Será que alguém me pode dizer onde encontrar (se houver) alguma informação a respeito dos materiais utilizados na construção dos vários motores dos vários construtores? Alguém sabe quais os motores que utilizam alumínio na sua concepção? Curiosamente peguei em iman e encostei ao motor do meu punto e cheguei à conclusão que aquilo é alumínio? Será que os motore em aço são os mais antigos? Obrigadíssimo
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Obrigado skynet... mas gostaria de obter mais elementos é para um estudo que ando a fazer sobre o emprego do aluminio e do aço na industria automóvel... o que eu precisava era de elementos em que encontrasse quais as marcas que utilizam ferro ou aluminio na concepção dos motores, carrocerias e outros componentes... mas começo pelos motores...
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Mas eu penso que houve uma época em que apenas existiam blocos em ferro... não sei cronologicamente em que momento isso aconteceu... ou começou a acontecer ( adopção do alumínio...) Isto também mete um bocado de história... se houvesse um atlas histórico da indústria automóvel eh eh eh...
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Pastis
Originalmente Colocado por josenorme Ver PostSerá que alguém me pode dizer onde encontrar (se houver) alguma informação a respeito dos materiais utilizados na construção dos vários motores dos vários construtores? Alguém sabe quais os motores que utilizam alumínio na sua concepção? Curiosamente peguei em iman e encostei ao motor do meu punto e cheguei à conclusão que aquilo é alumínio? Será que os motore em aço são os mais antigos? Obrigadíssimo
Este exemplo da HONDA: Honda N engine - Wikipedia, the free encyclopedia é uma excepção em particular deu que falar qd foi lançado precisamente por ser de alumínio.
Em termos de durabilidade o Alumínio nunca será mais durável que o Ferro.
Nota: para quem quiser aprofundar o assuntos.
Motor de ferro fundido = Cast iron engine ( em inglês) = Moteur en fonte (em francês).
Alumínio é fácil de traduzir
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"Tradicionalmente são feitos de ferro fundido" - eu também pensava isso´... hoje é que pus iman no no motor do meu punto de 2000 e aquilo não aproximou, logo, é de alumínio (o carro já tem onze anos e está longe de ser um desportivo) A partir de que época se começaram a fabricar motores de alumínio? Anos 90, dois mil?
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Pastis
Originalmente Colocado por josenorme Ver Post"Tradicionalmente são feitos de ferro fundido" - eu também pensava isso´... hoje é que pus iman no no motor do meu punto de 2000 e aquilo não aproximou, logo, é de alumínio (o carro já tem onze anos e está longe de ser um desportivo) A partir de que época se começaram a fabricar motores de alumínio? Anos 90, dois mil?
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Originalmente Colocado por josenorme Ver Post"Tradicionalmente são feitos de ferro fundido" - eu também pensava isso´... hoje é que pus iman no no motor do meu punto de 2000 e aquilo não aproximou, logo, é de alumínio (o carro já tem onze anos e está longe de ser um desportivo) A partir de que época se começaram a fabricar motores de alumínio? Anos 90, dois mil?
Acho que não estás a ver bem a coisa...
Nos anos 50 já a ALFA ROMEO usava blocos em alumínio nos carros de estrada.
Alfa Romeo Twin Cam engine - Wikipedia, the free encyclopedia
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Ferro fundido não é ferro puro. Na verdade é uma liga de ferro-carbono com ainda mais carbono do que aço. As propriedades magnéticas não são as mesmas de ferro puro ou aço de baixo carbono, e podem ainda ser alteradas por outros elementos de liga (por exemplo adição de crómio para prevenir oxidação). Por isso o teste do íman não é 100% fiável.
Os blocos mais baratos e penso que actualmente ainda a maioria dos blocos Diesel são de ferro fundido. Motores mais caros são feitos em ligas de alumínio, ou menos frequentemente ligas de aço ou magnésio. De notar que no mesmo motor podes ter partes feitas de um material e outras feitas de outro, por exemplo bloco de aço e cabeça de alumínio, ou como no caso dos BMW de 6 cilindros atmosféricos camisas de alumínio e resto do bloco em magnésio.
Não conheço nenhuma tabela extensiva de motores listando os materiais de que são feitos, mas geralmente dá para descobrir de que é feito um dado motor pela net (google is your friend). Se tencionas elaborar uma lista dessas vais ter que arbitrar um grupo de motores e depois ir à procura, vai dar trabalho.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostFerro fundido não é ferro puro. Na verdade é uma liga de ferro-carbono com ainda mais carbono do que aço. As propriedades magnéticas não são as mesmas de ferro puro ou aço de baixo carbono, e podem ainda ser alteradas por outros elementos de liga (por exemplo adição de crómio para prevenir oxidação). Por isso o teste do íman não é 100% fiável.
Os blocos mais baratos e penso que actualmente ainda a maioria dos blocos Diesel são de ferro fundido. Motores mais caros são feitos em ligas de alumínio, ou menos frequentemente ligas de aço ou magnésio. De notar que no mesmo motor podes ter partes feitas de um material e outras feitas de outro, por exemplo bloco de aço e cabeça de alumínio, ou como no caso dos BMW de 6 cilindros atmosféricos camisas de alumínio e resto do bloco em magnésio.
Não conheço nenhuma tabela extensiva de motores listando os materiais de que são feitos, mas geralmente dá para descobrir de que é feito um dado motor pela net (google is your friend). Se tencionas elaborar uma lista dessas vais ter que arbitrar um grupo de motores e depois ir à procura, vai dar trabalho.
Na verdade mesmo o ferro fundido tem uma percentagem muito pequena de Carbono, penso que o máxima será 6,67% segundo o diagrama Fe-C.
E um ferro fundido é atraído por um material magnético.
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Originalmente Colocado por josenorme Ver PostSerá que alguém me pode dizer onde encontrar (se houver) alguma informação a respeito dos materiais utilizados na construção dos vários motores dos vários construtores? Alguém sabe quais os motores que utilizam alumínio na sua concepção? Curiosamente peguei em iman e encostei ao motor do meu punto e cheguei à conclusão que aquilo é alumínio? Será que os motore em aço são os mais antigos? Obrigadíssimo
Por exemplo, pode ter as tampas que protegem o circuito da corrente de distribuição em alumínio e esta tampa estar completamente "acoplada" (por parafusos) ao bloco do motor. A tampa das válvulas também é em alumínio, por vezes.
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Pastis
Originalmente Colocado por SRLA Ver PostFerro fundido não é ferro puro.
Tradicionalmente, o termo "ferro" em isolado refere-se a ferro fundido mesmo que tenha mais carbono do que o aço e não seja "tão puro"
Para mim, uma peça de "ferro" pressupõe-se que seja de ferro fundido e uma peça de aço é sempre aço...
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Originalmente Colocado por Bj40 Ver PostHá aí um equivoco.
Na verdade mesmo o ferro fundido tem uma percentagem muito pequena de Carbono, penso que o máxima será 6,67% segundo o diagrama Fe-C.
E um ferro fundido é atraído por um material magnético.
Sim o ferro fundido andará à volta dos 6%, mas se tiveres em conta que o aço de alto carbono anda nos 2% e já é duro como corno...
E sim o ferro fundido PURO (só ferro e carbono) é magnético, embora não tanto como o aço ou ferro puro. Mas se levar outros elementos de liga pode ficar mais ou menos magnético. O teste do íman não dá para dizer com certeza se a base é ferro (no caso de o íman cair, se agarrar é ferro de certeza).Editado pela última vez por SRLA; 31 July 2011, 18:05.
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Originalmente Colocado por Mannipulo Ver PostAcho que os motores em aluminio disseminaram-se no grupo Fiat desde os fins dos anos 70 inicio 80 que foram intruduzidas novos metodos de fabrico uso de robôs nos processos de maquinação das peças pelo grupo.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostMuito pequena é relativo.
Sim o ferro fundido andará à volta dos 6%, mas se tiveres em conta que o aço de alto carbono anda nos 2% e já é duro como corno...
E sim o ferro fundido PURO (só ferro e carbono) é magnético, embora não tanto como o aço ou ferro puro. Mas se levar outros elementos de liga pode ficar mais ou menos magnético. O teste do íman não dá para dizer com certeza se a base é ferro (no caso de o íman cair, se agarrar é ferro de certeza).
Mas sim, 6.7% já é o valor limite para FeFundidos e dependendo do tamanho de grão podemos ter uma autêntica "tablete de chocolate com amêndoas no meio" como gostava de explicar um professor que tive.
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Originalmente Colocado por josenorme Ver PostEntão a percentagem máxima de carbono em ferro fundido será de cerca de 7 por cento? E os motores em alumínio têm alguma percentagem de carbono?
A percentagem máxima de Carbono num Ferro Fundido é de 6.67%. Pesquisa por diagrama Ferro-Carbono.
Como já disseram, a grande maioria de objectos metálicos que são utilizados em todo o Mundo são ligas. No caso do Ferro, além do Carbono usam-se outros elementos (e podem usar-se bastantes), cada um atribui determinadas características diferentes. Além disto as peças são também submetidas a diversos tratamentos térmicos (os mais populares e fáceis de realizar), tratamentos químicos e até se podem fazer tratamentos mecânicos, tudo com o objectivo de conferir ao material as características de resistência mecânica, ductilidade, resistência ao impacto, resistência ao desgaste etc, etc, etc.
No caso do alumínio passa-se mais ou menos a mesma coisa, normalmente utilizam-se ligas de vários metais tendo em conta o uso que será dado ao objecto. Não é alumínio puro.
No caso concreto dos blocos dos motores eu não sei qual é a liga utilizada e muito menos os tratamentos térmicos aplicados mas com certeza será algo que tenha em conta a resistência a choques térmicos e a altas temperaturas, resistência ao desgaste, resistência a meios adversos e à corrosão, etc, e tudo isto com o menor peso possível.
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Eu não sou muito entendido em motores, mas conheço bem algumas ligas que não são ferromagnéticas mas que não deixam de ser ligas em aço. Estas ligas são os vulgares aços inoxidáveis. Têm supostamente mais concentrações de Cromio e penso que menos de Carbono. Terão também outros elementos consoante a aplicação, mas sei que resistem bem à corrosão em altas temperaturas.
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Pastis
Originalmente Colocado por Bj40 Ver PostO que é que pretendes saber ao certo?
A percentagem máxima de Carbono num Ferro Fundido é de 6.67%. Pesquisa por diagrama Ferro-Carbono.
Como já disseram, a grande maioria de objectos metálicos que são utilizados em todo o Mundo são ligas. No caso do Ferro, além do Carbono usam-se outros elementos (e podem usar-se bastantes), cada um atribui determinadas características diferentes. Além disto as peças são também submetidas a diversos tratamentos térmicos (os mais populares e fáceis de realizar), tratamentos químicos e até se podem fazer tratamentos mecânicos, tudo com o objectivo de conferir ao material as características de resistência mecânica, ductilidade, resistência ao impacto, resistência ao desgaste etc, etc, etc.
No caso do alumínio passa-se mais ou menos a mesma coisa, normalmente utilizam-se ligas de vários metais tendo em conta o uso que será dado ao objecto. Não é alumínio puro.
No caso concreto dos blocos dos motores eu não sei qual é a liga utilizada e muito menos os tratamentos térmicos aplicados mas com certeza será algo que tenha em conta a resistência a choques térmicos e a altas temperaturas, resistência ao desgaste, resistência a meios adversos e à corrosão, etc, e tudo isto com o menor peso possível.
É bem explicado.
Mas falta apenas salientar dizer o obvio que muitas vez as pessoas desconhecem: o que é uma liga?
Uma liga é um material que liga elementos químicos diferentes.
Sejam, ferro, carbono, alumínio e crómio elementos químicos, então:
ferro ligado com carbono é uma liga
alumínio ligado com magnésio é uma liga
ferro ligado com crómio e ligado com carbono é uma liga
O tipo de liga sabes-se qd temos conhecimento da % de cada elemento químico.
Normalmente, quando se diz "Alumínio", pressupõe-se que é uma liga pois não há normalmente alumínio a 100% aí ao virar da esquina.
Quando se diz "ferro", pressupõe-se que é uma liga pois tb não há ferro a 100% em lado nenhum. Mas nesse caso em particular pressupõe-se tb que é ferro fundido pois se não for, as pessoas dizem Aço.
Antigamente, em Portugal, o termo "ferro" tb se usava para designar Aço mas hoje em dia está em desuso e só os mais velho ainda o fazem.
A confusão entre Liga e elemento é muito comum.
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Nas fichas técnicas de um site como o Precios de coches, pruebas de automoviles, informacion del motor consegues ver o material do bloco e da cabeça.
Exemplo:
Peugeot RCZ 1.6 THP 200 ficha técnica, prestaciones, consumos, dimensiones de este coche - km77
Material del bloque / culata Aluminio / Aluminio
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostÉ bem explicado.
Mas falta apenas salientar dizer o obvio que muitas vez as pessoas desconhecem: o que é uma liga?
Uma liga é um material que liga elementos químicos diferentes.
Sejam, ferro, carbono, alumínio e crómio elementos químicos, então:
ferro ligado com carbono é uma liga
alumínio ligado com magnésio é uma liga
ferro ligado com crómio e ligado com carbono é uma liga
O tipo de liga sabes-se qd temos conhecimento da % de cada elemento químico.
Normalmente, quando se diz "Alumínio", pressupõe-se que é uma liga pois não há normalmente alumínio a 100% aí ao virar da esquina.
Quando se diz "ferro", pressupõe-se que é uma liga pois tb não há ferro a 100% em lado nenhum. Mas nesse caso em particular pressupõe-se tb que é ferro fundido pois se não for, as pessoas dizem Aço.
Antigamente, em Portugal, o termo "ferro" tb se usava para designar Aço mas hoje em dia está em desuso e só os mais velho ainda o fazem.
A confusão entre Liga e elemento é muito comum.
As designações de FERRO e AÇO não têm nada que ver com ser fundido ou não.
Ferro:
Iron - Wikipedia, the free encyclopedia
Aço:
Steel - Wikipedia, the free encyclopedia
Seja FERRO, seja AÇO, seja qualquer outro metal ou liga:
Fundido:
Casting - Wikipedia, the free encyclopedia
Forjado:
Forging - Wikipedia, the free encyclopedia
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Nuno,
Parece-me que tu é que estás a fazer uma (grande) confusão.
Uma coisa é o processo designado por "fundição". Outra coisa são ferros fundidos, cuja designação vem do teor em carbono da liga.
Uma liga Aço-Carbono que tenha entre 2,06% - 6,67% de Carbono é um Ferro Fundido. (ponto) Já que falaste no processo "Forjamento", os Ferros Fundidos não são normalmente forjáveis.
Uma informação adicional, uma liga Fe-C é um aço se o teor em Carbono estiver entre 0.03% - 2,06%.
Logo, como se pode ver, o Pastis tem razão quando diz que o Ferro Puro praticamente não é usado para fins industriais ou para o dia-a-dia de qualquer mortal. Daí que que quando as pessoas dizem "ferro" estarão muito provavelmente a referir-se a um Aço ou a um Ferro Fundido.
Depois dentro dos Ferros Fundidos há alguns tipos diferentes e nos Aços a mesma coisa (aços rápidos, aços para ferramentas (onde há mais subdivisões), etc - classificação tendo em conta a sua aplicação).
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Originalmente Colocado por Bj40 Ver PostNuno,
Parece-me que tu é que estás a fazer uma (grande) confusão.
Uma coisa é o processo designado por "fundição". Outra coisa são ferros fundidos, cuja designação vem do teor em carbono da liga.
Uma liga Aço-Carbono que tenha entre 2,06% - 6,67% de Carbono é um Ferro Fundido. (ponto) Já que falaste no processo "Forjamento", os Ferros Fundidos não são normalmente forjáveis.
Uma informação adicional, uma liga Fe-C é um aço se o teor em Carbono estiver entre 0.03% - 2,06%.
Logo, como se pode ver, o Pastis tem razão quando diz que o Ferro Puro praticamente não é usado para fins industriais ou para o dia-a-dia de qualquer mortal. Daí que que quando as pessoas dizem "ferro" estarão muito provavelmente a referir-se a um Aço ou a um Ferro Fundido.
Depois dentro dos Ferros Fundidos há alguns tipos diferentes e nos Aços a mesma coisa (aços rápidos, aços para ferramentas (onde há mais subdivisões), etc - classificação tendo em conta a sua aplicação).
O nome de FERRO FUNDIDO deriva do nome processo.
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Pastis
Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostNota-se...
As designações de FERRO e AÇO não têm nada que ver com ser fundido ou não.
Ferro:
Iron - Wikipedia, the free encyclopedia
Aço:
Steel - Wikipedia, the free encyclopedia
Seja FERRO, seja AÇO, seja qualquer outro metal ou liga:
Fundido:
Casting - Wikipedia, the free encyclopedia
Forjado:
Forging - Wikipedia, the free encyclopedia
Sejam, ferro, carbono, alumínio e crómio elementos químicos, então:
Ora caracterizei a as variáveis enquanto elementos químicos. Depois, apresentei uma operação de soma que definia a liga. Até aqui tudo bem e acho que qq pessoa deve entender.
O problema vem a seguir onde entram conceitos muito ambíguos.
Escrevi "quando se diz", isto é referi-me à forma como as pessoa falam normalmente no dia-a dia e não num meio meio académico, numa enciclopédia ou num artigo cientifico.
Em linguagem corrente acutal, "ferro" é identificado pela maioria das pessoas como sendo ferro fundido ( cast iron em inglês e fonte em françês) ( que contém entre 2,11 e 6,67% de Carbono). Aço é aço.
Se não percebeste: é normal pois envolve uma mistura de gíria, termos científicos e usos e costumes...
Comentário
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostEu bem que tentei explicar da forma mais simples possível mas o esforço de nada serviu, tinha que aparecer um especialista para me lixar o esquema todo...
Sejam, ferro, carbono, alumínio e crómio elementos químicos, então:
Ora caracterizei a as variáveis enquanto elementos químicos. Depois, apresentei uma operação de soma que definia a liga. Até aqui tudo bem e acho que qq pessoa deve entender.
O problema vem a seguir onde entram conceitos muito ambíguos.
Escrevi "quando se diz", isto é referi-me à forma como as pessoa falam normalmente no dia-a dia e não num meio meio académico, numa enciclopédia ou num artigo cientifico.
Em linguagem corrente acutal, "ferro" é identificado pela maioria das pessoas como sendo ferro fundido ( cast iron em inglês e fonte em françês) ( que contém entre 2,11 e 6,67% de Carbono). Aço é aço.
Se não percebeste: é normal pois envolve uma mistura de gíria, termos científicos e usos e costumes...
o ferro FORJADO. Ou seja, o que eu estava a dizer é que não se pode assumir:
«Quando se diz "ferro", pressupõe-se que é uma liga pois tb não há ferro a 100% em lado nenhum. Mas nesse caso em particular pressupõe-se tb que é ferro fundido pois se não for, as pessoas dizem Aço.»
Ferro é ferro, ferro fundido é ferro fundido, e ferro forjado é ferro forjado.
Iron - Wikipedia, the free encyclopedia
Cast iron - Wikipedia, the free encyclopedia
Wrought iron - Wikipedia, the free encyclopedia
Mas OK. Também não vale a pena perder muito tempo com coisas destas.
Comentário
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostO que é que nasceu primeiro? O ovo, ou a galinha?
O nome de FERRO FUNDIDO deriva do nome processo.
O Ferro Fundido pelas suas características conferidas pela sua composição de elementos de liga é o ideal para se obter peças que são feitas directamente por fundição.
Mas isso não invalida que haja peças em Aço que também são obtidas por fundição, o chamado de aço vazado.
Assim como o aço é um material muito mais apto para forjamento, extrusão, laminagem, etc.
Ou eu percebi mal a correcção que fizeste ao Pastis ou então não entendo para que foste buscar os processos de fabrico misturando-os com designações. Até porque é como te digo, experimenta forjar uma peça de Ferro Fundido (quase todos eles) e vê o que acontece.
A designação "aço" e "ferro fundido" dizem respeito ao seu teor em Carbono é simples e não percebo de onde vem a confusão.
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