Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O comércio automóvel é rentável ou apenas para lavar €?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O comércio automóvel é rentável ou apenas para lavar €?

    Pegando num post de outro tópico..:

    Não querendo levantar suspeição sobre (alguns) stands, mas fazendo-o....

    Já comentei com diversas pessoas o facto de existirem carradas de stands localizados em localidades de nível médio/baixo, com aspecto algo manhoso(ao lado de um desses já vi um galinheiro enorme, com dezenas de galinhas perto da estrada, e um Ferrari no stand, paredes meias com esse galinheiro...)

    Como se pode explicar existir um stand no Casal do Sapo(Fernão Ferro), com um Lamborghini Gallardo, X6, S320(dos novinhos), CLS e afins

    Pode ser eu que não tenha olho para o negócio, mas é estranho teres um carro que custa 200 mil euros, numa estrada onde 99% das pessoas que ali passam não têm dinheiro para ele.

    Vais abrir uma sucursal Louis Vuitton na Estrada de Benfica ao lado dos bairros?(bom, tenho a impressão que a marca não ia nisso)
    Existem vários stands assim, quer lá para o norte, quer aquilo por perto de LX.
    Como se justifica investimentos de Milhões de euros em carros para depois os ter num parque num sítio onde tipicamente o target desses carros não passa?

    Será o sítio irrelevante?

    Darão este tipo de carros rendibilidades suficientemente altas para justificar o seu comércio?

    #2
    Como desconheço a realidade não vou invocar qualquer argumento assente em ilegalidade, por isso:

    Penso que o negócio funciona como um todo. Num stand de usados a localização não é o maior factor crítico, visto que a publicidade é feita a nível nacional em sites da especialidade e revistas/jornais da especialidade.

    Quem investir de uma forma certeira e sábia pode vender em qualquer zona do país...

    Comentário


      #3
      Percebo o teu ponto de vista, no entanto, o acto de vender um carro é precedido pelo acto de o ver/testar.

      Se tens um stand algures em Guimarães, ou Penafiel, ou Fernão Ferro...baixas as probabilidades de alguém ir ao stand de propósito para ver o carro, por oposição a abrires o stand em Lisboa ou no Porto...não? Daí eu achar legítima a dúvida que está no quote que fiz..

      Comentário


        #4
        O Stand que eu conheço em Braga com a melhor "vitrine" é nos arredores e bem longe do centro, já vi lá 3 Ferrari's ao mesmo tempo

        Simplesmente têm presença assídua no jornal Correio do Minho e no StandVirtual, e a publicidade é a alma do negócio.

        Já o disse e bem, o Echos.

        Comentário


          #5
          Eu sinceramente já pensei o mesmo.
          É que realmente o stock de certos Stands é simplesmente diabólico, se começarmos a fazer contas passamos facilmente dos 500 mil (só em carros) ou mais para não exagerar.
          O problema e o estranho, é que alguns aparecem "do nada", logo assim com essa "pujança" toda..... dá realmente o que pensar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DMA Ver Post
            Eu sinceramente já pensei o mesmo.
            É que realmente o stock de certos Stands é simplesmente diabólico, se começarmos a fazer contas passamos facilmente dos 500 mil (só em carros) ou mais para não exagerar.
            O problema e o estranho, é que alguns aparecem "do nada", logo assim com essa "pujança" toda..... dá realmente o que pensar.
            O Stand que eu referi, sem falar em nomes, mas sei de fonte segura que o principal negócio está na importação.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Echos Ver Post
              Como desconheço a realidade não vou invocar qualquer argumento assente em ilegalidade, por isso:

              Penso que o negócio funciona como um todo. Num stand de usados a localização não é o maior factor crítico, visto que a publicidade é feita a nível nacional em sites da especialidade e revistas/jornais da especialidade.

              Quem investir de uma forma certeira e sábia pode vender em qualquer zona do país...
              Até digo mais, já estive num "stand" que era um mero escritório e um barracão "fechado"......e olha que até um GT3 lá estava!

              Porquê? Porque o negócio era todo feito com base em anúncios na net.

              Se era licito ou ilícito, não faço ideia, não auditei as contas , mas a lógica está lá toda......vender automóveis com mínimos custos operacionais.

              Comentário


                #8
                eu não quero responder.





                mas não é por ter um barracão que passa a ser usado para situações ilicitas

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                  Até digo mais, já estive num "stand" que era um mero escritório e um barracão "fechado"......e olha que até um GT3 lá estava!

                  Porquê? Porque o negócio era todo feito com base em anúncios na net.

                  Se era licito ou ilícito, não faço ideia, não auditei as contas , mas a lógica está lá toda......vender automóveis com mínimos custos operacionais.
                  Era por aqui que eu também ia "pegar".

                  Sendo ou não lícitos, certamente haverá stands dos dois géneros (esperemos que a maioria seja legal), basicamente com o que se poupa no local onde estão as viaturas investe-se em publicidade e, pelos vistos, resulta.


                  @ElrOnD

                  Ter um stand, por exemplo, na Av. Fontes de Pereira de Melo em Lisboa tem certamente custos bastante mais elevados que nos arredores da cidade.

                  Como deves saber a renda neste tipo de zona bastante alta para um simples restaurante, imagino para um stand que tem uma área bem superior.

                  Bem o certo é que nesta avenida existe stand da Citro e da Nissan, depois na Av. da Republica tens Audi, Toyota e talvez outras que me devo estar a esquecer mas isso são stands de marcas, de usados costumam estar sempre todos nos arredores à beira das nacionais e afins.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                    Ter um stand, por exemplo, na Av. Fontes de Pereira de Melo em Lisboa tem certamente custos bastante mais elevados que nos arredores da cidade.

                    Bem o certo é que nesta avenida existe stand da Citro e da Nissan, depois na Av. da Republica tens Audi, Toyota e talvez outras que me devo estar a esquecer mas isso são stands de marcas, de usados costumam estar sempre todos nos arredores à beira das nacionais e afins.
                    Os stands da Citroen e da Nissan são tão antigos que devem ter rendas bem inferiores ao de muitas lojas em bairros dos subúrbios.

                    Comentário


                      #11
                      Lucro (de forma ilegal ou não) dão todos, senão não estavam abertos.

                      E quase todos têm algo ilegal, como km adulterados, outros são para branquear dinheiro, outros vendem carros ex sinistrados, etc. Há de tudo...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                        eu não quero responder.



                        mas não é por ter um barracão que passa a ser usado para situações ilicitas


                        Acredito que haja muitos negócios assim ilícitos, como aliás em qualquer ramo de actividade, mas também os há certamente lícitos.

                        Basicamente é o mesmo que faz aquela malta que espalha charutada por tudo o que é estacionamento de estação da CP da linha de Sintra, e esses não para lavar dinheiro de certeza, tal o calibre de alguns charutos.

                        A escala é que é diferente.

                        Comentário


                          #13
                          O stand em frente à minha casa posso garantir que dá lucro, devido à afluência de pessoal a comprar carros lá. É um stand modesto, o topo de carro que arranjas lá usado são Bmw 320d.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                            Lucro (de forma ilegal ou não) dão todos, senão não estavam abertos.

                            E quase todos têm algo ilegal, como km adulterados, outros são para branquear dinheiro, outros vendem carros ex sinistrados, etc. Há de tudo...
                            Onde é que está a ilegalidade disto?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                              Onde é que está a ilegalidade disto?
                              A ilegalidade disso está no facto de não informar o cliente disso, e este pensar que está a comprar uma coisa boa, e está a comprar um carro que já esteve perto da sucata. Eu chamo-lhe dolo e tu?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                Os stands da Citroen e da Nissan são tão antigos que devem ter rendas bem inferiores ao de muitas lojas em bairros dos subúrbios.
                                Está aí a justificação para a sua existência, nunca tinha percebido como sobreviviam pois assumi que teriam rendas elevadas, obrigado pela clarificação.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                  A ilegalidade disso está no facto de não informar o cliente disso, e este pensar que está a comprar uma coisa boa, e está a comprar um carro que já esteve perto da sucata. Eu chamo-lhe dolo e tu?
                                  Se alguem compra/tem um carro sinistrado, o repara (ou manda reparar) convenientemente, se inclusive vai a uma inspecção tipo B e é aprovado, que obrigação legal tem essa pessoa de informar o comprador do que aconteceu? Teria se algo estivesse mal arranjado, se existissem avarias encapotadas, mas se está tudo bem, está tudo bem!

                                  Uma coisa é tu (e eu!) não gostarmos de comprar um carro sinistrado, outra bem diferente é dizer que isso é ilegal porque, de facto, não é!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                    Se alguem compra/tem um carro sinistrado, o repara (ou manda reparar) convenientemente, se inclusive vai a uma inspecção tipo B e é aprovado, que obrigação legal tem essa pessoa de informar o comprador do que aconteceu? Teria se algo estivesse mal arranjado, se existissem avarias encapotadas, mas se está tudo bem, está tudo bem!

                                    Uma coisa é tu (e eu!) não gostarmos de comprar um carro sinistrado, outra bem diferente é dizer que isso é ilegal porque, de facto, não é!
                                    Saberás certamente que em caso de acidente, um carro que já teve um sinistro não absorve tão bem as ondas de choque causando sérios ferimentos aos passageiros. A isto há ainda a acrescentar o facto de se estar a vender gato por lebre, pois os clientes pensam estar a comprar um carro que "só teve um dono, era de uma velhota" e na verdade estão a comprar um carro que já capotou 3 vezes, que tem painéis soldados de outras carros, etc.
                                    Se um stand se dedica a comprar carros sinistrados, a arranjar e vende-los como novos, se isto não é ilegal....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Agora que levantam a questão .. há aqui um Stand na zona que o máximo que vende são 3 ou 4 carros por ano (estão lá sempre os mesmos), alguns já estão a ficar cobertos pelas ervas , o objetivo do Stand não me parece vender, senão não deixavam os carros ficar cobertos de ervas .. o dono tem $$ mas não é tolo em estar a abafar mais $$$ se é que me entendem ..

                                      Comentário


                                        #20
                                        O que eu sei é que no interior é vê-los com grandes máquinas importadas a fazer montra. Prejuízo não deve dar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Até acrescento, existem stands e imobiliárias em que não há interesse em vender...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                            Saberás certamente que em caso de acidente, um carro que já teve um sinistro não absorve tão bem as ondas de choque causando sérios ferimentos aos passageiros. A isto há ainda a acrescentar o facto de se estar a vender gato por lebre, pois os clientes pensam estar a comprar um carro que "só teve um dono, era de uma velhota" e na verdade estão a comprar um carro que já capotou 3 vezes, que tem painéis soldados de outras carros, etc.
                                            Se um stand se dedica a comprar carros sinistrados, a arranjar e vende-los como novos, se isto não é ilegal....
                                            Já disse e repito, eu tambem não gostaria de comprar um carro sinistrado e quando compro usados é dos maiores cuidados que tenho, ou seja, não estou aqui a defender nada nem ninguém, apenas gostava mesmo que me indicasses em concreto onde está a ilegalidade de comprar um carro sinistrado, repara-lo correctamente e vende-lo posteriormente.

                                            É evidente que, se o comprador perguntar se bateu e o vendedor disser que não, está a mentir, mas assim como eu coloquei, sem nada na manga, onde está a ilegalidade?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não eras tu que trabalhavas no ramo jurídico? (ou estou a confundir com outro moderador)

                                              Como referi, não é ilegal se o cliente for informado do que está a comprar!
                                              Caso contrário, o negócio pode ser anulado com base em dolo. E se o negócio pode ser anulado com base em dolo é porque é ilegal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Afunilando ainda mais o tema convém referir que um stand com custos operacionais reduzidos poderá necessitar de uns meros 1500/2000€ para a sua sustentabilidade.

                                                Se aplicarem over price nas suas vendas e comprarem muito bem os seus carros (o tal "olho" para o negócio) poderão ter uma micro-empresa lucrativa com meia dúzia de vendas por ano!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Uma outra coisa que ainda não falaram aqui é a facilidade e dedicação com que alguns vendedores negoceiam entre si. Nos carros que comprei e vi comprar o vendedor tentava saber o mais que podia sobre o que o cliente queria e se não houvesse na altura nada que lhe pudesse vender ele ia "arranjá-lo" numa infíma rede de stands, esses mesmos que nem sabemos onde existem. No meu caso, que sou um teso, tinha que gramar com muita sucata, até achar que tinham algo minimamente decente para me vender. Agora, para quem negoceia carros de topo não será bem assim e essa tal "rede" pode ter muitas vantagens para quem investe bem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                                    Afunilando ainda mais o tema convém referir que um stand com custos operacionais reduzidos poderá necessitar de uns meros 1500/2000€ para a sua sustentabilidade.

                                                    Se aplicarem over price nas suas vendas e comprarem muito bem os seus carros (o tal "olho" para o negócio) poderão ter uma micro-empresa lucrativa com meia dúzia de vendas por ano!!
                                                    Será?

                                                    Se tiverem 2000€ de despesas mensais, vamos supor que só tem lá o dono a vender....com 1000€ brutos de ordenado. 3000€.

                                                    Ora precisa portanto de 3000€*12 = 36 mil €/ano.

                                                    Se vender 12 carros por ano...precisa dos tais 3000€ de margem limpos por carro.
                                                    Qual é que é a margem nos carros estilo Puntos/Corsas/etc com 2/3 anos e nos Meganes/Golfs/Astras com o mesmo tempo, que é o tipo de carro que mais se vende?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                                      Será?

                                                      Se tiverem 2000€ de despesas mensais, vamos supor que só tem lá o dono a vender....com 1000€ brutos de ordenado. 3000€.

                                                      Ora precisa portanto de 3000€*12 = 36 mil €/ano.

                                                      Se vender 12 carros por ano...precisa dos tais 3000€ de margem limpos por carro.
                                                      Qual é que é a margem nos carros estilo Puntos/Corsas/etc com 2/3 anos e nos Meganes/Golfs/Astras com o mesmo tempo, que é o tipo de carro que mais se vende?

                                                      Eu vou responder, mas sem conhecimento de causa no ramo automóvel

                                                      1 - Os custos operacionais já incluem ordenado do sócio-gerente (que poderá ser mais moderado do que os referidos 1000€, como por exemplo 485€ «ordenado mínimo nacional»).

                                                      2 - Se o dito stand só se dedicar ao over price não vende carros de margem curta, optando por escolhas inteligentes e com mais margem de lucro (por exemplo Audi, BM, Merc, Segmentos D e F, exóticos, desportivos, etc).

                                                      3 - Mesmo encarando os 36000€/ano, bastam cerca de 7 vendas (com margem líquida de 5000€). Como é óbvio o segredo está nas famosas retomas, complementadas com uma venda bem conseguida.

                                                      Nota Final: Confunde-se frequentemente muitas vendas vs muito lucro. Uma coisa não implica outra, embora compreenda o factor psicológico da questão. O Manel trabalha o ano todo e ganha 1000€/mês e o Toni só trabalha 1 mês por ano e ganha 13000€. Estranho, mas...o Toni é sem sombra de dúvidas mais bem sucedido.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu vejo é alguns stands pequeninos que nunca vendem e nunca baixam o preço aos carros, causa-me uma certa estranheza

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A arte desse negócio está ano facilitismo e na nabisse dos clientes:

                                                          1) quero um Ferrari marcado a 100000€
                                                          2) o gajo do stand conhece-me pois sou jogador da bola ou cantor e facilita-me: pede-me 40000€ à cabeça e restante em prestações à confiança ( jogo no Benfas).
                                                          3) Passado 3 meses já não quero o carro e vou lá falar co gajo.
                                                          4) o Gajo como é porreiro fica-me com o Ferrari que até está ainda está no nome do stand
                                                          5) Diz-me que o carro desvalorizou e tal e propõem devolver-me 15000€
                                                          6) Como sou jogador da bola: cag e andei. trocos. Tá bem.
                                                          7) Levo o Aston Martin ali do canto e deixo-lá mais 50000€

                                                          Isto é caricato mas acho que funciona na base da burrice dos clientes.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Há alguns stands que me deixam essa dúvida, e sei de situações concretas que ocorreram em torno de stands que envolveram fraudes (em alguns casos direccionadas para o estado).

                                                            No entanto, a localização em si poderá não ter grande importância.

                                                            Ao contrário do que li atrás, é precisamente nos carros mais exóticos que alguém se dispõe a fazer uns quantos km para os ir ver ao vivo.

                                                            Se for para ver um audi A4 ou um Série 3 é que não vale a pena andar mais do que os 500 metros que os separam.

                                                            Por outro lado, a internet veio mudar imenso as coisas.
                                                            Por um lado, se eu quero procurar um carro eu já não vou de stand em stand procura-lo, vou à net ver em que stands o posso encontrar.

                                                            Depois o próprio negócio entre particulares (e comerciantes disfarçados de particulares) movimentado na net acabou por matar muitos dos stands existentes.

                                                            Ter instalações enormes, com bastantes pessoas e custos a condizer, para depois ter de competir com os negócios propostos por particulares e "particulares" complica imenso as coisas!

                                                            Como foi dito, não misturem volume de facturação (ou vendas) com lucro.

                                                            São coisas totalmente distintas!

                                                            Alguns stands de dimensão enorme têm de vender algumas dezenas de carros só para pagar as despesas, iniciando o lucro a partir daí.

                                                            O stand lá atrás do sol posto feito no terreno emprestado (situação extrema) em que o dono faz a publicidade pela net pode ter lucro logo no primeiro carro barato que vende no mês.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X