Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sensores que os carros poderiam ter...porque não têm?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sensores que os carros poderiam ter...porque não têm?

    Outro dia vi um Top Gear em que um Subaru apresentava no painel do GPS informação relativa à tensão da bateria do carro. (Carro NORMAL...não hibrido)

    Isso lembrou-me que um Datsun 1200 antigo de um familiar meu ja tinha um indicador do genero...analogico obviamente...mas já foi há anos. E isso dava jeito para ter uma ideia do estado da bateria...informação util, potanto.
    E ja li algures que essa informação é dada pela maioria dos sistemas electronicos...anda la nos barramentos algures...só não é disponibilizada porque o fabricante não quer.

    Note-se que não estou a falar de instalar SENSORES novos...mas simplesmente disponibilizar informaçao já existente no carro...AFINAL PORQUE É QUE não aparece?
    (Alguns carros têm mais que outros, obviamente)

    Coisas como:
    Tensão ou corrente na bateria
    Temperatura da água ou do óleo
    Temperatura interior do habitaculo
    Combustivel no tanque
    Informação mais completa sobre consumos/economia
    Etc...

    Qual o interesse de "evitar" que esta informação chegue ao utilizador...ou é só controlo de custos? (A maioria dos exemplos apenas exigiriam umas pequenas alteraçoes de SOFTWARE)

    #2
    Custos e a falta de interesse nessas informações para 90% dos utilizadores.

    Comentário


      #3
      Basicamente porque a maioria das pessoas nem quer saber.

      Comentário


        #4
        A maioria dos carros recentes se algum desse valores for preocupante acende um luz.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
          A maioria dos carros recentes se algum desse valores for preocupante acende um luz.
          Que é para ires à marca e eles trocarem lá a bateria pelo dobro do preço

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
            A maioria dos carros recentes se algum desse valores for preocupante acende um luz.
            No caso da bateria não...a maioria das vezes só sabemos que a bateria está má quando o carro deixa de pegar...
            É que NEM UMA LUZ têem para este caso...e lembro-me que era interessante saber quando o carro estava a carregar a bateria, ficava-se com uma ideia da carga...e pela tensão é possivel estimar a carga e/ou o estado da bateria...

            Não seria inutil...por exemplo, a indicação da pressão nos pneus é um argumento de vendas...pequeno é certo...MAS é muito mais cara de implementar...
            No caso da bateri bastava acrescentar UM NUMERO ao CB...que JULGO já ser recebido pelo mesmo (via cablagem do carro), mas ignorado...

            Comentário


              #7
              Já agora...o tal Datsun 1200 tinha uma coisa deste tipo:
              In-car Volt meter
              (E ja foi há uns 30 anos)

              E hoje em dia até se arranja isto....humm...será que há por cá?
              Amazon.com: Equus 3721 Battery and Charging System Monitor: Automotive
              (Note-se que eu SEI que isto lê a tensão NO ISQUEIRO que pode ser diferente da da bateria)

              Comentário


                #8
                metam um "sensor de movimento do automóvel" já agora

                Comentário


                  #9
                  Também deve haver alguma reticencia sobre a impressão de fiabilidade geral, nos anos 80 temos exemplos de carros que introduziram muitos sensores e computadores de bordo a informar de tudo e mais alguma coisa o que no fim ficou na memoria não foi a intenção de ter essas informações mas sim os problemas porque um sensor facilmente avaria ou indica valores errados e isso é suficiente para levantar logo suspeitas em torno da fiabilidade.

                  Nunca nos podemos esquecer que quantos mais componentes mais falhas podem existir, ainda por cima sensores que facilmente ficam sujos ou magnetizados ou avariam e originam valores errados. Imaginem essa probabilidade de erros multiplicada por 10 luzes a mais ou 10 parâmetros num computador de bordo a avisar anomalias.

                  Comentário


                    #10
                    Queixam-se que os carros estão sempre na oficina e ainda querem mais sensores???

                    Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                    metam um "sensor de movimento do automóvel" já agora
                    O meu tem... no Comand. É um giroscópio.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
                      Outro dia vi um Top Gear em que um Subaru apresentava no painel do GPS informação relativa à tensão da bateria do carro. (Carro NORMAL...não hibrido)

                      Isso lembrou-me que um Datsun 1200 antigo de um familiar meu ja tinha um indicador do genero...analogico obviamente...mas já foi há anos. E isso dava jeito para ter uma ideia do estado da bateria...informação util, potanto.
                      E ja li algures que essa informação é dada pela maioria dos sistemas electronicos...anda la nos barramentos algures...só não é disponibilizada porque o fabricante não quer.

                      Note-se que não estou a falar de instalar SENSORES novos...mas simplesmente disponibilizar informaçao já existente no carro...AFINAL PORQUE É QUE não aparece?
                      (Alguns carros têm mais que outros, obviamente)

                      Coisas como:
                      Tensão ou corrente na bateria
                      Temperatura da água ou do óleo
                      Temperatura interior do habitaculo
                      Combustivel no tanque
                      Informação mais completa sobre consumos/economia
                      Etc...

                      Qual o interesse de "evitar" que esta informação chegue ao utilizador...ou é só controlo de custos? (A maioria dos exemplos apenas exigiriam umas pequenas alteraçoes de SOFTWARE)
                      Tenho essas informações todas (excepto a carga da bateria) numa Galaxy Tdi.
                      Normalmente estou atento á temperatura do óleo e água do motor, é importante não efectuar acelerações e rotações muito elevadas no motor enquanto não se encontra á sua temperatura ideal de funcionamento, e estas informações são muito uteis para a saude do mesmo.
                      Tenho lá em casa um Clio 1.2 que nem termómetro tem só quando acende uma luz vermelha é que sabemos que há problemas e temos que parar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
                        E hoje em dia até se arranja isto....humm...será que há por cá?
                        Amazon.com: Equus 3721 Battery and Charging System Monitor: Automotive
                        (Note-se que eu SEI que isto lê a tensão NO ISQUEIRO que pode ser diferente da da bateria)
                        A não ser que o carro tenha um sistema eléctrico um bocado esquisito a tensão deve ser a mesma.

                        Mas fazes o mesmo com um voltímetro dos chineses. Só não fazes em andamento mas aí também não tem grande interesse porque não estás a medir a bateria, estás a medir o alternador.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                          A não ser que o carro tenha um sistema eléctrico um bocado esquisito a tensão deve ser a mesma.

                          Mas fazes o mesmo com um voltímetro dos chineses. Só não fazes em andamento mas aí também não tem grande interesse porque não estás a medir a bateria, estás a medir o alternador.
                          Perdas, contactos...

                          E o alternador em andamento também dá info util...se a tensão descer pode ser uma avaria...no tal Datsun 1200 começou-se a notar que o alternador já não carregava como antes...e detectou-se um problema (que não sei bem porquê...era da bateria)

                          Comentário


                            #14
                            Há casos como os da Opel em que o Corsa D tem essas informações disponíveis no display do odómetro e o mais curioso é que este carro nem sequer dispõe da temperatura da água. Estas informações "secretas" são apenas úteis aos mecânicos.

                            Comentário


                              #15
                              Em muitos carros recentes já existe o aviso de bateria fraca, ou são ativados modos de economia, que cortam uma série de equipamentos.

                              De qualquer forma, para ter acesso a algumas infos de sensores, utilizo um aparelho OBD com ligação ao meu telemóvel e já posso ver N informações em tempo real.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                Em muitos carros recentes já existe o aviso de bateria fraca, ou são ativados modos de economia, que cortam uma série de equipamentos.

                                De qualquer forma, para ter acesso a algumas infos de sensores, utilizo um aparelho OBD com ligação ao meu telemóvel e já posso ver N informações em tempo real.

                                Desenvolve sff...

                                Comentário


                                  #17
                                  Só uma pergunta... qual o interesse de saber a voltagem da bateria? A não ser que, como no computador, queiram saber a máxima capacidade que ela ainda apresenta, mesmo assim não iria, no meu ponto de vista, ter grande utilidade.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O meu Corsa tem um indicador da Bateria e outro para o Óleo, o da Bateria já deu jeito, muito jeito...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Patuleia Ver Post
                                      Desenvolve sff...
                                      O que pretendes saber ao certo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sensor para avisar o comprador que se vai arrepender passado uns meses

                                        Comentário


                                          #21
                                          O meu carro tem essas informações escondidas... Só dá para activar ligando a máquina, dizia-me a pressão dos pneus, temperaturas, etc etc. Se carregar no botão "menu" durante 5 segundos aparece lá as funções disponiveis e a frente "DESACTIVADO"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                            O que pretendes saber ao certo?
                                            Como ligaste isso a telemóvel :p

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                              O que pretendes saber ao certo?
                                              Por acaso gostava de saber quanto custa um cabo OBD. Sei que nao é coisa barata.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os BMW têm n funcões escondidas no ecrã do conta quilómetros.
                                                Eu também sou da opinião que toda a informação deve ser disponibilizada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
                                                  Sensor para avisar o comprador que se vai arrepender passado uns meses
                                                  Huuuummm... Era um extra a equacionar na aquisição da viatura

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                    Por acaso gostava de saber quanto custa um cabo OBD. Sei que nao é coisa barata.
                                                    6€
                                                    USB OBD2 OBDII Vag Com KKL Interface Cable for Audi VW | eBay

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Vi a uns anos num forum a 100 e tal €.

                                                      Tive a procura e nao encontrei para o Nissan Qashqai (so para o 240SX e 300ZX), ver se procuro melhor porque a esse preço mando vir um. Mas isto é OT.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Nem há 20 anos existima n modelos com essa informação no painel.
                                                        Então os italianos, os lancia tinham quase todos, a maioria das pessoas não quer saber disso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tradicionalmente em FIAT's e Lancias, nestes por serem mais "refinados" optavam por dar temperatura do Ar Exterior e Voltímetro e nos FIAT's não.

                                                          Era uma das formas de distinção entre o modelo X da FIAT e o equivalente da Lancia.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Esprit: confirmas se o ALFA 90 dispunha de um indicador de Pressão de Pneus ou no minímo de furo?

                                                            Podia não dar a Pressão, mas avisar se fosse substancialmente baixa???

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X