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Qual é o sistema mais avançado 4x4 do mundo?

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    Qual é o sistema mais avançado 4x4 do mundo?

    Os maiores fabricantes automóveis do nosso planeta gostam de defender os seus produtos e as suas tecnologias, como é óbvio, mas ao defenderem-nas me confundem, neste caso, o sistema mais avançado 4x4 do mundo: A Nissan diz que o "All-Mode 4X4-i" é "o sistema de tracção às 4 rodas mais sofisticado do mercado", enquanto a Mitsubishi diz que eles fabricam os melhores veículos todo-o-terreno do mercado. Por isso, queria "matar" esta curiosidade e queria que vocês me dessem uma resposta, ou uma opinião, ou melhor ainda, qual é o fabricante que tem o sistema mais avançado de 4X4 do mercado.

    #2
    Gosto muito de japoneses mas:

    Comentário


      #3
      É a Fiat com o Panda 4x4...



      ... tou a gozar..

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Honda20 Ver Post
        Gosto muito de japoneses mas:

        Então e por que é que esse é o melhor sistema de tracção integral do mundo?

        Eu cá para mim é este :

        Vauxhall Insignia Tourer Diesel Goes AWD | Motorward

        Comentário


          #5
          Esse é o Peugeot 508 RXH, com tecnologia híbrida, mas eu estou a referir-me a tecnologia 4x4 de combustão interna, tecnologia em que se pusermos no modo 'GRAVEL? (por exemplo), as tracção adapta-se automaticamente, em vez de ser a tecnologia Hybrid4.

          Comentário


            #6
            Sistema mecânico ou electrónico?



            Editado pela última vez por Agent; 13 July 2011, 14:24.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JapanCars Ver Post
              Esse é o Peugeot 508 RXH, com tecnologia híbrida, mas eu estou a referir-me a tecnologia 4x4 de combustão interna, tecnologia em que se pusermos no modo 'GRAVEL? (por exemplo), as tracção adapta-se automaticamente, em vez de ser a tecnologia Hybrid4.
              Mas se perguntas qual o melhor sistema 4x4, o Hybrid4 é topo da tecnologia. Mas penso que a tecnologia Hybrid4 também se adapta automaticamente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JapanCars Ver Post
                Esse é o Peugeot 508 RXH, com tecnologia híbrida, mas eu estou a referir-me a tecnologia 4x4 de combustão interna, tecnologia em que se pusermos no modo 'GRAVEL? (por exemplo), as tracção adapta-se automaticamente, em vez de ser a tecnologia Hybrid4.
                Desse ponto de vista, a Land Rover está muito bem cotada. Basta ver os inúmeros testes/comparativos onde entram o Range ou o Discovery. Nesse item, costuma bater aos pontos, inclusive, as marcas "premium".

                Já agora, ter o "sistema mais sofisticado do mercado", não significa que seja o mais eficiente...
                Editado pela última vez por RODA5; 13 July 2011, 14:24.

                Comentário


                  #9
                  Eu apostava num qualquer simples dinossauro 4x4 com 3 bloqueios...

                  Comentário


                    #10
                    A audi também deve estar muito bem servida...quer dizer, não foram os pioneiros no 4x4 no rallye?

                    Comentário


                      #11
                      Agora a sério: um sistema que muito admirei na época em que saiu e que ainda hoje é admirável, foi o que saiu nestes carros:

                      Comentário


                        #12
                        Subaru!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Então e por que é que esse é o melhor sistema de tracção integral do mundo?

                          Eu cá para mim é este :

                          Vauxhall Insignia Tourer Diesel Goes AWD | Motorward

                          O primeiro não gosto.

                          O segundo, usa o mesmo sistema da Skoda Superb, o Haldex 4ª geração.

                          Mas o melhor sistema de tracção para carros ligeiros é este:

                          Comentário


                            #14



                            O que equipa este menino ! com 3 Bloqueios !

                            Comentário


                              #15
                              Vocês estão a juntar sistema de ir pro mato com sistemas de 4 de andar na estrada, não?

                              Comentário


                                #16
                                Sempre tive a ideia que o Torsen era melhor que o Haldex por conseguir distribuir igualmente o binário entre os dois eixos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                  Vocês estão a juntar sistema de ir pro mato com sistemas de 4 de andar na estrada, não?
                                  Nem mais, são coisas completamente diferentes, o melhor sistema de 4x4 para estrada não será o mais eficiente para o mato e vice-versa.

                                  Para mato/lama/tudo o que se quiser imaginar como dificil de passar o melhor acho eu que será o que puder ter 3 bloqueios manuais, isto é, ao critério do condutor sem ser uma máquina a querer decidir

                                  Para estrada em sistema 4x4 acho eu que um sistema electronico poderá "decidir" mais rápido e com mais eficiencia que qualquer condutor a repartição entre as rodas e eixos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TheCube Ver Post
                                    Sempre tive a ideia que o Torsen era melhor que o Haldex por conseguir distribuir igualmente o binário entre os dois eixos.
                                    Tanto um como outro fazem a distribuição do binário.

                                    No caso da minha Skoda Superb, a tracção é 95% dianteira e 5% traseira em condições normais. Em situações de perda de tracção, pode variar em qualquer percentagem, desde 50% em cada eixo, até 85% numa só roda e 5% nas restantes.

                                    O Torsen é bastante semelhante, podendo ser mais rápido a sua actuação.

                                    No caso do sistema da Subaru (Symmetrical drive), a tracção é permantente 50% em cada eixo, variando a % em cada roda conforme o tipo de piso.

                                    No youtube há muitos videos com comparativos dos sistemas de tracção.

                                    Isto é no caso dos sistemas AWD. No caso dos sistemas 4x4 utilizado nos jipes, para além do já referido sistema do Mercedes G, há que referir o famoso sistema da Range Rover.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Convém distiguir o que se discute, se os sistemas AWD de verdadeiros 4x4, jipes, com as suas arquitecturas, sistemas de transmissão, bloqueios, etc.

                                      Pelo post inicial, pondo a Mits e Nissan ao barulho, parece-me os sistemas 4x4 dos que permitem mais que subir passeios e maior segurança em estrada a chover.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                        ...

                                        Isto é no caso dos sistemas AWD. No caso dos sistemas 4x4 utilizado nos jipes, para além do já referido sistema do Mercedes G, há que referir o famoso sistema da Range Rover.
                                        A maior parte das marcas já adoptou sistemas semelhantes ao Terrain Response a Jeep no GC, Nissan, Mits, a própria MB nos ML e mais recentes.
                                        Já para nem falar das redutoras electrónicas, etc.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já agora, há alguma diferença entre 4x4 e AWD?

                                          Têm significados distintos ou, basicamente, é tudo a mesma coisa?

                                          Comentário


                                            #22
                                            São sinónimos, mas AWD também pode significar 6x6, 8x8, etc. Em todos os casos, significa que todas as rodas existentes recebem tracção - o que varia é o número de rodas!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Para mim ainda não inventaram nenhum melhor que este...


                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                Já agora, há alguma diferença entre 4x4 e AWD?

                                                Têm significados distintos ou, basicamente, é tudo a mesma coisa?

                                                AWD - All wheel drive, isto é, todas as rodas tem, num qualquer momento, tracção. E é o sistema do automóvel que gere toda a informação recebida por vários sensores.

                                                4x4: normalmente anda com tracção rodas traseiras. As 4x4 são inseridas manualmente através de comando próprio, podendo depois serem altas, baixas e bloquear diferenciais.

                                                Isto é o que eu entendo nos 2 conceitos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                  Já agora, há alguma diferença entre 4x4 e AWD?

                                                  Têm significados distintos ou, basicamente, é tudo a mesma coisa?
                                                  Eu utilizei um pouco para distinguir os carros com tracção as 4 (AWD) e "verdadeiros" 4x4, neste sentido:

                                                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                  AWD - All wheel drive, isto é, todas as rodas tem, num qualquer momento, tracção. E é o sistema do automóvel que gere toda a informação recebida por vários sensores.

                                                  4x4: normalmente anda com tracção rodas traseiras. As 4x4 são inseridas manualmente através de comando próprio, podendo depois serem altas, baixas e bloquear diferenciais.

                                                  Isto é o que eu entendo nos 2 conceitos.
                                                  Também temos que ver que p.e. a LandRover utiliza há muito tracção permanente na maior parte dos modelos, mas mantem a restante filosofia.

                                                  Comentário


                                                    #26


                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                      Vocês estão a juntar sistema de ir pro mato com sistemas de 4 de andar na estrada, não?

                                                      Pelo que li no 1º post parece me que a discussão é de verdadeiros sistemas 4x4 de ir para o mato ... visto que está Nissan e Mits ao barulho ...


                                                      Partilho da opinião do asjesus no que refere a AWD vs 4x4

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                        Tanto um como outro fazem a distribuição do binário.

                                                        No caso da minha Skoda Superb, a tracção é 95% dianteira e 5% traseira em condições normais. Em situações de perda de tracção, pode variar em qualquer percentagem, desde 50% em cada eixo, até 85% numa só roda e 5% nas restantes.

                                                        O Torsen é bastante semelhante, podendo ser mais rápido a sua actuação.

                                                        No caso do sistema da Subaru (Symmetrical drive), a tracção é permantente 50% em cada eixo, variando a % em cada roda conforme o tipo de piso.

                                                        No youtube há muitos videos com comparativos dos sistemas de tracção.

                                                        Isto é no caso dos sistemas AWD. No caso dos sistemas 4x4 utilizado nos jipes, para além do já referido sistema do Mercedes G, há que referir o famoso sistema da Range Rover.
                                                        Qual sistema famoso do Range Rover?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Isto assim não da para comparar. Ou falamos em sistemas para estrada ou em sistemas para ir a qualquer lado. Mas na generalidade, a subaru consegue ser a melhor.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                            Para mim ainda não inventaram nenhum melhor que este...


                                                            Ora, claro que sim:

                                                            Comentário

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