Li um artigo (discutivel) na Auto Foco desta semana sobre o excesso de sensores e outros sistemas "superfluos" que não trazem mais valia aos condutores/veiculos, que o jornalista considera apenas artimanhas de marketing. Fiquei a pensar na mais valia (ou não) de alguns sistemas que a industria automóvel recente disponibiliza, como extras ou mesmo de série.
Dou alguns exemplos de sistemas que o artigo desvaloriza e considera mero marketing:
sistema AFIL
cruise controle adaptativo em função do carro que circula à frente
sensor de reconhecimento de sinais de transito
sensor e avisador de cansaço do condutor
autoparking
avisador de angulo morto
...
Em suma, referem que são sistemas que visam "desresponsabilizar" e tornar "inapto" o condutor quanado este deve ter cuidados nesses aspectos da condução e estar treinado, como a observação da fila ou carros que vão á sua frente, ou os sinais de trânsito, bem como deve saber reconhecer quando está cansado. E o autoparking faz com que se desperdicem mtos espaços numa grande cidade, obrigando a um maior consumo de combustivel.
Pessoalmente considero que exageram, até porque poderiamos incluir aí uma serie de outros sistemas que são importantes como o sinal de luzes de emergência quando há uma travagem subita ou mesmo os sensores de estacionamento (afinal, o condutor não sabe que deve ligar as luzes e nao deve saber estacionar?).
Talvez se confunda em demasia comodismo com desresponsabilização.
Outros sistemas são considerados reais mais valias como:
head up display
sensor de peões
...
Não deixa de ser estranho porque não me parecem de sobremaneira mais importantes que os anteriores.
O que vos parece?
Dou alguns exemplos de sistemas que o artigo desvaloriza e considera mero marketing:
sistema AFIL
cruise controle adaptativo em função do carro que circula à frente
sensor de reconhecimento de sinais de transito
sensor e avisador de cansaço do condutor
autoparking
avisador de angulo morto
...
Em suma, referem que são sistemas que visam "desresponsabilizar" e tornar "inapto" o condutor quanado este deve ter cuidados nesses aspectos da condução e estar treinado, como a observação da fila ou carros que vão á sua frente, ou os sinais de trânsito, bem como deve saber reconhecer quando está cansado. E o autoparking faz com que se desperdicem mtos espaços numa grande cidade, obrigando a um maior consumo de combustivel.
Pessoalmente considero que exageram, até porque poderiamos incluir aí uma serie de outros sistemas que são importantes como o sinal de luzes de emergência quando há uma travagem subita ou mesmo os sensores de estacionamento (afinal, o condutor não sabe que deve ligar as luzes e nao deve saber estacionar?).
Talvez se confunda em demasia comodismo com desresponsabilização.
Outros sistemas são considerados reais mais valias como:
head up display
sensor de peões
...
Não deixa de ser estranho porque não me parecem de sobremaneira mais importantes que os anteriores.
O que vos parece?
Comentário