Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Autobianchi Y10 de 1988

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Autobianchi Y10 de 1988

    Boa tarde. Estou interessado num Autobianchi Y10 LX, motor F.I.R.E. de 999 de cilindrada e de 1988. Encontrei um que parece estar em bom estado, e que se apresenta sem mazelas graves. Pelo menos, assim aparenta.
    Quem conhece este carro, que criticas lhe faz? Consumos, fiabilidade, pormenores, cuidados a ter...

    #2
    Provavelmente, e sem conhecer muito o carro em questão, os maiores problemas serão insegurança, tanto a nível de roubos como a nível de acidentes.

    Comentário


      #3
      Tenho algum azar ao carro, pq o unico acidente que tive foi contra um desses.

      Basicamente, tem os mesmos problemas dos Fiat´s desse periodo. O motores tendem a sobreaquecer...com as consequencias habituais.

      Segurança, claro que pouco podes pedir para um carro com tantos anos, mas o motor na altura até se mexia bastante bem.

      Curiosidade, qt vais pagar pelo carro? Eu não daria mais que 250€

      Comentário


        #4
        Era um carro com bastante genica! O seu maior defeito é a parte eléctrica!

        Comentário


          #5
          Haverá aqui quem conhece melhor.
          Mas os defeitos mais ou menos conhecidos são a corrosão e algumas ligações eléctricas cuja qualidade deixa a desejar.

          Comentário


            #6
            Mecânica excelente, unico problema que dá de mecânica(Fire) é um modulo que está no distribuidor que avaria, mas é barato e qualquer mecânico substitui em 15 minutos, disse mecânico não montadores de peças.

            De resto pequenos problemas eletricos no painel de instrumentos muito avançado para a epoca e que gosta de acender luzinhas sem motivo!

            Fora isso só problemas de corrosão, que dependem sempre se for carro de garagem ou garagem estrelas.

            Viatura muito apreciada na epoca, um bom citadino, com charme, faz bons consumos e tem muita genica.

            Comentário


              #7
              Acabei por adquirir o Autobianchi. Ser-me-á entre hoje, em principio.
              Parece-me um brinquedo com alguma piada e que acima de tudo será um veículo económico para as voltinhas. Tem cerca de 170.000 Km, mas como referi e apesar da fragilidade da construção, está em surpreendente bom estado, quer ao nível da pintura, quer dos restantes interiores.
              Não tem manual, por isso lá terei que tentar encontrar um...

              Comentário


                #8
                O meu pai já teve um (não Autobianchi, mas Lancia) comprado novo em 1991 e vendido em 1999, aquando da compra de um Clio 2.

                Lembro-me em puto de andar no carro e gostava muito do ambiente lá dentro. O painel de instrumentos indicava tudo e mais alguma coisa, o conta-rotações por vezes deixava de funcionar (nada que por vezes uma pancada no tablier não resolvesse ). O meu pai fala-me que conseguia uns consumos porreiros com o carro e o andamento não me parecia mau de todo. Lembro-me que a caixa era um bocado complicada de se engrenar mudanças.

                Guardo na memória um grande carinho este carro

                Comentário


                  #9
                  O 1.0 desde que não fosse carregado andava bem; e o 1.1 LX então já andava fixolas.

                  Eu pessoalmente preferia que esses pequenos carros mantivessem sempre a marca Autobianchi.

                  Comentário


                    #10
                    tive um de 1885, muito bem equipado para a epoca vidro electricos frente e oculos de atrás, 5 velocidades conta rotações tranca centralizadada, todo em alcantra muito economico e despachado, mas em pouco tempo apodreceu todo, os bancos desfizeram-se o quadrante parecia uma arvore de natal luzes a acender de todos os lados, tinha um buraco de podre debaixo da bateria que quando chovia enchia o carro de agua, até o bucal do deposito da gasolina ficou solto porque a chapa apodreceu á volta, os travões aqueciam tanto que os tampões saltavam fora, um carro do grupo FIAT sem duvida.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                      tive um de 1885, muito bem equipado para a epoca vidro electricos frente e oculos de atrás, 5 velocidades conta rotações tranca centralizadada, todo em alcantra muito economico e despachado, mas em pouco tempo apodreceu todo, os bancos desfizeram-se o quadrante parecia uma arvore de natal luzes a acender de todos os lados, tinha um buraco de podre debaixo da bateria que quando chovia enchia o carro de agua, até o bucal do deposito da gasolina ficou solto porque a chapa apodreceu á volta, os travões aqueciam tanto que os tampões saltavam fora, um carro do grupo FIAT sem duvida.

                      Um carro sem duvida com excelente manutenção.

                      Buraco de podre debaixo da bateria, travões aqueciam que os tampões saltavam fora, uma manutenção a recomendar.

                      Se existe algo que o Grupo Fiat sempre teve de bom foi travagem, em alguns casos bastante sobredimensionada, em 1970 já tinha viaturas de produção corrente com travões de disco nas 4 rodas, Fiat 124, enquanto outros como a VW nem sonhavam em ter!

                      Comentário


                        #12
                        Os tampões não são presos com 3 dos 4 pernos?

                        Comentário


                          #13
                          Lá por casa também passou um, sempre andou, apenas deu alguns problemas de electrónica com o painel espectacular de indicação de tudo o que era luzes e afins. Dava erros que não existiam. E acho que comeu uma ou duas baterias em pouco tempo. De resto sempre a dar gás.

                          Por acaso fiquei intrigado é quanto é que custará um Y10 de 88 com 170.000km. 200€ ? 250€?

                          Comentário


                            #14
                            Aparece de tudo.

                            Já vi um 1.1 muito mais recente a 100 € como Autobianchis 999 de 1985-86 a 700 €.

                            Depende muito do estado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                              tive um de 1885, muito bem equipado para a epoca.
                              Para a época, era mesmo muito bem equipado!

                              Desde miúdo que sempre tive uma especial atracção por este carro...
                              Vai ter direito a diário de bordo?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Lá por casa também passou um, sempre andou, apenas deu alguns problemas de electrónica com o painel espectacular de indicação de tudo o que era luzes e afins. Dava erros que não existiam. E acho que comeu uma ou duas baterias em pouco tempo. De resto sempre a dar gás.

                                Por acaso fiquei intrigado é quanto é que custará um Y10 de 88 com 170.000km. 200€ ? 250€?
                                O Painel de instrumentos era muito avançado para a epoca, mas tinha complexo de arvore de Natal, gostava de acender luzinhas, mesmo sem existirem as respectivas avarias!

                                Houve Autobianchi's com os vidros traseiros laterais, aqueles de abertura em compasso, que eram electricos, acessorio nada usual.

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso é daqueles carros que só se compram se realmente se gostar muito do modelo, porque de resto comercialmente valem quase zero.

                                  Por isso atenção ao preço. De resto foi dos maiores charutos que conduzi na minha vida. No meu caso preferia um Uno ou um Panda.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu também preferia ir para um Uno FIRE

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                      Isso é daqueles carros que só se compram se realmente se gostar muito do modelo, porque de resto comercialmente valem quase zero.

                                      Por isso atenção ao preço. De resto foi dos maiores charutos que conduzi na minha vida. No meu caso preferia um Uno ou um Panda.


                                      Permite-me discordar, os Y10 são muito superiores aos Panda antigos, esses Panda pareciam uma caixa de fosforo em versão militar, os acabamentos dos Pandas eram do mais fraquinho que havia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O meu 1º carro novo foi um Lancia Y10 1000 fire comprado na decada de 90.
                                        Fiz 102.000 km em dois anos, nunca tive uma unica avaria de nenhuma espécie.
                                        Portanto, só posso dizer bem dos pequenos Fiat (tive mais dois)
                                        Manutenção, foi a mais barata que tive.

                                        Boa sorte

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado pelos vosso comentários.
                                          Foi uma compra um pouco por impulso. Andava interessado em pandas ou marbellas e apareceu este y10. Ora, a mecânica não é assim tão diferente entre eles e resolvi arriscar, ainda para mais quando este modelo é bem mais requintado do que os outros dois.
                                          E, atendendo ao preço (425 euros), o risco não é substancial!
                                          Como já referi noutro post, parece-me em bom estado, com uma pintura decente, materiais em bom estado (inclusive os bancos). A alcântara que trespassa o tablier, as portas e debaixo dos vidros traseiros está em estado razoável.
                                          Fiquei surpreendido com a condução, menos saltitante e insegura do que estava à espera.
                                          Ainda não percebi se os consumos são tão baixos como anunciados, mas lá chegarei.
                                          É claro que há pequenas coisas a resolver:
                                          - O quadrante não tem luz. (as luzinhas funcionam todas menos a iluminação geral do quadrante)
                                          - Tem faróis de nevoeiro, mas não estão a funcionar.
                                          - Em estrada irregular faz um barulho como de uma mola solta se tratasse. Parece vir do sistema de travagem traseiro (roda direita).

                                          E agora precisava da vossa ajuda... o carro vinha sem manual e eu gostava de o ter. Por isso, se alguém conhecer forma de o obter, avisem por favor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Essas coisinhas que aparecem até é giro tentar reparar em casa.

                                            O manual já dei uma vista de olhos na net, mas não encontro nada para esse modelo mais antigo.

                                            O gtabarth com certeza que te vai ajudar, ele percebe a montes destes carros.

                                            Boa sorte com ele. Dou sempre valor a quem compra estes carro por gosto!
                                            Editado pela última vez por SenhorVX; 01 July 2011, 14:21.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não estão aqui a faltar as fotos??

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                Permite-me discordar, os Y10 são muito superiores aos Panda antigos, esses Panda pareciam uma caixa de fosforo em versão militar, os acabamentos dos Pandas eram do mais fraquinho que havia.
                                                Podes discordar à vontade. Eu não falei em ser pior ou melhor, é apenas o meu gosto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Matus Ver Post
                                                  Obrigado pelos vosso comentários.
                                                  Foi uma compra um pouco por impulso. Andava interessado em pandas ou marbellas e apareceu este y10. Ora, a mecânica não é assim tão diferente entre eles e resolvi arriscar, ainda para mais quando este modelo é bem mais requintado do que os outros dois.
                                                  E, atendendo ao preço (425 euros), o risco não é substancial!
                                                  Como já referi noutro post, parece-me em bom estado, com uma pintura decente, materiais em bom estado (inclusive os bancos). A alcântara que trespassa o tablier, as portas e debaixo dos vidros traseiros está em estado razoável.
                                                  Fiquei surpreendido com a condução, menos saltitante e insegura do que estava à espera.
                                                  Ainda não percebi se os consumos são tão baixos como anunciados, mas lá chegarei.
                                                  É claro que há pequenas coisas a resolver:
                                                  - O quadrante não tem luz. (as luzinhas funcionam todas menos a iluminação geral do quadrante)
                                                  - Tem faróis de nevoeiro, mas não estão a funcionar.
                                                  - Em estrada irregular faz um barulho como de uma mola solta se tratasse. Parece vir do sistema de travagem traseiro (roda direita).

                                                  E agora precisava da vossa ajuda... o carro vinha sem manual e eu gostava de o ter. Por isso, se alguém conhecer forma de o obter, avisem por favor.

                                                  Quanto ao barulho no travão de trás, não está o travão de mão muito desafinado, a travar muito em cima? Caso tenha folga em excesso faz um chocalhar das molas e afinações.

                                                  Manuais de Autobianchi Y10 pode ser dificil, não quer dizer que não se encontre, mais facil será Lancia Y10 que foi a designação posterior: MANUAL LANCIA Y10, MANUAIS DE AUTOMÓVEIS, , colecçionismo, universal colecções

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É capaz de ser mesmo isso.
                                                    Ele está a travar muito mal com o travão de mão e só com ele puxado ao máximo.
                                                    Obrigado pela dica.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Vou precisar de comprar uma "bicha do conta-km".
                                                      Alguém tem ideia do preço?
                                                      E qual é o nome técnico desta peça???

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boa tarde.

                                                        Nas minhas pesquisas neste fórum, encontrei um membro que conseguiu encontrar um manual de utilizador para o seu y10. É o membro ObiWan.

                                                        Já lhe enviei mensagem privada, mas ainda não obtive resposta. Se alguém o conhecer e conseguir contactar deixo-lhe o meu pedido para scanear esse manual e disponibilizá-lo em formato PDF.

                                                        Seria uma excelente ajuda, porque esse manual tem sido difícil de encontrar.

                                                        Obrigado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                          Um carro sem duvida com excelente manutenção.

                                                          Buraco de podre debaixo da bateria, travões aqueciam que os tampões saltavam fora, uma manutenção a recomendar.

                                                          Se existe algo que o Grupo Fiat sempre teve de bom foi travagem, em alguns casos bastante sobredimensionada, em 1970 já tinha viaturas de produção corrente com travões de disco nas 4 rodas, Fiat 124, enquanto outros como a VW nem sonhavam em ter!
                                                          Não concordo nada com isto.
                                                          Aliás, qualquer italiano que se preze não trava bem, abranda.
                                                          O facto de ter travões de disco às 4 rodas não é sinónimo de boa travagem.
                                                          Um Sr que ocnheço e que já teve muitos FIAT (mecânico) sempre disse que o calcanhar de Aquiles destes eram os travões, e ele teve, inclusive, um 124.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Manual do Autobianchi Y10: VENDO, MANUAIS DO UTILIZADOR.... LANCIA / AUTOBIANCHI - Aveiro - Car Parts

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X