Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ESP : Sim ou não ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ESP : Sim ou não ?

    Ora atendendo à "strong recommendation" do EuroNcap no que respeita ao ESP
    http://www.euroncap.com/content/safe...mmendation.php

    e a tudo aquilo que conheçem sobre o sistema, qual a opcção que mais se aplica no vosso caso na aquisição do próximo carro ? E já agora porquê ? ;)

    #2
    Para mim não é um equipamento que considere fundamental muito embora lhe reconheça o mérito de, para uma grande maioria de utilizadores, ser a sua tábua de salvação em muitas situações.

    Não baseio a minha escolha de compra na existência ou não de um equipamento especifico. Analiso um carro como um todo.

    Comentário


      #3
      Se o ESP existir como opcional acho que vale a pena escolher.

      É um item indispensável.

      Comentário


        #4
        foi o unico extra que pus no carro

        Comentário


          #5
          antes uns bons pneus e travoes que ESP.

          se for 100% desligavel, que venha.

          Comentário


            #6
            Isto hoje está cheio de piadas no forúm aqui pelo nosso colega.

            Subscrevo o que o Eliselotus disse...como não podia deixar de ser

            Há coisas mais importantes e melhores para a segurança activa de um carro do que o ESP...escolho-as primeiro.

            Comentário


              #7
              Boas,
              Tou a ver q temos aqui pilotos, é pena não fazerem companhia ao Tiago Monteiro, em relação ao ESP ou qualquer outro dispositivo q ajude a evitar acidentes deveriam vir de série em qualquer viatura.
              Cumps.

              Comentário


                #8
                a euroncap diz q ha estudos q comprovam q ha menos acidentes havendo ESP. A ser verdade, entao é pq deve ser util pra alguma coisa.

                Comentário


                  #9

                  Muitos têm a mania de ESP, ARS e etc desligáveis.

                  Só se for para um track day. Pq para andar normalmente nas estradas o sinalzinho ESP nem devia ligar, pq se liga é pq já vais em excesso na estrada.

                  Andem devagar e com calma.

                  É a mesma coisa, 2 carros um FWD e um RWD, o Rear é sempre melhor pq dá para slides...

                  Eu tenho carta a apenas 5 anos e tenho 3 carros RWD em casa e nunca andei a fazer slides.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Rasteirinho

                    Boas,
                    Tou a ver q temos aqui pilotos, é pena não fazerem companhia ao Tiago Monteiro, em relação ao ESP ou qualquer outro dispositivo q ajude a evitar acidentes deveriam vir de série em qualquer viatura.
                    Cumps.
                    por outras palavras, afirmas que um ESP vale mais que pneus de qualidade.

                    [^][^][8][8][8][8][8]

                    o ESP nao evita acidentes, TENTA (com ou sem sucesso) resolver a ***** que alguem fez. esse alguem, como nao poderia deixar de ser, está atras do volante.
                    a unica excepçao sao situaçoes que o condutor nao poderia prever (que até sao bastante comuns em PT, basta ver o estado das estradas), so ai é que a culpa do carro escorregar (e forçar o ESP a entrar) PODE eventualmente nao ser do condutor.

                    eu jogo na antecipaçao, prefiro evitar que o ESP entre em vez de confiar nele pra resolver.

                    sao gostos[}]

                    Comentário


                      #11
                      Sim porque em geral mal não faz. É como os cintos de segurança.

                      Comentário


                        #12
                        Comprei carro em Outubro. Tinha ESP como opcional, e o vendedor tentou
                        vender-mo a um preço "record".
                        Não o quis, e não tenho ESP no carro.

                        Próximo carro? Sem ESP. Se vier de série em todos os carros, compro o
                        carro que dê para desligar o ESP.
                        Se não der em nenhum, compro o carro que mais me encher as medidas e
                        mando o fusível do ESP pastar.

                        Que mania essa de que o que é bom para mim, é bom para todos... porra.
                        Prefiro investir o dinheiro em boas suspensões, travões e pneus.

                        Comentário


                          #13
                          Se trouxer traz, optimo. Se não traz, optimo na mesma. ;)

                          Comentário


                            #14
                            Em minha opinião todos deveriam trazer de série, o meu tem e estou muito contente pois já deu jeito algumas vezes e principalmente em piso molhado.
                            Deu um grande jeito ainda no Inverno passado quando o carro entrou em aquaplaning numa curva na A23.
                            Ainda me lembro bem, começou a chover a potes, reduzi a velocidade dos habituais 130km/h para os 90km/h não se via nada e nem quero pensar no resto foi um susto grande ver o carro a ir direito ao raill.
                            E claro para brincar nas rotundas quando estão a regar a relva[}], ou a estrada não sei bem qual a função da rega mas…[8)]

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Boxer

                              Comprei carro em Outubro. Tinha ESP como opcional, e o vendedor tentou
                              vender-mo a um preço "record".
                              Não o quis, e não tenho ESP no carro.

                              Próximo carro? Sem ESP. Se vier de série em todos os carros, compro o
                              carro que dê para desligar o ESP.
                              Se não der em nenhum, compro o carro que mais me encher as medidas e
                              mando o fusível do ESP pastar.

                              Que mania essa de que o que é bom para mim, é bom para todos... porra.
                              Prefiro investir o dinheiro em boas suspensões, travões e pneus.
                              [^]
                              Felizmente nem todos pensam que o mais importante é o ESP estar presente e bem activo...sendo assim haverá sempre construtores que se preocuparão com coisas importantes como bons chassis, pneus de qualidade (coisa que eu vejo cada vez menos apostada no povo tuga...no aftermarket vejo pessoal a substituír pelos mais baratos...deve ser porque o ESP está lá e nada lhes pode acontecer), travões, etc.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                citação:Originalmente colocada por Rasteirinho

                                Boas,
                                Tou a ver q temos aqui pilotos, é pena não fazerem companhia ao Tiago Monteiro, em relação ao ESP ou qualquer outro dispositivo q ajude a evitar acidentes deveriam vir de série em qualquer viatura.
                                Cumps.
                                por outras palavras, afirmas que um ESP vale mais que pneus de qualidade.

                                [^][^][8][8][8][8][8]

                                o ESP nao evita acidentes, TENTA (com ou sem sucesso) resolver a ***** que alguem fez. esse alguem, como nao poderia deixar de ser, está atras do volante.
                                a unica excepçao sao situaçoes que o condutor nao poderia prever (que até sao bastante comuns em PT, basta ver o estado das estradas), so ai é que a culpa do carro escorregar (e forçar o ESP a entrar) PODE eventualmente nao ser do condutor.

                                eu jogo na antecipaçao, prefiro evitar que o ESP entre em vez de confiar nele pra resolver.

                                sao gostos[}]
                                Mas quando não consegues antecipar.....tau!

                                Este inverno, ao entrar na subida da boa viagem vindo da Cruz-Quebrada, acelerei para ultrapassar um camião, passando para a segunda faixa (tem duas em cada sentido).
                                As bombas da Galp que se situam um pouco mais acima deviam ter sido lavadas e a sujidade escorrido pela estrada a baixo....
                                Resultado: sai-me a traseira disparada, corrigo, sapatada no travão etc e tal. Andei completamente aos pandecos e ainda fui fazer uma visita à 3ª faixa. Se estivesse lá outro havia de ser bonito.

                                Que falta que me fez o ESP e que inuteis teriam sido uns pneus e travões XPTO.

                                Na F1 também usam ESP, muito bom é certo, mas usam.

                                Comentário


                                  #17
                                  Nem pensar.

                                  Prefiro um carro leve, reactivo, e de comportamento rigoroso e eficaz.

                                  O ESP foi uma saída do beco que os engenheiros tiveram que sacar da cartola para carros cada vez mais pesados e demasiado expostos aos efeitos das inércias consequentes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Janado, as condiçoes qeu nao consegues prever sao as derivadas á má qualidade da estrada quando, por qqr motivo, dá ideia que ha mt mais condiçoes que as que na realidade ha.

                                    ou seja, em paises serios, o responsavel é quem fez a estrada, nao tu.

                                    todas as outras situaçoes, se nao as previste, foi por problema teu.

                                    citação:Na F1 também usam ESP, muito bom é certo, mas usam.
                                    na F1 nao ha ESP, e até o ABS é proibido. existem sistemas MECANICOS que fazem a mesma funçao do ABS, embora requiram semrpe que APENAS UMA das rodas bloqueie. se as 2 bloquearem, nao ha nada a fazer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pelo que se fala aqui o ESP resolve tudo. Em aquaplaning batem com ou sem ESP. O ESP ajuda é em situações em que o carro escorrega ligeiramente. Pq se escorregar muito chapeu. Batem como os outros.

                                      Eu não votei. No proximo carro se tiver ESP tudo bem. Pode ser desligável, não desligavel, tanto faz. Se não tiver ESP esta tudo bem na mesma.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Eliselotus
                                        antes uns bons pneus e travoes que ESP
                                        Subscrevo.

                                        Tenho um carro com travões fraquinhos e ABS, dispensava bem o ABS em troca de um sistema de travagem a sério! Naquele carro facilmente o ABS entra em acção, noutro com um sistema de travagem a sério nem por isso!

                                        Já fiz uns milhares de km num carro com ESP e nunca entrou em acção mesmo quando ligeiramente provocado pois o carro simplesmente não sai dos carris [8D]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pois eu acho que deve ter.

                                          Pode acontecer que funcione só uma vez na vida do carro, mas nessa vez pode fazer a diferença...

                                          O meu já trazia de origem, mas de qualquer forma tem sempre o botão do "Onofre" na consola.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                            citação:Originalmente colocada por Rasteirinho

                                            Boas,
                                            Tou a ver q temos aqui pilotos, é pena não fazerem companhia ao Tiago Monteiro, em relação ao ESP ou qualquer outro dispositivo q ajude a evitar acidentes deveriam vir de série em qualquer viatura.
                                            Cumps.
                                            por outras palavras, afirmas que um ESP vale mais que pneus de qualidade.
                                            não sei como é que retiras essa conclusão das palavras do Rasteirinho, mas enfim

                                            acho que ninguém daqui disse que o ESP são a nova maravilha e que resolvem tudo, é obvio que há outros aspectos importantes, agora na minha opinião pode vir a ser uma ajuda, espero que nunca seja preciso, mas está lá e obviamente que por isso nunca o desligo

                                            citação ESP nao evita acidentes, TENTA (com ou sem sucesso) resolver a ***** que alguem fez. esse alguem, como nao poderia deixar de ser, está atras do volante.
                                            a unica excepçao sao situaçoes que o condutor nao poderia prever (que até sao bastante comuns em PT
                                            ainda me dás mais razão, eu considero-me um condutor cuidadoso, mas às vezes uma distração num momento infeliz pode dar chatice, nunca deste por ti a pensar que sem quereres acabaste de fazer uma coisa que podia ter dado ***** da grossa?


                                            citação:
                                            eu jogo na antecipaçao, prefiro evitar que o ESP entre em vez de confiar nele pra resolver.

                                            sao gostos
                                            eu também prefiro jogar na antecipação, mas sou daqueles que não acha que as porcarias só acontecem aos outros

                                            Já agora continuando a aposta na antecipação, porque é que não desligas também os airbags e cortas os cintos, isso também só serve em caso de acidente, né?


                                            Vivemos mesmo num pais de pilotos

                                            Os stands têm que começar a por na carroçaria "ESP inside" ou coisa que o valha para começarem a vender, porque senão é claro que o dinheiro vai logo prás jantes LL, sempre dá pra mostrar ao vizinho.. [8)]

                                            Comentário


                                              #23
                                              Como o Zen já disse, o ESP é apenas mais uma "bengala" que os construtores
                                              improvisaram para resolver problemas de MAUS CHASSIS (sim, maus chassis,
                                              quanto mais não seja por serem pesados).
                                              O povo quer carros mais aburguesados, que não façam barulhos, onde não
                                              se oiça o motor e em que as portas dêem "peidinhos de pantufas" quando
                                              fecham, e os construtores para satisfazer o cliente, pimba... toca de
                                              amaricar os carros. Isso torna-os mais pesados e, por conseguinte, piora-lhes
                                              a dinâmica.

                                              O antigo 740d (e vi o teste numa revista nacional qualquer) a 140Km/h
                                              e sem os controlos ligados, bamboleava a andar em recta!

                                              Querem carros seguros? Querem conseguir evitar acidentes, despistes
                                              e outros imprevistos?
                                              Façam duas coisas: melhorem a vossa condução (isto inclui a percepção
                                              do meio circundante) e arranjem carros leves e com boas soluções
                                              dinâmicas.

                                              O melhor comportamento é o melhor investimento na segurança.
                                              Em vez de baterem e sobreviverem, tentem não bater.
                                              Um carro que vos dá a hipótese de manobrar em torno duma situação de
                                              perigo é mais seguro do que o carro que bate, por muito "inteiros"
                                              que saiam de lá.

                                              O ESP ajuda, mas não faz milagres. Quando há um imprevisto a sério,
                                              com ou sem ESP... vai-se parar na árvore mais próxima.
                                              NADA num carro ajuda um condutor inapto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O Golf GTi tem um péssimo chassis.. não sabia. Por isso é q eles metem lá o ESP né?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  jpg, ok, sou assumidamente piloto e sou daqueles que se farta de dizer que fazia melhor que o Tiago Monteiro.
                                                  peço desculpa a todos por realmente viver num mundo onde se procura EVITAR acidentes, para EVITAR que o ABS, ESP, airbags e outros dispositivos tenham que actuar para tentar minorar as consequencias da ***** qeu EU FIZ.
                                                  simplemente procuro nao fazer *****.

                                                  certo ou errado, mais uma vez, nao sei, mas tem funcionado.

                                                  ja agora, jantes de liga leve é so pra mostrar ao vizinho. por algum motivo ha uns otarios que afirmam que uma jante mais leve melhora o comportamento e diminui o desgaste, mas coitadinhos, deixa-os estar la errados no canto. ao fim e ao cabo eles apenas sao responsaveis pelo Octavia (Skoda), e qqr outro carro que ha por ai.

                                                  mete pneus nankang e confia no ESP, por mim tt m faz, desde que nao leves a minha familia e amigos contigo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                    citação:Originalmente colocada por Rasteirinho

                                                    Boas,
                                                    Tou a ver q temos aqui pilotos, é pena não fazerem companhia ao Tiago Monteiro, em relação ao ESP ou qualquer outro dispositivo q ajude a evitar acidentes deveriam vir de série em qualquer viatura.
                                                    Cumps.
                                                    por outras palavras, afirmas que um ESP vale mais que pneus de qualidade.

                                                    [^][^][8][8][8][8][8]

                                                    o ESP nao evita acidentes, TENTA (com ou sem sucesso) resolver a ***** que alguem fez. esse alguem, como nao poderia deixar de ser, está atras do volante.
                                                    a unica excepçao sao situaçoes que o condutor nao poderia prever (que até sao bastante comuns em PT, basta ver o estado das estradas), so ai é que a culpa do carro escorregar (e forçar o ESP a entrar) PODE eventualmente nao ser do condutor.

                                                    eu jogo na antecipaçao, prefiro evitar que o ESP entre em vez de confiar nele pra resolver.

                                                    sao gostos[}]
                                                    Viva,
                                                    Então o porquê dos airbag´s, do ABS....etc....,das estruturas de alta resistência e deformaveis???? Se o condutor é assim tão bom, isso só anda a fazer peso, não????, O problema dos portugueses é q só pensam em resoluções dp da ***** feita, eu não discordo q os pneus, etc.. devam ser bons, o que eu tentei dizer é q prefiro ter todos os auxílios tecnológicos á minha disposição para o caso de serem necessários. O ideal é q nunca sejam utilizados, mas........niguém diga, que desta água não beberei.
                                                    E a propósito, os primeiros a cair são aqueles pensam em controlar algo, que numa fracção de segundo se pode tornar incontrolável.
                                                    Cumps.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      ou seja, sao aqueles que fazem coisas para as quais nao teem capacidade para resolver.

                                                      ok...eu dessas so faço em pista, desculpe.

                                                      na estrada publica prefiro nao arriscar para nao ter que descubrir se afinal sei controlar ou nao sei ou se o ESP está a 100% (sim, porque tb falha...o pessoal é que n acredita).

                                                      bem sei que é uma atitude errada, mas enfim, ninguem é perfeito. devia era arriscar para poder afirmar que o ESP funciona ou que sou um super-hiper piloto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Boxer
                                                        Como o Zen já disse, o ESP é apenas mais uma "bengala" que os construtores improvisaram para resolver problemas de MAUS CHASSIS (sim, maus chassis, quanto mais não seja por serem pesados).
                                                        O povo quer carros mais aburguesados, que não façam barulhos, onde não
                                                        se oiça o motor e em que as portas dêem "peidinhos de pantufas" quando
                                                        fecham, e os construtores para satisfazer o cliente, pimba... toca de
                                                        amaricar os carros. Isso torna-os mais pesados e, por conseguinte, piora-lhes a dinâmica.
                                                        Tem as pessoas tanto direito a gostar disso como tu a não gostar, não percebo esse tom critico!

                                                        Podes ter a certeza que para fazer uma viagem Lisboa - Barcelona ou Paris, escolhia um Vel Satis a um Clio RS Cup! Os carros são de facto meios de transporte e para viagens longas nada como um bem insonorizado e super confortavel! Agora se podesse ter um 2º carro aí poderia dar-me ao luxo de ter um pra umas brincadeiras pontuais!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                          jpg, ok, sou assumidamente piloto e sou daqueles que se farta de dizer que fazia melhor que o Tiago Monteiro.
                                                          peço desculpa a todos por realmente viver num mundo onde se procura EVITAR acidentes, para EVITAR que o ABS, ESP, airbags e outros dispositivos tenham que actuar para tentar minorar as consequencias da ***** qeu EU FIZ.
                                                          simplemente procuro nao fazer *****.

                                                          certo ou errado, mais uma vez, nao sei, mas tem funcionado.

                                                          ja agora, jantes de liga leve é so pra mostrar ao vizinho. por algum motivo ha uns otarios que afirmam que uma jante mais leve melhora o comportamento e diminui o desgaste, mas coitadinhos, deixa-os estar la errados no canto. ao fim e ao cabo eles apenas sao responsaveis pelo Octavia (Skoda), e qqr outro carro que ha por ai.

                                                          mete pneus nankang e confia no ESP, por mim tt m faz, desde que nao leves a minha familia e amigos contigo.
                                                          bolas que tá dificil, sinceramente não te compreendo, desde quando é que se discute aqui se a solução é Esp OU pneus e suspensão de qualidade. O que é que tens contra ter as duas coisas?

                                                          vês-me a mim ou a alguém a dizer "eh pá, tenho ESP bora lá conduzir à maluca", não distroças o que foi dito...

                                                          continuas é a insistir que o condutor é tudo, já te disse que me acho um condutor cuidadoso, acreditas se quiseres, mas volto a insistir que não estou livre de ter uma distração que me dê dissabores, se achas que isso nunca te vai acontecer a ti, então os meus parabéns és o maior...

                                                          a jantes LL foram um exemplo, se a Skoda entre todas marcas diz que melhoram o comportamento do carro, parabéns para eles, o meu carro tem porque vinha de serie, porque não dava um tusto a mais por isso.

                                                          Em relação a nunca transportar os teus amigos e famila, é na boa por duas razões: não costumo levar estranhos no carro e o carro levezinho sempre vai melhor e a gastar menos, o pitroil tá um balurdio

                                                          peace...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Viva,
                                                            os pilotos são os q mais testam os carros em condições limite, mas mesmo assim também batem, certo? Até esses sabem q a qualquer momento, seja por distracção, seja pelo motivo q for, uma situação controlada se pode tornar numa desistência da prova, não se trata de ser bom ou mau, de controlar bem ou mal, basta extrair o significado da palavra imprevisto.
                                                            Com ou sem ESP, conduzam com cuidado, só se dá o valor a certas coisas depois de sermos privados delas.
                                                            Cumps.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X