Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros mais poluentes proibidos na Baixa lisboeta a partir de segunda-feira

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carros mais poluentes proibidos na Baixa lisboeta a partir de segunda-feira

    A Câmara Municipal de Lisboa presidida por Antonio Costa, acaba de tomar uma decisão muito estranha, sem fundamentação tecnica e vai limitar o uso de viaturas como é o caso dos Mercedes 190 que não vão poder circular na Baixa de Lisboa:

    "A partir do Verão, os carros mais poluentes vão ser proibidos de circular na Baixa de Lisboa, anunciou Fernando Nunes da Silva, vereador da Mobilidade da Câmara de Lisboa e especialista em transportes. As únicas excepções à regra são os carros dos residentes e os veículos de emergência.

    O objectivo é que a zona mais castigada pela poluição, a Avenida da Liberdade, passe a cumprir as normas europeias de poluição atmosférica. Assim, as viaturas que não tenham motores pelo menos da categoria Euro I no que respeita à emissão de partículas só poderão circular na Baixa ao fim-de-semana.

    Estes carros não têm catalisador, peça que faz o tratamento das emissões poluentes. O seu fabrico data de há cerca de duas décadas. “Nem sequer sabia que ainda havia carros destes a circularem”, reage o presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, que apoia a medida. “Serão sobretudo táxis e carrinhas de distribuição muito velhinhas a serem afectadas”.

    Segundo o vereador Nunes da Silva, metade da poluição que existe no eixo Avenida da Liberdade-Baixa é produzida por este tipo de veículos. Assim, o controlo das entradas na Baixa deverá ser feito através de operações "STOP", havendo ainda a possibilidade de mais tarde ser criado um sistema de "selos verdes" para os carros.

    Prevê-se que a Câmara de Lisboa, em 2011, gaste 7,5 milhões de euros a tapar mais buracos e a pavimentar mais ruas na capital, e mais milhão e meio de euros para reparar canalizações no subsolo."

    Noticia retirada daqui
    Editado pela última vez por VitorPatricio; 24 January 2011, 18:36.

    #2
    Lá se vão as Ford Transit, Nissan Cab Star, Bedford, Isuzu KB e outras que tais!

    Comentário


      #3
      Proibir todas as viaturas anteriores a 1991, ainda é muito veiculo. O estranho é que alguns dos que estão a ser proibidos cumprem com a Norma de poluição Euro1.

      Qual é afinal o criterio?

      Terá a C.M.L mais capacidade tecnica para avaliar os veiculos que o IMTT?

      As moto4 com motores a dois tempos cumprem a Euro1!?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
        A Câmara Municipal de Coimbra presidida por Antonio Costa, acaba de tomar uma decisão muito estranha, sem fundamentação tecnica e vai limitar o uso de viaturas como é o caso dos Mercedes 190 que não vão poder circular na Baixa de Lisboa:

        "A partir do Verão, os carros mais poluentes vão ser proibidos de circular na Baixa de Lisboa, anunciou Fernando Nunes da Silva, vereador da Mobilidade da Câmara de Lisboa e especialista em transportes. As únicas excepções à regra são os carros dos residentes e os veículos de emergência.

        O objectivo é que a zona mais castigada pela poluição, a Avenida da Liberdade, passe a cumprir as normas europeias de poluição atmosférica. Assim, as viaturas que não tenham motores pelo menos da categoria Euro I no que respeita à emissão de partículas só poderão circular na Baixa ao fim-de-semana.

        Estes carros não têm catalisador, peça que faz o tratamento das emissões poluentes. O seu fabrico data de há cerca de duas décadas. “Nem sequer sabia que ainda havia carros destes a circularem”, reage o presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, que apoia a medida. “Serão sobretudo táxis e carrinhas de distribuição muito velhinhas a serem afectadas”.

        Segundo o vereador Nunes da Silva, metade da poluição que existe no eixo Avenida da Liberdade-Baixa é produzida por este tipo de veículos. Assim, o controlo das entradas na Baixa deverá ser feito através de operações "STOP", havendo ainda a possibilidade de mais tarde ser criado um sistema de "selos verdes" para os carros.

        Prevê-se que a Câmara de Lisboa, em 2011, gaste 7,5 milhões de euros a tapar mais buracos e a pavimentar mais ruas na capital, e mais milhão e meio de euros para reparar canalizações no subsolo."

        Noticia retirada daqui
        Acho que tal notícia, teria direito por si só a ter um tópico dedicado à temática no geral.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          Acho que tal notícia, teria direito por si só a ter um tópico dedicado à temática no geral.
          Por acaso concordo, até porque está a centrar a discussão em outros aspectos que não Mercedes 190.

          Vou criar um tópico novo a partir daquele post.


          EDIT: Feito

          Comentário


            #6
            edit enganei-me

            Comentário


              #7
              Não percebi foi a parte do "sem fundamentação técnica" ... as normas euro I não acentam em fundamentações técnicas?

              Comentário


                #8
                Isso também se aplica aos fumarentos do açu que em teoria até são Euro 3 ou 4?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
                  Não percebi foi a parte do "sem fundamentação técnica" ... as normas euro I não acentam em fundamentações técnicas?

                  Claro que Sim, mas porquê 1991, se existem veiculos que em 1990 e antes, já cumpriam com a Norma Euro1?

                  Comentário


                    #10
                    Acho muito bem, está na altura de começar a descartar essas maquinas e melhorar a qualidade do ar nessas zonas da capital.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                      Proibir todas as viaturas anteriores a 1991, ainda é muito veiculo. O estranho é que alguns dos que estão a ser proibidos cumprem com a Norma de poluição Euro1.

                      Qual é afinal o criterio?

                      Terá a C.M.L mais capacidade tecnica para avaliar os veiculos que o IMTT?

                      As moto4 com motores a dois tempos cumprem a Euro1!?
                      Se não estou em erro, em Portugal a imposição do catalisador só saiu para carros em que começaram a ser comercializados em 1993.

                      No entanto, não faltam aí carros que mesmo no final da década de 80, já tinham catalisador.

                      Agora coloca-se a questão de "às portas" de Lisboa, alguém aparecer com um carro desses e que acaba por cumprir a norma Euro I e ser-lhe negada a entrada...
                      Editado pela última vez por nto; 24 January 2011, 17:17.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Por acaso concordo, até porque está a centrar a discussão em outros aspectos que não Mercedes 190.

                        Vou criar um tópico novo a partir daquele post.


                        EDIT: Feito
                        De facto acho que é melhor centrar a questão num tópico isolado, do que estar incluída no tópico do 190 e acabar por passar um pouco ao lado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Se não estou em erro, em Portugal a imposição do catalisador só saiu para carros em que começaram a ser comercializados em 1993.

                          No entanto, não faltam aí carros que mesmo no final da década de 80, já tinham catalisador.

                          Agora coloca-se a questão de "às portas" de Lisboa, alguém aparecer com um carro desses e que acaba por cumprir a norma Euro I e ser-lhe negada a entrada...
                          E à boa moda portuguesa, passa ao lado um polvo Euro 4 (pelo menos no papel) que entra sem qualquer entrave.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                            Claro que Sim, mas porquê 1991, se existem veiculos que em 1990 e antes, já cumpriam com a Norma Euro1?
                            E há forma de saber exactamente quais são todos os carros pré Norma Euro I que cumprem essa norma? Eu compreendo esse teu ponto de vista, mas não me parece muito exequível andar a vasculhar dados de há 20 anos atrás à procura de exemplares que cumpriam a EuroI mas que na altura ainda não eram homologados.

                            Comentário


                              #15
                              A norma Euro 1 é muito permissiva: 2,72 de CO e 0,14 Particulas, no caso dos 2,72 de CO, qualquer viatura que passe na IPO, cumpre este criterio mesmo de 1970 e 1980.

                              Por isso eu referi que não entendo qual a aplicabilidade desta Norma, para este efeito.

                              E como já disseram e com razão, chega um Automobilista com uma viatura que cumpre a norma Euro 1, e como a viatura é de 1989, não pode passar, qual a sustentação legal e tecnica?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                A Câmara Municipal de Coimbra presidida por Antonio Costa, acaba de tomar uma decisão muito estranha, sem fundamentação tecnica e vai limitar o uso de viaturas como é o caso dos Mercedes 190 que não vão poder circular na Baixa de Lisboa
                                Hmmmm....
                                É um pequeno erro de localização ou de desatenção.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu acho que se queriam fazer a coisa bem feita. punham a polícia com máquinas de teste de C02, assim não havia qualquer tipo de dúvidas. E poderiam mesmo limitar a carros de alta cilindrada, que não fazem falta nenhuma à baixa.

                                  Na generalidade, concordo com a ideia (e contra mim falo, que tenho alguns carros que não passarão). Mas é preciso amadurecê-la e ajustar alguns pormenores.

                                  Comentário


                                    #18
                                    E os azeiteiros que que tiram o miolo aos catalizadores,também vão poder circular?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                      A norma Euro 1 é muito permissiva: 2,72 de CO e 0,14 Particulas, no caso dos 2,72 de CO, qualquer viatura que passe na IPO, cumpre este criterio mesmo de 1970 e 1980.

                                      Por isso eu referi que não entendo qual a aplicabilidade desta Norma, para este efeito.

                                      E como já disseram e com razão, chega um Automobilista com uma viatura que cumpre a norma Euro 1, e como a viatura é de 1989, não pode passar, qual a sustentação legal e tecnica?
                                      A Câmara de Lisboa de há uns tempos para cá não faz absolutamente NADA, tinham de inventar alguma coisa para parecer que estão a trabalhar...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Concordo. Teriam de adoptar um critério para reduzir o tráfego no local e esse parece-me perfeitamente válido.

                                        Originalmente Colocado por Ganoes Ver Post
                                        Hmmmm....
                                        É um pequeno erro de localização ou de desatenção.
                                        Estava a ver que ninguém reparava...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Alguém deu um peido e saiu uma ideia, só para não parecer que estão na Câmara sem fazer nada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ganoes Ver Post
                                            Hmmmm....
                                            É um pequeno erro de localização ou de desatenção.
                                            Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                            Concordo. Teriam de adoptar um critério para reduzir o tráfego no local e esse parece-me perfeitamente válido.

                                            Estava a ver que ninguém reparava...
                                            Também já tinha reparado que a cara não batia com a careta, mas não era isso que inviabilizava ou não o comentário da notícia.

                                            Acho que convém alertar o autor, de que o "redactor" da notícia não estava com a cabeça em Lisboa.
                                            Editado pela última vez por nto; 24 January 2011, 18:42.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já me estava a assustar.

                                              Estava a ver que não podia ir trabalhar de chaço para a Baixa Lisboeta.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tenho sérias dúvidas que o meu corsa 1.5d seja mais poluente que um qualquer tdi...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ganoes Ver Post
                                                  Hmmmm....
                                                  É um pequeno erro de localização ou de desatenção.

                                                  Muito Obrigado, já corrigi.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pessoalmente o criterio dos 20 anos acho muito vago, e utilizando como argumentação a Norma Euro 1, vai dar lugar a muitas injustiças.

                                                    Se o objectivo é não poluir tem que se estabelecer um criterio cientifico e ele tem de ser transparente para todos.

                                                    Obvio que por trás desta medida deve estar o desejo de no futuro só circularem na Baixa, veiculos electricos, que não poluem na Baixa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                      Pessoalmente o criterio dos 20 anos acho muito vago, e utilizando como argumentação a Norma Euro 1, vai dar lugar a muitas injustiças.

                                                      Se o objectivo é não poluir tem que se estabelecer um criterio cientifico e ele tem de ser transparente para todos.

                                                      Obvio que por trás desta medida deve estar o desejo de no futuro só circularem na Baixa, veiculos electricos, que não poluem na Baixa.
                                                      Claro, mais dois anos e o critério passa a ser EuroII e por aí adiante.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                        Pessoalmente o criterio dos 20 anos acho muito vago, e utilizando como argumentação a Norma Euro 1, vai dar lugar a muitas injustiças.

                                                        Se o objectivo é não poluir tem que se estabelecer um criterio cientifico e ele tem de ser transparente para todos.

                                                        Obvio que por trás desta medida deve estar o desejo de no futuro só circularem na Baixa, veiculos electricos, que não poluem na Baixa.
                                                        Mas mais vale fazerem esta medida de veículos posteriores a 91 ou norma Euro1 do que meterem exclusivamente eléctricos ou híbridos e porem portagens para os outros como em Londres...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                          E poderiam mesmo limitar a carros de alta cilindrada, que não fazem falta nenhuma à baixa.
                                                          Fazem falta sim. Alegram o dia de quem os vê a passar.

                                                          Sem ofensa mas prefiro que te proíbam a ti de passar na baixa que um Ferrari. Além de que se conduzes um carro a gasóleo libertas mais cancro do que um superdesportivo.

                                                          Agora se não concordo com proibições concordo completamente que se aplique o sistema de Londres. Que se pague uma portagem para entrar na baixa, portagem essa que varie conforme a poluição que o carro emite. Mas calculada de forma justa. Não é para um carro a gasolina só por ser V6 pagar um balúrdio e um Ibiza TDI a deitar fumo preto não pagar quase nada.
                                                          Editado pela última vez por TripleT; 24 January 2011, 18:59.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Realmente esta notícia ainda está numa fase muito embrionário e que deverá amadurecer, bem como a forma da sua aplicabilidade.

                                                            É que pegando no exemplo de carros anteriores a 1991, temos casos em que há carros (e que já foi referido), que já tinham catalisador nessa altura (e respeitavam já a norma Euro I).

                                                            Sendo que, ou as autoridades terão a lista das matrículas, para saberem que determinada letra da matrícula corresponde ao ano 91 ou 92, ou então, haverá casos de carros que eram comercializados em 1988 (mero exemplo), mas que também o eram em 1991 ou 1992 (antes das matriculas passarem a ter as letras no fim).

                                                            P.S: Eu sei que pelo livrete/DUA se pode ver o ano do carro, mas estou a levantar a questão de não ser pedido os documentos ao proprietário, em olhar somente para a matrícula e dar o aval para "entrar" na baixa de Lisboa.
                                                            Editado pela última vez por nto; 24 January 2011, 19:13.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X