Anúncio

Collapse
No announcement yet.

As mais valias (ou não...) de sistemas recentes de segurança e outros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    As mais valias (ou não...) de sistemas recentes de segurança e outros

    Li um artigo (discutivel) na Auto Foco desta semana sobre o excesso de sensores e outros sistemas "superfluos" que não trazem mais valia aos condutores/veiculos, que o jornalista considera apenas artimanhas de marketing. Fiquei a pensar na mais valia (ou não) de alguns sistemas que a industria automóvel recente disponibiliza, como extras ou mesmo de série.

    Dou alguns exemplos de sistemas que o artigo desvaloriza e considera mero marketing:
    sistema AFIL
    cruise controle adaptativo em função do carro que circula à frente
    sensor de reconhecimento de sinais de transito
    sensor e avisador de cansaço do condutor
    autoparking
    avisador de angulo morto
    ...

    Em suma, referem que são sistemas que visam "desresponsabilizar" e tornar "inapto" o condutor quanado este deve ter cuidados nesses aspectos da condução e estar treinado, como a observação da fila ou carros que vão á sua frente, ou os sinais de trânsito, bem como deve saber reconhecer quando está cansado. E o autoparking faz com que se desperdicem mtos espaços numa grande cidade, obrigando a um maior consumo de combustivel.

    Pessoalmente considero que exageram, até porque poderiamos incluir aí uma serie de outros sistemas que são importantes como o sinal de luzes de emergência quando há uma travagem subita ou mesmo os sensores de estacionamento (afinal, o condutor não sabe que deve ligar as luzes e nao deve saber estacionar?).

    Talvez se confunda em demasia comodismo com desresponsabilização.

    Outros sistemas são considerados reais mais valias como:
    head up display
    sensor de peões
    ...

    Não deixa de ser estranho porque não me parecem de sobremaneira mais importantes que os anteriores.

    O que vos parece?

    #2
    Na minha opinião, há uns que dão imenso jeito como por exemplo o avisador de angulo morto.
    Outros são para puro comodismo, tal como o autoparking e coisas desse genero.

    Comentário


      #3
      E até digo isto, são poucos e deviam de haver mais e mais severos, como imobilização do veículo se não tiver os cintos postos! Inventaram um sistema para o iPhone que bloqueia gravação de audio e video quando entram num recinto de espectaculos por exemplo, e que tal fazerem isso quando se conduz? Bloquear chamadas e mensagens ao condutor?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
        ... Inventaram um sistema para o iPhone que bloqueia gravação de audio e video quando entram num recinto de espectaculos por exemplo...
        O iPhone vem com isso de fábrica?

        Desde quando é que isso não viola a privacidade?

        Então se eu estiver num recinto de espectáculos não posso filmar as pessoas que vão comigo (mesmo que este não tenha começado) porque algum dispositivo bloqueou o meu telefone???

        Existem leis para proteger os direitos de autor e a gravação não autorizada de conteúdos. Mas a responsabilidade e escolha tem de continuar a ser minha!

        Se o sistema de mãos-livres ou o auricular são legalmente permitidos, porque raio é que o telemóvel se havia de bloquear quando eu entrasse no carro?

        Comentário


          #5
          É um tema extremamente pertinente. Quando tiver um pouco, a ver se dou uma resposta mais completa!

          Comentário


            #6
            Todos os itens mencionados são úteis e são ajudas à condução e à segurança. Só se deixa "levar" pela irresponsabilidade quem é burro.

            Certas coisas não fazem falta até os termos. Nunca usei sensores de estacionamento mas compreendo que alguém que os usa habitualmente tenha dificuldade em se safar em carros sem esse item.

            Não acho boa ideia o sistema de aviso de presença ao lado do carro. Uma pessoa depois habitua-se a ver a luzinha avisadora e nem olha para o lado do ombro antes de mudar de faixa... e se o sistema de aviso estiver inoperacional?

            Uma coisa que acho que todos os carros devem ter são os comandos do rádio no volante.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
              O iPhone vem com isso de fábrica?

              Desde quando é que isso não viola a privacidade?

              Então se eu estiver num recinto de espectáculos não posso filmar as pessoas que vão comigo (mesmo que este não tenha começado) porque algum dispositivo bloqueou o meu telefone???

              Existem leis para proteger os direitos de autor e a gravação não autorizada de conteúdos. Mas a responsabilidade e escolha tem de continuar a ser minha!

              Se o sistema de mãos-livres ou o auricular são legalmente permitidos, porque raio é que o telemóvel se havia de bloquear quando eu entrasse no carro?
              Nenhum iPhone tem isso tanto quanto sei, mas já inventaram a aplicação.

              Violar a privacidade como assim? Bloquear a gravação de audio/video é diferente de extrair os contactos da lista telefonica por exemplo, o registo da localização é sim uma violação de privacidade.

              As leis que protegem os direitos de autor nem sequer são precisas para te bloquearem a gravação do telemovel quando se entra num recinto, tenho aqui um bilhete que comprei há menos de uma semana que diz assim "Não é permitido trazer para o interior da sala: animais, máquinas fotográficas e/ou de video, gravadores de som e objectos perigosos", ora bem essas são as normas internas no recinto onde fui, se não concordar, não entro, simples. Ou seja se quiseres filmar os amigos, mesmo antes do concerto estavas a infrigir uma regra do recinto. Violar regras é uma opção? É sim, eu também posso andar com uma arma, claro que a opção de disparar ou não é sempre minha . Só outro ponto, não falei em bloquear telefone, mas sim gravações!

              Já a cena do bloqueio de chamadas/mensagens dentro do veículo, "para bom ente*** me** pala*** bas**", falar ao telemóvel dentro de um carro não é ilegal, a não ser que estejamos a conduzir, agora um passageiro, ou falar com o carro parado, ou uso de auriculares são situações a prever. O carro bloqueia apenas em andamento, o telemovel identifica se tem algum dispositivo mãos livres etc, não preciso estar a dizer isto por artigos e alineas prevendo todas as situaçõs possiveis como no diário da republica, ou preciso?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                Todos os itens mencionados são úteis e são ajudas à condução e à segurança. Só se deixa "levar" pela irresponsabilidade quem é burro.

                Certas coisas não fazem falta até os termos. Nunca usei sensores de estacionamento mas compreendo que alguém que os usa habitualmente tenha dificuldade em se safar em carros sem esse item.

                Não acho boa ideia o sistema de aviso de presença ao lado do carro. Uma pessoa depois habitua-se a ver a luzinha avisadora e nem olha para o lado do ombro antes de mudar de faixa... e se o sistema de aviso estiver inoperacional?

                Uma coisa que acho que todos os carros devem ter são os comandos do rádio no volante.
                Aparece uma mensagem no computador de bordo a avisar o erro.

                Comentário


                  #9
                  Este tema para mim tem uma resposta rápida:

                  - Tudo o que auxilie o condutor com vista a aumentar a segurança é bem-vindo!

                  Se há algo que me recordo de ver nos manuais de proprietário dos automóveis com ABS é que este sistema não desresponsabiliza o condutor, sendo um auxílio ao mesmo.

                  Mesmo sabendo que em linha recta e piso seco o ABS pode aumentar ligeiramente a distância de travagem efectiva (dependendo da implementação), não sei se alguém tem coragem de questionar a vantagem do mesmo.


                  Se esses dispositivos são utilizados pelo marketing para vender o carro?

                  Claro que são, tal como o GPS que até é uma coisa que pode roubar bastante atenção da estrada!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                    Nenhum iPhone tem isso tanto quanto sei, mas já inventaram a aplicação.

                    Violar a privacidade como assim? Bloquear a gravação de audio/video é diferente de extrair os contactos da lista telefonica por exemplo, o registo da localização é sim uma violação de privacidade.

                    As leis que protegem os direitos de autor nem sequer são precisas para te bloquearem a gravação do telemovel quando se entra num recinto, tenho aqui um bilhete que comprei há menos de uma semana que diz assim "Não é permitido trazer para o interior da sala: animais, máquinas fotográficas e/ou de video, gravadores de som e objectos perigosos", ora bem essas são as normas internas no recinto onde fui, se não concordar, não entro, simples. Ou seja se quiseres filmar os amigos, mesmo antes do concerto estavas a infrigir uma regra do recinto. Violar regras é uma opção? É sim, eu também posso andar com uma arma, claro que a opção de disparar ou não é sempre minha . Só outro ponto, não falei em bloquear telefone, mas sim gravações!
                    Esse bilhete que proíbe levar máquinas fotográficas ou de vídeo diz o que tem de dizer, mas está atrasado 10 anos!!!

                    Uma coisa seria tu entrares com um gravador ou uma máquina fotográfica - que eram equipamentos (e reforço o eram) com funções únicas.

                    Hoje em dia, o telemóvel é uma máquina multi-funções, que vai desde o telefone ao acesso à internet, passando por tirar fotografias, gravar vídeos e servir de gravador de som.

                    A comparação com a arma que fizeste não tem sentido nenhum por inúmeros motivos, e um deles é que a arma não é algo que possas ter no bolso a menos que estejas legalmente habilitado para tal, e a menos que tenham mudado muito, não me recordo de uma arma como algo multi-funções (pelo menos que tenha uma função alternativa realística dentro de um recinto desses).

                    Mas mesmo sem saber, vi logo que essa aplicação não vinha de origem, até porque isso seria um gigantesco tiro no pé!

                    As marcas que se agarraram demasiado à protecção de copyright, prejudicando a funcionalidade pagaram um preço bem alto por isso.

                    Basta ver o que aconteceu com a Sony quando fez a passagem para os leitores portáteis digitais de ficheiros:

                    - Não quiseram utilizar o mp3 directamente para proteger as suas editoras, e além de terem perdido na mesma o que iriam perder sempre nas vendas de discos, ainda perderam o mercado de áudio portátil (onde eram líderes incontestáveis há mais de uma década) para os Americanos e Coreanos!!!

                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                    Já a cena do bloqueio de chamadas/mensagens dentro do veículo, "para bom ente*** me** pala*** bas**", falar ao telemóvel dentro de um carro não é ilegal, a não ser que estejamos a conduzir, agora um passageiro, ou falar com o carro parado, ou uso de auriculares são situações a prever. O carro bloqueia apenas em andamento, o telemovel identifica se tem algum dispositivo mãos livres etc, não preciso estar a dizer isto por artigos e alineas prevendo todas as situaçõs possiveis como no diário da republica, ou preciso?
                    Tens o exemplo do GPS que deixei acima. Se vais "cortar" o telemóvel dentro do carro, tens de cortar o GPS também.

                    A tua posição é extremista e as soluções que referes são (na minha opinião) um atentado à razoabilidade da liberdade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                      Li um artigo (discutivel) na Auto Foco desta semana sobre o excesso de sensores e outros sistemas "superfluos" que não trazem mais valia aos condutores/veiculos, que o jornalista considera apenas artimanhas de marketing. Fiquei a pensar na mais valia (ou não) de alguns sistemas que a industria automóvel recente disponibiliza, como extras ou mesmo de série.

                      Dou alguns exemplos de sistemas que o artigo desvaloriza e considera mero marketing:
                      sistema AFIL
                      cruise controle adaptativo em função do carro que circula à frente
                      sensor de reconhecimento de sinais de transito
                      sensor e avisador de cansaço do condutor
                      autoparking
                      avisador de angulo morto
                      ...

                      Em suma, referem que são sistemas que visam "desresponsabilizar" e tornar "inapto" o condutor quanado este deve ter cuidados nesses aspectos da condução e estar treinado, como a observação da fila ou carros que vão á sua frente, ou os sinais de trânsito, bem como deve saber reconhecer quando está cansado. E o autoparking faz com que se desperdicem mtos espaços numa grande cidade, obrigando a um maior consumo de combustivel.

                      Pessoalmente considero que exageram, até porque poderiamos incluir aí uma serie de outros sistemas que são importantes como o sinal de luzes de emergência quando há uma travagem subita ou mesmo os sensores de estacionamento (afinal, o condutor não sabe que deve ligar as luzes e nao deve saber estacionar?).

                      Talvez se confunda em demasia comodismo com desresponsabilização.

                      Outros sistemas são considerados reais mais valias como:
                      head up display
                      sensor de peões
                      ...

                      Não deixa de ser estranho porque não me parecem de sobremaneira mais importantes que os anteriores.

                      O que vos parece?
                      O sensor de cansaço e de angulo morto não me parecem mal..
                      Depois há outros que podem ser menos importantes. Mas mesmo o de leitura dos sinais não me parece mal..

                      E quando avariarem, sempre são mais uns trocos para o fabricante..

                      Quanto ao ficar inapto, em parte até pode ser verdade e vou dar o exemplo do Hill Holder que tenho no meu GP e quando passo para carros que não possuem esse sistema sinto maior dificuldade. Sobretudo quando fazia muitos km's no GP e poucos noutros.

                      Outro exemplo é na Focus ter o sensor de estacionamento, que me leva a confiar e não olhar para trás, mas um dia se o sensor não funcionar bem ou estiver algo atrás que ele não detecte..
                      Para alem disso tira o habito de olhar para trás com mais atenção.

                      Isto são apenas exemplos claro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                        E até digo isto, são poucos e deviam de haver mais e mais severos, como imobilização do veículo se não tiver os cintos postos! Inventaram um sistema para o iPhone que bloqueia gravação de audio e video quando entram num recinto de espectaculos por exemplo, e que tal fazerem isso quando se conduz? Bloquear chamadas e mensagens ao condutor?
                        Tão mas se eu no meu caso, consigo fazer chamadas sem tirar os olhos da estrada ou do volante, apenas preciso falar, porque raio isso é mau?

                        Comentário


                          #13
                          Dos sistemas enumerados (haverá mais certamente), alguns considero completamente dispensáveis. O sistema de autoparking é um deles e nem considero que seja de segurança.

                          O de reconhecimento de sinais até acho perigoso já que obriga a desviar os olhos da estrada para algum display.

                          O CC adaptativo será porventura o mais prático e para quem ande muito em AE.

                          Muito destes sistema, com o tempo e na minha humilde opinião, fazem com os condutores passem a confiar mais no equipamento do que nos seus ouvidos e olhos, pelo que haverá cada vez mais condutores menos preparados para o possa acontecer de extraordinário.

                          Vão passar a exisitir mais situações como o meu Falecido Avô dizia: "Carro bom em mãos de mer...a".

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                            Este tema para mim tem uma resposta rápida:

                            - Tudo o que auxilie o condutor com vista a aumentar a segurança é bem-vindo!

                            Se há algo que me recordo de ver nos manuais de proprietário dos automóveis com ABS é que este sistema não desresponsabiliza o condutor, sendo um auxílio ao mesmo.

                            Mesmo sabendo que em linha recta e piso seco o ABS pode aumentar ligeiramente a distância de travagem efectiva (dependendo da implementação), não sei se alguém tem coragem de questionar a vantagem do mesmo.


                            Se esses dispositivos são utilizados pelo marketing para vender o carro?

                            Claro que são, tal como o GPS que até é uma coisa que pode roubar bastante atenção da estrada!
                            Mas nesses sistemas já ponho alguma ressalva: o ABS, o controlo de estabilidade, por exemplo, são sistemas que auxiliam o condutor em aspectos sobre os quais este pode nao ter controle, para optimizar onde o condutor pode nao ter capacidade de resolver, mesmo com todos os cuidados.
                            A derrapagem em piso molhado, a perda de controle de tracção podem acontecer, por caracteristicas da estrada, do carro, ...sem qualquer imputabilidade ao condutor.
                            Nao são sistemas que substituem por completo o que o condutor poderia fazer perfeitamente bem sem eles, acho.

                            Um sistema já usado há decadas em algumas viaturas Ford e que nao percebo como não é mais implementado (se bem que portugal nem padeça mt desse mal) são os microfilamentos electricos no parabrisas, que em menos de 1 minuto depois do carro ligado descongelam por completo o para-brisas. Já me foi diversas vezes extremamente util. Penso que não será algo de extraordinariamente caro, é eficaz, rapido e uma mais valia.

                            Comentário


                              #15
                              Depois podemos falar ainda de algumas opções estranhas: enquanto algumas marcas investem em displays no pára-brisas ou em material transparente mesmo diante dos olhos para reduzir ao minimo o desviar de olhos da estrada (Mercedes, Peugeot) outras marcasa fazem modelos em que a informação está na zona central do tablier, arrastando o quadrante para o centro do carro (alguns monovolumes, Mini...).

                              Já para não falar em autorradios, MMI e outros apendices mt pouco comodos de utilizar e pouco "driverfriendly"...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                Um sistema já usado há decadas em algumas viaturas Ford e que nao percebo como não é mais implementado (se bem que portugal nem padeça mt desse mal) são os microfilamentos electricos no parabrisas, que em menos de 1 minuto depois do carro ligado descongelam por completo o para-brisas. Já me foi diversas vezes extremamente util. Penso que não será algo de extraordinariamente caro, é eficaz, rapido e uma mais valia.
                                A anterior modelo da Subaru Legacy e Outback tem essa resistência, acrescentando uma mais grossa junto das escovas do limpa-brisas também para as descongelar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

                                  Mesmo sabendo que em linha recta e piso seco o ABS pode aumentar ligeiramente a distância de travagem efectiva (dependendo da implementação), não sei se alguém tem coragem de questionar a vantagem do mesmo.
                                  Mesmo em piso seco o ABS consegue diminuir a distância de travagem, somente um piloto experiente consegue aproximar-se ou igualar a distancia de travagem.
                                  As únicas situações em que o ABS aumenta a distancia de travagem, mas em contrapartida é muito mais facilmente controlada a trajetória do veiculo é em pisos altamente escorregadios como neve e/ou gelo, gravilha ou em casos extremos de irregularidades/ondulações do piso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por hog Ver Post
                                    Mesmo em piso seco o ABS consegue diminuir a distância de travagem, somente um piloto experiente consegue aproximar-se ou igualar a distancia de travagem.
                                    As únicas situações em que o ABS aumenta a distancia de travagem, mas em contrapartida é muito mais facilmente controlada a trajetória do veiculo é em pisos altamente escorregadios como neve e/ou gelo, gravilha ou em casos extremos de irregularidades/ondulações do piso.
                                    Por isso é que, idealmente, o ABS funciona em harmonia com o ESP, dando uma ajuda suplementar a estabilizar o veículo sem prolongar demasiado as distâncias de travagem. No master-test isso é muito bem avaliado e há carros que se safam muito bem nesse exercício!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Esse bilhete que proíbe levar máquinas fotográficas ou de vídeo diz o que tem de dizer, mas está atrasado 10 anos!!!

                                      Uma coisa seria tu entrares com um gravador ou uma máquina fotográfica - que eram equipamentos (e reforço o eram) com funções únicas.

                                      Hoje em dia, o telemóvel é uma máquina multi-funções, que vai desde o telefone ao acesso à internet, passando por tirar fotografias, gravar vídeos e servir de gravador de som.

                                      A comparação com a arma que fizeste não tem sentido nenhum por inúmeros motivos, e um deles é que a arma não é algo que possas ter no bolso a menos que estejas legalmente habilitado para tal, e a menos que tenham mudado muito, não me recordo de uma arma como algo multi-funções (pelo menos que tenha uma função alternativa realística dentro de um recinto desses).

                                      Mas mesmo sem saber, vi logo que essa aplicação não vinha de origem, até porque isso seria um gigantesco tiro no pé!

                                      As marcas que se agarraram demasiado à protecção de copyright, prejudicando a funcionalidade pagaram um preço bem alto por isso.

                                      Basta ver o que aconteceu com a Sony quando fez a passagem para os leitores portáteis digitais de ficheiros:

                                      - Não quiseram utilizar o mp3 directamente para proteger as suas editoras, e além de terem perdido na mesma o que iriam perder sempre nas vendas de discos, ainda perderam o mercado de áudio portátil (onde eram líderes incontestáveis há mais de uma década) para os Americanos e Coreanos!!!



                                      Tens o exemplo do GPS que deixei acima. Se vais "cortar" o telemóvel dentro do carro, tens de cortar o GPS também.

                                      A tua posição é extremista e as soluções que referes são (na minha opinião) um atentado à razoabilidade da liberdade.
                                      Tá atrasado 10 anos, mas há algum que diga "é proibido levar camaras mas pode levar a do telemovel"? Nenhum prevê essa situação, o software que bloqueia a gravação sim, impede de gravar mas não impede de fazer ou receber chamadas. É tão ilegal filmar com telemóvel ou com câmara de video, pode ter 1001 funções mas uma delas é proibida e bloqueada.


                                      Ok eu substituo a arma por uma navalha, já tem várias funções, mas o efeito é o mesmo...

                                      As ondas de GPS são diferentes das usadas para chamadas e mensagens, aliás, o telemovel podia receber chamadas e mensagens, mas só podiamos responder se o carro estivesse parado por exemplo.

                                      Pode ser extremista, eu não acho, simplesmente obriga as pessoas a andar dentro da lei, é como um radar identificado, ou como espetos no chão à saída dos estacionamentos para obrigar a pagar, mas se salvar a vida a uma pessoa, já é uma ideia util.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                        Este tema para mim tem uma resposta rápida:

                                        - Tudo o que auxilie o condutor com vista a aumentar a segurança é bem-vindo!

                                        Se há algo que me recordo de ver nos manuais de proprietário dos automóveis com ABS é que este sistema não desresponsabiliza o condutor, sendo um auxílio ao mesmo.

                                        Mesmo sabendo que em linha recta e piso seco o ABS pode aumentar ligeiramente a distância de travagem efectiva (dependendo da implementação), não sei se alguém tem coragem de questionar a vantagem do mesmo.


                                        Se esses dispositivos são utilizados pelo marketing para vender o carro?

                                        Claro que são, tal como o GPS que até é uma coisa que pode roubar bastante atenção da estrada!
                                        Estou perfeitamente de acordo com o rca33.
                                        Pessoalmente noto uma diferença da noite para o dia ao deixar o volante da minha Grand Scenic para ir conduzir o Yaris cá de casa.
                                        Uma tem todas aquelas "mariquices" de apoio ao condutor, o outro tem ABS e já é muito.
                                        A confiança, a descontração e o agrado de conduzir um e outro, não tem comparação.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ter airbags, ABS e ESP chega. O resto serve é bom para avariar.

                                          Gosto de sensores de estacionamento, mas apenas em carros com péssima visibilidade (ou nula) para trás.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Também concordo que existe coisas que não são realmente necessárias, como por exemplo o sistemas de travagem por sensores, sinceramente vale mais comprar carros em que nos levem ao sitio sem sequer tocarmos em nada -__-, se existir algum problema eletrónico ficamos imobilizados por algo na maior parte das vezes estúpido.

                                            Concordo que airbags, ABS, ESP são essenciais, agora sensores de estacionamento em carros de segmento B em que a visibilidade é perfeita penso que é ridiculo.

                                            Como eu digo: Mariquices LoL

                                            Cumpz

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                                              Ter airbags, ABS e ESP chega. O resto serve é bom para avariar.

                                              Gosto de sensores de estacionamento, mas apenas em carros com péssima visibilidade (ou nula) para trás.
                                              Não sejas tão linear....

                                              Assistência à travagem de emergência não é bom? O carro sente quando pressionas o travão com mais pressão e multiplica a força, evitando que se tenha de empurrar o pedal até ao fundo, poupando milesimos de segundo e preciosos metros.

                                              Sinalização de emergência, o terceiro stop ou 4 piscas quando o carro da frente trava a fundo, só serve para avariar também?

                                              Apoios de cabeça activos, já vi um acidente que foi um toque mas foi suficiente para que a condutora tivesse problemas na coluna devido ao impacto da cabeça, e não se podia mexer!

                                              O sistema SOS, muda de nome de marca para marca, aquele que chama automaticamente o 112 em caso de acidente, há 1 ou 2 anos atrás na A24 uma miuda despistou-se, o carro saiu da estrada sem deixar uma unica marca, nem tocou nos rails, encontraram o carro 1 mês depois com a rapariga morta. Um acidente em que uma pessoa vá sozinha, de noite, e não há ninguém para socorrer ou chamar o 112. Nesses dois casos o sistema SOS é mariquice?

                                              Para mim, toda a segurança é pouca. Não hei-de morrer por andar com pneus carecas, e faz-me confusão marcas que vendem equipamento de segurança como extra!

                                              EDIT: Lembrei-me de uma cena que se passou comigo, acho que todos nós gostamos de saber o que o nosso carro vale, quanto dá, e às 3 da manhã na auto-estrada decidi ver até onde o carro ia, completa irresponsabilidade minha mas tinha de experimentar. Ia a 200km/h quando o carro acendeu uma luz de aviso amarela a dizer baixa pressão de um pneu, levantei o pé do acelarador e 5 segundos depois acende a luz vermelha e avisa-me que tenho um pneu furado e manda-me parar o veiculo!! Encostei e tinha um pneu a perder ar a toda a velocidade, andar a 200km/h com um pneu furado não devia ser muito saudável e não sei como seria o desfecho se o carro não me avisasse, abençoada tecnologia, que se fosse com o 206 só ia perceber que tinha um pneu furado quando o carro estivesse aos trambolhões...
                                              Editado pela última vez por WildChild; 29 June 2011, 17:51.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O problema é que muito equipamento não é de segurança, é de comodismo. Não é mais seguro ter um computador a reconhecer sinais do que ir com atenção à estrada para os ver, é apenas uma alternativa para quem não gosta de ir com atenção.

                                                E para além do mais, nada é 100% seguro e vão sempre morrer pessoas. Não faz sentido nenhum andarmos atrás da segurança máxima porque aí fechamo-nos num bunker e não saímos mais de lá, e mesmo isso não é indestrutível.

                                                Faz sentido sim tentar encontrar o equilíbrio ideal entre ter alguma segurança sem alterar muito a qualidade de vida. E para mim um segmento D com 7 estrelas NCAP (não deve faltar muito) e uma lista de panelei...perdão, acessórios de três páginas e que pesa duas toneladas por isso é segurança a mais.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                  Não sejas tão linear....

                                                  Assistência à travagem de emergência não é bom? O carro sente quando pressionas o travão com mais pressão e multiplica a força, evitando que se tenha de empurrar o pedal até ao fundo, poupando milesimos de segundo e preciosos metros.

                                                  Sinalização de emergência, o terceiro stop ou 4 piscas quando o carro da frente trava a fundo, só serve para avariar também?

                                                  Apoios de cabeça activos, já vi um acidente que foi um toque mas foi suficiente para que a condutora tivesse problemas na coluna devido ao impacto da cabeça, e não se podia mexer!

                                                  O sistema SOS, muda de nome de marca para marca, aquele que chama automaticamente o 112 em caso de acidente, há 1 ou 2 anos atrás na A24 uma miuda despistou-se, o carro saiu da estrada sem deixar uma unica marca, nem tocou nos rails, encontraram o carro 1 mês depois com a rapariga morta. Um acidente em que uma pessoa vá sozinha, de noite, e não há ninguém para socorrer ou chamar o 112. Nesses dois casos o sistema SOS é mariquice?

                                                  Para mim, toda a segurança é pouca. Não hei-de morrer por andar com pneus carecas, e faz-me confusão marcas que vendem equipamento de segurança como extra!

                                                  EDIT: Lembrei-me de uma cena que se passou comigo, acho que todos nós gostamos de saber o que o nosso carro vale, quanto dá, e às 3 da manhã na auto-estrada decidi ver até onde o carro ia, completa irresponsabilidade minha mas tinha de experimentar. Ia a 200km/h quando o carro acendeu uma luz de aviso amarela a dizer baixa pressão de um pneu, levantei o pé do acelarador e 5 segundos depois acende a luz vermelha e avisa-me que tenho um pneu furado e manda-me parar o veiculo!! Encostei e tinha um pneu a perder ar a toda a velocidade, andar a 200km/h com um pneu furado não devia ser muito saudável e não sei como seria o desfecho se o carro não me avisasse, abençoada tecnologia, que se fosse com o 206 só ia perceber que tinha um pneu furado quando o carro estivesse aos trambolhões...

                                                  Que carro era ja agora?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                                    Que carro era ja agora?
                                                    em que situação?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Em relação aos sistemas de segurança, eu sou um adepto disso porque a partir de uma certa idade, a segurança vem primeiro do que o prazer de condução... Por isso comprei um Volvo.
                                                      Já tive várias oportunidades de experimentar o city safety, e já me salvou de uns quantos acidentes. Em relação ao cruise contro activo, nunca experimentei nem nunca tive nenhum carro com esse dispositivo, mas vou deixar-vos aqui um video para demonstrar que não é totalmente eficiente.

                                                      YouTube - ‪ADAC Vergleichstest Notbremsassistenten‬‏

                                                      peço desculpa pela língua, mas dá para perceber que alguns destes sistemas não são efectivos...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
                                                        Por isso comprei um Volvo.
                                                        Já tive várias oportunidades de experimentar o city safety, e já me salvou de uns quantos acidentes.
                                                        Mas entao a Volvo sempre é mais segura q as outras marcas, como dizem? ;-) De facto o sistema city safety foi um dos referidos na AutoFoco como sendo uma mais valia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                                          Mas entao a Volvo sempre é mais segura q as outras marcas, como dizem? ;-) De facto o sistema city safety foi um dos referidos na AutoFoco como sendo uma mais valia.
                                                          Quando o comprei, há um ano e poucos meses, li alguns artigos em que diziam que era o carro mais seguro alguma vez feito pela volvo... A volvo desde há muito tempo que é uma das marcas pioneiras em segurança. Foi a primeira marca a criar o cinto de segurança de 3 pontos, o ABS, o airbag do condutor, airbags de fase dupla etc etc etc...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                            Tão mas se eu no meu caso, consigo fazer chamadas sem tirar os olhos da estrada ou do volante, apenas preciso falar, porque raio isso é mau?
                                                            Mau é no caso que causa distração, quer seja por estar concentrado na conversa ou mãos ocupadas etc.

                                                            Até que esse apenas é um dos motivos de distração e nem é o pior

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X