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Octanas Puras - Uso e cuidados

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    Octanas Puras - Uso e cuidados

    Viva caros Foristas,

    De certo que algum de vós já viu à venda octanas puras. Há pouco tempo vi um produto da STP à venda e fiquei curioso acerca deste.
    Na googla, as informações acerca deste produto são escassas, por isso pergunto-vos:

    * Alguém já usou este produto?

    * Prós?

    * Contras?

    A meu ver, teoricamente, dará algum "boost" ao motor, mas por outro lado parece-me que com o uso excessivo poderá provocar desgaste prematuro dos componentes mecânicos.

    #2
    Eu acho que não vai dar boost nenhum...mas isso sou eu.

    Comentário


      #3
      O vídeo que se segue, realizado pelo Fifth Gear já o tinha colocado no seguinte tópico: http://forum.autohoje.com/boxes/8021...stiveis-5.html

      No mesmo é referido que nenhum dos aditivos cumpre com o prometido, sendo que ainda por cima, acaba é por retirar potência...

      Editado pela última vez por nto; 06 August 2011, 22:41.

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        #4
        Junta um pouco de Acetona pura.

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          #5
          Todos que punham gasolina 100 octanas sabem bem a diferença significativa que tinha para com a98 octanas... Se o produto incrementa o invel de octanas na gasolina, alguma coisa há-de fazer não?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
            Todos que punham gasolina 100 octanas sabem bem a diferença significativa que tinha para com a98 octanas... Se o produto incrementa o invel de octanas na gasolina, alguma coisa há-de fazer não?
            Sabes para que servem as octanas?

            Comentário


              #7
              Ele também não disse quais eram os motores que os "todos que punham 100 octanas sabem a diferença" tinham

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                Todos que punham gasolina 100 octanas sabem bem a diferença significativa que tinha para com a98 octanas... Se o produto incrementa o invel de octanas na gasolina, alguma coisa há-de fazer não?
                Maior octanas fazem alguma coisa se tiveres um motor para isso. O vídeo do 5gear com 3 tipos diferentes de carro mostra isso mesmo.
                Na maior parte dos carros que vou vendo em que os donos teimam em pôr gasolina 98 ou 100 o único resultado é na carteira.

                Comentário


                  #9
                  Em andamento noto em qualquer carro com "motor para isso". Em consumos, faço sempre mais kilometros seja um chaveco ou um carro com "motor para isso".

                  Comentário


                    #10
                    Bom, este produto é um "incrementador" de octanas, pelo que vi não é um aditivo como falam. Teoricamente deverá aumentar as octanas. Não sei se funcionará do mesmo modo em qualquer motor ou se funcionará de todo.

                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                    Na maior parte dos carros que vou vendo em que os donos teimam em pôr gasolina 98 ou 100 o único resultado é na carteira.
                    Surgiu em conversa há uns tempos que, os carros que tinham aquele autocolante na tampa do depósito a dizer "gasolina 95" estavam optimizados para funcionar com aquele nível de octanas, mesmo pondo 98 ou 100, a diferença não era notória porque (mais uma vez) os motores foram optimizados para funcionar com outro combustível.

                    Não sei se esta teoria bate com a realidade, honestamente nunca fiz este teste.

                    Comentário


                      #11
                      Em carros como Civic VTi e Honda S2000 (Carros que já tive/tenho), Com 20 euros de 98 fazia sempre mais km do que com 20 euros de 95. E os litros são menos. Com o S2000 não experimentei porque não pode levar menos que 98. Em termos de performance, posso dizer que nota-se a diferença. Não é algo milagroso mas a diferença está lá. Mais força. No ford Focus MK1 1.4 que por aqui agora ando diariamente é a mesma coisa. Atenção, não ganho nada por dizer às pessoas para meter 98

                      Comentário


                        #12
                        Na minha primeira mota 50cc notava-se a diferença e de uma maneira abismal.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                          Em carros como Civic VTi e Honda S2000 (Carros que já tive/tenho), Com 20 euros de 98 fazia sempre mais km do que com 20 euros de 95. E os litros são menos. Com o S2000 não experimentei porque não pode levar menos que 98. Em termos de performance, posso dizer que nota-se a diferença. Não é algo milagroso mas a diferença está lá. Mais força. No ford Focus MK1 1.4 que por aqui agora ando diariamente é a mesma coisa. Atenção, não ganho nada por dizer às pessoas para meter 98
                          É oficial. Não sabes para que servem as octanas.

                          Em motores com altas taxas de compressão, em que seja recomendado 98, colocar 95 pode dar mau resultado. Em motores que recomendem apenas 95, colocar 98 é perder dinheiro.

                          A octanagem é um índice de resistência à detonação do combustível. Quanto maior a taxa de compressão do motor, mais octanas precisas para não haver detonação com a compressão.

                          A octanagem não te dá mais potência, muito menos faz o motor consumir menos. Apenas garante que o motor funcione como deve ser.

                          Claro que se puseres 95 num motor que exige 98, vais notar perdas de potência e provavelmente aumento de consumo. E estarás, potencialmente, a danificar o motor. Mas num motor que exige 95 (como o 1.4 do focus), colocar 98 é absolutamente irrelevante.
                          Editado pela última vez por Movyk; 07 August 2011, 23:03.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            A octanagem não te dá mais potência, muito menos faz o motor consumir menos. Apenas garante que o motor funcione como deve ser.
                            Tal como o teste efectuado pelo fifthgear, a maior octagem faz o motor "perder" menos potência.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                              Em carros como Civic VTi e Honda S2000 (Carros que já tive/tenho), Com 20 euros de 98 fazia sempre mais km do que com 20 euros de 95. E os litros são menos. Com o S2000 não experimentei porque não pode levar menos que 98. Em termos de performance, posso dizer que nota-se a diferença. Não é algo milagroso mas a diferença está lá. Mais força. No ford Focus MK1 1.4 que por aqui agora ando diariamente é a mesma coisa. Atenção, não ganho nada por dizer às pessoas para meter 98
                              O efeito placebo é do caraças...

                              Ainda no outro dia um user teimava que notava a diferença, mal acabava de pôr o combustivel 100, notava logo um barulho no motor muito mais suave... isto antes de sair da bomba.. quando o combustivel que ele tinha acabado de pôr ainda nem tinha tido tempo de chegar ao motor... e ninguém o demovia dessa ideia

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                É oficial. Não sabes para que servem as octanas.

                                Em motores com altas taxas de compressão, em que seja recomendado 98, colocar 95 pode dar mau resultado. Em motores que recomendem apenas 95, colocar 98 é perder dinheiro.

                                A octanagem é um índice de resistência à detonação do combustível. Quanto maior a taxa de compressão do motor, mais octanas precisas para não haver detonação com a compressão.

                                A octanagem não te dá mais potência, muito menos faz o motor consumir menos. Apenas garante que o motor funcione como deve ser.

                                Claro que se puseres 95 num motor que exige 98, vais notar perdas de potência e provavelmente aumento de consumo. E estarás, potencialmente, a danificar o motor. Mas num motor que exige 95 (como o 1.4 do focus), colocar 98 é absolutamente irrelevante.
                                O teu ultimo parágrafo não bat5e muito certo com o 2º. O ponto de ignição tem influência no rendimento do motor. O aumento do indice octânico, e desde que a electronica ajuste o ponto de ignição ou este seja feito manualmente, permite melhor rendimento do motor. Da mesma forma que se a electronica detectar detonação por baixo indice, atrasa o ponto, reduzindo a performance.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  É oficial. Não sabes para que servem as octanas.

                                  Em motores com altas taxas de compressão, em que seja recomendado 98, colocar 95 pode dar mau resultado. Em motores que recomendem apenas 95, colocar 98 é perder dinheiro.

                                  A octanagem é um índice de resistência à detonação do combustível. Quanto maior a taxa de compressão do motor, mais octanas precisas para não haver detonação com a compressão.

                                  A octanagem não te dá mais potência, muito menos faz o motor consumir menos. Apenas garante que o motor funcione como deve ser.

                                  Claro que se puseres 95 num motor que exige 98, vais notar perdas de potência e provavelmente aumento de consumo. E estarás, potencialmente, a danificar o motor. Mas num motor que exige 95 (como o 1.4 do focus), colocar 98 é absolutamente irrelevante.
                                  Não sabe ele, nem a maioria que por aqui anda....

                                  Boa explicação!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                    O teu ultimo parágrafo não bat5e muito certo com o 2º. O ponto de ignição tem influência no rendimento do motor. O aumento do indice octânico, e desde que a electronica ajuste o ponto de ignição ou este seja feito manualmente, permite melhor rendimento do motor. Da mesma forma que se a electronica detectar detonação por baixo indice, atrasa o ponto, reduzindo a performance.
                                    Bate certo!
                                    O que referes não invalida o que o Movyk escreveu!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                      Bate certo!
                                      O que referes não invalida o que o Movyk escreveu!
                                      Claro que invalida! A partir do momento em que este diz: "num motor que exige 95 (como o 1.4 do focus), colocar 98 é absolutamente irrelevante", está a fazer aquilo de que acusa os outros: falar do que não sabe!

                                      Quando um motor "exige" I.O. 95, quer dizer apenas que esse é o valor mínimo aceitável. É o que acontece com a maioria dos motores, pois com a obrigatoriedade dos catalisadores, a gasolina adotada foi precisamente a s/c 95. Portanto, estão afinados de fábrica para usar 95, o que não invalida que não possam usar com vantagem i.o. superiores. Basta para isso que a gestão eletrónica faça os devidos ajustes automaticamente. Neste caso, é certo que não se aplica a todos os carros, mas também não se pode generalizar dessa forma.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                        O efeito placebo é do caraças...

                                        Ainda no outro dia um user teimava que notava a diferença, mal acabava de pôr o combustivel 100, notava logo um barulho no motor muito mais suave... isto antes de sair da bomba.. quando o combustivel que ele tinha acabado de pôr ainda nem tinha tido tempo de chegar ao motor... e ninguém o demovia dessa ideia
                                        Lol já se leu neste fórum a mesma coisa mas aplicada ao gasóleo do jumbo. Mal saem da bomba já estão a sentir os efeitos nefastos da substancia e são tão fortes que afectam o carro mesmo antes de chegar á injecção, basta repousarem no depósito.
                                        Pessoalmente prefiro algo um bocado mais cientifico, nem que seja mesmo esse teste do 5gear.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          A octanagem não te dá mais potência, muito menos faz o motor consumir menos. Apenas garante que o motor funcione como deve ser.
                                          .
                                          Esse parágrafo está errado.
                                          O maior índice de octanagem faz com que a queima seja mais limpa e apenas feita pela vela no ponto correcto de ignição.
                                          Ao ser uma queima mais limpa, irá produzir maior quantidade de calor que gera uma maior pressão no cilindro e consequentemente, na expansão, o trabalho será superior.
                                          Se o trabalho é superior, há mais potência.
                                          Quanto aos consumos, num carro com um motor pequeno as diferenças são poucas, mas por exemplo num 1.6cc/1.8cc consegues fazer bastantes mais KM com 98 do que com 95 de chegar ao ponto que quase compensa o preço mais caro da gasolina 98.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Meus caros...

                                            1. As octanas, como já foi dito e bem, é a capacidade de resistência à pré-detonação.
                                            2. Também é certo, como já foi dito, que o ponto de ignição pode ser ajustado em função
                                            das octanas.

                                            Mas...

                                            3. Se o fabricante diz que o carro pode funcionar com 95, é porque consegue ter o
                                            ponto de ignição ajustado para rendimento máximo com 95, pelo que 98 ou 100 não
                                            pode melhorar esse ponto de ignição.

                                            E a cereja no topo do bolo:

                                            4. Se 100 octanas tem uma maior resistência à pré-detonação que 98, e 98 maior
                                            que 95, então parece-me CLARO, EVIDENTE, que 100 tem PIOR rendimento que
                                            98, e 98 PIOR rendimento que 95. Afinal, a detonação da 100 é mais difícil que a
                                            de 98, e esta ainda mais difícil que a de 95.

                                            Por isso é que nos testes do FIFTH GEAR o resultado foi MENOS POTÊNCIA.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              É oficial. Não sabes para que servem as octanas.

                                              Em motores com altas taxas de compressão, em que seja recomendado 98, colocar 95 pode dar mau resultado. Em motores que recomendem apenas 95, colocar 98 é perder dinheiro.

                                              A octanagem é um índice de resistência à detonação do combustível. Quanto maior a taxa de compressão do motor, mais octanas precisas para não haver detonação com a compressão.

                                              A octanagem não te dá mais potência, muito menos faz o motor consumir menos. Apenas garante que o motor funcione como deve ser.

                                              Claro que se puseres 95 num motor que exige 98, vais notar perdas de potência e provavelmente aumento de consumo. E estarás, potencialmente, a danificar o motor. Mas num motor que exige 95 (como o 1.4 do focus), colocar 98 é absolutamente irrelevante.
                                              Um rapaz que conheço tinha um Porsche e começou a dar problemas quando passou a pôr 95, foi dito por ele, pouco percebo do assunto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por joaoVTEC Ver Post
                                                Esse parágrafo está errado.
                                                O maior índice de octanagem faz com que a queima seja mais limpa e apenas feita pela vela no ponto correcto de ignição.
                                                Ao ser uma queima mais limpa, irá produzir maior quantidade de calor que gera uma maior pressão no cilindro e consequentemente, na expansão, o trabalho será superior.
                                                Se o trabalho é superior, há mais potência.
                                                Quanto aos consumos, num carro com um motor pequeno as diferenças são poucas, mas por exemplo num 1.6cc/1.8cc consegues fazer bastantes mais KM com 98 do que com 95 de chegar ao ponto que quase compensa o preço mais caro da gasolina 98.
                                                Meu caro:

                                                1.
                                                98 queima pior que 95. Por isso é que resiste à pré-detonação (sem ser pela faísca da vela).

                                                2.
                                                A gasolina não é gasóleo. Não é pelo calor que produz trabalho, é pela rapidez da expansão.

                                                Potência ≃ binário x rotação

                                                Nos diesel consegue-se potência pelo binário. Nos otto é pela rotação. Quanto mais rápida
                                                for a expansão da explosão da gasolina, maior será o ganho de potência. 98 é mais lenta
                                                (resistente) que a de 95. You figure it out.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                  Um rapaz que conheço tinha um Porsche e começou a dar problemas quando passou a pôr 95, foi dito por ele, pouco percebo do assunto.
                                                  Certíssimo. Se um fabricante aconselhar 98, então NÃO pode colocar 95.
                                                  Ao contrário não tem problema. Mas também não vai ganhar nada com isso.
                                                  Vai gastar mais dinheiro, e vai ter menos potência. Mas não danifica o motor.
                                                  Colocar 95 num carro que funciona com 98 PODE EFECTIVAMENTE danificar
                                                  o motor.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                    3. Se o fabricante diz que o carro pode funcionar com 95, é porque consegue ter o
                                                    ponto de ignição ajustado para rendimento máximo com 95, pelo que 98 ou 100 não
                                                    pode melhorar esse ponto de ignição.
                                                    Claro que pode! Basta que a gestão eletrónica faça os ajustes necessários (avanço/atraso do ponto de ignição).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      E eis que está aqui tudo, pelo que posso poupar o meu latim:

                                                      Octane rating - Wikipedia, the free encyclopedia
                                                      Higher octane ratings correlate to higher activation energies: This being the amount of applied energy required to initiate combustion. Since higher octane fuels have higher activation energy requirements, it is less likely that a given compression will cause uncontrolled ignition, otherwise known as autoignition or detonation.
                                                      It might seem odd that fuels with higher octane ratings are used in more powerful engines, since such fuels ignite less easily. However, detonation is undesirable in a spark ignition engine, and is signified by audible "pinging" or in more extreme cases "knock".
                                                      A fuel with a higher octane rating can be burnt in an engine with a high compression ratio without causing detonation, as such fuels are less prone to detonation. Compression is directly related to power and to thermodynamic efficiency (see engine tuning), so engines that require a higher octane fuel usually develop more motive power and therefore do more work in relation to the calorific value of the fuel (BTU) being used. Power output is a function of the properties of the fuel used, as well as the design of the engine itself, and is related to octane rating of the fuel. Power is limited by the maximum amount of fuel-air mixture that can be brought into the combustion chamber. When the throttle is partly open, only a small fraction of the total available power is produced because the manifold is operating at pressures far below that of the external atmosphere (depression). In this case, the octane requirement is far lower than when the throttle is opened fully and the manifold pressure increases to almost that of the external atmosphere, or higher in the case of forced induction engines (See supercharged or turbocharged engines).
                                                      Many high-performance engines are designed to operate with a high maximum compression, and thus demand fuels of higher octane. A common misconception is that power output or fuel efficiency can be improved by burning fuel of higher octane than that specified by the engine manufacturer. The power output of an engine depends in part on the energy density of the fuel being burnt. Fuels of different octane ratings may have similar densities, but because switching to a higher octane fuel does not add more hydrocarbon content or oxygen, the engine cannot develop more power.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                        Claro que pode! Basta que a gestão eletrónica faça os ajustes necessários (avanço/atraso do ponto de ignição).
                                                        Não, não pode.
                                                        Não leste o que escrevi?
                                                        Quando o fabricante diz que o carro funciona a 95, é porque tem o ponto certo
                                                        (o mais optimizado) com esse combustível. Como é que melhoras o melhor?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                                                          Na minha primeira mota 50cc notava-se a diferença e de uma maneira abismal.


                                                          Estava a pensar nisto mesmo... Quando ainda estava no liceu muitos colegas metiam "octanas" no depósito para as Casal Boss, DT 50 e aceleras andarem mais. E segundo eles andavam mesmo mais!

                                                          Duravam era ainda menos...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                            Meu caro:


                                                            2.
                                                            A gasolina não é gasóleo. Não é pelo calor que produz trabalho, é pela rapidez da expansão.
                                                            Meu caro, vejo que não estás familiarizado com diagramas do ciclo otto a nível de Pressão e Volume.

                                                            Bem aqui está um



                                                            Como podes ver nesse diagrama P-V, é um gráfico teórico pois a explosão é considerada a volume constante, tal como o escape.
                                                            No entanto, nesse gráfico, o trabalho realizado trata-se da área do mesmo. Como podes ver, a rapidez de expansão, não altera, em nada o trabalho produzido, pode sim alterar no ciclo Diesel pois a combustão é dada em pressão constante.



                                                            Como podes ver B-C é a combustão e aí a velocidade de expansão na combustão no diesel realmente é evidente no rendimento do motor pois o Volume em C a dividir por o Volume em B , Vc/Vb é a chamada cut-off ratio que entra na equação do rendimento térmico no ciclo diesel.


                                                            E já agora, voltando outra vez a

                                                            "2.
                                                            A gasolina não é gasóleo. Não é pelo calor que produz trabalho, é pela rapidez da expansão."

                                                            A gasolina não é pelo calor que produz trabalho, então como funciona um motor a gasolina sem gasolina propriamente dita?
                                                            A gasolina apenas faz uma coisa que realmente interessa ao ciclo, é a adição de calor através da explosão.
                                                            Agora se não é pelo calor e é pela rapidez da expansão, és um génio, inventaste um motor a andar a nada


                                                            Ah e já agora
                                                            Potência ≃ binário x rotação, está errado.
                                                            Potência = binário x rotação
                                                            Editado pela última vez por joaoVTEC; 08 August 2011, 11:16.

                                                            Comentário

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