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Estará o público disposto a pagar mais por um Opel se este subir para semi-premium?

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    Estará o público disposto a pagar mais por um Opel se este subir para semi-premium?

    A melhoria da Chevrolet na Europa empurrará a Opel para cima

    Produtos da Chevrolet são mais competitivos a cada dia, é coisa que não escapa a ninguém. Quando, todavia, ainda os conhecíamos na Europa como Daewoo, ficou claro para todo o mundo que os carros eram "de baixo custo", mas a transformação da marca no velho continente, coroada pelo Cruze, conseguiu que a grande massa de gente percebesse que os carros Chevy são geralmente equivalentes a muitas outras marcas (Citroen, Ford,Peugeot, Renault,Fiat...).

    Neste sentido, têm-se levantado dúvidas sobre a estratégia da GM na Europa. Com a Opel sob seu domínio e sem a intenção de descartá-lo como rumores espalhados pela concorrência indicaram, a General não tem escolha para pensar duas vezes sobre a sua abordagem estratégica para não iniciar uma guerra de suas vendas dentro da sua própria casa.

    A solução? Óbvia: Opel puxada para cima para o lugar semi-premium, onde podemos encontrar marcas como Alfa, Saab (se ela sobreviver) ou Volvo. A ideia é que sendo a Opel vista como uma marca "alemã", que se traduz em engenharia e inovação, enquanto o Chevy é uma marca que deve ser vista como "uma boa relação preço/produto." Assim, este seria um posicionamento para a casa semelhante ao Volkswagen agora em Espanha e parte da Europa, onde está acima em muitos aspectos relativamente à SEAT, mas abaixo, por exemplo, em relação à Audi ou BMW.

    A questão é: estará o público realmente disposto a pagar mais por um Opel, se este tiver melhores acabamentos?
    O Insignia é uma verdadeira amostra do que a Opel pode fazer, e um senhor carro, mas daí a se considerar "de categoria superior", ainda há uma distância. É claro que a congeminação com a Buick do outro lado do Atlântico terá um papel importante nos seus planos.
    La mejora de Chevrolet en Europa empujará a Opel hacia arriba
    Resumindo, a GM pretende:
    CHEVROLET --> genelalista com boa relação preço/produto
    OPEL ---------> subida de qualidade para semi-premium
    Editado pela última vez por BLADERUNNER; 04 August 2011, 14:15.

    #2
    Bem, não será de um momento para o outro.
    MAs podemos pegar no exemplo da Citroen, conhecida por estar eternamente em campanhas de oferta de descontos, e agora saca de uma gama DS com preços acima da norma.
    E estamos a falar de uma marca, que À 10-15 anos, tinha uma gama "low-rent" quando comparado com as referências.

    A Opel também tem dado uns passos interessantes, em termos de imagem. Produtos que ajudaram a elevar a percepção da marca. O Insignia deu o pontapé de saída e tudo o que veio a seguir confirmou uma maior maturidade ao nivel do produto. São propostas bastante sólidas no geral.
    Mas para conseguir que o mercado pague mais por um Opel, além de convencer têm de surpreender e criar desejo de ter, como acontece com os aficionados da gama DS. E isso pode ser a parte mais complicada do plano.

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      #3
      Tou como o outro "se construíres eles virão". Lógico que não é de um momento para o outro, mas se fizerem bons carros nesse segmento acabam por convencer as pessoas. Ainda por cima para o público têm aquela coisa alemã.

      Comentário


        #4
        Antevejo grandes dificuldades nesse desiderato. A imagem da Opel anda pelas ruas da amargura (especialmente no seu mercado mais importante, que é o... alemão!), e por isso é bem capaz de ser uma tarefa gigantesca e que requer investimentos inimagináveis, sendo, por isso, quase impossível.

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          #5
          A opel é a segunda marca generalista que mais vende na europa(a ford quer queiram quer não é de origem americana). Acho estranho estarem a desperdiçar uma posição destas. Isto quando está mais que provado que o mercado da saab e alfa está bastante baixo em vendas. Mas se quiserem fazer melhor pelo mesmo preço, certamente que os compradores não se importarão. Vamos ver o que resulta a entrada da marca em novos mercados que tem acontecido ultimamente e logo veremos a evolução.

          Comentário


            #6
            As marcas não sobem de prestígio de um dia para o outro, isto demora décadas, e por vezes, é mesmo impossível, por melhores que sejam os carros.

            Vejam por exemplo a Skoda: produz um carro com elevada qualidade no segmento D (Superb) mas as vendas são residuais...

            Comentário


              #7
              Já agora se isto continua assim. a estratégia da GM para europa fica assim:

              Cadillac Premium/Generalista
              Opel Semi Premium/ Generalista alta
              Chevrolet Generalista/Baixo preço

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                #8
                Apagar

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                  #9
                  É possível subir a marca, basta ver o que fez o grupo Vag à marca VW e Audi nos últimos 30 anos.

                  O que é certo é que a Vag começou a investir na Audi numa altura menos tendenciosa e com um mercado menos definido até para a propria Audi.

                  Uma coisa é uma marca aparecer e posicionar-se logo como premium, outra é estar décadas a fio num dado segmento e depois querer subir.

                  Depois para isso acontecer terão que estar dispostos a perder clientes e produtos, passa logo por um anular de produtos que dão ideia de barato e passar a lançar produtos caros de forma faseada e com consistência ao longo de uma década(para atravessar mais que uma geração).

                  A Citroen está aproveitar para fazer essa jogada com a gama DS com logótipo diferente e tudo, em vez de estar a introduzir esses modelos com os nomes da gama convencional por assim dizer. Isto ajuda a ganhar notoriedade e a distinguir posicionamento.

                  Num mundo dominado por símbolos, uma marca generalista ou prescinde dos produtos de baixa gama baratos ou lança algo como a Citroen, ou então cria uma Lexus ou uma Infiniti mas isto hoje em dia é uma miragem em termos económicos.

                  Comentário


                    #10
                    Acho que como está, está bom.

                    Senão vamos ter 2 marcas com carros mais caros !

                    Comentário


                      #11
                      Eu pelo que li o objectivo não é aumentar o preço, mas sim a qualidade.

                      Comentário


                        #12
                        SE a qualidade aumentar de forma directamente proporcional, porque não? Mas isso ainda vai levar o seu tempo, para convencer as pessoas de que realmente existem melhorias

                        Comentário


                          #13
                          A Opel que pense mas é em colocar de serie o ESP em vez de vidros electricos traseiros de serie, desenvolva airbags para os joelhos dos ocupantes da frente e airbags traseiros.
                          Melhorar a qualidade dos interiores, então o do Corsa D é um pavor.
                          Oferecer pelo menos um computador de bordo, nem que seja a dizer a autonomia, porque isto de em pleno ano 2011, num carro comprado em 2010, ter que andar a fazer contas de cabeça para ver quantos KM podemos fazer ate ficarmos apeados, devido ao funcionamento pouco preciso do ponteiro do indicador de combustível...

                          O ultimo produto que a Opel lançou, que se destacava da concorrencia, quer queiram quer não foi o Corsa B.

                          Era um carro com pensado com a segurança passiva e a ecologia em mente.

                          Barras anti intrusao nas portas, cintos com pre tensores, airbag de grandes dimensões, abs, pedias retracteis em caso de colisão violenta (a confirmar) encostos de cabeça atras...

                          Não entendo, como é que a Opel não disponibilizava airbags laterais numa vectra b 2.0 16 v a gasolina de 1997, quando a concorrencia, ja os oferecia (Passat de 1996 a 2000), ou como é que disponibilizando um comando ergonomico, quer no Corsa B e C, disponibilizam no Vectra C e no Corsa D uns com uma pior ergonomia, mais os do Corsa D nem sequer sao iluminados.
                          Materiais que descascam , no Vectra C ( ja conseguiram alcançar os seus maiores rivais neste aspecto) e downgrade da qualidade dos materiais e design (subjectivo) do Vectra B para o C.
                          Por exemplo, um Fiesta de 2007 tem umas borrachas para evitar que o cinto de segurança nao raspe a peça em plastico que tapa o pilar do carro.
                          O Vectra e o Corsa nao tem isso, logo ao fim de algumas utilizaçoes os plasticos começam a ficar marcados e riscados.Seria assim tao caro fazerem algo semelhante?
                          Ou um Corsa que ao fim de um ano e meio e nem 20 000 km tem o pano do banco na parte lateral do assento a ficar enrrugada. Se calhar as razões para a Opel andar nas ruas da amargura está dentro da própria casa e não se chama chevrolet.

                          Comentário


                            #14
                            Para ser premium era preciso apostar em mercados que a Opel deixou à anos com a extinção do Omega, Commodore e Senator...

                            Melhores motores, criar os seus motores ao invés de Fiat, mais equipamento, etc...
                            Editado pela última vez por Fahrenheit; 04 August 2011, 18:29.

                            Comentário


                              #15
                              O que é um semi-premium?

                              Comentário


                                #16
                                @ GTTDI: Bom post, concordo na generalidade com o que dizes.

                                Principalmente na década de 90, notou-se um salto qualitativo e tecnológico interessante por parte da Opel, começando com o lançamento dos Vectra A, Astra A/F e Corsa B, exprimindo-se em inúmeras vitórias em testes comparativos na imprensa, algo impensável até aí e demonstrando uma notória modernização da gama, mas essa evolução não teve correspondência com a durabilidade/fiabilidade dos carros. Isso levou a um fenómeno curioso em que, inicialmente, as vendas da Opel começaram a disparar, mas quando as pessoas começaram a ter problemas em série, tanto maior foi o trambolhão. Passada uma fase difícil de vários anos, o medo e a desconfiança ainda estão profundamente arreigados no subconsciente dos clientes. Os recentes Insignia e Astra (se bem que o Vectra C é muitas vezes injustiçado na imagem que tem) poderão ajudar a melhorar a situação, mas isto são coisas que nunca demoram menos de 10 a mudar...

                                Comentário


                                  #17


                                  Comentário


                                    #18
                                    A Opel passou a maior parte da história acima da VW, até acima da BMW até aos anos 70.

                                    Nos últimos anos a VW tem estado acima da Opel, mas também me parece que por vezes alguns Opel são melhores do que querem pintar.

                                    O Insignia por exemplo parece-me superior em muitos parâmetros ás Berlinas concorrentes do grupo VW.

                                    Agora sem dúvida que a táctica do grupo VW tem tido bastantes resultados no que respeita a terem por exemplo um carro bom em muitos aspectos e depois uma série de modelos que por mais modestos que sejam são parecidos e dão ares das boas berlinas Audi por exemplo, nomeadamente em ambiente interior.

                                    O Fox é que foi mesmo tiro na água e não passa de todo qualquer semelhança com qualidades de modelos grandes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BigDaddy Ver Post


                                      Pena foi nunca terem conseguido resolver, a excessiva intrusao no habitaculo, da coluna de direcção num embate a 55km/h contra uma barreira indeformavel
                                      Tenho pena que quer o Vectra B quer o Omega B nao tenham sido lançados logo desde o inicio com as estectica adoptada aquando dos restylings de que foram alvo e tambem por nao terem lançado o Opel Omega V8.com

                                      The V8.com concept car project was meant to be a "mobile office" it was built on Omega station wagon which was elongated by 130mm, to provide more space for the passengers and additional equipment; containing separate 9.5 inch LCD screens for all passengers, internet access and integrated video conference mobile phone system with separate cameras and microphones providing passengers hands-free operation. Additionally the car was equipped with Xenon headlights, and Advanced Frontlighting System (AFS), automatically adjuststable to the road conditions.
                                      Hence the name it was powered by a GM LS1 V8 engine.
                                      The car debuted at Frankfurt Motor Show in 1999.[10][11

                                      http://en.wikipedia.org/wiki/Opel_Om...2F_Carlton_GSi

                                      http://www.pbase.com/elvin315/image/74099068









                                      Em 1999 era um carro muito avançado...se conseguissem manter os 5 lugares... quem sabe se com um preço realista a parte tecnologica nao iria roubar clientes a outras marcas?
                                      Editado pela última vez por GTTDI; 04 August 2011, 19:10.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tanto uma marca como a outra têm muito que penar.

                                        A Opel não pode continua a não desenvolver motores diesel. Se quer aumentar a qualidade dos seus produtos então é imperativo ter desenvolvimento próprio nestas motorizações. Como faz, e bem, nos motores a gasolina.

                                        E a chevrolet tem que dar um salto enorme de qualidade.

                                        Mais vale deixar estar tudo conforme está, porque o público ainda está mais longe de estar disponível para pagar este suposto, aumento de qualidade!

                                        Comentário


                                          #21
                                          O Omega faz falta, mesmo que não fosse muito interessante como carro, porque deixamos de ver banheiras Opel na estrada que era uma tradição e uma marcação de posição da marca.

                                          Mesmo assim, apesar de "crise" na Opel se assim se pode dizer, penso que a Opel ainda é a 3ª marca em nº de unidades em circulação em Portugal.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Antevejo grandes dificuldades nesse desiderato. A imagem da Opel anda pelas ruas da amargura (especialmente no seu mercado mais importante, que é o... alemão!), e por isso é bem capaz de ser uma tarefa gigantesca e que requer investimentos inimagináveis, sendo, por isso, quase impossível.
                                            Exactamente!!

                                            Opel premuim é "quase" impossivel.....
                                            Seria mais fácil a GM criar uma marca nova!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                              Melhorar a qualidade dos interiores, então o do Corsa D é um pavor.
                                              Oferecer pelo menos um computador de bordo, nem que seja a dizer a autonomia, porque isto de em pleno ano 2011, num carro comprado em 2010, ter que andar a fazer contas de cabeça para ver quantos KM podemos fazer ate ficarmos apeados, devido ao funcionamento pouco preciso do ponteiro do indicador de combustível...
                                              Duas perguntas:
                                              -quais os pontos fracos a destacar na qualidade dos interiores do Corsa D?
                                              -o ponteiro de combustível é impreciso ao ponto de dar valores diferentes, quer vás a subir, a descer ou em plano? Desconfio que mesmo com CB, que não ia resolver nada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pelo menos no Vectra C, o ponteiro é um bocado sensível à inclinação do terreno. Uma vez fiz um percurso de descida e subida que iniciei com o ponteiro pouco antes da posição em que acende a reserva (devia ter uns 8-9 litros no depósito). Na descida, primeiro acendeu a reserva "normal" (apenas o boneco da bomba de gasolina aceso) mas a certa altura começou mesmo a piscar, o que acontece quando só temos 2-3 litros de combustível. Na subida de regresso, o ponteiro subiu quase até à posição de meio cheio!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Pelo menos no Vectra C, o ponteiro é um bocado sensível à inclinação do terreno. Uma vez fiz um percurso de descida e subida que iniciei com o ponteiro pouco antes da posição em que acende a reserva (devia ter uns 8-9 litros no depósito). Na descida, primeiro acendeu a reserva "normal" (apenas o boneco da bomba de gasolina aceso) mas a certa altura começou mesmo a piscar, o que acontece quando só temos 2-3 litros de combustível. Na subida de regresso, o ponteiro subiu quase até à posição de meio cheio!
                                                  Pelo menos sabes que está a funcionar

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por diogortrick Ver Post
                                                    A opel é a segunda marca generalista que mais vende na europa(a ford quer queiram quer não é de origem americana). Acho estranho estarem a desperdiçar uma posição destas. Isto quando está mais que provado que o mercado da saab e alfa está bastante baixo em vendas. Mas se quiserem fazer melhor pelo mesmo preço, certamente que os compradores não se importarão. Vamos ver o que resulta a entrada da marca em novos mercados que tem acontecido ultimamente e logo veremos a evolução.
                                                    Pensava que a primeira era a VW e a seguir a Renault

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                      Pelo menos no Vectra C, o ponteiro é um bocado sensível à inclinação do terreno. Uma vez fiz um percurso de descida e subida que iniciei com o ponteiro pouco antes da posição em que acende a reserva (devia ter uns 8-9 litros no depósito). Na descida, primeiro acendeu a reserva "normal" (apenas o boneco da bomba de gasolina aceso) mas a certa altura começou mesmo a piscar, o que acontece quando só temos 2-3 litros de combustível. Na subida de regresso, o ponteiro subiu quase até à posição de meio cheio!
                                                      Ainda digo mal do meu Saxo que também tem desvios, mas nada desse tipo de escândalos.
                                                      Pior era um 106 que uma amiga minha teve, que ao fazer uma curva mais apertada, o ponteiro inclinava para o lado da curva.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                        Pensava que a primeira era a VW e a seguir a Renault
                                                        Na europa é Vw, Ford e Opel
                                                        Editado pela última vez por diogortrick; 04 August 2011, 21:47.

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                                                          #29
                                                          Com jeitinho penso que conseguem ganhar alguma exclusividade, a Opel no passado teve bons representantes desse estatuto. O Omega por exemplo tinha caracteristicas técnicas semelhantes aos compatriotas BMW e Mercedes - a imponência e a tracção traseira.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                                                            Duas perguntas:
                                                            -quais os pontos fracos a destacar na qualidade dos interiores do Corsa D?
                                                            -o ponteiro de combustível é impreciso ao ponto de dar valores diferentes, quer vás a subir, a descer ou em plano? Desconfio que mesmo com CB, que não ia resolver nada.

                                                            Cá em casa há um Corsa 1.2 de 2010 e só posso dizer uma coisa....
                                                            O carro não anda,arrasta-se.
                                                            Em termos de aceleração este motor é muito fraco, não tem quase binário, sendo recorrente o recurso à caixa de velocidades em subidas de auto-estrada.
                                                            Os consumos são elevados, sendo que as versões base não têm computador de bordo e a leitura do indicador de nivel de combustivel, não é muito fiável.
                                                            Os plasticos dos interiores são muito pouco resistentes ao uso (normal) e apresentam rebarbas, nas manetes dos piscas e dos limpa vidros, nas bolsas das portas.
                                                            O nosso foi-nos entregue com o tablier raspado, tem na parte de baixo do tablier, perto da caixa de velocidades um buraco que dá acesso à ficha de diagnóstico sem qualquer tampa, e o forro do tejadilho perto do espelho retrovisor interior tem um buraco, certamente para passar os fios do sensor de luz e chuva e do espelho electrocromático, disponiveis em opção.
                                                            Vidros electricos traseiros sao opçao e o comando dos espelhos electricos não possui iluminação
                                                            Angulo das costas do banco traseiros em relção ao banco, torna grandes viagens em viagens desconfortaveis.
                                                            Falta de um encosto de cabeça no lugar central traseiro.
                                                            Má colocação e design dos comandos das luzes (alterados com o restyling)
                                                            a chave suplente, composta por duas partes de plastico encaixadas um na outra, tem tendencia para se separarem quando se liga o carro.

                                                            http://forum.autohoje.com/forum-gera...i-usado-2.html









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