A melhoria da Chevrolet na Europa empurrará a Opel para cima
Produtos da Chevrolet são mais competitivos a cada dia, é coisa que não escapa a ninguém. Quando, todavia, ainda os conhecíamos na Europa como Daewoo, ficou claro para todo o mundo que os carros eram "de baixo custo", mas a transformação da marca no velho continente, coroada pelo Cruze, conseguiu que a grande massa de gente percebesse que os carros Chevy são geralmente equivalentes a muitas outras marcas (Citroen, Ford,Peugeot, Renault,Fiat...).
Neste sentido, têm-se levantado dúvidas sobre a estratégia da GM na Europa. Com a Opel sob seu domínio e sem a intenção de descartá-lo como rumores espalhados pela concorrência indicaram, a General não tem escolha para pensar duas vezes sobre a sua abordagem estratégica para não iniciar uma guerra de suas vendas dentro da sua própria casa.
A solução? Óbvia: Opel puxada para cima para o lugar semi-premium, onde podemos encontrar marcas como Alfa, Saab (se ela sobreviver) ou Volvo. A ideia é que sendo a Opel vista como uma marca "alemã", que se traduz em engenharia e inovação, enquanto o Chevy é uma marca que deve ser vista como "uma boa relação preço/produto." Assim, este seria um posicionamento para a casa semelhante ao Volkswagen agora em Espanha e parte da Europa, onde está acima em muitos aspectos relativamente à SEAT, mas abaixo, por exemplo, em relação à Audi ou BMW.
A questão é: estará o público realmente disposto a pagar mais por um Opel, se este tiver melhores acabamentos?
O Insignia é uma verdadeira amostra do que a Opel pode fazer, e um senhor carro, mas daí a se considerar "de categoria superior", ainda há uma distância. É claro que a congeminação com a Buick do outro lado do Atlântico terá um papel importante nos seus planos.
La mejora de Chevrolet en Europa empujará a Opel hacia arriba
CHEVROLET --> genelalista com boa relação preço/produto
OPEL ---------> subida de qualidade para semi-premium
Comentário