Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de 1º carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Compra de 1º carro

    Boas,

    É o meu 1º comentário neste fórum apesar de já o ter visitado algumas vezes. Espero também que seja o 1º de muitos.

    O que se passa é o seguinte: estou a finalizar a licenciatura e com a possibilidade de regressar aos Açores por tempo indeterminado. Mesmo que fique cá, no "contenente", terei que comprar um carro...o meu primeiro carro.

    O que procuro? Um carro versátil acima de tudo. Um On e offroad (básico) para fazer não mais que 30/40km diários e ao f-d-s fazer umas brincadeiras (nada de TT a sério, apenas trilhos). De preferência a gasóleo e de manutenção barata/simples. Consumo médio não superior a 8/9L.

    Ok, e agora é que vem a comicidade da coisa (para alguns): estou a equacionar seriamente comprar um Lada Niva. Gosto do carro, preenche os meus requisitos...apenas há um senão...como é que vou arranjar consenso com o conselho de administração (pais) para a compra deste bicho comuna?

    Alternativas e sugestões são bem vindas

    PS: esqueci-me de referir que não pretendo gastar mais de 3 mil euros na compra.

    #2
    Antes de chegar à parte em que escreveste Lada Niva, era o que estava a pensar. É isso. Grandes máquinas.

    Lada niva - Trovit Automóveis Tens aqui vários.

    Comentário


      #3
      Boas jfire. Eu tenho andado a ver disso.

      Aliás, ainda ontem fui ver um sem compromisso. É um Niva 1.9D, 1996, 140 mil km. O carro esteve parado durante alguns anos e o seu actual dono há poucos meses juntou-se a 1 amigo para recuperar o carro. Levou calços à frente e atrás, correia de distribuição, tubos do motor, pneus, etc etc. O único senão do carro é mesmo a pintura...se for para leva-lo para os Açores em 1 ano aquela tinta vai virar ferrugem a sério (humidade + água salgada). De resto, um retoque aqui e ali, nada de substancial. Passou na revisão s/ registo nenhum há cerca de 2 meses.

      Eu não me queria cingir só ao niva, mas a verdade é que não encontro no mercado nenhum carro que preencha os meus requisitos. Se souberem de algum...

      Comentário


        #4
        Acho que para esses requisitos e minimamente fiável, só o Lada ou o UMM, penso que o Lada tem menos valor de mercado, logo terás mais por onde escolher.

        Boas sugestões Jfire

        Comentário


          #5
          O UMM é "bruto" demais e mais caro que o Niva. Mas obrigado pelo comment digcb ;)

          Comentário


            #6
            Recomendo-te mais um suzuki samurai!
            Além de não ser grande produto deve ser mais complicado arranjar peças para o Niva, principalmente nos Açores.
            E o samurai é cabrio!
            Suzuki Samurai soft-top, 3.900 EUR, Odemira - Standvirtual

            Comentário


              #7
              Eh pá, um amigo meu tem um UMM e como carro do dia-a-dia, aquilo é "bera". Faz médias entre os 12 e os 14l/100km (com condução calma, mas o carro não anda nada), é muito desconfortável e extremamente ruidoso. A manutenção é barata e é relativamente fiável. Aquilo é excelente para fazer TT (mais trial), mas em estrada é uma má (péssima) aposta.

              Eu, no teu lugar, procurava algo na ordem do Suzuki Samurai, Nissan Patrol HT, Mitsubishi Pajero curto, etc. Mas com este género de veículos, no dia-a-dia, não é fácil fazer consumos inferiores a 9l/100km. Em cidade, então, é muito muiiiitoooo complicado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Flames Ver Post
                Boas jfire. Eu tenho andado a ver disso.

                Aliás, ainda ontem fui ver um sem compromisso. É um Niva 1.9D, 1996, 140 mil km. O carro esteve parado durante alguns anos e o seu actual dono há poucos meses juntou-se a 1 amigo para recuperar o carro. Levou calços à frente e atrás, correia de distribuição, tubos do motor, pneus, etc etc. O único senão do carro é mesmo a pintura...se for para leva-lo para os Açores em 1 ano aquela tinta vai virar ferrugem a sério (humidade + água salgada). De resto, um retoque aqui e ali, nada de substancial. Passou na revisão s/ registo nenhum há cerca de 2 meses.

                Eu não me queria cingir só ao niva, mas a verdade é que não encontro no mercado nenhum carro que preencha os meus requisitos. Se souberem de algum...
                Flames, claro que não te deves cingir para já só ao Niva. Jipe puro e duro, com bons indicies de fiabilidade e boas capacidades TT. Estou em crer que encontrarás carros destes em bom estado. Realmente peças nos Açores para estas máquinas será provavelmente mais difícil, mas tudo se arranja.
                Chegas-te a andar no jipe que referes? Se não o conduziste, conduz. Nada como teres uma percepção real da máquina.

                Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                Acho que para esses requisitos e minimamente fiável, só o Lada ou o UMM, penso que o Lada tem menos valor de mercado, logo terás mais por onde escolher.

                Boas sugestões Jfire
                Um abraço rapaz

                Comentário


                  #9
                  É o contrário, um jipe faz facilmente melhores consumos em cidade no que em nacional. A partir dos 80, 90 começa o consumo a aumentar exponencialmente.

                  Eu francamente não me metia num lada niva, aquilo é material ordinário e a falta de qualidade é muito notória. E há sempre ocasiões em que precisamos de um carro que seja polivalente especialmente em estrada. Esse carro em estrada é um martírio.

                  Eu equacionaria um jipe sim, eu tenho um e gosto de fazer dia a dia nele mas teria de ser mais recente, pajero, terrano, land cruiser e um bocadinho mais virado para estrada.

                  Comentário


                    #10
                    Só que esses jipes não estão ao meu alcance. São mais caros e consomem mais.

                    Em relação às peças, isso não me parece que venha a ser um gd problema. A Lada tem um representante em Portugal (Lada Magerit) e pelo que os nivistas me dizem, no ebay arranja-se barato e bom.

                    Ontem não fiz test-drive, foi o meu primeiro contacto com o carro e sinceramente não me sentia à vontade para conduzir em pleno centro de Lx, ainda para mais quando estou sem conduzir há 5 meses.

                    Falaram aí no Samurai...mas esse já vai para os 5/6 mil euros, e pelo que me dizem não são assim tão fiáveis quanto isso...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Flames Ver Post
                      Só que esses jipes não estão ao meu alcance. São mais caros e consomem mais.

                      Em relação às peças, isso não me parece que venha a ser um gd problema. A Lada tem um representante em Portugal (Lada Magerit) e pelo que os nivistas me dizem, no ebay arranja-se barato e bom.

                      Ontem não fiz test-drive, foi o meu primeiro contacto com o carro e sinceramente não me sentia à vontade para conduzir em pleno centro de Lx, ainda para mais quando estou sem conduzir há 5 meses.

                      Falaram aí no Samurai...mas esse já vai para os 5/6 mil euros, e pelo que me dizem não são assim tão fiáveis quanto isso...
                      Sinceramente, já me pareces pré-decidido. Mas se estás preocupado com a fiabilidade, o Lada Niva deveria ser uma das últimas escolhas... Além de que se arranja Nissan Patrol e Mitsubishi Pajero por cerca de 3000€, tem é que se procurar (são mais antigos). O Land Cruiser já é um pouco mais complicado, pois é, normalmente, mais caro. O Lada Niva, pelo que sei, vai ser uma dor de cabeça e os consumos são muita coisa, mas brilhantes não é uma delas. Aliás, se vires aqui http://www.spritmonitor.de/de/uebers...ml?powerunit=2 , o consumo médio dos Lada anda entre os 10 e os 13l/100km, sendo a melhor marca os 9,11l/100km!
                      Editado pela última vez por LuisMiguel; 05 July 2011, 14:00.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                        É o contrário, um jipe faz facilmente melhores consumos em cidade no que em nacional. A partir dos 80, 90 começa o consumo a aumentar exponencialmente.

                        Eu francamente não me metia num lada niva, aquilo é material ordinário e a falta de qualidade é muito notória. E há sempre ocasiões em que precisamos de um carro que seja polivalente especialmente em estrada. Esse carro em estrada é um martírio.

                        Eu equacionaria um jipe sim, eu tenho um e gosto de fazer dia a dia nele mas teria de ser mais recente, pajero, terrano, land cruiser e um bocadinho mais virado para estrada.
                        Quanto à parte dos consumos, se for em cidade à noite sem trânsito, talvez. Se for de dia, com trânsito duvido. De qualquer modo, um jipe, em EN, não é recomendável andar a mais de 80~90km/h. Se for um UMM ou um Lada Niva, então, 90km/h só em AE!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                          Sinceramente, já me pareces pré-decidido. Mas se estás preocupado com a fiabilidade, o Lada Niva deveria ser uma das últimas escolhas...
                          Sim, estou pré-decidido. Já tentei ver de alternativas e não estou nada inclinado para fazer a compra do costume (clio, punto, polo, etc). Dar 4 ou 5 mil euros por um carro a gasóleo com quase, ou mais de, 200 mil km (na maioria dos casos em cidade) não é de modo algum algo que me agrade. Em relação à fiabilidade dos Niva, parece-me mais mito que outra coisa. Isso da fiabilidade tem mt que se lhe diga, e falo por experiência familiar. O carro mais caro que compramos até hoje, foi também aquele que deu mais problemas, um Renault Scenic 1.4 de 1999.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Flames Ver Post
                            Sim, estou pré-decidido. Já tentei ver de alternativas e não estou nada inclinado para fazer a compra do costume (clio, punto, polo, etc). Dar 4 ou 5 mil euros por um carro a gasóleo com quase 200 mil km (na maioria dos casos em cidade) não é de modo algum algo que me agrade. Em relação à fiabilidade dos Niva, parece-me mais mito que outra coisa. Isso da fiabilidade tem mt que se lhe diga, e falo por experiência familiar. O carro mais caro que compramos até hoje, foi também aquele que deu mais problemas, um Renault Scenic 1.4 de 1999.
                            Óbvio que não estou a falar pelo preço. Eu já comprei um Yaris com 173.000km que me deu menos chatices que o Prius novo! Tu é que és dono de ti e do teu dinheiro e desejo muito boa sorte com a tua compra. De qualquer modo, é sempre muito má opção partir para a compra de um carro já "pré-decidido", pois o carro é um "investimento" demasiado avultado para se fazer com a cabeça já feita. Pensa friamente, tem calma e procura com cuidado. aliás, se leres os meus posts com cuidado, vais reparar que em lado nenhum disse para comprares um Clio, um Polo ou outra coisa qualquer.

                            Comentário


                              #15
                              susuki samurai e a escolha ideal

                              Comentário


                                #16
                                @LuisMiguel: O Niva 1.9D deve andar à volta dos 9.5L de média. A maior parte dos carros que estão nesse link são a versão 1.7i a gasolina.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                  Óbvio que não estou a falar pelo preço. Eu já comprei um Yaris com 173.000km que me deu menos chatices que o Prius novo! Tu é que és dono de ti e do teu dinheiro e desejo muito boa sorte com a tua compra. De qualquer modo, é sempre muito má opção partir para a compra de um carro já "pré-decidido", pois o carro é um "investimento" demasiado avultado para se fazer com a cabeça já feita. Pensa friamente, tem calma e procura com cuidado. aliás, se leres os meus posts com cuidado, vais reparar que em lado nenhum disse para comprares um Clio, um Polo ou outra coisa qualquer.
                                  Eu ainda estou a fazer o estudo do mercado. Quando falei nos "clios" e nos "polos" não estava a referir-me a ti, mas sim ao facto de maioria da malta que compra carro pela primeira vez optar por um desses modelo da praxe. Eu quero acima de tudo comprar um carro do qual goste, isso para mim é fundamental. Quando se gosta, o interesse e dedicação são colocados a outro nível.

                                  Tanto é que eu perguntei-vos por alternativas. Falaram no Pajero e Patrol...mas a esses não lhes chego, são caros em tudo :\. O Samurai...epah nunca gostei do raio do carro :p

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Flames Ver Post
                                    Eu ainda estou a fazer o estudo do mercado. Quando falei nos "clios" e nos "polos" não estava a referir-me a ti, mas sim ao facto de maioria da malta que compra carro pela primeira vez optar por um desses modelo da praxe. Eu quero acima de tudo comprar um carro do qual goste, isso para mim é fundamental. Quando se gosta, o interesse e dedicação são colocados a outro nível.

                                    Tanto é que eu perguntei-vos por alternativas. Falaram no Pajero e Patrol...mas a esses não lhes chego, são caros em tudo :\. O Samurai...epah nunca gostei do raio do carro :p
                                    E acho que fazes muito bem! Só disse para teres juízo. De qualquer modo, acho que estava lá um com motor a gasóleo. E mesmo nesse Diesel, acho que não vai ser fácil fazeres os 9,5l/100km. De qualquer modo, a mim custa-me muito a acreditar que esse carro tenha bons padrões de fiabilidade, antes pelo contrário. De qualquer modo, boa sorte!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Em termos de motor acho que, e à partida, têm alguma fiabilidade. O 1.9D vem equipado com um motor Peugeot.

                                      Mas já agora, e porque eu não posso colocar modelo/carro nenhum de parte...qual será o preço médio de um 206 a gasóleo (5 lugares) com menos de 150 mil km e com no máximo 10/11 anos (+-) ?
                                      Editado pela última vez por Flames; 05 July 2011, 14:24.

                                      Comentário


                                        #20
                                        E um Kia Sportage?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Flames Ver Post
                                          Sim, estou pré-decidido. Já tentei ver de alternativas e não estou nada inclinado para fazer a compra do costume (clio, punto, polo, etc). Dar 4 ou 5 mil euros por um carro a gasóleo com quase, ou mais de, 200 mil km (na maioria dos casos em cidade) não é de modo algum algo que me agrade. Em relação à fiabilidade dos Niva, parece-me mais mito que outra coisa. Isso da fiabilidade tem mt que se lhe diga, e falo por experiência familiar. O carro mais caro que compramos até hoje, foi também aquele que deu mais problemas, um Renault Scenic 1.4 de 1999.
                                          Não é mito, o carro é frágil. Se andares sempre com ele nas palminhas tal como outro carro qualquer é expectável que dure mas por comparação a outros da época é sempre o elo mais fraco.

                                          @LuísMiguel, um jipe embora dessa altura possa não declarar grandes número de binário, a cilindrada está lá e isso nota-se bem no pisar do pé. Consegues andar em cidade em mudanças baixas e a um 1/5 de acelerador, não precisas acelerar quase nada para fazeres os pontos de embraiagem etc. Em cidade ou viagens muito nas calmas conseguem-se consumos perto dos 8L aos 100, mas por outro lado são muito sensíveis ao acelerador e 5 pisadelas a fundo (ao contrário de um carro normal) são suficientes para lixar completamente uma média de consumo. Viagens em AE a aproximar-se dos 140 falamos de valores de consumo superiores a 15L, daí para cima o céu é o limite. É por isso que digo que em cidade, voltinhas e tal ainda é como o outro mas para fazer km's não prestam.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                            E um Kia Sportage?
                                            Olha que...

                                            PS: Devem é beber bastante n?

                                            Comentário


                                              #23
                                              @Vindaloo: Mas já tiveste um Niva? Ou conheces alguém que tenha tido? Não estou de modo algum a armar-me em teimoso ou insolente :P, apenas gostaria de saber em que é que te baseias para dizer que o carro é frágil.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Flames Ver Post
                                                Olha que...

                                                PS: Devem é beber bastante n?
                                                8 ou 9 em condução normal.

                                                Cheguei a ver um a beber 13, mas fez quase 200 km de AE literalmente a fundo, carregado com 4 pessoas (duas delas acima dos 100 kg) e bagagens

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Flames Ver Post
                                                  Só que esses jipes não estão ao meu alcance. São mais caros e consomem mais.

                                                  Em relação às peças, isso não me parece que venha a ser um gd problema. A Lada tem um representante em Portugal (Lada Magerit) e pelo que os nivistas me dizem, no ebay arranja-se barato e bom.

                                                  Ontem não fiz test-drive, foi o meu primeiro contacto com o carro e sinceramente não me sentia à vontade para conduzir em pleno centro de Lx, ainda para mais quando estou sem conduzir há 5 meses.

                                                  Falaram aí no Samurai...mas esse já vai para os 5/6 mil euros, e pelo que me dizem não são assim tão fiáveis quanto isso...
                                                  Nope! Pouco mais de 3000€! A mecânica é peugeot! E os consumos são muito inferiores aos do Niva!
                                                  Mas estou convicto que quando conduzires o Niva facilmente te aperceberás do chasso que é! Trata-se de um veiculo projectado em 1977, à quase 34 anos!Basicamente é um Fiat 127 mas mais alto!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ontem fiz umas pesquisas e não encontrei nada de decente abaixo dos 3500 euros...e mesmo que encontrasse não sei, não vou nada à bola com o Samurai.

                                                    Apesar de não ter conduzido o Niva (ainda) não estou propriamente com mt receio disso (só se for mesmo uma condução do outro mundo). O 1º carro que comecei a conduzir depois de tirar carta foi uma Toyota Hilux 2.4D de 1999, depois pelo meio ainda dei umas voltitas no Cherokee Sport de um amigo meu, e finalmente passaram-me para a mão o carro da família, um Clio 1.5 dci de 2009. Apesar de achar o Clio um carro bastante interessante...continuo a preferir carros mais brutos e mais altos. A velocidade não me atrai, prefiro sentir a potência do motor a isso.

                                                    Esse Kia Sportage é uma novidade para mim. O que têm a dizer do carro?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                                                      Não é mito, o carro é frágil. Se andares sempre com ele nas palminhas tal como outro carro qualquer é expectável que dure mas por comparação a outros da época é sempre o elo mais fraco.

                                                      @LuísMiguel, um jipe embora dessa altura possa não declarar grandes número de binário, a cilindrada está lá e isso nota-se bem no pisar do pé. Consegues andar em cidade em mudanças baixas e a um 1/5 de acelerador, não precisas acelerar quase nada para fazeres os pontos de embraiagem etc. Em cidade ou viagens muito nas calmas conseguem-se consumos perto dos 8L aos 100, mas por outro lado são muito sensíveis ao acelerador e 5 pisadelas a fundo (ao contrário de um carro normal) são suficientes para lixar completamente uma média de consumo. Viagens em AE a aproximar-se dos 140 falamos de valores de consumo superiores a 15L, daí para cima o céu é o limite. É por isso que digo que em cidade, voltinhas e tal ainda é como o outro mas para fazer km's não prestam.
                                                      Bem, eu já andei com um jipe dessa altura várias vezes. Tenho um amigo meu que tem um UMM Alter II e, com técnicas de hipermilling faz, a ir do centro de Lisboa para Miraflores, médias de 12 a 14l/100km. E estamos a falar de uma pessoa que bate recordes de consumos com carros "normais"!

                                                      De qualquer modo, pelo que leio no tópico, o user quer um Lada à força toda, ainda que seja um carro que saiu em 1977 e, mesmo nessa época, já estava desactualizado face à concorrência ocidental! Só lhe desejo boa sorte na compra. Além do mais, falas em velocidades de 140km/h, o que, num Lada ou num UMM, além de ser virtualmente impossível atingir essas velocidades, chegar lá perto necessariamente implica ter perdido o amor à vida.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A velocidade máxima do Niva deve rondar os 125/130km/h. É-me indiferente, não quero um carro para grandes velocidades. Ser limitado desse ponto de vista até traz os seus benefícios.

                                                        PS: Acho que não se pode comparar o motor do UMM Alter II com o do Niva (1.9D). O primeiro é claramente mais gastador.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Podes sempre optar por uma coisa mais pequena, do tipo Daihatsu Terrios ou Suzuki Jimny

                                                          Daihatsu Terios DA+VIDROS+JANTES, 2.390 EUR, Caldas Da Rainha - Standvirtual
                                                          Daihatsu Terios 1.3 4x4, 1.700 EUR, Faro - Standvirtual
                                                          Suzuki Jimny 1.3i, 4.200 EUR, Coimbra - Standvirtual
                                                          Suzuki Jimny 1.3 GLX A/C, 3.750 EUR, Custoias - Standvirtual

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Obrigado pelas sugestões cunhão...o problema é que esses 4 são todos a Gasolina. Não estou prai virado ;)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X