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Opel Astra EcoFlex : 1.7 cdti 130 cv, 3.7 L, 99 g, 1514 km

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    Opel Astra EcoFlex : 1.7 cdti 130 cv, 3.7 L, 99 g, 1514 km

    Opel Astra EcoFlex : 130 cv, 3.7 L, 99 g, 1514 km

    • Astra ecoFLEX com 130 cv (96 kW) de potência e emissões de apenas 99g/km CO2;
    • 17 por cento (0,8 l/100 km) mais económico;
    • Nova referência no segmento dos compactos, fica disponível ainda em 2011.


    Os modelos com emissões de CO2 especialmente baixas tendem a estar equipados com motores de baixa ou média potência. Por essa razão, baixo consumo e emissões reduzidas normalmente surgem acompanhadas de performances inferiores. A Opel, neste capítulo, segue uma orientação diferente disponibilizando as suas versões ecoFLEX com motores mais potentes. Enquanto outros fabricantes propõem modelos compactos de emissões de CO2 reduzidas com potências na ordem de 105 cv (77 kW), o novo Astra ecoFLEX surge equipado com um propulsor turbodiesel 1.7 CDTI de 130 cv (96 kW) de potência, na senda do sucesso atingido com os modelos Insignia ecoFLEX de 160 cv (118 kW) e Corsa ecoFLEX de 95 cv (70 kW) na gama de modelos ecológicos da Opel.
    O novo Astra 1.7 CDTI ecoFLEX de cinco portas apresenta um consumo misto de apenas 3,7 litros de gasóleo por cada 100 quilómetros. As baixas emissões de 99 gramas de CO2por quilómetro tornam-no no mais ecológico e económico Opel Astra de sempre. Com 130 cv de potência, binário máximo de 300 Nm e caixa manual de seis velocidades, este novo modelo da Opel é uma nova referência no segmento dos familiares compactos, situando-se num patamar superior de performance e agrabilidade de condução no segmento de mercado mais importanteda Europa. O lançamento está agendado para o Outono deste ano.
    «O novo Astra ecoFLEX é mais um marco na estratégia da Opel de liderar a indústria no que diz respeito à redução de consumo de combustível e do impacte ambiental, mantendo níveis elevados de performance e de prazer de condução» refere Karl-Friederich Stracke, CEO da Opel/Vauxhall. «Vamos dar continuidade a esta estratégia, que inclui o lançamento de quatro novos modelos ecoFLEX no decorrer dos próximos seis meses, bem como, no final do ano, da entrega das primeiras unidades do revolucionário Ampera.»
    Para além da configuração específica do propulsor 1.7 CDTI ecoFLEX, que integra gestão térmica apurada, as medidas adoptadas para obter uma redução significativa de consumo de combustível – e consequentemente das emissões de dióxido de carbono – incluem um evoluído sistema de travagem regenrativa, componentes aerodinâmicos activos e resistência ao rolamento reduzida. Este conjunto de soluções permitiu baixar as emissões de CO2 (menos 20 g/km) e o consumo (menos 0,8 litros/100 km) em 17 por cento comparativamente ao modelo base 1.7 CDTI.
    Novosistema de gestão do motor garante eficiência e melhores performances
    O motor 1.7 CDTI equipado com injecção directa common rail recebe um novo sistema de gestão do motor, totalmente concebido pelos engenheiros da Opel, que lhe confere maior eficiência. O elevado binário máximo de 300 Nm é alcançado logo a partir das 2000 – 2500 rpm. A redução da taxa de compressão, associada a um novo sistema de injecção múltipla que efectua até oito injecções a alta pressão (1800 bar) por cada ciclo, proporciona melhorias assinaláveis no processo de combustão, tendo como principal efeito a redução dos consumos de gasóleo. O papel do novo turbocompressor de geometria variável é igualmente importante, já que garante controlo preciso sobre a pressão de sobrealimentação graças ao sensor adicional de informação da posição das pás da turbina.


    Sensores de pressão nos cilindros permitem controlo preciso da combustão
    A nova configuração ao nível dos pistões contribui para reduzir o consumo devido à diminuição do atrito entre as partes móveis. O revestimento à base de diamantes sintéticos das guias das válvulas e dos pinos dos pistões, bem como segmentos de baixo atrito, asseguram uma redução suplementar do atrito, produzindo igualmente efeitos ao nível de maior resistência ao desgaste dos elementos móveis do motor.
    A par do controlo electrónico variável da preparação da mistura, o colector de admissão em plástico confere maior eficiência no processo de combustão. Os sensores de pressão no cilindro, incorporados nas velas incandescentes (tecnologia Cleantech), garantem a elevada precisão do controlo da combustão de forma a que esta seja efectuada no ponto definido relativamente à cambota.
    Simultaneamente, as velas incandescentes de baixa voltagem reduzem a carga de trabalho do alternador durante os arranques a frio. Para acelerar o processo de aquecimento do motor, um bypass instalado no radiador de óleo diminui perdas de pressão. Esta funcionalidade permite igualmente poupar combustível já que a temperatura ideal de funcionamento do motor é atingida mais rapidamente. A bomba de água, desligável, optimiza também o processo de aquecimento do motor.
    O sistema de recirculação dos gases de escape, controlado electronicamente, comporta uma função complementar de arrefecimento, mantendo a temperatura ideal do processo de combustão. Este facto traduz-se numa importante redução das emissões de óxidos de azoto (NOx). Os revestimentos optimizados, à base de platina, do pré-catalisador e catalisador principal, a par da afinação rigorosa de ambos os componentes e da sua proximidade relativamente ao motor fazem com que o sistema de controlo das emissões atinja a temperatura de funcionamento mais rapidamente, o que resulta em assinalável melhoria da sua eficiência.


    Sistema Start/Stop reduz períodos de funcionamento do motor
    O sistema Start/Stop desenvolvido pela Opel reduz os períodos de funcionamento do motor, minimizando o consumo de combustível, aemissões de gases de estufa e o ruído – um benefício evidente para todos os utentes dos centros urbanos. O sistema desliga o motor automaticamente assim que o condutor coloca a caixa de velocidades em ponto-morto e levanta o pé do pedal da embraiagem (fase ‘Autostop’). Assim que o pedal de embraiagem é accionado de novo para engrenar a primeira velocidade, o sistema liga o motor imediatamente. Todo o processo é automático, rápido, suave e não requer qualquer intervenção da parte do condutor. O sistema Start/Stop recorre a uma bateria de alto rendimento que assegura não apenas a fiabilidade máxima do sistema mas também o arranque instantâneo do motor.
    Por questões de segurança e de conforto dos passageiros, os controlos da climatização e do controlo de vácuo do servofreio permanecem activos na fase ‘Autostop’. Caso o condutor pretenda desligar o sistema, pode fazê-lo através do interruptor “eco” situado na consola central.


    Caixa de seis velocidades exclusiva e sistema de regeneração da energia
    A caixa de seis velocidades de atrito reduzido adaptada especificamente ao novo motor, é inédita face aos produtosconcorrentes do Opel Astra com baixas emissões de CO2, que estão equipados com unidades de apenas cinco relações. Outro dos componentes ecoFLEX é a luz indicadora de mudança de velocidade, situada no ecrã entre o conta-rotações e o conta-quilómetros, que avisa o condutor se deverá aumentar ou reduzir a relação engrenada, ajudando-o a tornar a condução mais económica.
    Para obter a gestão ideal da energia eléctrica, a Opel introduz neste novo modelo um sistema de recuperação de energia da travagem. A recuperação de energia cinética ocorre nos momentos em que o automóvel está em desaceleração, graças a um alternador especial que converte essa energia em electricidade que vai alimentar a bateria. Isto acontece de forma automática quando o condutor levanta o pé do pedal do acelerador ou pressiona o pedal de travão. Quando a bateria tem carga suficiente, as necessidades de débito do alternador são reduzidas significativamente, sendo a alimentação dos órgãos consumidores de electricidade efectuada pela energia eléctrica acumulada na bateria. Este processo reduz o esforço do motor para accionar o alternador em aceleração, o que permite reduzir consumos e emissões.
    Outra medida efectiva para baixar o consumo reflecte-se na embraiagem que activa o compressor do ar condicionado apenas quando é efectivamente necessário. As luzes de condução diurna de LED auxiliam igualmente na redução do consumo energético.


    Deflector activo na grelha do radiador e pneus de baixa resistência ao rolamento
    Para um melhor desempenho aerodinâmico, o Astra ecoFLEX possui uma entrada de ar variável para o compartimento do motor. A grelha dianteira integra um deflector activo que abre quando o automóvel circula a baixa velocidade ou no caso de maior esforço do motor, como em subidas, situações que causam o aumento da carga térmica do motor. A velocidades mais elevadas, o deflector activo fecha e impede a entrada do fluxo principal de ar para o compartimento do motor. Os ganhos são evidentes, visto que é neste compartimento que ocorre maior turbulência e onde há menos eficácia na gestão do fluxo. Tais melhorias no capítulo aerodinâmico visam a redução dos consumos e emissões de CO2, contributo auxiliado pela altura da carroçaria ao solo em 12mm e dos pneus 215/60 R 16 ou 225/50 R17 ContiEcoContact 5 de reduzido atrito ao rolamento.






    Resumo da tecnologia integrada no novo Astra 1.7 CDTI ecoFLEX destinada a reduzir consumos e emissões de CO2:
    • Motor evoluído com tecnologia de combustão Clean Tech;
    • Sistema Start/Stop;
    • Regeneração de energia na travagem;
    • Nova gestão do motor e nova gestão térmica;
    • Caixa de velocidades de atrito reduzido, com seis relações optimizadas;
    • Aerodinâmica revista inclui deflector activo na grelha dianteira;
    • Pneus de reduzido atrito ao rolamento;
    • Luzes de condução diurna de LED.





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    Fonte: opel
    Editado pela última vez por Tiagosilvagp; 28 June 2011, 13:51.

    #2
    Muito bem Opel.

    Comentário


      #3
      estando comprador de um astra 1.3 ecoflex de 2008 (versão anterior à última) questiono se alguém me pode dar um feed back sobre este caro...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
        Muito bem Opel.
        Não sei se é muito bem OPEL se muito bem ISUZO.
        De qualquer maneira, parece-me uma boa união.

        Edit:
        Acho estranho é ter menos emissoes que o 1.3cdti 95cv
        Editado pela última vez por Gugul; 28 June 2011, 14:06.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
          Não sei se é muito bem OPEL se muito bem ISUZO.
          De qualquer maneira, parece-me uma boa união.

          Pelo que li foram os engenheiros da Opel que fizeram todas estas alterações.
          Edit:
          Acho estranho é ter menos emissoes que o 1.3cdti 95cv
          A prova que é um motor profundamente revisto.

          Comentário


            #6
            Acho demasiado optimista esses valores, mas quem sou eu para contestar o que os técnicos da marca fazem e homolgaram?!

            Já agora, espero que não fique ainda pior em baixas! Tenho um familiar que tem um (antes tinha uma Astra com o 1.3 cdti) e as baixas são quase tão más!!!

            Comentário


              #7
              Parabéns à Opel!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                Não sei se é muito bem OPEL se muito bem ISUZO.
                De qualquer maneira, parece-me uma boa união.

                Edit:
                Acho estranho é ter menos emissoes que o 1.3cdti 95cv
                ESte motor embora Com base no antigo será fabricado pela opel na alemanha ou na hungria. Tal como o 2.0 cdti que tem por base os 2.0 da fiat, são fabricados na alemanha.

                Quanto a isso das emissões, essas no 1.3 do corsa são mais baixas. MAs quando aplicado no astra mais pesado como é óbvio as emissões aumentam.

                Comentário


                  #9
                  Não vou falar dos consumos nem emissões. Só espero é que além do aumento dos 5 cv, tenham feito alterações de forma a tornar este motor menos pontudo, mais linear e mais suave

                  Comentário


                    #10
                    pago para ver

                    Comentário


                      #11
                      Possa o 1.7 Isuzo nunca mais é enterrado!!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                        Possa o 1.7 Isuzo nunca mais é enterrado!!!
                        O velhinho 1.7 Isuzu com um filtro de partículas, sistema commom rail e um turbo de geometria variável, conjugado com uma caixa de 6 velocidade e pneus de baixo atrito e voilá, aí está o novo motor Opel..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                          O velhinho 1.7 Isuzu com um filtro de partículas, sistema commom rail e um turbo de geometria variável, conjugado com uma caixa de 6 velocidade e pneus de baixo atrito e voilá, aí está o novo motor Opel..
                          Comentário para denegrir.

                          Deves fazer parte do fã clube VW LOLOL

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                            Comentário para denegrir.

                            Deves fazer parte do fã clube VW LOLOL
                            Não. É um comentário para brincar. Se leres algumas das minhas participações vais perceber que eu sou fã de todas as marcas, porque adoro mecânica automóvel independentemente do símbolo que ostentam.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                              O velhinho 1.7 Isuzu com um filtro de partículas, sistema commom rail e um turbo de geometria variável, conjugado com uma caixa de 6 velocidade e pneus de baixo atrito e voilá, aí está o novo motor Opel..
                              e olha que velhinho, com estas plásticas, até não tem ficado muito mal. Se conseguirem o melhorar nas baixas e nos consumos, acho que não podemos pedir melhor.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por diogortrick Ver Post
                                e olha que velhinho, com estas plásticas, até não tem ficado muito mal. Se conseguirem o melhorar nas baixas e nos consumos, acho que não podemos pedir melhor.
                                Tenho de concordar.

                                Um modo de o tornar menos fraco a baixas era ser um 8v como o 1.6HDi passou a ser.

                                O mesmo para o 1.3..

                                Claro que se calhar isto implica custos elevados e transformações profundas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                  Tenho de concordar.

                                  Um modo de o tornar menos fraco a baixas era ser um 8v como o 1.6HDi passou a ser.

                                  O mesmo para o 1.3..

                                  Claro que se calhar isto implica custos elevados e transformações profundas.
                                  É uma coisa que não entendo. Na altura a moda das 16 válvulas pegou, e hoje em dia quase todos os motores são 16 válvulas. Mas para quê?
                                  Um 8 válvulas não cumpre? (pelos vistos até cumpre melhor em baixas)
                                  Será pelos consumos, pela suavidade?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por flautinha Ver Post
                                    estando comprador de um astra 1.3 ecoflex de 2008 (versão anterior à última) questiono se alguém me pode dar um feed back sobre este caro...
                                    alguém pode ajudar?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                      É uma coisa que não entendo. Na altura a moda das 16 válvulas pegou, e hoje em dia quase todos os motores são 16 válvulas. Mas para quê?
                                      Um 8 válvulas não cumpre? (pelos vistos até cumpre melhor em baixas)
                                      Será pelos consumos, pela suavidade?
                                      Provavelmente até a nivel de publicidade é melhor o 16v. Não sei até que ponto a potencia tambem não é condicionada, mas no novo tópico sobre o tema ja vamos saber.
                                      Originalmente Colocado por flautinha Ver Post
                                      alguém pode ajudar?
                                      É um carro sólido bem comportado, mas desconfortavel e com o motor muito fraquito a baixas...

                                      Mas quem conheça bem o modelo que fale melhor sobre ele.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                        É um carro sólido bem comportado, mas desconfortavel e com o motor muito fraquito a baixas...

                                        Mas quem conheça bem o modelo que fale melhor sobre ele.
                                        Além disso é um carro muito pesado, com consumos elevados e não têm assim tanto espaço interior como o exterior demostra (chega a ser mais acanhado que o Alfa Guilieta nos bancos de trás).

                                        Agora gostava de ver esse motor 1.7 a gastar os 3,7 l/100 km! Apontemos mais lá para perto dos 5 l.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                          Provavelmente até a nivel de publicidade é melhor o 16v. Não sei até que ponto a potencia tambem não é condicionada, mas no novo tópico sobre o tema ja vamos saber.

                                          É um carro sólido bem comportado, mas desconfortavel e com o motor muito fraquito a baixas...

                                          Mas quem conheça bem o modelo que fale melhor sobre ele.
                                          JoelM, permite-me discordar de ti, mas se fores ver as revistas ou os tópicos do Astra, é unânime que este Astra é muito mais confortável que o da geração anterior.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                            JoelM, permite-me discordar de ti, mas se fores ver as revistas ou os tópicos do Astra, é unânime que este Astra é muito mais confortável que o da geração anterior.
                                            Por ser mais confortável que o anterior (que era muito desconfortável) não quer dizer que seja confortável, especialmente nas versões com jantes grandes e suspensão desportiva.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                              Além disso é um carro muito pesado, com consumos elevados e não têm assim tanto espaço interior como o exterior demostra (chega a ser mais acanhado que o Alfa Guilieta nos bancos de trás).

                                              Agora gostava de ver esse motor 1.7 a gastar os 3,7 l/100 km! Apontemos mais lá para perto dos 5 l.
                                              O flautinha está a falar do astra h, não j.
                                              Portanto o teu comentário não se aplica.
                                              Flautinha, como carro é muito bom, esse 1.3cdti se não for para correrias até cumpre, mas na minha opinião com esse motor não comprava.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                Além disso é um carro muito pesado, com consumos elevados e não têm assim tanto espaço interior como o exterior demostra (chega a ser mais acanhado que o Alfa Guilieta nos bancos de trás).

                                                Agora gostava de ver esse motor 1.7 a gastar os 3,7 l/100 km! Apontemos mais lá para perto dos 5 l.
                                                Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                                JoelM, permite-me discordar de ti, mas se fores ver as revistas ou os tópicos do Astra, é unânime que este Astra é muito mais confortável que o da geração anterior.
                                                Mas a Flautinha perguntou sobre o Astra de 2008, logo o antigo.

                                                O novo realmente peca pelo espaço apesar do tamanho do carro, mas realmente parece que está mais confortavel.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                  Por ser mais confortável que o anterior (que era muito desconfortável) não quer dizer que seja confortável, especialmente nas versões com jantes grandes e suspensão desportiva.
                                                  Concordo, o melhor será as jantes 17 que é o minimo no novo.
                                                  Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                                                  O flautinha está a falar do astra h, não j.
                                                  Portanto o teu comentário não se aplica.
                                                  Flautinha, como carro é muito bom, esse 1.3cdti se não for para correrias até cumpre, mas na minha opinião com esse motor não comprava.
                                                  Tambem não comprava com esse motor um segmento C, não pela cavalagem mas pela disponibilidade do motor em si.
                                                  Num segmento B já é o que é..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                                                    O flautinha está a falar do astra h, não j.
                                                    Portanto o teu comentário não se aplica.
                                                    Flautinha, como carro é muito bom, esse 1.3cdti se não for para correrias até cumpre, mas na minha opinião com esse motor não comprava.
                                                    Desculpa????
                                                    Estás a misturar alhos com bogalhos, para variar!
                                                    Mas já é normal quando se fala da Opel contigo...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Incrível como este motor ainda tem os seus trunfos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                        Desculpa????
                                                        Estás a misturar alhos com bogalhos, para variar!
                                                        Mas já é normal quando se fala da Opel contigo...
                                                        Estás te a passar jovem?
                                                        Para quê o ataque pessoal?
                                                        O flautinha perguntou pelo astra h não j! És cego ou quê? Eu estou a responder ao post dele.
                                                        Deixa te de maus fígados...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A17DTR (125cv) vs A17DTS (130cv), para quem gosta de curvas de binário e potência:

                                                          www.powertrainsolutions.co.uk - Home

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                                                            #30
                                                            desde já o meu obrigado pelas respostas, apesar da confusão...

                                                            perguntava se esse motor se pode comparar de alguma maneira com o do fiat punto, 1.3 multijet

                                                            Comentário

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