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Afinal qual a temperatura (exterior) ideal para um carro?

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    Afinal qual a temperatura (exterior) ideal para um carro?

    Pois é isso mesmo! Qual será a temperatura ambiente a que um carro mais se "sente à vontade" para funcionar de forma óptima e com o menor desgaste possível? O que será demasiado frio? O que é demasiado calor?

    Na maioria esmagadora dos casos, o ser humano funciona e sente-se bem idealmente entre os 20-22 ºC, mas será que com os carros também é assim? Será que eles não "preferem" temperaturas mais baixas, porque o ar é mais denso e "respiram" melhor? Mas frio demais também não é bom... será que existe uma resposta cabal para esta difícil pergunta?

    #2
    Vou chutar.
    O ar estando mais quente, as moléculas entram em expansão, logo poderei associar um menor atrito pouco significativo entre o carro e o ar.
    Mas por outro lado o ar quente em termos de performance mecânica já não beneficia o automóvel, já que para um motor de combustão interna o melhor mesmo é ar fresco que por sua vez é mais denso e a combustão é mais eficiente.

    Comentário


      #3
      Ora ai está uma boa pergunta que tambem gostava de conhecer a resposta.

      A ideia que tenho é que com muito frio consome mais oleo e combustivel, muito calor tambem é mau para turbos e afins. Mas não sei muito mais que isto.

      Comentário


        #4
        Diria que fresquinho...

        O motor à semelhança do ser humano regula a sua própria temperatura pelo que nesse aspecto, será (quase) indiferente a temperatura exterior, desde que não estejamos a falar do deserto ou polo norte.

        Ar que o motor consome, quanto mais fresquinho melhor...

        Comentário


          #5
          Mais importante do que a temperatura exterior é a humidade.
          A humidade condiciona significativamente a performance dos motores.

          O ideal é ter pouca humidade e uma temperatura bem amena.
          Temperaturas elevadas são também prejudiciais como já foi dito.

          Não é por acaso que por esta altura os nossos carros costumam andar melhor à noite já que a temperatura está bem amena e a humidade é mais baixa.

          Comentário


            #6
            Mas mais importante ainda é ter o termostato a funcionar a 100% para que o motor esteja sempre na temperatura ideal.

            Comentário


              #7
              LOL
              Ó Lino, isso é uma pergunta de algibeira ou uma questão académica?
              Ainda não percebi o objectivo...Ah, espera, estás a contar fazer uma expedição ao polo norte e queres saber se o teu "bolinhas" aguenta...?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Prax Ver Post
                LOL
                Ó Lino, isso é uma pergunta de algibeira ou uma questão académica?
                Ainda não percebi o objectivo...Ah, espera, estás a contar fazer uma expedição ao polo norte e queres saber se o teu "bolinhas" aguenta...?
                O objectivo, tal como costuma ser num fórum, é ter um tema de conversa e pôr as pessoas a discutir saudavelmente em volta de uma determinada questão.

                As simple as that...

                Comentário


                  #9
                  Diria o mais frio possivel, num local com bastante oxigenio.
                  Diria mesmo, que para o motor ter maior rendimento é mesmo quando o combustivel estiver a ficar congelado.
                  Claro que me estou a cingir ao motor... se tudo o resto ficar congelado, é chato! ;)

                  Comentário


                    #10
                    Claro que são 90º

                    Comentário


                      #11
                      Quanto mais comprimido o ar melhor (com certos limites como é obvio) , quanto menos húmido melhor..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                        Claro que são 90º
                        90º? Tipo... centigrados?
                        Mas com o calor, menor oxigenio, e menor rendimento do motor.
                        Basta levar a um carro de potencia para se verificar isto...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                          90º? Tipo... centigrados?
                          Mas com o calor, menor oxigenio, e menor rendimento do motor.
                          Basta levar a um carro de potencia para se verificar isto...
                          a que temperatura trabalha o motor do teu carro não é a 90ºC? então se já estiverem 90º cá fora...

                          Sério não sei a resposta, desculpem.

                          Comentário


                            #14
                            Desde que não sejam temperaturas extremas, tanto positivas, como negativas, um carro trabalha bem em qualquer temperatura.

                            É para isso que possui sistema de refrigeração a água e a ar.

                            Naturalmente que se a temperatura for de 5ºC, a refrigeração a água poderá "nem funcionar" porque o ar frio é suficiente. E depois o motor vai adaptando-se à temperatura ambiente conforme aquece, até atingir a temperatura normal de funcionamento.

                            Comentário


                              #15
                              20ºc...

                              Comentário


                                #16
                                Na aviação, hot anda high (menos O2 disponível) traz sempre problemas de rendimento dos motores.
                                Daí ser usual em aeroportos quentes e altos o longo curso ser assegurados por quadrimotores. Por exemplo a Ibéria, em que Madrid é quente (no Verão) e é alto, a acrescer grande parte dos destinos daquela serem para a América Latina, quente e humida que pode ser alta como Quito.
                                Ou exemplo tradicional é a South African, que escolheu o alegadamente menos eficiente A340 em detrimento do super eficiente B777 por causa de Joanesburgo.
                                Claro que isto é na aviação, mas no fundo falamos de motores...nos automóveis não deve ser diferente. Portanto diria que a temperatura ideal, no meu pto de vista é a amena, com humidade reduzida e em locais com pouca altitude onde ha mais O2 para carburar...
                                Editado pela última vez por Deltabiturbo; 26 July 2011, 23:46.

                                Comentário


                                  #17
                                  É só o motor? Ou falamos também de amortecedores e de ligações onde há massas que têm temperaturas de funcionamento superiores à temperatura normal? Ou das borrachas que sofrem a temperaturas muito baixas?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sobre aquilo que falei podem ler aqui: Hot and high - Wikipedia, the free encyclopedia

                                    Tem outros exemplos, como o DC-10-15 construido exclusivamente para as companhias aéreas mexicanas (a cidade do México encontra-se a 2,240m de altitude).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Os carros gostam de frio...o ar é mais denso, por isso entra mais e a refrigeração no radiador é mais eficiente.

                                      Diria que 0º é boa temperatura para funionamento de um carro...pois abaixo disso ate pode ter problemas em aquecer xD

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        Na maioria esmagadora dos casos, o ser humano funciona e sente-se bem idealmente entre os 20-22 ºC
                                        A Temperatura ideal de conforto para o Ser Humano junto à pele é de 26, 27 ou 28ºC; por isso temos mecanismos de regulação, como a sudação ou o arrepiar.

                                        ...

                                        Para um automóvel: depois de estar à temperatura ideal de funcionamento, estar fresquinho era o ideal.

                                        No entanto em termos de realidade prática, as condições do piso das estradas em Portugal, dificilmente são as melhores se estiverem menos de 10ºC.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu acho que já li que e algo a rondar os 18-19 Cº e com o menor nível de humidade possível como o MadDragon disse

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                            Eu acho que já li que e algo a rondar os 18-19 Cº e com o menor nível de humidade possível como o MadDragon disse
                                            Eu ia sugerir abaixo dos 20º, mas nunca abaixo dos 0º, teria de andar entre os 2. E humidade sempre abaixo dos 50%

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JonyRocha Ver Post
                                              Vou chutar.
                                              O ar estando mais quente, as moléculas entram em expansão, logo poderei associar um menor atrito pouco significativo entre o carro e o ar.
                                              Mas por outro lado o ar quente em termos de performance mecânica já não beneficia o automóvel, já que para um motor de combustão interna o melhor mesmo é ar fresco que por sua vez é mais denso e a combustão é mais eficiente.
                                              Pelo contrário.
                                              Para um motor de combustão interna o melhor seria entrar ar quente. O ar quente tem mais energia que o ar frio, logo a combustão é mais energética e eficiente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                MAis uma vez, isto é quase uma conversa de surdos, pois estamos no acho que...
                                                mas falando de rendimento, quanto mais frio, mais O2, logo, melhor...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                                  MAis uma vez, isto é quase uma conversa de surdos, pois estamos no acho que...
                                                  mas falando de rendimento, quanto mais frio, mais O2, logo, melhor...
                                                  (....)
                                                  Editado pela última vez por patareco; 31 July 2011, 02:07.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tema interessante, assim já parece me lembra um certo fórum há uns anos.

                                                    Eu iria pela opinião já vinculada, de ar mais frio e com pouca humidade.

                                                    No entanto é um aspecto que certamente outros users com conhecimento na área, poderão esclarecer, pelo menos teoricamente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                                      Pois... Ainda ninguém se lembrou de ligar um tubo desde o evaporador do ar condicionado até à admissão do motor?! É que o motor quer é ar fresquinho... not.
                                                      Intercooler

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                                        Pois... Ainda ninguém se lembrou de ligar um tubo desde o evaporador do ar condicionado até à admissão do motor?! É que o motor quer é ar fresquinho... not.
                                                        Isso não, mas já se lembraram de inventar o intercooler, que arrefece o ar antes de entrar no motor e aumenta a sua densidade, para melhor eficiência e rendimento .

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quer dizer que vão mesmo deixar me sozinho na minha teoria?
                                                          Este fórum não me apoia.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            O objectivo, tal como costuma ser num fórum, é ter um tema de conversa e pôr as pessoas a discutir saudavelmente em volta de uma determinada questão.

                                                            As simple as that...
                                                            Ok Lino, estava só a brincar contigo, não te zangues
                                                            E olha que já há por aí umas respostas interessantes...

                                                            Comentário

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