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Compra de Alfa Romeo 1300 GT Junior - Ajuda

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    Compra de Alfa Romeo 1300 GT Junior - Ajuda

    Boas pessoal. Estive para criar o tópico na parte offtopic, mas seclhar adequa-se mais no geral.

    Bem, após ter "renascido" 5 clássicos aqui de casa (Fiat 600, Fiat 126, Renault 4l, VW Beatle, Buggy VW), despertou-me interesse um clássico como deve de ser um ALFA ROMEO 1300 GT Junior. Bem, pela Internet encontram-se alguns, com preços a começar nos 8000 euros em estado razoavel, mas não me importava algo mais barato, mesmo com falta de peças, ou não tao bonitinho como os restaurados/mexidos pela internet.

    Bem, se alguém souber, tiver, conhecer alguem que tenha um, e que não se importe de desfazer dele, diga. Obrigado

    #2
    http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066045352

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      #3


      Tens um a 8.000€, parece-me com bom aspecto mas precisa de ser visto. Está em Fafe, num site que não sei se posso colocar...

      Comentário


        #4
        Um 1600 não?

        Comentário


          #5
          Pois, acho que esse também já vi. :D
          Eu sei que é dificl, mas encontrar alguem que os tenha consegue-se sempre melhores preços do que procurar na net, pois sabem que cada vez estão mais valiosos. Chegaram-me a pedir 24 500 por o 1300

          Mas pronto, a ideia não vai passar da minha vontade xD

          Comentário


            #6
            Obrigado Nuno, reparei nesse tópico, mas só vi maquinas alemas na poll, desisti logo.

            Comentário


              #7
              Eh pá...eu há pouco tempo vi um numa oficina perto de mim, todo descascado, mas já estaria assim há bastante tempo, penso que por falta de peças.
              E quando digo "todo descascado" era mesmo todo - só o chassis em cima das rodas. Ainda hei-de lá ir um dia destes e perguntar detalhes da máquina.
              É que nem o motor tinha montado, nem sei se existiria...até dava dó ver o carro naquele estado...

              ...vou explorar a situação e digo-te qualquer coisa

              Comentário


                #8
                Atenção aos 1300 GT Junior ou 1300 GTA... esses são muito valiosos.

                Do modelo o 1600 tem muito boa potência.
                Existem ainda o 1750 e o 2000.

                2000 GT Veloce costuma ser puxadote.

                Comentário


                  #9
                  Aqui havia um...

                  Clssicos MDT

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado, desconhecia a versão 1600cc. Já tem mais potencia que os 1300cc, e sendo a mesma carroçaria é lindo á mesma, mas os preços são todos muito parecidos.

                    Adoro a frente do mk1, no entanto acho tablier mais feio.
                    A frente do mk2 está assim assim, já gosto dos interiores.
                    A frente do mk3 está muito gira tambem, mas os farois de trás nao tenho a certeza se são mais largos ou iguais aos do mk1. É que já vi dois diferentes

                    Comentário


                      #11
                      Atenção que os montados em Portugal usaram por vezes farolins "trocados" por falta de componentes após o 25 de Abril.

                      Comentário


                        #12
                        Existem umas versões mais puxadas e Aligeiradas (GTA);

                        mas dos que se encontram basicamente são motores Bialbero (Twin Cam) e a potência será:

                        1300 - 90 cv
                        1600 - 110 cv
                        1750 - 124 cv
                        2000 - 133 cv

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                          Existem umas versões mais puxadas e Aligeiradas (GTA);

                          mas dos que se encontram basicamente são motores Bialbero (Twin Cam) e a potência será:

                          1300 - 90 cv
                          1600 - 110 cv
                          1750 - 124 cv
                          2000 - 133 cv
                          Mas também encontro dados técnicos que dão mais potência:
                          1300 - 103 cv
                          1600 - 125 cv
                          2000 - 150 cv

                          Sinceramente não sei se estas mais altas são verdadeiras... e agradecia quem soubesse explicar.

                          Sei por exemplo que essa versão 1300 de 103cv equipava o Junior Zagato, agora o 1300 GT Junior não tenho certezas. Na pior das hipóteses era de 90cv.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AFajp Ver Post
                            Obrigado Nuno, reparei nesse tópico, mas só vi maquinas alemas na poll, desisti logo.
                            1 - Não sabia que os Peugeot 406 também eram alemães agora!

                            2 - Ele indicou esse tópico porque, a páginas tantas, há lá vários posts a falar desse Alfa Romeo.

                            De qualquer forma, acho que farias bem em passar pelo Fórum Motor Clássico e abrir lá um tópico idêntico. Há lá vários e verdadeiros especialistas na matéria que também poderão ajudar, não desfazendo do pessoal daqui!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AFajp Ver Post
                              Pois, acho que esse também já vi. :D
                              Eu sei que é dificl, mas encontrar alguem que os tenha consegue-se sempre melhores preços do que procurar na net, pois sabem que cada vez estão mais valiosos. Chegaram-me a pedir 24 500 por o 1300

                              Mas pronto, a ideia não vai passar da minha vontade xD
                              Tens de procurar bem... tens muitos descascados no Olx, CustoJusto, SV... procura e encontrarás!


                              Originalmente Colocado por AFajp Ver Post
                              Obrigado Nuno, reparei nesse tópico, mas só vi maquinas alemas na poll, desisti logo.
                              Tens de deixar o link abrir correctamente, é um post meu que o Nuno linkou com algumas propostas.


                              Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                              Aqui havia um...

                              Clssicos MDT
                              E ainda há: ALFA ROMEO GT 1300 | Clssicos MDT




                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              1 - Não sabia que os Peugeot 406 também eram alemães agora!

                              2 - Ele indicou esse tópico porque, a páginas tantas, há lá vários posts a falar desse Alfa Romeo.

                              De qualquer forma, acho que farias bem em passar pelo Fórum Motor Clássico e abrir lá um tópico idêntico. Há lá vários e verdadeiros especialistas na matéria que também poderão ajudar, não desfazendo do pessoal daqui!
                              Não me leves a mal Lino... mas desconfio que aqui se safa melhor. Aliás, nem sei porque são separados, aquele devia estar englobado neste, mas isso são outros 500.

                              BTW, existem por neste forum algumas threads sobre esse carro por ex, que foram movidos para o forum Motorclássico, mas encontrá-los lá tá quieto.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                Atenção aos 1300 GT Junior ou 1300 GTA... esses são muito valiosos.

                                Do modelo o 1600 tem muito boa potência.
                                Existem ainda o 1750 e o 2000.

                                2000 GT Veloce costuma ser puxadote.
                                Os Junior da 1ª série são mais puxadotes, os Scalino, que muita gente com 2 ou 3 Mods mete com look GTA.

                                Tens aqui um exemplo de um lindissimo IMHO: Alfa Romeo Giulia GT 1300 Junior - "Scalino" - 1967

                                Aqui tens um pouco de história: La storia della gt junior 1300

                                Outros links, do autor do blog:

                                http://www.alfaholics.com/articles/document_11_2.php
                                Alfa Restore

                                Comentário


                                  #17
                                  Olha aqui um nice para te entreteres: Veiculos Clssicos

                                  Eu ando com uma vontade... porcaria da crise!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                    Mas também encontro dados técnicos que dão mais potência:
                                    1300 - 103 cv
                                    1600 - 125 cv
                                    2000 - 150 cv

                                    Sinceramente não sei se estas mais altas são verdadeiras... e agradecia quem soubesse explicar.

                                    Sei por exemplo que essa versão 1300 de 103cv equipava o Junior Zagato, agora o 1300 GT Junior não tenho certezas. Na pior das hipóteses era de 90cv.
                                    gtabarth, a diferença está na norma.
                                    Os 90cv são medidos na norma DIN e os 103 na SAE.
                                    O mesmo para o Junior Zagato.

                                    Os Giulia Bertone são muito interessantes, mesmo falando das versões Junior 1300.
                                    Este na altura já conseguia ultrapassar os 170km/h e fazer cerca de 12s dos 0 aos 100km/h.

                                    Estes carros não têm por onde avariar, mas aconselho à compra de um modelo que esteja em condições e os que estão em condições, têm o seu preço.
                                    A não ser que o futuro dono queira sujar um pouco as mãos a remodelar o carro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas. Obrigado pela respostas. Tambem acabei por encontrar esse link. Bom negocio, mas so o preco dos vidros pintura e ainda ficava mais caro que outros restaurados. Mas pelo menos tinha esse prazer, mas já comecava a incluir muita mão de obra, tempo e dinheiro. O que não abunda nestas alturas para tais prazeres. Mas os meus pais ainda me vão averbar a compra do carro daqui a uns anitos se esta fase passar xD

                                      é o que o MadDragon diz, é um classico "desportivo", não era qqr um que tinha essas velocidades, travoes de disco as 4 rodas, 2 arvores de cam, 90 cavalos, redline as 7500, caixa de 5, acho qe ate tinha diferencia limitado. Em suma, que sonho

                                      Comentário


                                        #20
                                        Só o GTV2000...

                                        A mim cativa-me as linhas claro, de Giugiaro, os manómetros com as agulhas à competição e tudo e mais alguma coisa. Eu quero um!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Patuleia Ver Post
                                          Só o GTV2000...

                                          A mim cativa-me as linhas claro, de Giugiaro, os manómetros com as agulhas à competição e tudo e mais alguma coisa. Eu quero um!!!
                                          Só o 2000GTV de origem, mas havia a possibilidade de pedir em opcional nos 1750GTV e GTA's.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                            Só o 2000GTV de origem, mas havia a possibilidade de pedir em opcional nos 1750GTV e GTA's.
                                            E alguns Juniors têm como retrofit...

                                            Pessoalmente até perfiro a carroceria dos Juniors, mas estou num ponto que qualquer um servia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                              Existem umas versões mais puxadas e Aligeiradas (GTA);

                                              mas dos que se encontram basicamente são motores Bialbero (Twin Cam) e a potência será:

                                              1300 - 90 cv
                                              1600 - 110 cv
                                              1750 - 124 cv
                                              2000 - 133 cv
                                              Nesse caso eu diria atenção aos GTA... sim, atenção porquê são de outro campeonato, desconheço até que esteja algum à venda em Portugal e os que existem lá fora valem basicamente o que pedirem por ele.

                                              Existe é algumas réplicas por cá, até bastante fieis e mesmo essas tem sempre um valor muito superior aos ditos "normais".

                                              Mas já um 1300 tem um andamento muito engraçado (cerca de 1000km, o GTA pesava pouco mais de 700kg) e facilmente se faz um "engine-swap" para o 2000.
                                              Como foi dito, se estiver bom, são carros extremamente fiáveis, mesmo com um utilização mais desportiva, tem é de se ter atenção à corrosão, coisa que não afecta o GTA, já que é praticamente todo construindo à base de alumínio.

                                              Um destes para mim, se faz favor...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu nem coloco a hipótese do autor do tópico comprar um GTA.
                                                Custam um balúrdio!

                                                O GTA é um mundo à parte do já mundo á parte que são os Bertone.
                                                Ter um Bertone de alumínio com rebites é um must!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas é relativamente fácil ficar com o melhor de 2 mundos... Basta comprar um Scalino e retirar os para choques e rebaixa-lo um pouco, colocando umas jantes da época. Guardando as peças originais, podemos dar uma volta com look GTA mantendo o valor do carro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    ainda ontei fotografei um 1600gt junior

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Banusinho Ver Post
                                                      ainda ontei fotografei um 1600gt junior
                                                      E estas à espera do que para partilhares?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Patuleia Ver Post
                                                        E estas à espera do que para partilhares?
                                                        http://forum.autohoje.com/road-book/...post1066063572

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                          gtabarth, a diferença está na norma.
                                                          Os 90cv são medidos na norma DIN e os 103 na SAE.
                                                          O mesmo para o Junior Zagato.
                                                          Não me parece.
                                                          A relação que encontro para SAE é de 1,014 e não de 1,14 (que assim daria o que estás a dizer)

                                                          isto porque:

                                                          1 PS = 736 W
                                                          1 HP = 746 W

                                                          E o SAE não é igual a HP???

                                                          Prior to the 1972 model year, American automakers rated and advertised their engines in brake horsepower (bhp), frequently referred to as SAE gross horsepower, because it was measured in accord with the protocols defined in SAE standards J245 and J1995.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                            Não me parece.
                                                            A relação que encontro para SAE é de 1,014 e não de 1,14 (que assim daria o que estás a dizer)

                                                            isto porque:

                                                            1 PS = 736 W
                                                            1 HP = 746 W

                                                            E o SAE não é igual a HP???

                                                            Prior to the 1972 model year, American automakers rated and advertised their engines in brake horsepower (bhp), frequently referred to as SAE gross horsepower, because it was measured in accord with the protocols defined in SAE standards J245 and J1995.

                                                            Já foi há muito tempo que tive a dúvida que tu tens agora e na altura descobri que era a diferença nas normas.
                                                            Aliás, o próprio Junior Zagato 1300 é considerado em alguns sites como tendo 90cv.
                                                            Mas agora deixaste-me na dúvida.

                                                            PS - e tenho ideia que a diferença das normas é que uma conta com o esforço do motor com os acessórios e a outra não.
                                                            Editado pela última vez por MadDragon; 02 August 2011, 10:30.

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