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Será que este sistema da Renault e da Nissan irá substituir as bombas de gasolina?

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    Será que este sistema da Renault e da Nissan irá substituir as bombas de gasolina?

    É interessante.










    Editado pela última vez por Honda20; 16 July 2011, 18:58.

    #2









    Comentário


      #3
      Já estou a imaginar a paragem nas boxes na Formula 1, lindo!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Honda20 Ver Post
        É interessante.

        Já há muito é conhecido o esquema de aluguer das baterias que a Renault propõe para os seus eléctricos (os carros serão vendido sem baterias, depois tens de fazer um crontato com a Renault de xx € / mês para pagar o aluguer das baterias).

        E uma das coisas que a Renault tem vindo a falar é precisamente num sistema de troca de baterias, em que deixa uma bateria descarregada e colocam-te uma carregadinha no carro. Por este video parece que isso não é só rumor/sugestão da Renault, parecem estar mesmo a trabalhar nesse sentido.

        Agora, daí até este sistema substituir as bombas de gasolina ainda vai uma grande distância...

        Comentário


          #5
          Vai haver baterias marca branca?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por betel Ver Post
            Já há muito é conhecido o esquema de aluguer das baterias que a Renault propõe para os seus eléctricos (os carros serão vendido sem baterias, depois tens de fazer um crontato com a Renault de xx € / mês para pagar o aluguer das baterias).

            E uma das coisas que a Renault tem vindo a falar é precisamente num sistema de troca de baterias, em que deixa uma bateria descarregada e colocam-te uma carregadinha no carro. Por este video parece que isso não é só rumor/sugestão da Renault, parecem estar mesmo a trabalhar nesse sentido.

            Agora, daí até este sistema substituir as bombas de gasolina ainda vai uma grande distância...
            Sim mas a ideia é fazer destas estações "bombas de gasolina" eléctricas. E que pode ser seguido por outros fabricantes. Imagina uma estação destas por exemplo em cada distribuidor da Renault. Na região de Lisboa existem uns 4 ou 5, depois mais 1 por distrito e ficaria o problema da autonomia resolvido.

            Na Dinamarca até à Primavera do próximo ano instalarão 20 estações deste tipo e no Japão a Nissan já testou este sistema em Taxis de uma das cidades mais congestionadas do Mundo, Tóquio, e correu bem. Acho que este sistema é bastante interessante.

            Comentário


              #7
              Para isto substituir as bombas de gasolina teria que haver milhões de baterias espalhadas pelas milhares de bombas que existem no país....

              nunca na vida... completamente inviável.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por WM Ver Post
                Para isto substituir as bombas de gasolina teria que haver milhões de baterias espalhadas pelas milhares de bombas que existem no país....

                nunca na vida... completamente inviável.
                bastava haver 1.5X de baterias relativamente ao numero de carros já que elas carregam depressa se for com uma forma especial qualquer

                pensando nisso se calhar até bastava bem menos que isso porque toda a gente nao vai trocar no mesmo dia, ou seja nem precisas de tantas quando o numero de carros

                Comentário


                  #9
                  Isto só será viável se o custo de trocar uma bateria for BEM inferior ao custo de abastecer.

                  Se sonham com viagens gratuitas (ou quase), esqueçam. Imaginem que todos os carros fossem assim... o trânsito seria um inferno. Seria um trânsito sem gases poluentes, é certo, mas mesmo assim um inferno.

                  As portagens urbanas serão uma realidade.

                  Comentário


                    #10
                    caramba... porque será que só vejo "Velhos do Restelo"?
                    Eu sei que a malta gosta é do "pitroil" e derivados, mas não seria bom começar a perceber que caminhamos cada vez mais para isto e tentarmos, ao menos tentarmos, dar uma chance para que estas coisas resultem? A bem do planeta?
                    Onde estaríamos nós se por cada nova tecnologia que despontasse, se olhasse só para os problemas e se a coisa tivesse parado por aí?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por voabaixinho Ver Post
                      caramba... porque será que só vejo "Velhos do Restelo"?
                      Eu sei que a malta gosta é do "pitroil" e derivados, mas não seria bom começar a perceber que caminhamos cada vez mais para isto e tentarmos, ao menos tentarmos, dar uma chance para que estas coisas resultem? A bem do planeta?
                      Onde estaríamos nós se por cada nova tecnologia que despontasse, se olhasse só para os problemas e se a coisa tivesse parado por aí?
                      Produzir baterias em doses elevadas é algo que podes dizer ser"A bem do planeta?"

                      As Baterias possuem ácido, chumbo e metais pesados que no meio ambiente poluem por centenas de anos e afectam em modo directo a saúde de todos os seres vivos.


                      Toda a gente fala de carros a electricidade como carros emissões zero, e olhar as coisas desse modo para mim é ser-se infantil e ingénuo.

                      Eu sou mais que a favor de alternativas aos combustiveis fosseis, mas não desta maneira.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por WM Ver Post
                        Produzir baterias em doses elevadas é algo que podes dizer ser"A bem do planeta?"

                        As Baterias possuem ácido, chumbo e metais pesados que no meio ambiente poluem por centenas de anos e afectam em modo directo a saúde de todos os seres vivos.


                        Toda a gente fala de carros a electricidade como carros emissões zero, e olhar as coisas desse modo para mim é ser-se infantil e ingénuo.

                        Eu sou mais que a favor de alternativas aos combustiveis fosseis, mas não desta maneira.
                        Estamos a falar de baterias de iões de lítio!Estas são recicláveis e são inofensivas para o meio ambiente.

                        Comentário


                          #13
                          Existe um problema em relação as baterias dos dois fabricantes.
                          Esse sistema é parta a renault e para a nissa. A renault é por aluguer de baterias. Enquanto a nissan compras a bateria com o carro.
                          O problema nisto tudo é que tu tens a tua bateria da nissan bem consevada e vais trocar a bateria, e põe a bateria que o outro carro usou e se calhar o antigo dono daquela bateria não usou como devia de ser e viciou a bateria. No final pagamos uma bateria que é nossa e temos que trocar e usar a dos outros.
                          Enquanto na renault não há problema porque tu pagas ao fim do mês o aluguer. E se a bateria não estiver em boas condições a renault recolhe e mete outra.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Honda20 Ver Post
                            Estamos a falar de baterias de iões de lítio!Estas são recicláveis e são inofensivas para o meio ambiente.
                            Existe um projecto Português, se não estou em erro de uma faculdade em viseu, que encontra-se a desenvolver uma bateria que usa a condutividade de fibras de papel, e é 100% reciclável e inofensiva para o meio ambiente.


                            Dizer que as baterias de Iões de lítio são recicláveis é uma coisa,dizer que são inofensivas para o ambiente é outra.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por WM Ver Post
                              Existe um projecto Português, se não estou em erro de uma faculdade em viseu, que encontra-se a desenvolver uma bateria que usa a condutividade de fibras de papel, e é 100% reciclável e inofensiva para o meio ambiente.


                              Dizer que as baterias de Iões de lítio são recicláveis é uma coisa,dizer que são inofensivas para o ambiente é outra.
                              Nem se comparam às baterias de chumbo, Essas sim são perigosas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                Produzir baterias em doses elevadas é algo que podes dizer ser"A bem do planeta?"

                                As Baterias possuem ácido, chumbo e metais pesados que no meio ambiente poluem por centenas de anos e afectam em modo directo a saúde de todos os seres vivos.


                                Toda a gente fala de carros a electricidade como carros emissões zero, e olhar as coisas desse modo para mim é ser-se infantil e ingénuo.

                                Eu sou mais que a favor de alternativas aos combustiveis fosseis, mas não desta maneira.
                                Qualquer automóvel possui baterias, como os telemóveis e computadores. Pilhas também têm os brinquedos, comandos, auriculares, lanternas, etc, etc.
                                Falar de baterias ao nível do fabrico implica conhecer melhor como este acontece. As de chumbo e de NimH são totalmente revicláveis, o que reduz em muito o processo de produção de matéria-prima. Já as iões de Lítio ainda não têm na reciclagem uma viabilidade ambiental e económica conhecida, mas vão sendo guardadas para essa ocasião.

                                Este impacto ambiental é menor do que a opinião pública percebe...como o impacto ambiental do crude é maior do que a opinião pública percebe...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                  Qualquer automóvel possui baterias, como os telemóveis e computadores. Pilhas também têm os brinquedos, comandos, auriculares, lanternas, etc, etc.
                                  Falar de baterias ao nível do fabrico implica conhecer melhor como este acontece. As de chumbo e de NimH são totalmente revicláveis, o que reduz em muito o processo de produção de matéria-prima. Já as iões de Lítio ainda não têm na reciclagem uma viabilidade ambiental e económica conhecida, mas vão sendo guardadas para essa ocasião.

                                  Este impacto ambiental é menor do que a opinião pública percebe...como o impacto ambiental do crude é maior do que a opinião pública percebe...
                                  Pois e existem diversas empresas a trabalhar nesse sentido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    é sempre o busilis nesta questão... a tecnologia ainda não acompanha as necessidades actuais.

                                    Comentário


                                      #19
                                      nao consigo ver a noticia....mas acho que isso já nao é a solução da renault....a renault/nissan vao apostar em vender os carros com uma garantia e arrendar as baterias...ficando o medo dos problemas de fiabilidade do lado do comprador. Mas não é ir as boxes trocar de bateria...é carregar em casa como os outros, só que se tiver problemas mandas aquela embora e compras outra.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Honda20 Ver Post
                                        Sim mas a ideia é fazer destas estações "bombas de gasolina" eléctricas. E que pode ser seguido por outros fabricantes. Imagina uma estação destas por exemplo em cada distribuidor da Renault. Na região de Lisboa existem uns 4 ou 5, depois mais 1 por distrito e ficaria o problema da autonomia resolvido.

                                        Na Dinamarca até à Primavera do próximo ano instalarão 20 estações deste tipo e no Japão a Nissan já testou este sistema em Taxis de uma das cidades mais congestionadas do Mundo, Tóquio, e correu bem. Acho que este sistema é bastante interessante.
                                        Sim, uma estação destas em cada distribuidor da própria marca acredito que seja viável. Não será viável, pelo menos para já, é estações destas substituir as bombas de gasolina, porque isso implicava que todos os construtores usassem o mesmo tipo de tecnologia, ie, no mínimo todos os construtores tinha de ter um sistema que permitisse retirar a bateria pelo exterior do carro. E se as baterias dos vários construtores não forem todas iguais (como não são neste momento), ainda tem mais o problema do stock que as bombas passam a ter de fazer...

                                        Também podes olhar para isto como uma possibilidade de "desenrascar". Pq apesar de alugares a bateria à Renault, podes perfeitamente carregar o carro em casa. Só em caso de, por ex, precisares mesmo de andar mais uns Kms e a carga estiver quase a acabar, então passas numa estação destas e tás desenrascado.

                                        De outra forma, mesmo com as cargas rápidas, ir a uma "bomba de gasolina eletrica" e demorar 30 minutos a carregar... Imagina o tamanho das filas! O 3ª da fila vai lá ficar 1h30...

                                        Pessoalmente gosto mais do Hidrogenio e das pilhas de combustivel. Só deita H2O pelo "escape", não tem as baterias a acrescentar muitos Kgs de peso ao carro, e não corres o risco de "viciar" a bateria e ficares com uma autonomia reduzida... Algo semelhante ao Honda FCX Clarity, que já é comercializado nos EUA (na California).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                          nao consigo ver a noticia....mas acho que isso já nao é a solução da renault....a renault/nissan vao apostar em vender os carros com uma garantia e arrendar as baterias...ficando o medo dos problemas de fiabilidade do lado do comprador. Mas não é ir as boxes trocar de bateria...é carregar em casa como os outros, só que se tiver problemas mandas aquela embora e compras outra.
                                          O problema nisso é teres de comprar outra.

                                          Existe um problema em relação as baterias dos dois fabricantes.
                                          Esse sistema é parta a renault e para a nissa. A renault é por aluguer de baterias. Enquanto a nissan compras a bateria com o carro.
                                          O problema nisto tudo é que tu tens a tua bateria da nissan bem consevada e vais trocar a bateria, e põe a bateria que o outro carro usou e se calhar o antigo dono daquela bateria não usou como devia de ser e viciou a bateria. No final pagamos uma bateria que é nossa e temos que trocar e usar a dos outros.
                                          Enquanto na renault não há problema porque tu pagas ao fim do mês o aluguer. E se a bateria não estiver em boas condições a renault recolhe e mete outra.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                            é sempre o busilis nesta questão... a tecnologia ainda não acompanha as necessidades actuais.
                                            Sim mas essa questão tem a ver com viabilidade económica. Enquanto as baterias nao se massificarem nao é lucrativo existirem empresas que reciclem baterias, é lógico se existem poucas baterias para reciclar então as empresas têm pouco trabalho logo pouco lucro. Mas com a massificação das baterias de lítio esse tipo de empresas que recebem apoios dos governos funcionam sem problemas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              E as sandwiches???

                                              Este sistema da Better Place é interessante, sem dúvida, tratando-se de um curioso stop-gap enquanto a tecnologia de armazenamento de energia não der o esperado salto.
                                              No entanto, em alguns países europeus, como o UK, existe resistência ao sistema, já que o trocar de baterias é tão rápido e a permanência do condutor no interior do veículo no processo, que grande parte das estações de serviço prevêm forte quebra de receitas, por deixar de haver consumo nas lojas das mesmas, e daí as referidas sandwiches

                                              ALém disso, só a Nissan e Renault estão a apostar neste sistema e seria necessário um acordo universal entre construtores, criando um standard. Porque, por agora, vemos diversos caminhos a serem seguidos, e maior parte deles inclui a permanência das baterias no interior dos veículos. O standard obrigaria a que todos os veículos usassem um packaging semelhante no posicionamento das baterias e encaixe das mesmas à plataforma. Tendo em conta a variedade dimensional do parque automóvel, também isso implicaria ter packs de baterias de dimensões distintas sempre prontos a serem carregados. Por exemplo, imaginar um pack para um Smart e outro para um classe S eléctrico dá para ver de possiveis problemas nesta solução.

                                              A minha aposta recaíria talvez em desenvolver a tecnologia para um carregamento rápido das baterias, algo à volta dos 10, 15 min (mesmo que não implicasse recarregar completamente), o que fica dentro do tempo que normalmente passamos nas estações de serviço actuais. Parece impossivel, tendo em conta as horas necessárias hoje em dia para carregar as baterias de um carro eléctrico, mas já desde os anos 90 que têm sido apresentados, até pelos construtores, sistemas de carregamento rápido inferiores a 30 min. E principalmente, que tal sistema coexistisse nas estações de serviço actuais, reduzindo o investimento necessário inicial, como o que acontece com as estações de troca de baterias da Better Place.
                                              Faria todos felizes. Os que exploram as estações de serviço, os clientes, já que poderiam à mesma beber o seu cafezinho e comer a sua sandwich, e não seria necessário arranjar mais espaço para a criação de novas estruturas, fazendo uso já das existentes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                E as sandwiches???

                                                Este sistema da Better Place é interessante, sem dúvida, tratando-se de um curioso stop-gap enquanto a tecnologia de armazenamento de energia não der o esperado salto.
                                                No entanto, em alguns países europeus, como o UK, existe resistência ao sistema, já que o trocar de baterias é tão rápido e a permanência do condutor no interior do veículo no processo, que grande parte das estações de serviço prevêm forte quebra de receitas, por deixar de haver consumo nas lojas das mesmas, e daí as referidas sandwiches

                                                ALém disso, só a Nissan e Renault estão a apostar neste sistema e seria necessário um acordo universal entre construtores, criando um standard. Porque, por agora, vemos diversos caminhos a serem seguidos, e maior parte deles inclui a permanência das baterias no interior dos veículos. O standard obrigaria a que todos os veículos usassem um packaging semelhante no posicionamento das baterias e encaixe das mesmas à plataforma. Tendo em conta a variedade dimensional do parque automóvel, também isso implicaria ter packs de baterias de dimensões distintas sempre prontos a serem carregados. Por exemplo, imaginar um pack para um Smart e outro para um classe S eléctrico dá para ver de possiveis problemas nesta solução.

                                                A minha aposta recaíria talvez em desenvolver a tecnologia para um carregamento rápido das baterias, algo à volta dos 10, 15 min (mesmo que não implicasse recarregar completamente), o que fica dentro do tempo que normalmente passamos nas estações de serviço actuais. Parece impossivel, tendo em conta as horas necessárias hoje em dia para carregar as baterias de um carro eléctrico, mas já desde os anos 90 que têm sido apresentados, até pelos construtores, sistemas de carregamento rápido inferiores a 30 min. E principalmente, que tal sistema coexistisse nas estações de serviço actuais, reduzindo o investimento necessário inicial, como o que acontece com as estações de troca de baterias da Better Place.
                                                Faria todos felizes. Os que exploram as estações de serviço, os clientes, já que poderiam à mesma beber o seu cafezinho e comer a sua sandwich, e não seria necessário arranjar mais espaço para a criação de novas estruturas, fazendo uso já das existentes.
                                                Felizmente que nem todos os países pensam assim. Na Dinamarca até à próxima Primavera serão instalados mais 20 estações destas. A 1ª neste país foi inaugurada há um mês. Se tudo correr bem pode ser o começo de uma nova Era na maneira como utilizamos e vemos o Automóvel.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por betel Ver Post
                                                  Sim, uma estação destas em cada distribuidor da própria marca acredito que seja viável. Não será viável, pelo menos para já, é estações destas substituir as bombas de gasolina, porque isso implicava que todos os construtores usassem o mesmo tipo de tecnologia, ie, no mínimo todos os construtores tinha de ter um sistema que permitisse retirar a bateria pelo exterior do carro. E se as baterias dos vários construtores não forem todas iguais (como não são neste momento), ainda tem mais o problema do stock que as bombas passam a ter de fazer...

                                                  Também podes olhar para isto como uma possibilidade de "desenrascar". Pq apesar de alugares a bateria à Renault, podes perfeitamente carregar o carro em casa. Só em caso de, por ex, precisares mesmo de andar mais uns Kms e a carga estiver quase a acabar, então passas numa estação destas e tás desenrascado.

                                                  De outra forma, mesmo com as cargas rápidas, ir a uma "bomba de gasolina eletrica" e demorar 30 minutos a carregar... Imagina o tamanho das filas! O 3ª da fila vai lá ficar 1h30...

                                                  Pessoalmente gosto mais do Hidrogenio e das pilhas de combustivel. Só deita H2O pelo "escape", não tem as baterias a acrescentar muitos Kgs de peso ao carro, e não corres o risco de "viciar" a bateria e ficares com uma autonomia reduzida... Algo semelhante ao Honda FCX Clarity, que já é comercializado nos EUA (na California).
                                                  O Hidrogénio também pode ser uma boa solução, no entanto ainda é bastante perigoso, e quanto à questão do peso estás enganado um dos maiores problemas é mesmo o peso elevado devido principalmente ao depósito de hidrogénio que tem de ter uma pressão muito elevada para se manter liquido à temperatura ambiente.
                                                  Editado pela última vez por Honda20; 12 July 2011, 19:43.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Honda20 Ver Post
                                                    Felizmente que nem todos os países pensam assim. Na Dinamarca até à próxima Primavera serão instalados mais 20 estações destas. A 1ª neste país foi inaugurada há um mês. Se tudo correr bem pode ser o começo de uma nova Era na maneira como utilizamos e vemos o Automóvel.
                                                    Altamente improvável.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Honda20 Ver Post
                                                      Felizmente que nem todos os países pensam assim. Na Dinamarca até à próxima Primavera serão instalados mais 20 estações destas. A 1ª neste país foi inaugurada há um mês. Se tudo correr bem pode ser o começo de uma nova Era na maneira como utilizamos e vemos o Automóvel.
                                                      Isso pouco adianta se não se vender carros eléctricos, e com o twist de que têm de ser compativeis com esse sistema. Na Dinamarca, o ano passado, venderam-se, se não estou em erro (posso confirmar mais logo), menos de 20 carros eléctricos. E pelo que se tem verificado, os dinamarqueses, no geral, não estão assim tão entusiasmados com esta opção motriz. Claro que pode mudar, mas actualmente é o que se verifica.
                                                      Não nos esqueçamos que a Dinamarca deve ser dos países com mais carga fiscal associada ao automóvel. Se aqui queixamo-nos dos preços, lá é consideravelmente pior. Mesmo com supostas benesses do Estado, existem fortes receios para a rentabilidade de toda a infraestrutura da Better Place por aqueles lados.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                        Isso pouco adianta se não se vender carros eléctricos, e com o twist de que têm de ser compativeis com esse sistema. Na Dinamarca, o ano passado, venderam-se, se não estou em erro (posso confirmar mais logo), menos de 20 carros eléctricos. E pelo que se tem verificado, os dinamarqueses, no geral, não estão assim tão entusiasmados com esta opção motriz. Claro que pode mudar, mas actualmente é o que se verifica.
                                                        Não nos esqueçamos que a Dinamarca deve ser dos países com mais carga fiscal associada ao automóvel. Se aqui queixamo-nos dos preços, lá é consideravelmente pior. Mesmo com supostas benesses do Estado, existem fortes receios para a rentabilidade de toda a infraestrutura da Better Place por aqueles lados.
                                                        É normal o Leaf é o único carro a sério à venda e tem uma produção bastante limitada. Se este sistema funcionar bem tem tudo para sucesso porque
                                                        os impostos na Dinamarca existem acima de tudo porque os carros funcionam a combustíveis fósseis e praticamente toda a energia vem de fontes renováveis. É o país ideal para a massificação da electricidade porque eles perdem muita energia de noite quando as turbinas funcionam com o vento e as pessoas não necessitam de electricidade. Com este sistema o problema da autonomia ficaria resolvido, e a Dinamarca é um país muito pequeno onde não se fazem grandes viagens para deslocações.

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                                                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                          E as sandwiches???

                                                          Este sistema da Better Place é interessante, sem dúvida, tratando-se de um curioso stop-gap enquanto a tecnologia de armazenamento de energia não der o esperado salto.
                                                          No entanto, em alguns países europeus, como o UK, existe resistência ao sistema, já que o trocar de baterias é tão rápido e a permanência do condutor no interior do veículo no processo, que grande parte das estações de serviço prevêm forte quebra de receitas, por deixar de haver consumo nas lojas das mesmas, e daí as referidas sandwiches

                                                          ALém disso, só a Nissan e Renault estão a apostar neste sistema e seria necessário um acordo universal entre construtores, criando um standard. Porque, por agora, vemos diversos caminhos a serem seguidos, e maior parte deles inclui a permanência das baterias no interior dos veículos. O standard obrigaria a que todos os veículos usassem um packaging semelhante no posicionamento das baterias e encaixe das mesmas à plataforma. Tendo em conta a variedade dimensional do parque automóvel, também isso implicaria ter packs de baterias de dimensões distintas sempre prontos a serem carregados. Por exemplo, imaginar um pack para um Smart e outro para um classe S eléctrico dá para ver de possiveis problemas nesta solução.

                                                          A minha aposta recaíria talvez em desenvolver a tecnologia para um carregamento rápido das baterias, algo à volta dos 10, 15 min (mesmo que não implicasse recarregar completamente), o que fica dentro do tempo que normalmente passamos nas estações de serviço actuais. Parece impossivel, tendo em conta as horas necessárias hoje em dia para carregar as baterias de um carro eléctrico, mas já desde os anos 90 que têm sido apresentados, até pelos construtores, sistemas de carregamento rápido inferiores a 30 min. E principalmente, que tal sistema coexistisse nas estações de serviço actuais, reduzindo o investimento necessário inicial, como o que acontece com as estações de troca de baterias da Better Place.
                                                          Faria todos felizes. Os que exploram as estações de serviço, os clientes, já que poderiam à mesma beber o seu cafezinho e comer a sua sandwich, e não seria necessário arranjar mais espaço para a criação de novas estruturas, fazendo uso já das existentes.
                                                          Está aqui a noticia em inglês: Better Place to install 20 battery swap stations in Denmark by spring 2012 — Autoblog Green

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