

                      Comentário


                        #12
                        Não é exclusivo dos diesel, os motores a gasolina actuais também usam das mais variadas siglas.

                        Comentário


                          #13
                          Deixa cá ver...

                          GTI, GT, Turbo i.e., twin cam, M, S...

                          Ah pois estas são designações de carros a gasolina e não fazem comichão a ninguém....

                          Comentário


                            #14
                            Acho uma piada como é que num simples e inocente tópico já começam as porcarias das guerras Diesel VS Gasolina...


                            Tenham paciência...

                            Comentário


                              #15
                              Eu acho ridículo, ainda à dias pensei nisto. Ainda mais quando o pessoal refere que tem este e aquele com o "c" e o "i" vermelho e o outro só tem o "i", quando nem sabem o que significam as siglas. Nem eu sei, mas também já não me guio por aí.

                              Era muito mais proveitoso as marcas meterem a cilindrada do que andarem a brincar às letras, e quem não pretendesse que se soubesse mandava tirar e pronto.

                              Mas isto também acontece porque o cliente (nós) o quer. O que interessa é que venha o "t" e o "i" a vermelho a combinar com o pack "GTqualquer coisa" e umas jantes no minimo de 17", apesar de o motor ser um 1.2 diesel.

                              Comentário


                                #16
                                quando era mais novo adorava os TDI e de preferencia com todas as letras a vermelho

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por vezao Ver Post
                                  quando era mais novo adorava os TDI e de preferencia com todas as letras a vermelho
                                  Eu achava especial graça aos GTI com motor TDI

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                    Eu achava especial graça aos GTI com motor TDI

                                    Cá não foi comercializado, mes em outros países existia de facto o Golf GTI com o motor TDI.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quanto à uniformização das siglas e como já referido, estou contra.

                                      Sinceramente não vejo a lógica de em toda a industria mundial (independentemente do ramo) ter de ser toda igual.

                                      Mas também há o caso, de certas pessoas pensarem que o seu carro por ter na sigla apenas "D", "CDI", "D4-D", "DCI", etc... que estas motorizações não tem turbo, e em contraposição, afirmam categoricamente que os "TDI", "TDCI", "CDTI", etc... que já tem turbo, por na suas siglas existir a letra "T".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                        Não concordo que todas as marcas tenham designações iguais, contudo também acho um exagero tudo o que seja mais de 3 letras.

                                        Algo quer não compreendo e que não gosto é o grupo VW fazer diferenciações de siglas nos mesmos motores, consoante a marca. No caso do 1.2 TSI de 105cv na VW é tudo a cinzento mas na Seat (e penso que Skoda) já leva o "i" a vermelho. E na audi com o A1 leva a sigla TFSI tudo a cinzento e o motor é o de 85cv.
                                        Concluindo, é uma confusão que quem não estiver por dentro de cada marca e modelo fica sem saber afinal qual o motor que leva o carro. E o mesmo já chegou a acontecer com os tdi's em tempos acho eu. E mesmo recentemente numa actualização da gama Golf, o 1.6 tdi passou a trazer o "i" a vermelho quando até há bem pouco tempo também era tudo a cinza. Uma confusão desgraçada.
                                        A renault por exemplo usa a sigla dci (tudo a cinzento) tanto na renault, como na nissan ou na dacia. Concordo com este tipo de designação, se o motor é o mesmo e são carros do mesmo grupo levam todos a mesma denominação.
                                        Olha que a Renault em tempos, também chegou a diferenciar com cores as suas letras.

                                        Neste caso, o "I" se fosse azul, seria a motorização de 65cv.

                                        Se fosse o "CI" seria então a motorização de 85cv.


                                        P.S: Ver post do L0stS0ul quanto à nomenculatura da Renault, visto que me enganei.
                                        Editado pela última vez por nto; 26 June 2011, 11:03.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                          Olha que a Renault em tempos, também chegou a diferenciar com cores as suas letras.

                                          Neste caso, o "I" se fosse azul, seria a motorização de 65cv.

                                          Se fosse o "CI" seria então a motorização de 85cv.
                                          Não é bem assim.

                                          DCI em cinza - 65cv;
                                          DCI com o I azul - 80cv;
                                          DCI com o CI azul - 100cv.

                                          Pelo menos no Clio II.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Gosto daqueles que não dizem nada na traseira

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por L0stS0ul Ver Post
                                              Não é bem assim.

                                              DCI em cinza - 65cv;
                                              DCI com o I azul - 80cv;
                                              DCI com o CI azul - 100cv.

                                              Pelo menos no Clio II.
                                              Sim, deverá será isso

                                              Mas com uma salvaguarda, o DCI com o I azul, é o de 85cv (liguei agora a um colega que tem um Clio para confirmar, )
                                              Editado pela última vez por nto; 26 June 2011, 11:19.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                Olha que a Renault em tempos, também chegou a diferenciar com cores as suas letras.

                                                Neste caso, o "I" se fosse azul, seria a motorização de 65cv.

                                                Se fosse o "CI" seria então a motorização de 85cv.


                                                P.S: Ver post do L0stS0ul quanto à nomenculatura da Renault, visto que me enganei.
                                                Originalmente Colocado por L0stS0ul Ver Post
                                                Não é bem assim.

                                                DCI em cinza - 65cv;
                                                DCI com o I azul - 80cv;
                                                DCI com o CI azul - 100cv.

                                                Pelo menos no Clio II.
                                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                Sim, deverá será isso

                                                Mas com uma salvaguarda, o DCI com o I azul, é o de 85cv (liguei agora a um colega que tem um Clio para confirmar, )
                                                Quando estava a escrever o post lembrei-me que a renault realmente no tempo do clio II também passou por essa moda, mas como não ganhou assim tanta projecção e importância como as siglas a vermelho no grupo VW deixaram-se disso (penso eu que o motivo tenha sido este). De qualquer forma acho que seguiram o caminho certo e mudaram para melhor.
                                                Eu até acho a ideia das cores viáveis, mas era se houvesse uma uniformização dentro das marcas do mesmo grupo pelo menos. De qualquer forma o que agora está na moda são os "drivE", bluemotion, ED's, eco's e afins... Essas siglas sim tem ganho hoje em dia tanta projecção como se de um "GTI" (mas desta vez ecológico) de outros tempos se tratasse.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                  Sim, deverá será isso

                                                  Mas com uma salvaguarda, o DCI com o I azul, é o de 85cv (liguei agora a um colega que tem um Clio para confirmar, )
                                                  O Clio II com o I azul é o de 80cv.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Parece-me que hoje já passou a febre das siglas.

                                                    Há mais siglas, mas paradoxalmente julgo que não têm tanta importância como já tiveram (houve uma altura que tinham mesmo!).

                                                    Acho que o auge foi mesmo o "fenómeno TDI" em final dos anos 90, inícios do novo milénio, particularmente quando começaram a pintar as letrinhas (ui, o auge que foi as 3 em vermelho no 1.9 TDI 150 ).

                                                    Mesmo a recentemente moda das letrinhas finais a verde que muitos seguem, começou no Lupo 3L acho.

                                                    E houve marcas que fizeram todo um percurso de tentativa até chegarem à sigla actual já na era pós-turbo, veja-se a Renault, que começou em dT, passou a dTi e culminou em dCi (e mesmo "dV6" no caso do 3.0 V6 da Isuzu se aplicado no VelSatis, porque na Espace IV já era o normal dCi ).

                                                    Recentemente a coisa dá-se mais do lado da gasolina e, mais uma vez, o grupo VW é exímio em fazer mil e uma combinações, sem regra aparente

                                                    Desde os FSI turbo que seriam FTI, mas acabaram em TFSI e TSI, conforme modelos ou marcas
                                                    Editado pela última vez por Andre; 26 June 2011, 12:20.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O auge mesmo foi e continua a ser a sigla VTEC

                                                      O pessoal eish um vtec anda de c*****

                                                      Para muitos o VTEC é um turbo

                                                      E eu tenho um vtec do poder

                                                      Ou entao a sigla VTI

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                        Cá não foi comercializado, mes em outros países existia de facto o Golf GTI com o motor TDI.
                                                        Foi sim , um amigo meu tinha um golf 4 1.9 tdi mas com siglas GTI atrás , era o equipamento do gti

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                          Foi sim , um amigo meu tinha um golf 4 1.9 tdi mas com siglas GTI atrás , era o equipamento do gti
                                                          Seria importado?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JFernandes Ver Post
                                                            Seria importado?
                                                            Nao te sei dizer em concreto nao vou estar a inventar ... isto começou por eu ter gozado com ele por ter um tdi e ter metido as siglas gti atras , mas pelo que ele me disse é o tdi mas com os extras todos do GTI , e logo o simbolo do gti atras

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X