A revista de clássicos pertencente ao grupo da Auto Bild lançou um inquérito entre os seus leitores para determinar quais os 15 carros mais embaraçosos de sempre.
(Bilder: 125 Jahre Automobil – die peinlichsten Autos aller Zeiten - Bilder - autobild.de)
A lista ficou ordenada assim:
1. Fiat Multipla (27,99% dos votos) - Quem sou eu? Uma cabine telefónica tombada? Uma rã-touro? Não - sou um carro. Um em que podemos viajar com 3 pessoas à frente e com grandes superfícies vidradas. Para que todo o mundo veja quem anda no carro mais embaraçoso de todos os tempos!
2. AWS Shopper (14,65%) - AKI-Móvel seria uma descrição mais correcta para este carro, que parece ter sido montado com paus de tenda, madeira prensada, espuma e fita-cola (ver foto abaixo). Nos anos 50, uma motoreta de 4 rodas com um estridente motor traseiro de 2 cilindros a 2 tempos e 13,6 CV ainda poderia ser actual, mas nos anos 70 já não. Apesar do peso-pluma de apenas 415 kg, o Shopper não passava dos 65 km/h. É de espantar que até 1974 ainda tenham sido produzidos 1500 exemplares na fábrica de Walter Schätzle em Berlim.
3. Audi Q7 (13,83%) - Audi Q7, um carro que faz lembrar uma baleia-azul: enorme, redondo, pesadão e com uma bocarra gigante. Só que, ao contrário do pacífico mamífero marinho, o Q7 tem um ar agressivo. As luzes diurnas de olhar hostil e a grelha enorme não deixam margem para dúvidas: sai da frente ou eu devoro-te!
4. Ssangyong Rodius (11,06%) - Um hangar de aviões com 4 rodas. Quem anda de Ssangyong Rodius demonstra ser imune a qualquer tipo de bom ou mau gosto automóvel. Não, este carro não é nenhum protótipo camuflado, mas a versão de série! De frente, o "monovolume-limousine" coreano assemelha-se a um fofo nariz de ursinho de peluche, mas a traseira lembra uma abertura feita no telhado de uma casa por um bricoleur desajeitado.
5. VW 411 (6,55%) - A entrada no segmento médio-superior correu totalmente mal à Volkswagen. O "Typ 4", popularmente conhecido como "papa-formigas", é desde início um monumental "flop", já que se mantém fiel ao princípio completamente ultrapassado do motor traseiro. Só o Passat (a partir de 1973), com motor e tracção frontal, é que trouxe o desejado sucesso à marca.
6. Maybach 62 S (6,22%) - Apesar da tecnologia de ponta, o Maybach assemelha-se demasiado a um Mercedes Classe S inchado, ficando a anos-luz do charme e brilho de qualquer Rolls-Royce. Um preço superior a meio milhão de euros e um aspecto de táxi não são o mais indicado para se impor no meio da alta sociedade automóvel
7. Ford Edsel (4,36%) - Edsel, o maior "flop" automóvel de todos os tempos. Em 1958, a Ford quis conquistar o mercado americano com a sua nova marca Edsel. O investimento foi enorme, e o fracasso também. Recessão, design infeliz e mecânica pouco fiável levaram a Edsel à bancarrota em 1960
8. Yugo 45/65 Cabrio (3,66%) - Apenas barato - era isso que o Yugo, feito na Zastava com base no Fiat 127 de 1971, deveria ser. E ele era-o - e não só no preço! O topo da gama Yugo: a versão Cabrio, desenhada com um cutelo, com capota electro-hidráulica (!!!)
9. AMC Gremlin (3,61%) - Uma tentativa de atirar "num instante" um veículo utilitário ao mercado. Mas parece que a AMC se enganou nas proporções e nos supostos potenciais clientes. Hoje em dia o Gremlin já só aparece como carro de perdedor na série "Os Simpsons".
10. Alfa Romeo Arna (2,14%) - Alfa Arna, o momento mais triste da história da Alfa Romeo. Cuore Sportivo? Antes um compacto igual a todos, a preço de desconto. Carroçaria do Nissan Cherry, motor e chassis da Alfa. O Arna demonstra claramente o quão perto a marca estava próxima do abismo nos anos 80.
11. Chevrolet Corvair (1,43%) - A Chevrolet ficou impressionada com o sucesso do "Carocha" e surgiu em 1960 igualmente com um motor arrefecido a ar na traseira de um automóvel - no Corvair, um carro extremamente sobrevirador. O advogado de defesa dos direitos dos consumidores, Ralph Nader, não perdeu tempo a atacar o Corvair, tornando-se famoso com o seu livro "Unsafe at any speed".
12. Austin Mini Metro (1,4%) - Pensado para o substituir e lançado em 1980, este carro não atingiu nem de perto o estatuto do Mini original. A agilidade e o aproveitamento do espaço interior eram convincentes, ao contrário do desenho enfadonho e de numerosos problemas de qualidade e fiabilidade - o Metro foi um "flop"
13. Talbot Tagora (1,23%) - Em vez de ser um topo de gama, acabou por ser mais um "flop". Em 1980, a Talbot tentou melhorar a sua imagem através do lançamento do Tagora. O que aconteceu acabou por ser o contrário: após ca. de 20.000 exemplares e 3 anos de produção, o carro desapareceu do mapa, e logo depois a totalidade da marca. Estaria a culpa no design do carro, para o qual os estilistas parecem ter apenas usado uma simples régua e um esquadro?
14. Austin Allegro (0,95%) - Austin Allegro, o molho de menta da construção automóvel. O clone mal nascido do Alfasud, que procurou camuflar os seus numerosos defeitos com um volante rectangular: corrosão, perda de óleo, sistema eléctrico de funcionamento aleatório... um capítulo obscuro na era da miséria britânica.
15. Cadillac Cimarron (0,92%) - Exemplo terrível de "downsizing" dos anos 80. A crise petrolífera deve ter lançado uma onda de pânico entre os administradores da GM - só assim se pode explicar o nascimento do Cimarron (1981-88). Motores barulhentos de 4 cilindros que vibravam na bamboleante carroçaria do Opel Asc0na C - é o desastre total da Caddy!
(Bilder: 125 Jahre Automobil – die peinlichsten Autos aller Zeiten - Bilder - autobild.de)
A lista ficou ordenada assim:
1. Fiat Multipla (27,99% dos votos) - Quem sou eu? Uma cabine telefónica tombada? Uma rã-touro? Não - sou um carro. Um em que podemos viajar com 3 pessoas à frente e com grandes superfícies vidradas. Para que todo o mundo veja quem anda no carro mais embaraçoso de todos os tempos!
2. AWS Shopper (14,65%) - AKI-Móvel seria uma descrição mais correcta para este carro, que parece ter sido montado com paus de tenda, madeira prensada, espuma e fita-cola (ver foto abaixo). Nos anos 50, uma motoreta de 4 rodas com um estridente motor traseiro de 2 cilindros a 2 tempos e 13,6 CV ainda poderia ser actual, mas nos anos 70 já não. Apesar do peso-pluma de apenas 415 kg, o Shopper não passava dos 65 km/h. É de espantar que até 1974 ainda tenham sido produzidos 1500 exemplares na fábrica de Walter Schätzle em Berlim.
3. Audi Q7 (13,83%) - Audi Q7, um carro que faz lembrar uma baleia-azul: enorme, redondo, pesadão e com uma bocarra gigante. Só que, ao contrário do pacífico mamífero marinho, o Q7 tem um ar agressivo. As luzes diurnas de olhar hostil e a grelha enorme não deixam margem para dúvidas: sai da frente ou eu devoro-te!
4. Ssangyong Rodius (11,06%) - Um hangar de aviões com 4 rodas. Quem anda de Ssangyong Rodius demonstra ser imune a qualquer tipo de bom ou mau gosto automóvel. Não, este carro não é nenhum protótipo camuflado, mas a versão de série! De frente, o "monovolume-limousine" coreano assemelha-se a um fofo nariz de ursinho de peluche, mas a traseira lembra uma abertura feita no telhado de uma casa por um bricoleur desajeitado.
5. VW 411 (6,55%) - A entrada no segmento médio-superior correu totalmente mal à Volkswagen. O "Typ 4", popularmente conhecido como "papa-formigas", é desde início um monumental "flop", já que se mantém fiel ao princípio completamente ultrapassado do motor traseiro. Só o Passat (a partir de 1973), com motor e tracção frontal, é que trouxe o desejado sucesso à marca.
6. Maybach 62 S (6,22%) - Apesar da tecnologia de ponta, o Maybach assemelha-se demasiado a um Mercedes Classe S inchado, ficando a anos-luz do charme e brilho de qualquer Rolls-Royce. Um preço superior a meio milhão de euros e um aspecto de táxi não são o mais indicado para se impor no meio da alta sociedade automóvel
7. Ford Edsel (4,36%) - Edsel, o maior "flop" automóvel de todos os tempos. Em 1958, a Ford quis conquistar o mercado americano com a sua nova marca Edsel. O investimento foi enorme, e o fracasso também. Recessão, design infeliz e mecânica pouco fiável levaram a Edsel à bancarrota em 1960
8. Yugo 45/65 Cabrio (3,66%) - Apenas barato - era isso que o Yugo, feito na Zastava com base no Fiat 127 de 1971, deveria ser. E ele era-o - e não só no preço! O topo da gama Yugo: a versão Cabrio, desenhada com um cutelo, com capota electro-hidráulica (!!!)
9. AMC Gremlin (3,61%) - Uma tentativa de atirar "num instante" um veículo utilitário ao mercado. Mas parece que a AMC se enganou nas proporções e nos supostos potenciais clientes. Hoje em dia o Gremlin já só aparece como carro de perdedor na série "Os Simpsons".
10. Alfa Romeo Arna (2,14%) - Alfa Arna, o momento mais triste da história da Alfa Romeo. Cuore Sportivo? Antes um compacto igual a todos, a preço de desconto. Carroçaria do Nissan Cherry, motor e chassis da Alfa. O Arna demonstra claramente o quão perto a marca estava próxima do abismo nos anos 80.
11. Chevrolet Corvair (1,43%) - A Chevrolet ficou impressionada com o sucesso do "Carocha" e surgiu em 1960 igualmente com um motor arrefecido a ar na traseira de um automóvel - no Corvair, um carro extremamente sobrevirador. O advogado de defesa dos direitos dos consumidores, Ralph Nader, não perdeu tempo a atacar o Corvair, tornando-se famoso com o seu livro "Unsafe at any speed".
12. Austin Mini Metro (1,4%) - Pensado para o substituir e lançado em 1980, este carro não atingiu nem de perto o estatuto do Mini original. A agilidade e o aproveitamento do espaço interior eram convincentes, ao contrário do desenho enfadonho e de numerosos problemas de qualidade e fiabilidade - o Metro foi um "flop"
13. Talbot Tagora (1,23%) - Em vez de ser um topo de gama, acabou por ser mais um "flop". Em 1980, a Talbot tentou melhorar a sua imagem através do lançamento do Tagora. O que aconteceu acabou por ser o contrário: após ca. de 20.000 exemplares e 3 anos de produção, o carro desapareceu do mapa, e logo depois a totalidade da marca. Estaria a culpa no design do carro, para o qual os estilistas parecem ter apenas usado uma simples régua e um esquadro?
14. Austin Allegro (0,95%) - Austin Allegro, o molho de menta da construção automóvel. O clone mal nascido do Alfasud, que procurou camuflar os seus numerosos defeitos com um volante rectangular: corrosão, perda de óleo, sistema eléctrico de funcionamento aleatório... um capítulo obscuro na era da miséria britânica.
15. Cadillac Cimarron (0,92%) - Exemplo terrível de "downsizing" dos anos 80. A crise petrolífera deve ter lançado uma onda de pânico entre os administradores da GM - só assim se pode explicar o nascimento do Cimarron (1981-88). Motores barulhentos de 4 cilindros que vibravam na bamboleante carroçaria do Opel Asc0na C - é o desastre total da Caddy!
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