Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comparativo Diesel vs Gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comparativo Diesel vs Gasolina

    Boa tarde,

    Estive a participar esta manhã num evento de formação activa de condução que, dentre outras coisas, englobava um pequeno teste de conhecimentos gerais automóvel.

    Uma das questões deste teste era a seguinte:

    "Em relação à um motor a gasolina, o motor diesel possui:"
    A-Mais potencia e menos binário
    B-Mais binário e menos potencia
    C-Menos potencia e menos binário


    Segundo o "engenheiro" presente, a resposta correcta seria a alternativa "B". Eu respondi a "C", e passo a explicar:

    -Em 1º lugar, a pergunta é bastante vaga, mas partindo do princípio que estamos a comparar motores equivalentes, e não um 250CDI vs um 2.0 otto atmosférico, os diesel sempre tem menos potencia e menos binario, para pressões de sobrealimentação iguais . Isto é, um 2.0 SDI da VW tem bem menos binário do que o 2.0 FSI atmosférico, e se pusermos a mesma pressão de sobrealimentação no 2.0 TSI este vai ter um binario bastante superior ao TDI.

    A minha pergunta a voces é: Estou certo ou errado? O "engenheiro" que lá estava disse que a minha teoria não fazia qualquer sentido e acabei por ficar com uma nota negativa na tal questão.

    #2
    Estás certo, de igual para igual geralmente o motor a gasolina tem mais potência e mais binário.

    Mas a pergunta é muito vaga e engenheiro nenhum que se preze faz uma pergunta tão sujeita a diferentes interpretações.

    Comentário


      #3
      eu acho que escolhia a B, mas posso estar errado tambem

      Comentário


        #4
        O título do dito engenheiro também foi tirado durante o fim de semana?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
          O título do dito engenheiro também foi tirado durante o fim de semana?
          Não sei quanto ao engenheiro, mas sei que acabei por passar como o "ignorante" nesta situação, até porque por mais que eu insistisse, ele dizia que eu estava errado e que os diesel sempre possuem maior binario. Ele era o tipo de pessoa que não se podia argumentar... Chegou-me a dizer que os filtros de partículas nunca interferem no consumo porque a regeneração não tem nada a ver com o motor, mas sim com "um óleo especial"

          O que eu queria mesmo era confirmar que estou certo, para assim mandar um email à empresa que esse sr. trabalha com o conhecimento do mesmo. Se tivessem links com artigos sobre o tema e pusessem aqui agradecia

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
            Não sei quanto ao engenheiro, mas sei que acabei por passar como o "ignorante" nesta situação, até porque por mais que eu insistisse, ele dizia que eu estava errado e que os diesel sempre possuem maior binario. Ele era o tipo de pessoa que não se podia argumentar... Chegou-me a dizer que os filtros de partículas nunca interferem no consumo porque a regeneração não tem nada a ver com o motor, mas sim com "um óleo especial"

            O que eu queria mesmo era confirmar que estou certo, para assim mandar um email à empresa que esse sr. trabalha com o conhecimento do mesmo. Se tivessem links com artigos sobre o tema e pusessem aqui agradecia
            Deve ser daqueles engenheiros com o 9º ano (há muitos por aí).

            Vai ao historial de motores de qualquer marca, e procura motores a gasolina e a gasóleo com a mesma capacidade atmosféricos, ou tendo acesso a isso (difícil), turbinados com a mesma pressão. Isto se achas que vale a pena te chateares, com gente burra e arrogante eu nem me dou ao trabalho de argumentar.

            Posso-te adiantar, por experiência, falando de motores atmosféricos de automóvel medianos, que um Diesel terá ~70Nm/l e um Otto ~90Nm/l.
            Editado pela última vez por SRLA; 17 July 2011, 16:24.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
              Boa tarde,

              Estive a participar esta manhã num evento de formação activa de condução que, dentre outras coisas, englobava um pequeno teste de conhecimentos gerais automóvel.

              Uma das questões deste teste era a seguinte:

              "Em relação à um motor a gasolina, o motor diesel possui:"
              A-Mais potencia e menos binário
              B-Mais binário e menos potencia
              C-Menos potencia e menos binário


              Segundo o "engenheiro" presente, a resposta correcta seria a alternativa "B". Eu respondi a "C", e passo a explicar:

              -Em 1º lugar, a pergunta é bastante vaga, mas partindo do princípio que estamos a comparar motores equivalentes, e não um 250CDI vs um 2.0 otto atmosférico, os diesel sempre tem menos potencia e menos binario, para pressões de sobrealimentação iguais . Isto é, um 2.0 SDI da VW tem bem menos binário do que o 2.0 FSI atmosférico, e se pusermos a mesma pressão de sobrealimentação no 2.0 TSI este vai ter um binario bastante superior ao TDI.

              A minha pergunta a voces é: Estou certo ou errado? O "engenheiro" que lá estava disse que a minha teoria não fazia qualquer sentido e acabei por ficar com uma nota negativa na tal questão.

              Antes de mais, e não me leves a mal, já existe pelo menos um tópico relativo a este assunto. E o que aqui meteste vai originar sempre as mais variadas opiniões, não é um assunto onde se possa obter uma resposta uniforme.


              Eu sou da opinião em que se deve comparar motores tendo em conta a sua potência máxima, mas também se devem considerar os aspectos da cilindrada e sobrealimentação.

              Como disseste, a pergunta é de facto muito vaga. Mas entrando pelo "vago", regra geral os turbodiesel têm sempre mais binário disponível em relação a um motor a gasolina (sobrealimentado ou não) com potência semelhante. Isto acontece porque o binário* é distribuído por um leque de rpm's mais compacto, o que pode traduzir uma potência semelhante a um motor a gasolina, porque se abdica de "rotações".

              Basicamente, o que interessa em aceleração e velocidade máxima é a potência (e claro, o peso e aerodinâmica). O maior binário apenas ajuda quando se pretende mais "força" no leque de rpm's onde este é superior, por exemplo numa recuperação de velocidade. É por isso que as pessoas pensam que os turbodiesel são mais rápidos, porque sentem aquela sensação (o "kick") de força concentrada. E sentem mais isso no dia-a-dia, pois a faixa de rotações mais utilizada é a que apresenta o binário máximo para os motores turbodiesel. Mas na realidade, o que interessa é mesmo a potência.

              Eu respondia a essa pergunta assim: "Tendo em conta dois motores, turbodiesel e otto, com potências semelhantes, o turbodiesel apresenta sempre maior binário, até porque faz menos rpm's. Mas a pergunta é demasiado vaga, porque não especifica potências, cilindradas, etc.. Sendo assim, é irrelevante responder à pergunta".

              *(o binário é um momento axial, ou seja, uma força aplicada através de um eixo multiplicada por um deslocamento - raio do sistema estudado; mas neste caso não existe deslocamento do sistema, apenas rotação do eixo principal do sistema. Sendo assim, o vector principal do sistema é nulo, pois existe uma rotação axial sem deslocamento, e o momento principal é constante em todos os pontos. O binário pode ser calculado logo no volante do motor ou nas rodas de tracção, por exemplo.)


              P.S. Já agora, o senhor era engenheiro de quê?

              Cumprimentos.

              Comentário


                #8
                Por exemplo e atendendo os motores que referiste, aqui ficam.

                Golf V com motores atmosféricos:

                - 2.0 SDI (1968cc), 75cv às 4200rpm e 140Nm às 2400rpm

                - 2.0 FSI (1984cc), 150cv às 6000rpm e 200Nm às 3500rpm

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Por exemplo e atendendo os motores que referiste, aqui ficam.

                  Golf V com motores atmosféricos:

                  - 2.0 SDI (1968cc), 75cv às 4200rpm e 140Nm às 2400rpm

                  - 2.0 FSI (1984cc), 150cv às 6000rpm e 200Nm às 3500rpm
                  Isso para mim, por exemplo, é uma comparação sem sentido. Comparam-se dois motores em que um tem o dobro da potência máxima do outro.

                  Comentário


                    #10
                    Exacto, penso que nos atmosféricos não há mesmo dúvidas, a questão principal será nos Turbo.

                    Ao meu ver, o grande erro do teste em si foi a qualidade das perguntas, ou seja, eram extremamente vagas. Por exemplo esta questão que coloquei não pode ser respondida sem uma justificação, tudo depende do que estamos a comparar... enfim... e o que mais surpreende foi o facto de que os srs da empresa não aceitavam ser contestados, eram os donos da verdade.

                    Passado algum tempo acabei por desistir de argumentar

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por genioux Ver Post
                      Isso para mim, por exemplo, é uma comparação sem sentido. Comparam-se dois motores em que um tem o dobro da potência máxima do outro.
                      É o teu modo de ver as coisas.

                      Mas peguei nos exemplos referidos pelo Proactiv.

                      Sendo que se está a comparar a cubicagem "igual" (na ordem dos 2000cc) para motores atmosféricos.

                      Comentário


                        #12
                        Mas já agora, se pegar:

                        No 1.6 TDCI de 115cv, este tem 270Nm.

                        No 1.6 Turbo Ecoboost de 150cv, este tem 240Nm.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          É o teu modo de ver as coisas.

                          Mas peguei nos exemplos referidos pelo Proactiv.

                          Sendo que se está a comparar a cubicagem "igual" (na ordem dos 2000cc) para motores atmosféricos.
                          Eu percebi aquilo que fizeste, apenas aproveitei para comentar a comparação.

                          Em termos de prestações e andamento, não faz sentido comparar motores com tanta discrepância de potências. Não é por terem as mesmas cilindradas que se devem comparar.

                          Esta resposta é para o autor do tópico.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por genioux Ver Post
                            Isso para mim, por exemplo, é uma comparação sem sentido. Comparam-se dois motores em que um tem o dobro da potência máxima do outro.
                            É a comparação entre motores com a mesma capacidade. Quando comparas um 2.0FSI com um 2.0TDI não comparas motores com a mesma capacidade, porque o TDI tem um turbo a manter uma pressão de aí uns ~2.5bar o que significa que na prática consome o mesmo ar que um atmosférico de 5000cc (!!!).

                            A pergunta é que teria que especificar qual o critério pelo qual os comparar, e não o fez, logo está claramente mal formulada, logo quem a fez é um engenheiro da treta.

                            Se formos por motores com a mesma potência, sim pode-se generalizar que o Diesel terá mais binário, porque geralmente é menos rotativo (se faz menos rotação a única maneira de atingir a mesma potência é compensar no binário). Mas nem sequer se podia assumir isso porque a pergunta lida com motores de potências diferentes.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Mas já agora, se pegar:

                              No 1.6 TDCI de 115cv, este tem 270Nm.

                              No 1.6 Turbo Ecoboost de 150cv, este tem 240Nm.
                              Sem saber a pressão não se tira daí nada.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                Sem saber a pressão não se tira daí nada.
                                Sim, isso é verdade.


                                Mas já agora, como referido, há um por aí um tópico no geral, que ainda à pouco tempo se falou sobre tudo isto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                  É a comparação entre motores com a mesma capacidade. Quando comparas um 2.0FSI com um 2.0TDI não comparas motores com a mesma capacidade, porque o TDI tem um turbo a manter uma pressão de aí uns ~2.5bar o que significa que na prática consome o mesmo ar que um atmosférico de 5000cc (!!!).

                                  A pergunta é que teria que especificar qual o critério pelo qual os comparar, e não o fez, logo está claramente mal formulada, logo quem a fez é um engenheiro da treta.

                                  Se formos por motores com a mesma potência, sim pode-se generalizar que o Diesel terá mais binário, porque geralmente é menos rotativo (se faz menos rotação a única maneira de atingir a mesma potência é compensar no binário). Mas nem sequer se podia assumir isso porque a pergunta lida com motores de potências diferentes.
                                  Ele estava a comparar um SDI, não um TDI, logo não há aumento de pressão produzido pelo turbo.

                                  E nos diesel turbinados tem mesmo que existir um aumento de pressão para produzirem potências semelhantes a otto (mesmo em relação a otto atmosféricos) de cilindradas superiores, os princípios de combustão são diferentes e o funcionamento do motor na sua faixa útil de rotações também.

                                  Por isso é que defendo a comparação pela ordem semelhante de potências, e no meu anterior comentário também referi que a pergunta é totalmente irrelevante para qualquer conclusão ;).

                                  Cumprimentos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
                                    Exacto, penso que nos atmosféricos não há mesmo dúvidas, a questão principal será nos Turbo.

                                    Ao meu ver, o grande erro do teste em si foi a qualidade das perguntas, ou seja, eram extremamente vagas. Por exemplo esta questão que coloquei não pode ser respondida sem uma justificação, tudo depende do que estamos a comparar... enfim... e o que mais surpreende foi o facto de que os srs da empresa não aceitavam ser contestados, eram os donos da verdade.

                                    Passado algum tempo acabei por desistir de argumentar
                                    Acho que qualquer um deixaria de argumentar, nem sempre se consegue vencer a ignorância...Faz-me lembrar o tópico dos israelitas do off-topic, chega a um ponto em que não dá mesmo.

                                    Eu tentaria apresentar uma queixa através de mail, em que a "empresa" está a prestar informações erradas nas acções de formação que promove. Pediria também referências dos "técnicos" que apresentaram a formação.

                                    Cumprimentos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu sei que estava a falar do SDI, mas disseram que a comparação não fazia sentido porque tinham a mesma capacidade, e eu apenas quis dizer que a comparação com o TDI também não...porque não têm a mesma capacidade. Depende sempre daquilo que queremos comparar, se é mesma capacidade, se é mesma potência, mesmo binário, mesmo consumo, mesmo custo...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                        Eu sei que estava a falar do SDI, mas disseram que a comparação não fazia sentido porque tinham a mesma capacidade, e eu apenas quis dizer que a comparação com o TDI também não...porque não têm a mesma capacidade. Depende sempre daquilo que queremos comparar, se é mesma capacidade, se é mesma potência, mesmo binário, mesmo consumo, mesmo custo...
                                        Não, eu referi que a comparação não fazia sentido porque ele estava a comparar dois motores, um com o dobro da potência do outro. É que aí não entra capacidade (são semelhantes) nem taxas de compressão, entra mesmo a discrepância de potência produzidas, logo não podem ser comparados em termos de rendimento.

                                        Mas percebi e estou de acordo com o que disseste ;).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por genioux Ver Post
                                          Acho que qualquer um deixaria de argumentar, nem sempre se consegue vencer a ignorância...Faz-me lembrar o tópico dos israelitas do off-topic, chega a um ponto em que não dá mesmo.

                                          Eu tentaria apresentar uma queixa através de mail, em que a "empresa" está a prestar informações erradas nas acções de formação que promove. Pediria também referências dos "técnicos" que apresentaram a formação.

                                          Cumprimentos.
                                          Estou a perceber a idéia. Mas qual seria a maneira mais correcta de aborda-los nesta questão? Reparem, eu não quero prejudicar ninguem, mas simplesmente acho "chato" termos que passarmos por "ignorantes" quando não é o caso. Eu pessoalmente não tenho problemas nenhuns em admitir quando estou errado, e até acho óptimo aprender com os nossos erros e mudar idéias.

                                          Penso que o maior erro é mesmo na formulação das perguntas

                                          Comentário


                                            #22
                                            Podes sempre pedir o livro de reclamações e reclamar de incompetência. De certeza que o "engenheiro" ia logo fazer os trabalhos de casa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu tinha pedido o exemplo de dois motores atmosféricos "da mesma gama" para comparar.. Mas honestamente engenheiros desses dispensa-se.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Vou só dar um exemplo, para se comparar o rendimento e prestações de dois motores sobrealimentados, um otto e um diesel. Faço também o reparo que os dois não devem (com certeza) apresentar as mesmas taxas de compressão, os turbos deverão ter dimensões e débitos diferentes e os consumos de combustível deverão ser também diferentes. Apenas tento demonstrar que dois motores sobrealimentados e com potências máximas praticamente iguais apresentam marginalmente prestações iguais, mesmo tendo em conta que um tem muito mais binário máximo que o outro.

                                                BMW 535 iA (F10) vs BMW 535 d (F10) -> Duel 38833882

                                                Já agora, as relações peso potência também são idênticas.

                                                Cumprimentos.
                                                Editado pela última vez por genioux; 17 July 2011, 17:25.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                  Podes sempre pedir o livro de reclamações e reclamar de incompetência. De certeza que o "engenheiro" ia logo fazer os trabalhos de casa.
                                                  No momento, seria o que faria. Pediria também a fonte das perguntas e referências sobre os técnicos da formação. Depois tentaria explicar o meu ponto de vista, e se não me deixassem argumentar, apresentaria um queixa no livro de reclamações e uma queixa na DECO.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
                                                    Estou a perceber a idéia. Mas qual seria a maneira mais correcta de aborda-los nesta questão? Reparem, eu não quero prejudicar ninguem, mas simplesmente acho "chato" termos que passarmos por "ignorantes" quando não é o caso. Eu pessoalmente não tenho problemas nenhuns em admitir quando estou errado, e até acho óptimo aprender com os nossos erros e mudar idéias.

                                                    Penso que o maior erro é mesmo na formulação das perguntas
                                                    Eu mandaria um mail a relatar a que aconteceu. Depois tudo dependeria da resposta.

                                                    Se não for indiscrição, é uma empresa "conhecida"?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por genioux Ver Post
                                                      Vou só dar um exemplo, para se comparar o rendimento e prestações de dois motores sobrealimentados, um a otto e um diesel. Faço também o reparo que os dois não devem (com certeza) apresentar as mesmas taxas de compressão, os turbos deverão ter dimensões e débitos diferentes e os consumos de combustível deverão ser também diferentes. Apenas tento demonstrar que dois motores sobrealimentados e com potências máximas praticamente iguais apresentam marginalmente prestações iguais, mesmo tendo em conta que um tempo muito mais binário máximo que o outro.

                                                      BMW 535 iA (F10) vs BMW 535 d (F10) -> Duel 38833882

                                                      Já agora, as relações peso potência também são idênticas.

                                                      Cumprimentos.
                                                      O que serve para demonstrar que o valor do binário em absoluto por si só é irrelevante, que é o que meia dúzia têm andado sempre a dizer contra o que 99% dos membros dos fóruns e da imprensa da indústria automóvel ainda pensa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A empresa é esta: CR&M - Formao activa de conduo

                                                        Talvez o melhor seja mesmo mandar um e-mail.

                                                        A minha linha de pensamento é a seguinte:

                                                        A pergunta foi mal formulada, fazendo uma comparação básica seria algo como perguntar:
                                                        Em relação à vodka russa, a vodka finlandesa:
                                                        -Possui teor alcoolico mais elevado
                                                        -Possui teor alcoolico menos elevado
                                                        -É aconselhada a cães e gatos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                          O que serve para demonstrar que o valor do binário em absoluto por si só é irrelevante, que é o que meia dúzia têm andado sempre a dizer contra o que 99% dos membros dos fóruns e da imprensa da indústria automóvel ainda pensa.
                                                          Ora bem. Mas como eu disse, as pessoas baseiam-se é nas sensações, a teoria é "palha" para muitos. Por isso vão continuar "cegos" em relação ao assunto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Só para completar o tópico mais um pouco

                                                            -Já vimos a comparação dos atmosféricos, aqui fica um exemplo de turbinados:

                                                            1.2 TSI 105cv, 175nm @1500rpm; Pressão de alimentação: 2,180 psi
                                                            1.4 HDI 70cv, 160nm @2000rpm; Pressão de alimentação: 2,150 psi

                                                            Há ainda a acrescentar que o Diesel neste caso possui ~200cc a mais

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X