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Os desportivos com pouca potência serão uma fraude?

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    Os desportivos com pouca potência serão uma fraude?



    Cada vez mais se vê a criação de desportivos com motorizações mais potentes. Mas, por outro lado, também se encontra em maior abundância motorizações mais fracas para tornar certos modelos monetariamente mais acessíveis.

    A questão que se põe é se esta redução de potência que prejudica a performance não estará ela própria a desvirtuar a essência daquilo que o modelo representa - a desportividade?

    Ou será que é lícito fazerem-se motores mais fracos, por um carro desportivo não ser só sinónimo de potência?

    #2
    Existem verdadeiros desportivos e existem aquleles com visual desportivo! É uma questão de escolha!
    Afinal a imagem também vende!

    Comentário


      #3
      MX5 com 110 cv nao é fraude nenhuma ... é bem divertido !! Potencia nao é tudo

      Comentário


        #4
        A Lotus tem veículos pouco potentes mas não quer dizer que andem menos que outros com o dobro da potencia.

        Assim como o exemplo do MX5

        O mais importante é a relação peso/potencia.

        Comentário


          #5
          Um vizinho meu que tem uns 80 anos tem um scirocco TSi e sempre que o vejo, não passa de 49,9km/h. Acredito piamente que aquele carro nunca deve ter posto uma 4a ou 5a mudança.


          Mas o senhor é feliz.. e nao precisa da potência do carro para nada...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
            MX5 com 110 cv nao é fraude nenhuma ... é bem divertido !! Potencia nao é tudo
            Concordo com isto na generalidade. Tendo um Mx5 com 90cv, continua a ser bem divertido, mas 90cv são 90cv e ainda têm de carregar 1000kg. É um pouco curto. A solução está no post abaixo.

            Originalmente Colocado por ValterD Ver Post
            A Lotus tem veículos pouco potentes mas não quer dizer que andem menos que outros com o dobro da potencia.

            Assim como o exemplo do MX5

            O mais importante é a relação peso/potencia.
            Também considero que a relação peso-potência é o factor mais determinante.
            Os 90 cavalos do meu a puxar os 1000kg, dá uma relação peso-potência um pouco superior a 11kg/cv o que é manifestamente curto.
            No geral, mesmo para pequenos desportivos, no minimo 8kg/cv para um bom nivel de performances.

            Esperemos que a guerra ao peso que alguns construtores encetaram traga benefícios nesse sentido.
            O Lotus Elise actual com 136cv e menos de 900kg de peso demonstra que não é preciso outputs exagerados para se conseguir boas performances e para se ser considerado desportivo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por WM Ver Post
              Um vizinho meu que tem uns 80 anos tem um scirocco TSi e sempre que o vejo, não passa de 49,9km/h. Acredito piamente que aquele carro nunca deve ter posto uma 4a ou 5a mudança.


              Mas o senhor é feliz.. e nao precisa da potência do carro para nada...
              Exacto!
              Estou convencido que se pusessem mo mercado um Porsche Boxster com 1600cc e 120 Cv vendia-se como pãezinhos quentes!
              Há pessoas que só procuram a imagem desportiva e tem uma condução normalíssima!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ValterD Ver Post
                A Lotus tem veículos pouco potentes mas não quer dizer que andem menos que outros com o dobro da potencia.

                Assim como o exemplo do MX5

                O mais importante é a relação peso/potencia.

                "Andar" andam menos, são é autenticas pulgas nas curvas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ZeManel Ver Post
                  "Andar" andam menos, são é autenticas pulgas nas curvas.
                  Velocidade de ponta sim mas em aceleração e curvas é outra historia

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ValterD Ver Post
                    Velocidade de ponta sim mas em aceleração e curvas é outra historia

                    Isso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ZeManel Ver Post
                      "Andar" andam menos, são é autenticas pulgas nas curvas.
                      Exactamente.

                      Comentário


                        #12
                        Como já foi referido, a relação peso-potência é mais determinante num desportivo.
                        ‪Westfield XTR power lap - Top Gear - BBC‬‏ - YouTube
                        Editado pela última vez por cuto; 15 July 2011, 14:28.

                        Comentário


                          #13
                          Não é normal fazer-se uma distinção entre "desportivo" e "super-desportivo"?

                          Comentário


                            #14
                            São fraude apenas para quem não se dá ao trabalho de se informar - bastaria ler a ficha técnica - acerca das características do carro.
                            De qualquer maneira, penso que qualquer pessoa que compre um carro apenas com aparência desportiva, não estará à espera, à partida, de ter comprado um foguetão.

                            Comentário


                              #15
                              Mesmo com a relação peso/potência a maioria dos carros com imagem desportiva que se vendem hoje em dia falham redondamente porque os carros estão cada vez mais pesados, 1400Kg já é um peso normal para um segmento C...

                              Eu observo que cada vez mais vendem-se carros normais com imagem desportiva, do que propriamente desportivos. Cada vez mais carros com motores pequenos e eficientes, montes de espaço e equipamento (e peso), mas com jantes enormes, cortes e autocolantes por todo o lado, entradas de ar falsas...all show and no go.

                              E depois mesmo daqueles que seriam à partida bons desportivos, tendo um peso não muito elevado (não vou dizer baixo porque tirando os carros abertos, os Elises claustrofóbicos ou os moribundos TVR já não se fazem carros leves) e motores potentes, é preciso separar os que vêm com uma densa rede de segurança electrónica e, ou nem sequer permitem desactivá-la, ou dependem dela para ter bom comportamento.

                              Comentário


                                #16
                                Para mim, como um "desportivo" é um carro que participa em competições desportivas, se não tiver potência adequada é uma fraude, sim

                                Comentário


                                  #17
                                  Na minha opinião os desportivos são como os testes da escola, numa cotação total de 100% vale 50% o motor e 50% o handling. Mesmo que o motor nao seja grande coisa e tire um 20% se tiver um bom handling 40% já da 60%, um desportivo suficientemente capaz. Agora para tirar um 100% é preciso um bom motor e isso vai fazer com que no handling também tenha mais pontos, porque mais potência vai dificultar o handling.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                                    Na minha opinião os desportivos são como os testes da escola, numa cotação total de 100% vale 50% o motor e 50% o handling. Mesmo que o motor nao seja grande coisa e tire um 20% se tiver um bom handling 40% já da 60%, um desportivo suficientemente capaz. Agora para tirar um 100% é preciso um bom motor e isso vai fazer com que no handling também tenha mais pontos, porque mais potência vai dificultar o handling.
                                    Ou seja, 100% desportivo só mesmo aqueles feitos de proposito para a competição a que se destina. WRC's, F1's etc...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Fraude? Não me parece. Se calhar não são é carros "desportivos", são apenas carros com alguns cavalos, que podem ter uma imagem mais apelativa - assim de repente um Corsa Black Edition.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                        Fraude? Não me parece. Se calhar não são é carros "desportivos", são apenas carros com alguns cavalos, que podem ter uma imagem mais apelativa - assim de repente um Corsa Black Edition.
                                        É assim um bocado como as Pick-up 4x4 Look, que na realidade são só 4x2!
                                        Fazem a mesma vista em frente à esplanada, e para muitos isso é que interessa!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ValterD Ver Post
                                          Ou seja, 100% desportivo só mesmo aqueles feitos de proposito para a competição a que se destina. WRC's, F1's etc...
                                          Exactamente, daí chamarem-se desportivos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ValterD Ver Post
                                            A Lotus tem veículos pouco potentes mas não quer dizer que andem menos que outros com o dobro da potencia.

                                            Assim como o exemplo do MX5

                                            O mais importante é a relação peso/potencia.
                                            Vinha precisamente dar esses dois exemplos. Ainda ontem estive a ver umas filmagens do Troféu Mazda de 2001 em Portugal, corrida à chuva, bem que loucura. Se aquilo é uma fraude..

                                            Mas a verdade é que este tipo de carros são cada vez mais raros, fundamentalmente porque estão cada vez mais gordos (compreensivelmente).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              Fraude? Não me parece. Se calhar não são é carros "desportivos", são apenas carros com alguns cavalos, que podem ter uma imagem mais apelativa - assim de repente um Corsa Black Edition.
                                              Aqueles com jantes de 17", entradas de ar falsas, tejadilho preto, travões de tambor e um brutalíssimo 1.2 de 85cv

                                              Para mim estes segmentos B todos cheios de "adereços" desportivos e nomes muito sugestivos mas motores minúsculos, suspensões de baixa qualidade etc são a definição de carro de poser.
                                              Editado pela última vez por SRLA; 15 July 2011, 15:06.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                                Existem verdadeiros desportivos e existem aquleles com visual desportivo! É uma questão de escolha!
                                                Afinal a imagem também vende!
                                                Era mais ou menos o que vinha dizer.

                                                Por um lado parece que os carros para serem verdadeiros desportivos têm de aumentar a potência à parva sem seguimento do resto do conjunto...os pesos aumentam, as exigências do consumo rápido dos numerozinhos do ring e do cronómetro dos 0-100 falam mais alto quando é para criar imagem - e para ser um bom desportivo não é só isso que importa.

                                                Por outro, e capitalizando na tal imagem do desportivo à séria, e porque os outros números (os de vendas) é que importam ainda mais fazem-se desportivos só de look para quem não tem possibilidades (e não são só monetárias pois um desportivo implica outras concessões) para um à séria...e esses acabam por defraudar o próprio aspecto - mas vendem que nem pãezinhos.

                                                O meio termo tende a desaparecer e quem quer um bom carro desportivo vai ter de ter mesmo muito guito.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ermmmm o que é isso da pouca potência!?

                                                  100cv?
                                                  150cv?
                                                  200cv?
                                                  250cv?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Hoje desportivos com potências na ordem dos 100cv é impensável, infelizmente...

                                                    Os de há uns anos não são fraude, longe disso.

                                                    Mas hoje sim, algo com pouca potência e o peso normal de automóvel nos dias de hoje será sempre mais um produto que se vende como desportivo do que um desportivo. A tal relação peso/potência (e nâo só, claro!) dita leis

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                      Ermmmm o que é isso da pouca potência!?

                                                      100cv?
                                                      150cv?
                                                      200cv?
                                                      250cv?
                                                      Depende obviamente do peso.

                                                      250cv a puxar 2 toneladas não é nada de especial. 250cv a puxar 1 tonelada já é andar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                        Depende obviamente do peso.

                                                        250cv a puxar 2 toneladas não é nada de especial. 250cv a puxar 1 tonelada já é andar.
                                                        Claro que sim, mas referiram colocar motorizações mais fracas em carro Y...
                                                        O que é isso de ser fraco!?
                                                        (não sei se isto tem a ver com os FR no Leon ou não)

                                                        Por exemplo se um carro com chassis igual em duas versões, setup e tudo...
                                                        Se tem 170cv é desportivo, mas se tem 125cv já não é!?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                          Claro que sim, mas referiram colocar motorizações mais fracas em carro Y...
                                                          O que é isso de ser fraco!?
                                                          (não sei se isto tem a ver com os FR no Leon ou não)

                                                          Por exemplo se um carro com chassis igual em duas versões, setup e tudo...
                                                          Se tem 170cv é desportivo, mas se tem 125cv já não é!?
                                                          Claro que tem a ver com o Leon....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                            Aqueles com jantes de 17", entradas de ar falsas, tejadilho preto, travões de tambor e um brutalíssimo 1.2 de 85cv

                                                            Para mim estes segmentos B todos cheios de "adereços" desportivos e nomes muito sugestivos mas motores minúsculos, suspensões de baixa qualidade etc são a definição de carro de poser.
                                                            Mas há pessoas que não têm esses carros para mostrar ou isso. Até porque por vezes até são melhores dinamicamente que versões normais ou têm interiores mais apelativos.

                                                            Há pessoas que já não são novas que têm um GP Sport 1.3 90cv.
                                                            Ainda que o GP não tenha assim tantas mods quanto um Opel corsa BE, tecto escuro, jantes 17 pneu 215 etc que acho exagerado, mas pronto.
                                                            Hoje até acho que jante 17 num segmento B é exagero e não compraria de novo o GP, mas agora é o carro que tenho, o que não significa que eu queira mostrar o carro ou que seja daqueles que conduz a meio do carro a impressiornar as "chavalas" com a musica alta e os vidros abertos..

                                                            Comentário

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