Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Puros e Duros - os motores atmosféricos com mais rendimento unitário.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Puros e Duros - os motores atmosféricos com mais rendimento unitário.

    Estamos a viver uma época que poderá ser de mudança, com a aplicação de mais e melhor tecnologia e com a tendencia de downsizing são cada vez mais os carros com turbo, como o recente e fabuloso McLaren mp4.

    Mas para os puristas os motores atmosféricos, mesmo que se venham a estinguir, terão sempre um lugar especial. Actualmente o rendimento por litro alcançou os valores mais altos de sempre (creio).

    Para alguns carros, os mais desportivos, são este género de motor que faz mais sentido. Os muito rotativos em que se tenta alcançar o máximo rendimento.

    Deixo aqui dois fortíssimos exemplos, talvez os mais notáveis desta liga

    Ferrari 458

    V8 - 4,5 litros
    570 cv
    540 nm
    127 cv/litro
    120 nm/litro

    Porsche 997 GT3 4.0

    Boxer 6 - 4 litros
    500 cv
    460 nm
    125 cv/litro
    115 nm/litro

    Que outros acham que merecem ser destacados ?

    #2
    o s2000 consegue 120cv/litro

    Comentário


      #3
      apagar

      Comentário


        #4
        Caparo T1

        V8 3.5l, 575cv, 420Nm
        164cv/l
        120Nm/l
        116Kg

        [/thread]

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
          o s2000 consegue 120cv/litro
          É verdade, é um feito notável, ainda para mais porque já é um carro com uns bons anos.

          Isso e com 208 nm uns também muito bona 104 nm/litro.

          Aliás a Honda foi a marca que democratizou os carros com elevandos rendimentos unitários, principalmente com o 1.6 de 160 cv, ou seja 100 cv/litro.

          Mas isso já é passado. A Honda agora dedica-se a outro género de carros

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
            Caparo T1

            V8 3.5l, 575cv, 420Nm
            164cv/l
            120Nm/l
            116Kg

            [/thread]
            Fake os 116kg devem ser só de motor, pesa 470kg

            O Ariel Atom V8 tem 3litros e 500cv o que dá 166cv/l, não sei é se é atmosférico mas acho que sim porque faz 10.500 rpm

            Comentário


              #7
              Acho que é preciso separar os motores montados em carros de produção em série,daqueles que não estão,porque para esses o céu é o limite.

              Dos de produção em série,é para mim o 4.5L do 458 Itália.As spec´s deste motor são avassaladoras.

              Comentário


                #8
                Claro que 116Kg é o peso do motor. Que é o peso de um 1.4TDI!

                Não sei se o Atom V8 já está em produção.

                Penso que os primeiros S2000 também tinham uma potência específica muito alta (mais que os 2.2).

                Mas de todos os motores aqui falados como motores de carros normais o melhor é de longe o do 458.
                Editado pela última vez por SRLA; 18 July 2011, 19:01.

                Comentário


                  #9
                  No caso da BMW creio que o seu exemplo mais notável foi o 3,25 do M3 E46 CSL:

                  6 linha - 3,25 litros
                  360 cv
                  370 nm
                  111 cv/litro
                  114 nm/litro

                  Comentário


                    #10
                    Ariel Atom Mugen

                    I4 - 2.0l K20Z Type R
                    270 cv @ 8600 rpm
                    255 nm @ 6000 rpm
                    135 cv/l
                    127,5 nm/l
                    550 Kg

                    Comentário


                      #11
                      Aerial Atom V8

                      500HP ~ 10.000 rpm

                      3L V8

                      166.7 hp/l

                      peso: 90KG

                      Editado pela última vez por vso; 18 July 2011, 19:12.

                      Comentário


                        #12
                        1.8vvti da toyota

                        105cv/litro

                        Comentário


                          #13
                          O motor do S2000 não conseguiu apenas 120cv/litro, isso foi na europa.

                          No Japão tem 250cv logo 125cv/litro

                          Comentário


                            #14
                            Pegando em "motores de mota" ou motores de mota "colados"... O céu é o limite!!!

                            Radical Performace Engines - race-winning engines

                            Comentário


                              #15
                              Nos anos 60:

                              FIAT Abarth 1000 TCR
                              982 cc
                              114 cv
                              116 cv/l

                              FIAT Abarth OT1300
                              1289 cc
                              150 cv
                              116 cv/l

                              FIAT Abarth 850 Berlina Monstra
                              1946 cc
                              207 cv
                              106 cv/l

                              Comentário


                                #16
                                MV Agusta F4RR

                                998cc - 201cv

                                Mais de 200 cv/l

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                  1.8vvti da toyota

                                  105cv/litro
                                  Não é atmosférico. Tem compressor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                    MV Agusta F4RR

                                    998cc - 201cv

                                    Mais de 200 cv/l

                                    Comentário


                                      #19
                                      Lambo Aventador

                                      Cilindrada +- 6.5L
                                      Potencia 700cv


                                      107.7 cv/L

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                        MV Agusta F4RR

                                        998cc - 201cv

                                        Mais de 200 cv/l
                                        Melhor que isto é muito difícil, parabéns GTAbarth.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                          Não é atmosférico. Tem compressor.
                                          É atmosférico. A versão com compressor debita cerca de 217cv » 120.5cv/litro

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                            Pegando em "motores de mota" ou motores de mota "colados"... O céu é o limite!!!

                                            Radical Performace Engines - race-winning engines

                                            Ia escrever sobre eles porque tenho o 1585T, mas roubaste-me a oportunidade.

                                            Acho que não é justo colocar aqui estes motores:
                                            1º: Não são utilizados em "automóveis"
                                            2º: Só têm 30 horas de vida ( e é quando duram as 30h) e depois disso precisam de ser reconstruidos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Aquilo das motas era a brincar, mas há algumas que fazem melhor que a Mv (cv/l) por uma fracção do preço...

                                              YZF-R6

                                              Comentário


                                                #24
                                                É um tema que também me agrada muito mas acaba por ir dar (quase) ao mesmo que o tópico dos melhores atmosféricos de sempre... sabendo que me estou a repetir:

                                                Lexus LFA

                                                Motor Toyota/Yamaha
                                                V8
                                                4805cc
                                                560cv
                                                480 Nm

                                                116.5 cv/l
                                                100 Nm/l

                                                --------------------

                                                Honda Integra Type R DC5

                                                4 em linha
                                                1998cc
                                                220cv
                                                206Nm

                                                110 cv/l
                                                103.1 Nm/l

                                                ---------------------

                                                Honda Civic Type R FD2

                                                4 em linha
                                                1998cc
                                                225cv
                                                215 Nm

                                                112.6 cv/l
                                                107.6 Nm/l

                                                Versão Mugen:

                                                1998cc
                                                240cv
                                                216 Nm

                                                120.1 cv/l
                                                108.1 Nm/l

                                                Versão Mugen RR Adavanced Concept:
                                                2157cc
                                                260cv
                                                237Nm

                                                120.5 cv/l
                                                109.9 Nm/l

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ferrari 599 GTO

                                                  111,6cvs/L

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                    Aquilo das motas era a brincar, mas há algumas que fazem melhor que a Mv (cv/l) por uma fracção do preço...

                                                    YZF-R6
                                                    Aproveitando a tua deixa, concluo:

                                                    Yamaha YZF-R6

                                                    599cv
                                                    135cv

                                                    225.4 cv/l

                                                    Sendo que é ''apenas'' a relação, já que a potência fica abaixo dos números porque a cilidrada não chega a 1 litro, obviamente

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Carros normais HONDA é claro!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Os motores de mota, são avassaladores neste aspeto.
                                                        Qualquer um de uma mota mais evoluida arrasa os motores dos automóveis.

                                                        Isto comparando modelos de produção em ambas as categorias.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por b00ster Ver Post
                                                          Aproveitando a tua deixa, concluo:

                                                          Yamaha YZF-R6

                                                          599cv
                                                          135cv

                                                          225.4 cv/l

                                                          Sendo que é ''apenas'' a relação, já que a potência fica abaixo dos números porque a cilidrada não chega a 1 litro, obviamente
                                                          Quantas rpm isso faz?
                                                          18000?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                            Aquilo das motas era a brincar, mas há algumas que fazem melhor que a Mv (cv/l) por uma fracção do preço...

                                                            YZF-R6
                                                            Deve haver ainda mais em motores mais pequenos tipo 250, 125 e 50.

                                                            E em motores mesmo pequeninos, para aqueles aviões telecomandados.

                                                            Mas a MV Agusta F4RR está anunciada como a mota mais potente do mercado, passando os 200cv. Claro que cv/l deve haver mais altas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X