Boa tarde. Estou interessado em comprar um automóvel do segmento do golf/focus/308 etc... O carro será para utilização intensiva (cerca de 60000 km/ano). Podiam-me informar qual o melhor compromisso?
Boa tarde. Estou interessado em comprar um automóvel do segmento do golf/focus/308 etc... O carro será para utilização intensiva (cerca de 60000 km/ano). Podiam-me informar qual o melhor compromisso?
Cumprimentos
Vais fazer 60.000kms/ano, durante quantos anos? Ou seja, o carro tem de durar na tua mão quantos anos?
Primeiro, faz uma pesquisa e selecciona os que gostares mais e aqueles que têm um melhor compromisso qualidade/fiabilidade. Depois, eliminas aqueles que por uma razão ou outra agradam-te menos e posteriormente a isso, fazes uma sondagem.
Para fazer 60mil km/ano durante 4/5 anos é preciso ter em atenção várias coisas.
Ponto 1 - Custo das revisões e de peças, nomeadamente depois de acabarem os dois anos de garantia é preciso estar atento a isso.
Ponto 2 - Tendo em conta tantos kms aposto que é muita estrada, e aposto também que não vais andar a pastar por isso informa-te muito bem sobre o que gasta cada um desses carros em cada situação, sobretudo na que mais te interessa, por exemplo, andar em AE a 120, ou a 140.
Ponto 3 - Passar tanto tempo a conduzir pede também um carro confortável, por isso não aconselho suspensões desportivas nem jantes grandes.
Ponto 4 - A conduzir tanto é imperativo, pelo menos para mim, que o conjunto carro/motor seja bem conseguido e que consiga ser agradável de conduzir. Ou seja, idealmente seria um motor 2.0 diesel, mas devido à nossa fiscalidade, acaba por ser mais racional ficar pelos motores de acesso, nomeadamente 1.5 e 1.6.
Posto tudo isto em conta eu talvez tivesse forte inclinação para o novo Focus pois gasta pouco, o motor 1.6 HDi 8cv tem boas baixas, tem 285nm (?) e 115cv o que já é suficiente para andar a 140/150 em AE sem esforço, aliás até deve dar para andar a 170/180 já mais em esforço claro.
Depois é um projecto novo, por isso, vais ter o modelo actual durante vários anos, é bem construído e equipado nas versões Titanium.
Mas o conforto não sei se será o melhor, só aqui é que "a porca torce o rabo".
Se bem que já mesmo os franceses não são o que eram, com excepção talvez do Megane.
O Golf 1.6 TDi perde um bocado pela agradabilidade (ou falta dela) de condução, ainda que com excelentes consumos.
Se bem que a parte da falta de agradabilidade de condução pode ser bem colmatada com a DSG 7v, mas isso também tem o seu o custo.
Mas, agora que penso bem nisso, para fazer tantos kms, um carro automático é até muito bem pensado.
O Focus com que ando mesmo com jante 17 tem um conforto bom. Em cidade por vezes sentes o facto de teres jante grande, mas em estrada faz-se bem. Se for uma jante 16 acredito que fique um carro com uma boa dinamica e conforto.
Vê tambem o C4, de qualquer forma a minha escolha seria entre o Golf, 308, c4 e Focus.
E não lhe punha jantes ou pneus grandes. Apenas fica mais caro e mais rijo, para o caso não compensa nada.
Se não fosse pelo facto de ser mais feio do que o demónio com dor de barriga, eu escolheria o C4 novo. portanto, de não te importares mesmo nada em andar com uma aberração ambulante, compra o c4
Para fazer 60mil km/ano durante 4/5 anos é preciso ter em atenção várias coisas.
Ponto 1 - Custo das revisões e de peças, nomeadamente depois de acabarem os dois anos de garantia é preciso estar atento a isso.
Ponto 2 - Tendo em conta tantos kms aposto que é muita estrada, e aposto também que não vais andar a pastar por isso informa-te muito bem sobre o que gasta cada um desses carros em cada situação, sobretudo na que mais te interessa, por exemplo, andar em AE a 120, ou a 140.
Ponto 3 - Passar tanto tempo a conduzir pede também um carro confortável, por isso não aconselho suspensões desportivas nem jantes grandes.
Ponto 4 - A conduzir tanto é imperativo, pelo menos para mim, que o conjunto carro/motor seja bem conseguido e que consiga ser agradável de conduzir. Ou seja, idealmente seria um motor 2.0 diesel, mas devido à nossa fiscalidade, acaba por ser mais racional ficar pelos motores de acesso, nomeadamente 1.5 e 1.6.
Posto tudo isto em conta eu talvez tivesse forte inclinação para o novo Focus pois gasta pouco, o motor 1.6 HDi 8cv tem boas baixas, tem 285nm (?) e 115cv o que já é suficiente para andar a 140/150 em AE sem esforço, aliás até deve dar para andar a 170/180 já mais em esforço claro.
Depois é um projecto novo, por isso, vais ter o modelo actual durante vários anos, é bem construído e equipado nas versões Titanium.
Mas o conforto não sei se será o melhor, só aqui é que "a porca torce o rabo".
Se bem que já mesmo os franceses não são o que eram, com excepção talvez do Megane.
O Golf 1.6 TDi perde um bocado pela agradabilidade (ou falta dela) de condução, ainda que com excelentes consumos.
Se bem que a parte da falta de agradabilidade de condução pode ser bem colmatada com a DSG 7v, mas isso também tem o seu o custo.
Mas, agora que penso bem nisso, para fazer tantos kms, um carro automático é até muito bem pensado.
Bem já vai testamento... boa sorte com a compra.
Tem 270Nm, sendo que em Overboost é que passa para os 285Nm.
Eu apostava no Golf pois é um valor mais seguro na retoma e é mais poupado (apesar de menos pujante que o 1.6 Hdi).
Evitava o Astra (é gastador),o Mégane III é demasiado batido e tens pequenos probleminhas, o 308 sabe a pouco e o Octávia não apela a todos os gostos (até pode ser que gostes).
Um conhecido meu esteve há 2 meses na mesma situação que tu, exactamente. Faz sensivelmente 70 000 Km por ano para todo o país.
A única diferença é que ele procurava um comercial.
Depois de muito ver e pesquisar ficou indeciso entre um Megane e um Kia Ceed. Segundo ele ainda não há Megane comerciais e por isso optou pelo Ceed de 125cv.
Isto para dizer que deves ter em conta este modelo.
Além deste, Golf e Megane parecem-me boas opções. E não digo Focus porque pura e simplesmente deteste este novo modelo, talvez por adorar o anterior.
Eu escolhia uma Octavia 1.9tdi, motor que já está mais que conhecido devido à robustez e fiabilidade, bons consumos, conforto e qualidade de construção.
Para essa quantidade respeitável de kms anuais, é preciso ter algumas premissas importantes.
Comigo tinha de haver dois itens que não podiam ser deixados de lado: Conforto e Fiabilidade/Resistência.
Depois é o que disse o ClioIIIRS.
Eu optava pelo Golf 1.6 TDI Confortline/Octavia 1.6 TDI Elegance e, é um carro que consegue ser bastante agradável e ao mesmo tempo fiável e resistente. Para além de ter a vantagem de apenas ter de fazer uma visita à oficina a cada 30 mil quilómetros, ao inverso, de, por exemplo, o 308 que pede revisão a cada 20 mil quilómetros.
O Mégane não é mau, mas tenho dúvidas da sua resistência a essa utilização intensiva. O 308 conheço um em situação parecida, ainda este FDS andei nele, é de Fev. de 2010 e já conta com 80 mil quilómetros e é carro que anda sempre na porrada diária, o interior resiste bem ao desgaste, mas a caixa, por exemplo, tem pior tacto e curso que a do meu Ibiza de 2005 com 90 mil quilómetros, a suspensão já amortece pouco, por isso já existem muitas batidas secas transmitidas ao interior. Eu conheço este carro desde novo.
O Focus é um carro que costuma ter fama de resistente e fiável, mas desconheço por completo esta nova geração.
O A3 em fim de vida, esse sem dúvida que é uma boa opção, mas um bocado mais cara.
Eu escolhia uma Octavia 1.9tdi, motor que já está mais que conhecido devido à robustez e fiabilidade, bons consumos, conforto e qualidade de construção.
Fora da oferta diesel tens: Lexus CT 200h, Grand Punto Bifuel, Bravo Bifuel, Honda Insight, Toyota Prius. Também já me disseram que podes converter para GPL o Chevrolet Cruze sem perda de garantia, o meu instalador diz que trabalha para a marca. Tens o motor 1.6 que é um pouco limitado mas acima há o 1.8.
Acho que nos próximos anos o gasóleo vai continuar a aproximar-se da gasolina, o que retira muita da poupança.
Acho que um desses carros deve ser menos oneroso a médio/longo prazo face aos diesel que têm obrigatoriamente turbo+intercooler, FAP, injecção common rail and so on...
O leasing não é opção tendo em conta essa quilometragem anual?
Ainda agora os preços aumentaram e a gasolina levou mais cêntimos de aumento que o gasóleo.
Em Portugal a associação ambientalista Quercus defende que o Governo deve aumentar o imposto sobre os combustíveis - ISP - por estar abaixo da média europeia. O preço do gasóleo para os automobilistas europeus poderá ainda sofrer um aumento de 15%, entre 2013 e 2018, caso a proposta apresentada recentemente pela Comissão Europeia (CE) sobre a taxação de CO2 for aprovada pelos 27 Estados-membros. Esta medida contraria uma política de anos em que os automobilistas foram levados a apostar em carros movidos a gasóleo.
Esta notícia saiu em toda a comunicação social há pouco tempo e já foi falada cá no fórum.
O que agora é económico ao que tudo indica pode (e deverá mesmo) deixar de o ser dentro em breve.
É contra natura face à natural preferência dos portugueses pelo gasóleo (até agora beneficiado através do ISP) mas a UE é que manda.
Volto a lembrar, na Grécia (o país mais parecido actualmente com o nosso) os combustíveis subiram 40% de um dia para o outro, isto para a gasolina e gasóleo.
O GPL mantém-se a baixo preço, é tal o número de conversões que a malta vai à Turquia. Também não gostavam, mas agora investem nos híbridos e nos bifuel.
Veja-se a manifestação actual dos taxistas, os preços dos combustíveis tradicionais estão a tornar-se insustentáveis para o nível de vida deles.
Cá em Portugal, em caso de casa a arder, a que combustível vai o estado buscar dinheiro? À gasolina? A esses já não dá para sacar mais e os seus utilizadores são cada vez menos.
Editado pela última vez por GPL; 19 July 2011, 19:25.
Compra uma boa garantia e já agora um contrato de manutenção para não acontecerem surpresas pelo caminho.
Convém lembrar que a extensão de garantia também tem limite de quilometragem, e para os kms anuais a serem feitos, a garantia acaba em pouco tempo.
GPL, isso dos turbos, FAPs, EGRs e afins, não me parece ser problema para quem vai fazer 60 mil anuais. Isto baseando no facto que o carro vai "viver" na AE.
Tem uma manutenção mais barata, apesar de mudanças de óleo intermédias aos 15.000, e tem garantia de 5 anos.
Neste caso particular a percorrer 60 mil / ano iria beneficiar de pouco mais do que 2 anos e meio de garantia.
A garantia Toyota é limitada em kms aos 160000 km.
A Hyundai por exemplo, conforme foi referido já aí mais acima pelo o user rojerAjacto, beneficia de uma excelente garantia para estes casos de quem ande muitos kms. Tem quilometragem ilimitada.
Neste caso 5 anos * 60 mil seriam mesmo 300000 kms e 5 anos em garantia!
Editado pela última vez por Gavela; 19 July 2011, 21:56.
Comentário