Estamos a viver uma época que poderá ser de mudança, com a aplicação de mais e melhor tecnologia e com a tendencia de downsizing são cada vez mais os carros com turbo, como o recente e fabuloso McLaren mp4.
Mas para os puristas os motores atmosféricos, mesmo que se venham a estinguir, terão sempre um lugar especial. Actualmente o rendimento por litro alcançou os valores mais altos de sempre (creio).
Para alguns carros, os mais desportivos, são este género de motor que faz mais sentido. Os muito rotativos em que se tenta alcançar o máximo rendimento.
Deixo aqui dois fortíssimos exemplos, talvez os mais notáveis desta liga
Ferrari 458
V8 - 4,5 litros
570 cv
540 nm
127 cv/litro
120 nm/litro
Porsche 997 GT3 4.0
Boxer 6 - 4 litros
500 cv
460 nm
125 cv/litro
115 nm/litro
Que outros acham que merecem ser destacados ?
Mas para os puristas os motores atmosféricos, mesmo que se venham a estinguir, terão sempre um lugar especial. Actualmente o rendimento por litro alcançou os valores mais altos de sempre (creio).
Para alguns carros, os mais desportivos, são este género de motor que faz mais sentido. Os muito rotativos em que se tenta alcançar o máximo rendimento.
Deixo aqui dois fortíssimos exemplos, talvez os mais notáveis desta liga
Ferrari 458
V8 - 4,5 litros
570 cv
540 nm
127 cv/litro
120 nm/litro
Porsche 997 GT3 4.0
Boxer 6 - 4 litros
500 cv
460 nm
125 cv/litro
115 nm/litro
Que outros acham que merecem ser destacados ?
Comentário