Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desprogramação de centralina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Desprogramação de centralina

    Boas,

    Há cerca de 2 semanas, entrei em claro excesso de velocidadade numa curva (mea culpa) e contei com a elevada aderência dos pneus, que corresponderam espectacularmente bem.

    O problema é que logo após o carro ter agarrado tão bem em curva, quando acelerei para retomar o andamento, o acelerador não respondia, parecia que o carro tinha ficado "lerdo". Esta sensação manteve-se durante uns 3 a 5 segundos...

    Desde esse altura que o carro não responde da mesma forma e estou apreensivo se aquele acontecimento não desprogramou a centralina ou tenha alterado alguns valores.

    Não sei se estou a dizer algum disparate, mas é um facto que o carro não responde da mesma forma. O que acham que possa ter acontecido?

    Obrigado

    P.S. O ESP, incrivelmente, não foi accionado. Acham normal?

    #2
    Acho que o melhor é levares o carro à oficina.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ricmiguel Ver Post
      Boas,

      Há cerca de 2 semanas, entrei em claro excesso de velocidadade numa curva (mea culpa) e contei com a elevada aderência dos pneus, que corresponderam espectacularmente bem.

      O problema é que logo após o carro ter agarrado tão bem em curva, quando acelerei para retomar o andamento, o acelerador não respondia, parecia que o carro tinha ficado "lerdo". Esta sensação manteve-se durante uns 3 a 5 segundos...

      Desde esse altura que o carro não responde da mesma forma e estou apreensivo se aquele acontecimento não desprogramou a centralina ou tenha alterado alguns valores.

      Não sei se estou a dizer algum disparate, mas é um facto que o carro não responde da mesma forma. O que acham que possa ter acontecido?

      Obrigado

      P.S. O ESP, incrivelmente, não foi accionado. Acham normal?
      Poderá ter sido algum "bug". Começa por desligar o borne negativo da bateria por alguns minutos para que o sistema seja reiniciado. Se tiver sido um erro pontual, o carro deverá voltar a responder como dantes.

      Se o problema se mantiver, diagnóstico electrónico, em qualquer oficina.

      Comentário


        #4
        Com situações dessas não se brinca amigo, oficina do concessionário com isso.
        Better safe than sorry.

        Comentário


          #5
          Atenção a desligar bornes, um Citro de um amigo deixou de funcionar só por desligar a bateria não mais que 2 segundos, não pegou mais, teve de vir um mecânico para ligar o aparelho e configurar aquilo outra vez.

          Comentário


            #6
            As centralinas não se desprogramam sozinhas. Quando muito avariam.
            Cheira-me a carro alemão (ou do grupo VAG), e por isso a MAF queimada.

            Quanto ao ESP, só liga quando os pneus perdem aderência. Se dizes que os pneus
            agarraram bem... não terá havido razão para o ESP funcionar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por hog Ver Post
              Atenção a desligar bornes, um Citro de um amigo deixou de funcionar só por desligar a bateria não mais que 2 segundos, não pegou mais, teve de vir um mecânico para ligar o aparelho e configurar aquilo outra vez.
              Não terá sido apenas por desligar a bateria...
              E houve algumas séries da CITROËN com problemas de centralina.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                As centralinas não se desprogramam sozinhas. Quando muito avariam.
                Cheira-me a carro alemão (ou do grupo VAG), e por isso a MAF queimada.

                Quanto ao ESP, só liga quando os pneus perdem aderência. Se dizes que os pneus
                agarraram bem... não terá havido razão para o ESP funcionar.
                Nope. Carro francês!

                Obrigado pelos comentários. Vou falar com o concessionário e depois comento.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                  As centralinas não se desprogramam sozinhas. Quando muito avariam.
                  Cheira-me a carro alemão (ou do grupo VAG), e por isso a MAF queimada.

                  Quanto ao ESP, só liga quando os pneus perdem aderência. Se dizes que os pneus
                  agarraram bem... não terá havido razão para o ESP funcionar.
                  Tanto preconceito...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                    Tanto preconceito...
                    Isto também é?:

                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                    Não terá sido apenas por desligar a bateria...
                    E houve algumas séries da CITROËN com problemas de centralina.
                    Não é preconceito. São factos.
                    Tive um ZX de 1992 que fez 240.000Km, e durante esse tempo pifou 2 centralinas.
                    A minha ex teve um AX e não pifou nenhuma. Ambos comprados novo em 1992.
                    O facto de acontecer a uns, e não acontecer a outros, não quer dizer que o
                    problema não exista. Existe. Se falares com alguém que tenha um reboque, vais
                    ver o que eles te dizem sobre os primeiros CITROËN C3. Muitas vezes eram os
                    próprios a desligar e ligar a bateria dos C3 para ver se conseguiam evitar que o
                    carro fosse rebocado. E o mesmo se passa com as MAF nos carros alemães.
                    São factos. Se quiseres atirar areia para os teus olhos, chamando-lhe preconceito,
                    para te sentires melhor, estás à vontade, mas não vão deixar de ser factos só por
                    isso.

                    Comentário


                      #11
                      Se não fosse preconceito tinhas falado logo dos AX/ZX também e não só das MAFs .

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Se não fosse preconceito tinhas falado logo dos AX/ZX também e não só das MAFs .
                        Hoje 10:23:13 - alemães
                        Hoje 10:25:18 - Citroën
                        2 minutos.
                        Li o tópico. Falei de uns numa resposta genérica. Falei de outros numa resposta a
                        um post que já falava deles. Faz sentido? Para mim faz.

                        Comentário


                          #13
                          é incrivel como qualquer tópico neste forum serve como desculpa para se começar a mandar vir com algumas marcas...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                            Isto também é?:



                            Não é preconceito. São factos.
                            Tive um ZX de 1992 que fez 240.000Km, e durante esse tempo pifou 2 centralinas.
                            A minha ex teve um AX e não pifou nenhuma. Ambos comprados novo em 1992.
                            O facto de acontecer a uns, e não acontecer a outros, não quer dizer que o
                            problema não exista. Existe. Se falares com alguém que tenha um reboque, vais
                            ver o que eles te dizem sobre os primeiros CITROËN C3. Muitas vezes eram os
                            próprios a desligar e ligar a bateria dos C3 para ver se conseguiam evitar que o
                            carro fosse rebocado. E o mesmo se passa com as MAF nos carros alemães.
                            São factos. Se quiseres atirar areia para os teus olhos, chamando-lhe preconceito,
                            para te sentires melhor, estás à vontade, mas não vão deixar de ser factos só por
                            isso.
                            E eu ainda não percebi muito bem isso das MAF´s.
                            Dos carros do grupo VAG que conduzo, ainda nenhum teve que levar. Para mim o problema da geometria presa (turbo carbonizado) é bem mais frequente do que as MAF´s. Mas enfim, o pessoal deve achar chique o nome e então só fala disso.

                            Comentário


                              #15
                              o carro é a diesel? tinhas pouco combustível no deposito?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                E eu ainda não percebi muito bem isso das MAF´s.
                                Dos carros do grupo VAG que conduzo, ainda nenhum teve que levar. Para mim o problema da geometria presa (turbo carbonizado) é bem mais frequente do que as MAF´s. Mas enfim, o pessoal deve achar chique o nome e então só fala disso.
                                A geometria presa tem os mesmos sintomas?
                                (...) quando acelerei para retomar o andamento, o acelerador não respondia, parecia que o carro tinha ficado "lerdo". Esta sensação manteve-se durante uns 3 a 5 segundos...
                                Desde esse altura que o carro não responde da mesma forma (...)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                  A geometria presa tem os mesmos sintomas?
                                  Sim tem. Aliás quando existem esses sintomas é preciso ver 4 componentes, a MAF, os tubos do vácuo, a geometria do turbo e os tubos do intercooler.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                    E eu ainda não percebi muito bem isso das MAF´s.
                                    Dos carros do grupo VAG que conduzo, ainda nenhum teve que levar. Para mim o problema da geometria presa (turbo carbonizado) é bem mais frequente do que as MAF´s. Mas enfim, o pessoal deve achar chique o nome e então só fala disso.
                                    Para além de que deveria dizer "o" MAF e não "a" MAF. Já agora, sabem o que significa verdadeiramente MAF no caso dos motores TDI? Medidor de Ar F*dido!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu sinceramente pelo relato sensacionalista, acho que o ESP entrou em acção, cortou a potência ao motor e foi essa a causa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                        Eu sinceramente pelo relato sensacionalista, acho que o ESP entrou em acção, cortou a potência ao motor e foi essa a causa.
                                        Não fora a situação de ter continuado a acontecer...
                                        (...) Desde esse altura que o carro não responde da mesma forma (...)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Para além de que deveria dizer "o" MAF e não "a" MAF. Já agora, sabem o que significa verdadeiramente MAF no caso dos motores TDI? Medidor de Ar F*dido!
                                          O "F" aplica-se a quê? Ao "ar" ou ao "medidor"?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boa! É ao medidor, mesmo!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JBPinto Ver Post
                                              o carro é a diesel? tinhas pouco combustível no deposito?

                                              Sim e não, respectivamente. Qual a relevância, quer do tipo de combustível, quer da respectiva quantidade para o problema em questão?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quando o Esp entra em funcionamento acende sempre uma luz?

                                                No meu carro tenho o botão de ligar/desligar que acende ou apaga a luz de esp.

                                                Como sei se está ligado ou quando entra em funcionamento?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                  Quando o Esp entra em funcionamento acende sempre uma luz?

                                                  No meu carro tenho o botão de ligar/desligar que acende ou apaga a luz de esp.

                                                  Como sei se está ligado ou quando entra em funcionamento?
                                                  Quando está a luz acesa no painel quer dizer que está desligado.
                                                  Numa curva apertada se o ESP actuar então a luz no painel começa a piscar.

                                                  O normal é a luz não aparecer no painel (sinal que o ESP está ligado) e apenas piscar em situações de pouca aderência à estrada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                    Quando está a luz acesa no painel quer dizer que está desligado.
                                                    Numa curva apertada se o ESP actuar então a luz no painel começa a piscar.

                                                    O normal é a luz não aparecer no painel (sinal que o ESP está ligado) e apenas piscar em situações de pouca aderência à estrada.
                                                    Obrigado, já percebi.

                                                    Então na realidade nunca funcionou porque nunca o vi piscar em andamento...lol.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                      Obrigado, já percebi.

                                                      Então na realidade nunca funcionou porque nunca o vi piscar em andamento...lol.
                                                      Se o vires piscar em andamento é mau sinal, é sinal que:
                                                      - estás numa situação de iminente perda de controlo do carro
                                                      - e numa situação dessas estás a olhar para os mostradores do carro, em lugar
                                                      de estares concentrado a tentar evitar o acidente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        Se o vires piscar em andamento é mau sinal, é sinal que:
                                                        - estás numa situação de iminente perda de controlo do carro
                                                        - e numa situação dessas estás a olhar para os mostradores do carro, em lugar
                                                        de estares concentrado a tentar evitar o acidente.
                                                        Exactamente!

                                                        Eu já vi no meu acender várias vezes, mas a maioria pelo "canto do olho", apenas dou conta que está uma luz acesa onde não costuma estar nenhuma. Mas são fracções de segundo.

                                                        Se quiseres ver a "árvore de natal", entra num espaço grande e vazio, de terra ou alcatrão, mas aqui convém estar molhado. Começa a acelerar e a fazer gincana, vais ver a luz acesa.
                                                        Algo que não aconselho mas que já fiz algumas vezes, é à noite sem trânsito, entrar a "queimar" numa rotunda, relativamente larga e grande, com fracas condições de aderência e aí poder confirmar a eficácia dos sistemas de controlo do carro.

                                                        Cumps!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                          Eu sinceramente pelo relato sensacionalista, acho que o ESP entrou em acção, cortou a potência ao motor e foi essa a causa.
                                                          Acho que não, pois há menos de 2 meses o carro foi a revisão e o ESP estava fino. BTW, a luz não acendeu (e já acendeu noutras ocasiões).

                                                          Além disso, o carro não anda a responder da mesma forma...

                                                          Só para esclarecer, o carro é um Laguna II fase B

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            o carro por qualquer razão entrou em safe mode, acho estranho é não acender alguma luz no quadrante, mas ás vezes acontece. As razões podem ser a MAF, um tubo que se soltou/rompeu, verifica bem as ligações e tubagens, etc se não vires nada, leva a um mecânico e ele liga o interface e vê logo o que se passa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X