Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Isenção ..... do cinto de segurança?!?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Isenção ..... do cinto de segurança?!?

    Apesar da minha tenra idade tenho cada vez mais dificuldade em ficar surpreendido/perplexo com alguma situação, especialmente alguma que involva a larga capacidade da estupidez humana, mas como é sempre apanágio do nosso meio por vezes lá me conseguem deixar de boca aberta.

    Ontem estava a falar com uma amiga que recentemente fez uma viagem de autocarro Lisboa - Faro.

    Ora antes do autocarro arrancar veio alguém (presumo que o motorista) relembrar a todas as pessoas que o cinto de segurança era obrigatório e tinha de ser colocado. Nisto, ao seu lado, vinha um senhor de barriga proeminente, que liberta a seguinte pérola: Sou agente da BT, não tenho que colocar o cinto de segurança, estou isento!

    Ponto número 1: Isto por acaso é verdade? A nossa lei dá vantagem aos seus agentes da autoridade em relação à gravidade?

    Número 2: Como é lógico foi um burburinho pelo autocarro, alguns indignados, outros sem puder conter a emoção de estarem na presença de alguém mais poderoso que as leis da física, mas no fim de contas que raio de exemplo é que alguém que devia ser o primeiro a seguir as regras e ajudar os outros a seguir-las está a dar? Alguém que possivelmente não teria qualquer incomodo em colocar o cinto mas quis puxar dos galões ali à frente do povo em boa moda do século XV: eu já lhes mostro quem é que manda aqui!

    Caso houvesse um acidente e o senhor barrigudo utilizasse toda a sua energia para ir esmagar alguém que coitado, estava preso ao cinto o senhor agente provavelmente teria de ser indeminizado pela inconveniencia.

    Honestamente e longe de mim dar uma de moralista mas com atitudes destas ainda perguntam qual é o nosso problema.

    #2
    Artigo 6.º
    Dispensa do uso de cinto de segurança
    1—Quando o uso de cinto de segurança se revele inconveniente para o exercício
    eficaz de determinadas actividades profissionais, o director-geral de Viação pode
    dispensar o uso daquele acessório, a requerimento do interessado que comprove
    devidamente a inconveniência do uso do mesmo.
    2—Para os efeitos previstos no número anterior, são emitidos certificados de
    dispensa do uso do cinto de segurança, de acordo com o modelo e as regras
    técnicas aprovados por despacho do director-geral de Viação.
    3—Independentemente do despacho referido no n.º 1 do presente artigo, ficam
    dispensados do uso obrigatório do cinto de segurança dentro das localidades:
    a) Os condutores de veículos de polícia e de bombeiros, bem como os agentes de
    autoridade e bombeiros quando transportados nesses veículos;

    b) Os condutores de automóveis ligeiros de aluguer, letra A, letra T ou taxímetro.

    Ele esqueceu-se desta parte...ele é isento sim...em serviço e no carro de serviço...fora disto...é obrigado a usar como outro cidadão qualquer...

    Comentário


      #3
      os taxistas estão isentos...

      pior, se tiveres crianças os taxis estão isentos de andar com cadeiras de crianças! Tive essa experiência há umas semanas quando decidi ir com as minhas filhas para o aeroporto de táxi

      Comentário


        #4
        É triste é ter de ser o motorista a ter que ir dizer ás pessoas para usarem algo que lhes pode salvar a vida. Vá lá usem lá, a vossa vida significa tanto para o mundo, vá lá.

        Comentário


          #5
          Como o paulo27 já mostrou, tal prerrogativa existe, mas somente aquando do exercício das suas funções/circulação de veículos das autoridades.

          Comentário


            #6
            A meu ver o cinto até devia ser uma coisa apreciada pelas pessoas já que é essencial, ainda mais em carros com airbags, para uma boa protecção e muitos acidentes que com o cinto não passam de sustos sem ele seriam morte ou danos físicos irreparáveis.

            Outra vantagem é o corpo ir mais fixo o que ajuda a segurar nas curvas já que ele tranca em curva e não só.

            Eu cá sou alérgico mas é andar sem cinto, tive de andar uns dias sem o cinto porque o pré-tensor trancou e fazia-me impressão ir ali solto. Todas as vezes que entrava no carro puxava por ele tal a forma mecânica que já tenho desde inicio.

            Nos autocarros é um sitio que não percebo como o cinto é negligenciado! Não sei se muita gente tem noção do perigo que é e da facilidade com que as pessoas numa batida se aleijam.

            Há por ai vídeos que mostram a gravidade de ir sem cinto num autocarro, simplesmente as pessoas saltam do lugar ou são "cuspidas".

            Comentário


              #7
              o post inicial esta tão bem escrito que eu desmontei-me a rir.. ficando a "gravidade" da situação exposta completamente para segundo plano! muito bom

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                É triste é ter de ser o motorista a ter que ir dizer ás pessoas para usarem algo que lhes pode salvar a vida. Vá lá usem lá, a vossa vida significa tanto para o mundo, vá lá.
                Essa é que é a grande verdade, é triste como é que existem pessoas que ainda não perceberam que o cinto é para as proteger a elas.

                É como as pessoas quererem brincar à roleta russa e depois acharem que o motorista é muito mau porque não as deixa jogar...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                  os taxistas estão isentos...

                  pior, se tiveres crianças os taxis estão isentos de andar com cadeiras de crianças! Tive essa experiência há umas semanas quando decidi ir com as minhas filhas para o aeroporto de táxi
                  É um transporte pontual, ou ias obrigar o taxista a levar no carro duas cadeiras para cada nível de idade e de peso?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                    É um transporte pontual, ou ias obrigar o taxista a levar no carro duas cadeiras para cada nível de idade e de peso?
                    não tenho solução, mas a situação é caricata com falhas graves em termos de segurança, e o trasnporte pontual é interessante podendo ser de Lisboa ao Porto.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                      não tenho solução, mas a situação é caricata com falhas graves em termos de segurança, e o trasnporte pontual é interessante podendo ser de Lisboa ao Porto.
                      Pode ser Lisboa-Porto pode ser o que quiseres, mas ai entra a cabecinha para pensar que essa pode n ser a melhor solução para uma viagem desse género. Qts cadeirinhas e para q idades é q cada taxista tem de ter?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                        Artigo 6.º
                        Dispensa do uso de cinto de segurança
                        1—Quando o uso de cinto de segurança se revele inconveniente para o exercício
                        eficaz de determinadas actividades profissionais, o director-geral de Viação pode
                        dispensar o uso daquele acessório, a requerimento do interessado que comprove
                        devidamente a inconveniência do uso do mesmo.
                        2—Para os efeitos previstos no número anterior, são emitidos certificados de
                        dispensa do uso do cinto de segurança, de acordo com o modelo e as regras
                        técnicas aprovados por despacho do director-geral de Viação.
                        3—Independentemente do despacho referido no n.º 1 do presente artigo, ficam
                        dispensados do uso obrigatório do cinto de segurança dentro das localidades:
                        a) Os condutores de veículos de polícia e de bombeiros, bem como os agentes de
                        autoridade e bombeiros quando transportados nesses veículos;

                        b) Os condutores de automóveis ligeiros de aluguer, letra A, letra T ou taxímetro.

                        Ele esqueceu-se desta parte...ele é isento sim...em serviço e no carro de serviço...fora disto...é obrigado a usar como outro cidadão qualquer...
                        A minha primeira reacção quando me contaram a história foi "Isso é impossivel" mas acabei por me calar porque sinceramente só me falta mesmo ver um porco a andar de bicicleta, de resto já acredito em tudo, especialmente no que toca à lei portuguesa.

                        Eu digo com toda a sinceridade, só gostava de puder ter 5 minutos com este agente para lhe fazer uma pergunta à Mourinho: Porquê? Porque é que à frente do público o pavão tem que se armar em parvo, que não hà outra expressão para definir esta acção, libertando todo o seu poder na esperança de haver por ali uma senhora que ficasse derretida com tal demonstração de força. Porque é que vai mentir, dando um exemplo deplorável à frente de toda a gente.


                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                        É triste é ter de ser o motorista a ter que ir dizer ás pessoas para usarem algo que lhes pode salvar a vida. Vá lá usem lá, a vossa vida significa tanto para o mundo, vá lá.

                        Ainda ontem na sequência desta conversa com mais algumas pessoas foi exactamente isso que perguntei, mas porque é que as pessoas continuam a ver o cinto de segurança como algo que apenas serve para serem aborrecidos pela policia e como um frete que são obrigados a usar? Será que o pessoal ainda não percebeu que aquilo serve para salvar o coiro deles?

                        O facto é que existe mesmo muita gente cuja capacidade mental deve andar ali taco a taco com um papagaio ou um macaco amestrado pois eu continuo a ouvir coisas como: eu nunca ando com cinto porque o cinto produz lesões no figado e traumatismos internos isto porque ser projectado pelo vidro e arranhar com a cabeça no alcatrão é quase igual a cair num colchão de penas; mas o meu preferido é mesmo: o cinto não dá jeito nenhum por causa da gravata, fica toda amarrotada

                        Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
                        o post inicial esta tão bem escrito que eu desmontei-me a rir.. ficando a "gravidade" da situação exposta completamente para segundo plano! muito bom
                        Ainda bem que gostaste, a escrita é de longe o meu calcanhar de aquiles mas ganho capacidades especiais quando é para relatar eventos deste género.

                        Comentário


                          #13
                          as vezes penso que seria melhor nem ser obrigatorio, afinal as pessoas parece que não querem viver

                          eu tenho noção que posso fazer 1000000km sem ele ser necessario, mas o problema é quando ele é necessario

                          as pessoas deviam pensar nelas, e não pensar em ser cool e ir contra a lei

                          claro que ha leis estupidas

                          Comentário


                            #14
                            Esse Sr. é um grandessíssimo boi.

                            Estava bem era calado.

                            Mesmo que, por um qualquer motivo que lhe parecesse válido, não quisesse usar o cinto, calava-se bem calado e nem devia referir qual era a sua profissão.

                            Só se envergonha a ele e à instuição a que (alegadamente) pertence.

                            Enfim...

                            Comentário


                              #15
                              1. É bom ver que os transporte públicos começam a ter dispositivos de segurança
                              2. Alguém que diga a esse senhor que a BT já não existe

                              Comentário


                                #16
                                Pensem em tudo isto como a prova que Darwin tinha razão.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não me surpreende a reacção desse senhor.
                                  Vejo TODOS os dias agentes da autoridade a conduzirem os seus carros particulares sem usarem o cinto de segurança, um deles leva a filha á escola sentada no banco da frente sem o cinto colocado...acham que alguem os vai incomodar com tal situação?? Acham que algum "colega" os irá autuar por tal prática???

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                    os taxistas estão isentos...
                                    Os motorista de táxi, letra A e T estão isentos do uso do cinto de segurança dentro das localidades.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esse sr. guarda deve meio cowboy como muitos BTs se acham. E certamente gosta de ser o centro das atenções no café lá do bairro. Talvez devido a monotonia do seu trabalho não tenha uma capacidade de raciocínio muito desenvolvida.
                                      Neste caso como não conhecia ninguém optou pela via mais fácil, entrou à bruta como faz um animal irracional quando chega a um novo bando. Usando a estupidez e arrogância para se impor, fazendo figura de urso. Mas lá está, conseguiu ser o centro das atenções.

                                      Mas depois há quem queira dar mais liberdade de actuação a pessoas com este nível de formação...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Geralmente essa isenção está associada à da isenção de inteligência.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                          Geralmente essa isenção está associada à da isenção de inteligência.
                                          Isenção de inteligência foi este post que eu fiz quote.

                                          Os taxistas não usam cinto para não haver risco de chegar la qualquer pessoa no banco de tras, por o cinto á volta do pescoço, e fazer o que quiser do taxista.

                                          As leis não existem ao acaso...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                            Isenção de inteligência foi este post que eu fiz quote.

                                            Os taxistas não usam cinto para não haver risco de chegar la qualquer pessoa no banco de tras, por o cinto á volta do pescoço, e fazer o que quiser do taxista.

                                            As leis não existem ao acaso...
                                            Achas mesmo que é por causa disso? uma pessoa que quer roubar um taxista vai se lembrar do cinto? quando umas simples navalha faz o serviço

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                              Achas mesmo que é por causa disso? uma pessoa que quer roubar um taxista vai se lembrar do cinto? quando umas simples navalha faz o serviço
                                              É por causa disso sim, metes o cinto ao pescoço e asfixias a pessoa ali, e nao há nada que possas fazer para evitar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O que eu gostava mesmo era que fosse obrigatorio cintos de segurãnça de 4 pontos de fixação,esses sim,é que seguram o "animal" ao banco.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                                  Isenção de inteligência foi este post que eu fiz quote.

                                                  Os taxistas não usam cinto para não haver risco de chegar la qualquer pessoa no banco de tras, por o cinto á volta do pescoço, e fazer o que quiser do taxista.

                                                  As leis não existem ao acaso...
                                                  Nesse caso, em Lisboa, o meliante só tem que dizer "leve-me á Amadora". No IC19 o taxista tem que colocar o cinto e é estrangulado...



                                                  Á custa disso, falei com um taxista aqui há uns 4 ou 5 anos que estava numa cama de hospital com diversas fracturas graves......e o tablier do MB classe E também não ficou nada em bom estado.

                                                  No entanto, não houve qualquer intrusão no habitáculo, as portas abriam e fechavam perfeitamente, etc...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isto já não falando que num embate em que o airbag dispare,e o passageiro não tenha o cinto de segurãnça posto,as consequências também são desastrosas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                                      É por causa disso sim, metes o cinto ao pescoço e asfixias a pessoa ali, e nao há nada que possas fazer para evitar.
                                                      Por essas e por outras é q qd eu vou catar taxista levo um cinto de casa, ou uma corda, ou uma moca, ou uma faca, ou uma pistola...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        ... uma borboleta

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                          Nesse caso, em Lisboa, o meliante só tem que dizer "leve-me á Amadora". No IC19 o taxista tem que colocar o cinto e é estrangulado...



                                                          Á custa disso, falei com um taxista aqui há uns 4 ou 5 anos que estava numa cama de hospital com diversas fracturas graves......e o tablier do MB classe E também não ficou nada em bom estado.

                                                          No entanto, não houve qualquer intrusão no habitáculo, as portas abriam e fechavam perfeitamente, etc...
                                                          Sim claro, vais estrangular o taxista a 90 km/h para ter um acidente grave...



                                                          Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                                                          Por essas e por outras é q qd eu vou catar taxista levo um cinto de casa, ou uma corda, ou uma moca, ou uma faca, ou uma pistola...


                                                          Realmente andar com uma arma e usar o cinto é a mesma coisa.

                                                          Não precisam de contrariar o que eu digo, só disse porque é que a lei existe, se concordam ou não isso não é comigo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                                            Sim claro, vais estrangular o taxista a 90 km/h para ter um acidente grave...







                                                            Realmente andar com uma arma e usar o cinto é a mesma coisa.

                                                            Não precisam de contrariar o que eu digo, só disse porque é que a lei existe, se concordam ou não isso não é comigo.
                                                            Agora fiquei na dúvida. Onde é que leste ou viste que a justificação da lei era para evitar estrangulamentos?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X