Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tdi ou Gti o dilema!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tdi ou Gti o dilema!!!

    Bom dia a todo!

    Actualmente deparo-me com um problema, estou em vías de substituir o meu Ibiza Tdi 130 (Comercial) que me tem dado zero problemas e que conta com 104.000kms / 8 anos, os consumos são baixissímos, simplesmente adoro este carro e custa’me bastante ter que o vender mas a vida é assim mesmo. No que diz respeito à nova aquisição estou a considerar 2 opções mt diferentes:

    A3 Sportback 170cv (no próximo ano será lançado o novo modelo e como tal agora conseguem-se bons descontos)
    VW Gti com DSG.

    Ao contrário do passado qd morava em Portugal, actualmente faço poucos km, menos de 20,000kms ano. No final da semana pasada tudo apontava para a compra do A3 pelas prestações/consumos que tão bem conheço da motorização tdi, no entanto esta semana ao visitar um stand da VW aqui em Espanha fui como que atacado pelo feitiço do GTI, ao sentar-me senti as octanas e a pura diversão de um motor a gasolina a borbulhar nas minhas veias. Agora a pregunta importante, que consumos reais fazo gti em AE a velocidades 145-150? E em cidade? É expectável que 2/3 x por ano faça algumas longas viagens a Portugal mas de resto será casa/escritório num total de 40kms/dia mais as voltas grandes ao fds.

    Sei que quem compra um Gti pouco se deberá importar com consumos mas gostava de saber as vossas opiniões.

    Muito obrigado pela atenção!

    #2
    Pelo que relatas não fazes assim tão "poucos kms por ano"... fazer 20 mil km por ano, com viagens a Portugal à mistura num GTi é muita fruta... depende apenas se tens bolsos para isso.

    Comentário


      #3
      Aqui fica as entradas do consumos de vários GTI.

      Overview: Volkswagen - Golf - Spritmonitor.de

      Comentário


        #4
        Obigado a ambos, e desde já peço desculpas pelos erros ortográficos do meu post. Então é assim, passei num stand da VW e dizem que o tempo de espera para o GTI é de 7 meses, vou ter que passar num outro stand de forma a validar a informação. Um Gti com caixa DSG, 5 portas, tecto eléctrico, sistema som Dyanaudio e GPS ronda os 30-31mil Euros (com desconto).

        Com estes preços, definitivamente não é expectável que alguma vez mais, nos próximos anos, volte a comprar carro em Portugal

        Comentário


          #5
          Como ex-dono de um GTI, só posso dizer o seguinte:

          "GTI all the way!"

          Quanto a aspectos racionais:

          GTi - Preço de aquisição inferior (para o A3 com equipamento semelhante), manutenções mais baratas, prazer de condução (nem têm comparação), mais confortável.

          A3 - Preços dos combustíveis, futuro valor de retoma mais elevado (se as coisas se mantiverem nos moldes actuais).


          Consumos do GTi, são muito dependentes do tipo de condução. Cheguei a fazer médias de 6,5 litros e médias de 11,5, é como disse depende do dia e da disposição.

          Agora não contes que o A3 fuja muito desses valores para o mesmo tipo de condução (poderás ter diferenças na ordem dos 1 l/100 km, mas depende sempre do tipo de condução).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Hromana Ver Post
            Obigado a ambos, e desde já peço desculpas pelos erros ortográficos do meu post. Então é assim, passei num stand da VW e dizem que o tempo de espera para o GTI é de 7 meses, vou ter que passar num outro stand de forma a validar a informação. Um Gti com caixa DSG, 5 portas, tecto eléctrico, sistema som Dyanaudio e GPS ronda os 30-31mil Euros (com desconto).

            Com estes preços, definitivamente não é expectável que alguma vez mais, nos próximos anos, volte a comprar carro em Portugal
            31.000 euros? Deve haver algum engano ou tens um desconto de perto dos 10.000 euros.

            O prazo de entrega é no máximo de 120 dias + o mês de Agosto, visto que a produção para.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
              31.000 euros? Deve haver algum engano ou tens um desconto de perto dos 10.000 euros.

              O prazo de entrega é no máximo de 120 dias + o mês de Agosto, visto que a produção para.
              Pserra, estes são os preços aqui em Espanha, daí ter escrito que tão depressa não compro carro em Portugal

              Em relação ao tempo de entrega tb duvido do que o vendedor me disse, acho que ele diz 7 meses pois tem um GTi com 14.000kms para vender e quer despachar o carro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Hromana Ver Post
                Pserra, estes são os preços aqui em Espanha, daí ter escrito que tão depressa não compro carro em Portugal

                Em relação ao tempo de entrega tb duvido do que o vendedor me disse, acho que ele diz 7 meses pois tem um GTi com 14.000kms para vender e quer despachar o carro.
                Ok, em Espanha!

                O meu com encomenda especial (com extras) demorou 94 dias a ser entregue, mas tens que contar que no mês de Agosto as fabricas param.

                Comentário


                  #9
                  GTi, sem dúvida. Sinceramente não sei ao certo o preço da gasolina aí em Espanha, mas para ir aí tanta gente meter, é porque deve ser substancialmente mais barata. De qualquer maneira, com o GTi os consumos não serão muito mais altos do que o TDI.

                  Comentário


                    #10
                    GTI é sempre aquela máquina... Se não fôr viável... GTD DSG

                    Comentário


                      #11
                      Mts pessoas dizem-me “ Carro a Gasolina, ainda por cima um Gti, nem pensar “ o que eu compreendo. Actulmente tenho um tdi e sinceramente poderia ter um a gasolina que pouca diferença me fazia no bolso devido à pouca utilização que lhe dou. É expectável que dentro de uns meses volte a utilizar mais o carro, mas parece’me que mesmo assim e tendo em conta os kms que realizo poderia opar pela emoção do Gti.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Hromana Ver Post
                        Mts pessoas dizem-me “ Carro a Gasolina, ainda por cima um Gti, nem pensar “ o que eu compreendo. Actulmente tenho um tdi e sinceramente poderia ter um a gasolina que pouca diferença me fazia no bolso devido à pouca utilização que lhe dou. É expectável que dentro de uns meses volte a utilizar mais o carro, mas parece’me que mesmo assim e tendo em conta os kms que realizo poderia opar pela emoção do Gti.
                        Dentro dos gasolina, são os valores mais seguros

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Hromana Ver Post
                          Mts pessoas dizem-me “ Carro a Gasolina, ainda por cima um Gti, nem pensar “ o que eu compreendo. Actulmente tenho um tdi e sinceramente poderia ter um a gasolina que pouca diferença me fazia no bolso devido à pouca utilização que lhe dou. É expectável que dentro de uns meses volte a utilizar mais o carro, mas parece’me que mesmo assim e tendo em conta os kms que realizo poderia opar pela emoção do Gti.
                          Quanto a essa pouca diferença o que te aconselho é... faz as contas e verifica por mes se a diferença é realmente pouca! E tem cuidado com as médias declaradas com os carros a gasolina! É verdade que gastam pouco, mas se carregas mais, o aumento é muito superior que um carro a gasoleo!
                          Um GTI não gasta muito, mas há uma diferença para um carro a gasoleo! Conheço muita gente que comprou carros a gasolina porque andava pouco e depois viu a diferença na carteira e trocou de carro perdendo milhares de euros!

                          Outra coisa, se queres um GTI para fazer kms de autoestrada aconselho-te... não compres! É uma má utilização para o carro... Para recteiros compra diesel.

                          Nota: a diferença por cada 100kms entre carros comparaveis gasolina vs gasoleo é no minimo 7,5 eur. E a verdade é que os carros a gasolina gastam pouco quando estao a andar normalmente, se tiveres um pé pesado a amplitude de diferença é gigante! No meu caso, a diferença é realmente pouca, mas tem a ver com o estilo de condução.
                          Editado pela última vez por Taveirada; 29 July 2011, 11:16.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                            Quanto a essa pouca diferença o que te aconselho é... faz as contas e verifica por mes se a diferença é realmente pouca! E tem cuidado com as médias declaradas com os carros a gasolina! É verdade que gastam pouco, mas se carregas mais, o aumento é muito superior que um carro a gasoleo!
                            Já cá faltavam as manias do costume!

                            As médias homologadas pouco têm a ver com a utilização real. Isso acontece tento nos Otto como nos Diesel. Agora achar que os valores homologados valem para os Diesel mas não para os Otto...

                            Comentário


                              #15
                              Pelo simples facto de pores Gasolina "espanhola" a preço bem mais baixo que em Portugal, acho que deves optar pelo GTI. Se fosse cá em Portugal dizia-te logo para esquecer o GTI pois ias gastar muito mais dinheiro em relação ao Tdi de 170cv. Em Espanha vais gastar apenas algum mais em combustível.

                              O que posso dizer é que o prazer de condução e o andamento dos carros em questão não tem mesmo nada haver um com outro... o GTI

                              Outra coisa que te posso dizer é que qualquer que seja a opção vais gastar muito mais combustível do que gastas actualmente

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                Já cá faltavam as manias do costume!

                                As médias homologadas pouco têm a ver com a utilização real. Isso acontece tento nos Otto como nos Diesel. Agora achar que os valores homologados valem para os Diesel mas não para os Otto...
                                MEDO!

                                Não são manias, falo de amplitudes de diferença.
                                Sei bem o que é um GTI, e sei bem o que é um TDI, não estou a falar por diz que disse.
                                As médias são reais! Um GTI faz medias abaixo de 8 em EN numa deslocação normal de dia a dia, por EN, seguindo carneirada para o trabalho.
                                Um TDI faz também as médias que declara. A diferença está na amplitude, ou seja, quando apertas, em AE por exemplo, num GTI a media dispara logo, num TDI dispara, mas não é com uma amplitude tão grande!
                                Num carro a gasolina, o motor não se coibe, nem permite "enganos" por parte do condutor em termos de consumos... Num diesel é mais facil de fazer médias.
                                O que digo é façam bem as contas, usando as medias declaradas, e lembrem-se que se quiserem carregar, o carro a gasolina vai subir a media mais depressa que o carro a gasoleo, e por isso, se fica mais caro na media, vai ficar ainda mais caro se usarem-no fora da média.

                                Nota: os carros nada tem a ver um com o outro. Só a DSG a subir ou descer de regime a velocidades normais e de vidro aberto vale muito dinheiro... será que está disposto a gasta-lo?

                                Comentário


                                  #17
                                  Comparando o GTI com o GTD por exemplo, e andei com eles em semanas seguidas, é fácil ver a parte dos consumos
                                  O consumo normal é ~metade do em attack mode...
                                  O GTI gastava 7/8 em eco/normal, e uns 14/15 a abrir.
                                  O GTD gastava 5/6 em eco/normal, e uns 10/11 a rasgar pano...

                                  Estes últimos GTI de injecção directa conseguem muito bons consumos em uso corrente!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Com o preço da gasolina em Espanha eu nem pensaria em diesel, se mesmo cá não penso... e faço 30.000 ano

                                    Comentário


                                      #19
                                      Obrigado por todos so comentários, cada vez estou mais decidido pelo GTI. O que mais me importa são os consumos em andamento normal pq 70% da condução acontece nesse tipo de andamento, qt em modo de ataque não me aborrece nada já que um tipo sabe que tem máquina debaixo do pé mas que tb lhe sairá da carteira andar sempre a rasgar. Parece-me que o Gti pode ser um carro bastante equilibrado, consumo razoável em andamento normal, consumo alto em consonância com a adrenalina.

                                      O meu receio seria o de comprar um carro como por ex um Mustang com configuração-motor de entrada, em que mesmo numa condução ponderada os consumos são bastantes altos. Falo pois já conduzi mts kmsalguns Mustangs, mas ok…não vale a pena estar a comparar batatas com cebolas :P

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Hromana Ver Post
                                        Obrigado por todos so comentários, cada vez estou mais decidido pelo GTI. O que mais me importa são os consumos em andamento normal pq 70% da condução acontece nesse tipo de andamento, qt em modo de ataque não me aborrece nada já que um tipo sabe que tem máquina debaixo do pé mas que tb lhe sairá da carteira andar sempre a rasgar. Parece-me que o Gti pode ser um carro bastante equilibrado, consumo razoável em andamento normal, consumo alto em consonância com a adrenalina.

                                        O meu receio seria o de comprar um carro como por ex um Mustang com configuração-motor de entrada, em que mesmo numa condução ponderada os consumos são bastantes altos. Falo pois já conduzi mts kmsalguns Mustangs, mas ok…não vale a pena estar a comparar batatas com cebolas :P
                                        Se a tua ideia é essa... vais bem para o GTI.
                                        O GTI é menino para gastar menos de 8 em dia a dia, carneirada style (carneirada style = ENacional, a menos de 90, sem mudanças bruscas de acelaração)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                          Se a tua ideia é essa... vais bem para o GTI.
                                          O GTI é menino para gastar menos de 8 em dia a dia, carneirada style (carneirada style = ENacional, a menos de 90, sem mudanças bruscas de acelaração)
                                          Um pouco off-topic: Esse simbolo da Lada fica muito mal!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Assim de repente, o motor do GTi levava-me já por diversos motivos e o diesel ficava para um canto, mas há aspectos a ponderar nestas coisas.

                                            Parece-me que os motores a gasolina têm vindo ao longo dos "últimos" tempos a ganhar em eficiência, conseguindo alcançar consumos interessantes, especialmente em ritmos calmos.
                                            Se pensarmos que Espanha tem um preço mais simpático na gasolina, seria ainda mais aliciante.


                                            O que convém não perder de vista é que esse preço mais "simpático" de Espanha é relativo, pois em termos práticos um litro de gasolina é caro e será cada vez mais caro, pelo que cada litro de consumo adicional que um motor tenha (seja ele qual for) se torna numa diferença que vai sempre aumentando.

                                            Dependendo do tempo com que vais ficar com o carro (mas vamos imaginar 5 anos), podes facilmente vir a pagar 2 euros por litro de gasolina, e se tiveres um outro motor (mesmo que seja a gasolina) que gaste em média 1,5 litros a menos, tens uma diferença de 3 euros a cada 100 km, ou 300 em 10.000km.

                                            Depois ainda existem as particularidades de cada pessoa, tal como o trajecto e estilo de condução. Até podes ter uma condução calma e fazeres poucos km por dia, mas se eles forem muito em cidade e com o motor a frio, os consumos médios sobem logo obrigatoriamente (em qualquer dos motores).

                                            O downsizing dos motores é uma realidade incontornável pelo CO2, que é a realidade também dos consumos e do preço dos combustíveis.


                                            Um bom motor a gasolina é sempre um bom motor a gasolina. Comparar com diesel nesta gama nem faz sentido.

                                            Só convém é perceber os custos reais a médio prazo, para que não hajam arrependimentos depois.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                              Comparando o GTI com o GTD por exemplo, e andei com eles em semanas seguidas, é fácil ver a parte dos consumos
                                              O consumo normal é ~metade do em attack mode...
                                              O GTI gastava 7/8 em eco/normal, e uns 14/15 a abrir.
                                              O GTD gastava 5/6 em eco/normal, e uns 10/11 a rasgar pano...

                                              Estes últimos GTI de injecção directa conseguem muito bons consumos em uso corrente!
                                              Os consumos eco/normal do GTI são muito bons, mas para ambos os casos (GTI/GTD) eu consideraria algo entre o mínimo e o máximo.

                                              Uma condução normal com uns picos ocasionais a abrir (estamos a falar de motores em que queremos pisar de vez em quando, senão não valia a pena ir para eles) se calhar seria uns 11 litros para o GTI e 8 litros para o GTD (numa média matemática dos valores que colocaste entre mínimo e máximo de cada um).

                                              Não sei se uma condução despreocupada e com umas sapatadas pelo meio (sem andar sempre de faca nos dentes) não representará algo similar a estes números.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                Os consumos eco/normal do GTI são muito bons, mas para ambos os casos (GTI/GTD) eu consideraria algo entre o mínimo e o máximo.

                                                Uma condução normal com uns picos ocasionais a abrir (estamos a falar de motores em que queremos pisar de vez em quando, senão não valia a pena ir para eles) se calhar seria uns 11 litros para o GTI e 8 litros para o GTD (numa média matemática dos valores que colocaste entre mínimo e máximo de cada um).

                                                Não sei se uma condução despreocupada e com umas sapatadas pelo meio (sem andar sempre de faca nos dentes) não representará algo similar a estes números.
                                                É mais ou menos isso Rca... 11/8... 10/7...9/6...
                                                São todos valores bem possíveis tanto num como noutro.

                                                Estes são dois carros bem complicados de comparar, um dá um gozo tremendo, outro dá gozo, e acrescenta uma racionalidade desconcertante à coisa!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O GTI de um amigo meu consome normalmente 10-11, em AE a 120 8l e a 140 10l o mínimo que fez foi 6,5 a andar a 100 em nacional

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A quanto está aí a gasolina e gasóleo em Espanha??
                                                    Eu não pensava duas vezes... Um GTI com moderação bebe tanto como um 1.4 a gasolina...
                                                    Ainda por cima o A3 Sportback já está mais batido que batido. Conheço um diário de bordo de um Português com um GTI Suíço noutro fórum e mais tarde posso por aqui consumos (ele faz sobretudo viagens com o carro pela Europa central).
                                                    Olha um exemplo, viagem de uma cidade Suiça que não sei qual é, até à zona de Verona e Lago di Garda, 860 kms ida e volta.
                                                    Primeiro depósito gasto, antes de sair da bomba, já abastecido, o depósito tinha dado para:

                                                    752 kms com um depósito, depois de atestado tinha calculo para 670kms (segundo o dono, a autonomia do GTI é sempre pessimista). Cruise Control nos 100km/h e a andar nas calmas.
                                                    Após abastecer, já no regresso, seguiu assim:

                                                    Ao fim de 35kms após sair da bomba, estava assim...
                                                    Depois, chegou a casa, desde que saiu do abastecimento, fez 119kms com uma média de:

                                                    Claro que isto é andar no pastanço completo... (aparentemente lá, eles não facilitam muito com os radares e excessos). E o dono gosta de realizar eco-driving e ver até onde pode chegar um GTI.
                                                    Editado pela última vez por Gmigas; 29 July 2011, 14:43.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Gmigas, Obrigado pela informação Cada vez me convenço mais de que o Gti não tem que ser um chupista de gasolina

                                                      Em relação ao custo dos combustíveis, acabei de passar pela Shell:

                                                      Diesel: 1,28
                                                      Gasolina 95: 1,35

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Obrigo a todos pelos comentários, como sempre … muito esclarecedores.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não esquecer que o GTI, gosta no minimo de 98.
                                                          Meter 95 num GTI é desperdicio!

                                                          Claro que os novos Diesel com sistema CR de alta pressao, também preferem Diesel Geforce.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                            A quanto está aí a gasolina e gasóleo em Espanha??
                                                            Eu não pensava duas vezes... Um GTI com moderação bebe tanto como um 1.4 a gasolina...
                                                            Ainda por cima o A3 Sportback já está mais batido que batido. Conheço um diário de bordo de um Português com um GTI Suíço noutro fórum e mais tarde posso por aqui consumos (ele faz sobretudo viagens com o carro pela Europa central).
                                                            Olha um exemplo, viagem de uma cidade Suiça que não sei qual é, até à zona de Verona e Lago di Garda, 860 kms ida e volta.
                                                            Primeiro depósito gasto, antes de sair da bomba, já abastecido, o depósito tinha dado para:

                                                            752 kms com um depósito, depois de atestado tinha calculo para 670kms (segundo o dono, a autonomia do GTI é sempre pessimista). Cruise Control nos 100km/h e a andar nas calmas.
                                                            Após abastecer, já no regresso, seguiu assim:

                                                            Ao fim de 35kms após sair da bomba, estava assim...
                                                            Depois, chegou a casa, desde que saiu do abastecimento, fez 119kms com uma média de:

                                                            Claro que isto é andar no pastanço completo... (aparentemente lá, eles não facilitam muito com os radares e excessos). E o dono gosta de realizar eco-driving e ver até onde pode chegar um GTI.
                                                            E ainda por cima com DSG!
                                                            Muito bom mesmo...
                                                            Confesso, que não tive paciência para tentar o Eco-driving, porque no dia a dia, é coisa que não consigo praticar, só se fosse mesmo por curiosidade.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X