Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Crescimento exagerado dos automóveis nos respectivos segmentos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Crescimento exagerado dos automóveis nos respectivos segmentos

    Que vos parece o crescimento desmesurado das dimensões dos automóveis actuais? Tudo bem que é natural um carro evoluir ao longo dos anos mas esta tendência para o aumento gradual das dimensões sobretudo nos segmentos B e C acho perfeitamente exagerada, veja-se por exemplo um Fiat Punto Evo (seg. B) que apresenta praticamente as mesmas dimensões de um Volkswagen Golf mk3 (seg. C):

    Punto Evo:
    comprimento - 407 cm
    largura - 169 cm
    altura - 149 cm

    Golf III:
    comprimento - 407 cm
    largura - 169 cm
    altura - 142 cm

    Pergunto eu: onde será que isto vai parar?


    PS: ups, enganei-me na secção. Peço à moderação para o mover para o Geral. Obrigado.
    Editado pela última vez por LUSOPOWER; 07 August 2011, 14:52.

    #2
    Não vejo onde está o problema. Um Punto Evo seria um carro do segmento do Golf III caso tivesse saído nessa altura.

    Continuam a existir carros pequenos, ninguém te obriga a comprar um carro grande.

    Comentário


      #3
      Pior do que isso é ter jantes 17 e pneu 225

      Depois dizem que são económicos

      Comentário


        #4
        eu até gosto que tenham crescido!
        então preferem um carro "barato" espaçoso com boa relação preço/conforto/qualidade/segurança ou uma lata pequena com algumas mariquices e que no final seja cara perante tudo aquilo que oferece?
        então se querem carros citadinos então já os há, os c1, aygo, 107, smart, IQ, etc...
        são pequenos baratos e até razoáveis!
        O que acontece é que neste momento um clio um corsa ou mesmo um polo para uma família menos abastada dá para desenrascar e muito bem!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
          eu até gosto que tenham crescido!
          então preferem um carro "barato" espaçoso com boa relação preço/conforto/qualidade/segurança ou uma lata pequena com algumas mariquices e que no final seja cara perante tudo aquilo que oferece?
          então se querem carros citadinos então já os há, os c1, aygo, 107, smart, IQ, etc...
          são pequenos baratos e até razoáveis!
          O que acontece é que neste momento um clio um corsa ou mesmo um polo para uma família menos abastada dá para desenrascar e muito bem!
          Já existiam citadinos antigamente



          Acho que esta imagem exemplifica bem o crescimento dos carros

          Comentário


            #6
            então os carros hoje em dia não são meros meios de transporte, têm que ter varias valências e abranger o máximo número de possíveis clientes!
            as pessoas gostam de carros seguros, rápidos, confortáveis, fiáveis, económicos, e por vezes certos parâmetros têm que ser alterados!
            imagine-se um 500 antigo a ir levar o filho à escola ir para o trabalho, ir à compras e depois fazer o trabalho de regresso com todo o conforto rapidez e segurança que o novo faz!
            por vezes há um preço a pagar pelas nossas exigências!

            Comentário


              #7
              Eu gosto de ir a passear de Civic e passar um Mini actual ao meu lado e eu achar o carro maior que o meu :D

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Não vejo onde está o problema. Um Punto Evo seria um carro do segmento do Golf III caso tivesse saído nessa altura.

                Continuam a existir carros pequenos, ninguém te obriga a comprar um carro grande.
                Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                eu até gosto que tenham crescido!
                então preferem um carro "barato" espaçoso com boa relação preço/conforto/qualidade/segurança ou uma lata pequena com algumas mariquices e que no final seja cara perante tudo aquilo que oferece?
                então se querem carros citadinos então já os há, os c1, aygo, 107, smart, IQ, etc...
                são pequenos baratos e até razoáveis!
                O que acontece é que neste momento um clio um corsa ou mesmo um polo para uma família menos abastada dá para desenrascar e muito bem!
                Mas reparem no seguinte, um utilitário será sempre um utilitário com as naturais limitações, por isso existem diversos segmentos para as marcas disponibilizarem o que um cliente procura. Daí se eu procuro um utilitário (por ex.) sei à partida que o carro não vai oferecer o mesmo espaço e conforto de um carro do segmento superior, neste caso o segmento C, mas em compensação tenho um carro de dimensões mais contidas e mais fácil de manobrar, pelo menos deveria ser assim, o que não sucede porque a maioria dos seg. B já ultrapassam os 4 metros de comprimento e mais parecem monovolumes de tão altos que são.
                É certo que um Clio, Polo ou Corsa vai desenrascar uma familia com poucos recursos económicos mas também acaba por pagar essa diferença substancial por levar "mais carro" para casa. As marcas não oferecem mais chapa de borla.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                  então os carros hoje em dia não são meros meios de transporte, têm que ter varias valências e abranger o máximo número de possíveis clientes!
                  as pessoas gostam de carros seguros, rápidos, confortáveis, fiáveis, económicos, e por vezes certos parâmetros têm que ser alterados!
                  imagine-se um 500 antigo a ir levar o filho à escola ir para o trabalho, ir à compras e depois fazer o trabalho de regresso com todo o conforto rapidez e segurança que o novo faz!
                  por vezes há um preço a pagar pelas nossas exigências!
                  São dois modelos de épocas diferentes, tens mais conforto, rapidez e segurança mas pagas muito mais pelo novo 500. Se o meu objectivo é adquirir um carro maior ou mais espaçoso opto pelo segmento seguinte como exemplifiquei.

                  Comentário


                    #10
                    As dimensões exteriores cresceram mas e as interiores, será que aumentaram nas mesmas proporções?

                    Sent from my Blade using Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Ainda bem que crescem, não é preciso gastar mais 2000 a 5000€ só para ter algum espaço atrás ou uma mala com 300L ou pouco mais que é o mínimo aceitável. E nos tempos que correm mais se justifica!!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                        Mas reparem no seguinte, um utilitário será sempre um utilitário com as naturais limitações, por isso existem diversos segmentos para as marcas disponibilizarem o que um cliente procura. Daí se eu procuro um utilitário (por ex.) sei à partida que o carro não vai oferecer o mesmo espaço e conforto de um carro do segmento superior, neste caso o segmento C, mas em compensação tenho um carro de dimensões mais contidas e mais fácil de manobrar, pelo menos deveria ser assim, o que não sucede porque a maioria dos seg. B já ultrapassam os 4 metros de comprimento e mais parecem monovolumes de tão altos que são.
                        É certo que um Clio, Polo ou Corsa vai desenrascar uma familia com poucos recursos económicos mas também acaba por pagar essa diferença substancial por levar "mais carro" para casa. As marcas não oferecem mais chapa de borla.
                        Entra num Punto Evo e num Golf III e vê se encontras alguma diferença que te diga que os carros são de segmentos diferentes.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                          São dois modelos de épocas diferentes, tens mais conforto, rapidez e segurança mas pagas muito mais pelo novo 500. Se o meu objectivo é adquirir um carro maior ou mais espaçoso opto pelo segmento seguinte como exemplifiquei.
                          Não sei se o novo 500 será mais caro do que o antigo (tendo em conta a inflacção).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Entra num Punto Evo e num Golf III e vê se encontras alguma diferença que te diga que os carros são de segmentos diferentes.
                            Em termos dimensionais são idênticos claro (o Punto até deve oferecer mais espaço interior), mas por esse ponto de vista podia considerar actualmente o Golf III um utilitário o que não corresponde à realidade.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                              Em termos dimensionais são idênticos claro (o Punto até deve oferecer mais espaço interior), mas por esse ponto de vista podia considerar actualmente o Golf III um utilitário o que não corresponde à realidade.
                              A realidade muda à medida que o tempo passa. Há 20 anos, quando o Golf foi lançado era um pequeno familiar, actualmente se o formos comparar com os utilitários mais recentes vemos que estes últimos em nada ficam a perder para o Golf, ganhando até nalguns aspectos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                A realidade muda à medida que o tempo passa. Há 20 anos, quando o Golf foi lançado era um pequeno familiar, actualmente se o formos comparar com os utilitários mais recentes vemos que estes últimos em nada ficam a perder para o Golf, ganhando até nalguns aspectos.
                                E perdendo noutros aspectos, na manobrabilidade por exemplo. Num estacionamento limitado a 4 metros de comprimento não consegues estacionar o Punto actual, mas o Punto antigo consegues

                                Comentário


                                  #17
                                  Concordo plenamente com o que o Lusopower diz e é algo que já me tinha apercebido. Realmente, deveria haver um certo controlo sobre as dimensões dos derivados segmentos, porque os carros acabam por perder o seu conceito e realmente a comparação do Golf III e do Punto Evo é um grande exemplo do que digo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                    E perdendo noutros aspectos, na manobrabilidade por exemplo. Num estacionamento limitado a 4 metros de comprimento não consegues estacionar o Punto actual, mas o Punto antigo consegues
                                    A manobrabilidade em relação a um Golf III é igual (ou até melhor porque devem haver Golf III sem direcção assistida), que é o que estamos a discutir aqui.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                      A manobrabilidade em relação a um Golf III é igual (ou até melhor porque devem haver Golf III sem direcção assistida), que é o que estamos a discutir aqui.
                                      A comparação com o Golf serviu para demonstrar a que ponto as dimensões de um utilitário chegaram. O Punto é um utilitário, o Golf é um familiar para todos os efeitos. O conceito de carro ligeiro e fácil de utilizar vai desaparecendo com este aumento generalizado.
                                      Editado pela última vez por LUSOPOWER; 07 August 2011, 19:28.

                                      Comentário


                                        #20
                                        humm... mas o problema de comprar o segmento superior tem haver com a patroa que não gosta do veículo maior mais caro e acha fofo o fiat 500!
                                        o mundo está feito para elas em muitos aspectos!
                                        As marcas só se aperceberam que são elas que mandam muitas vezes nos carros que entram em casa!
                                        e estão a fazer carros assim para o bonitinhos e fofinhos e redondinhos!
                                        claro que é muito melhor trazer mais por menos mas as pessoas só compram o que querem e se não gostarem não compram por muito bom que sejam!

                                        Qual a % em que na venda de segmentos C a tracção traseira do série 1 ou a tracção quattro do A3 entra como um ponto a favor ou contra na escolha?
                                        interessa é ser bonito não muito caro e que as pessoas olhem e digam que lindo carro para aumentar o ego!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                          A comparação com o Golf serviu para demonstrar a que ponto as dimensões de um utilitário chegaram. O Punto é um utilitário, o Golf é um familiar para todos os efeitos. O conceito de carro ligeiro e fácil de utilizar vai desaparecendo com este aumento generalizado.
                                          Continuam a existir carros ligeiros e fáceis de usar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Hoje em dia os carros estão maiores, mas não deixa de haver carros que se adequam às necessidades de quem precisa de maior manobrabilidade.
                                            Mesmo que o Punto Evo seja um utilitário face a um Golf III, não implica que o Golf III seja melhor na estrada que o Punto Evo, seja em conforto geral ou estabilidade.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu acho que estão enormes também e parece que estão cada vez mais pequenos por dentro lol as questões de segurança falam mais alto!

                                              Há uns tempos tirei esta foto:

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os carros crescem, mas o interior cada vez parece mais pequeno.
                                                Um exemplo é o BMW M6, ainda à uns dias avistei um, fui dar uma olhadela ao interior e pensei que fosse extremamente espaçoso, pois enganei-me, um carro com quase 5 metros de comprimento, não tem espaço atrás para as pernas de uma pessoa.
                                                O Mini Cooper tem o mesmo problema, alguém com mais de 1.8metros ao volante e atrás dele não vai ninguém!

                                                Mas espera lá... os Datsuns 1200 levavam 4 pessoas, os Minis antigos levavam 4 pessoas e os carros de hoje que têm o dobro do volume não levam?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A título de exemplo, qual é a segurança do Datsun 1200 face a um carro actual?
                                                  É que com o aumento de segurança, não tem havido propriamente uma optimização do espaço, fazendo com que os carros estejam mais pequenos por dentro e/ou maiores por fora.
                                                  O mesmo posso dizer na qualidade dos interiores (mesmo que apenas aparente), levando a maiores restrições na habitabilidade.

                                                  Não havendo optimização a sério, os carros serão cada vez mais "concorrentes do Peso Pesado".

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por joaoVTEC Ver Post
                                                    Os carros crescem, mas o interior cada vez parece mais pequeno.
                                                    Um exemplo é o BMW M6, ainda à uns dias avistei um, fui dar uma olhadela ao interior e pensei que fosse extremamente espaçoso, pois enganei-me, um carro com quase 5 metros de comprimento, não tem espaço atrás para as pernas de uma pessoa.
                                                    O Mini Cooper tem o mesmo problema, alguém com mais de 1.8metros ao volante e atrás dele não vai ninguém!

                                                    Mas espera lá... os Datsuns 1200 levavam 4 pessoas, os Minis antigos levavam 4 pessoas e os carros de hoje que têm o dobro do volume não levam?
                                                    Como deves calcular um M6 não é um familiar e mesmo grande alguns BMW têm uma habitabilidade sofrível dentro do seu segmento.

                                                    O Mini Cooper é outro carro que não está vocacionado para uma utilização familiar.

                                                    Os Mini levavam 4 pessoas porque não havia outro remédio. O Datsun 1200 é um carro com um tamanho normal, até 4 pessoas dentro de um Suzuki Swift devem ir mais à larga.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Um tema interessante que já tem sido debatido em vários tópicos.

                                                      A verdade é que hoje em dia, fruto das exigências do mercado (mais segurança, mais equipamento - AC's, vidros eléctricos, isolamento acústico, etc) os carros tem vindo a crescer em tamanho e peso. No entanto, nem sempre esses aumentos se reflectem em ganhos reais no espaço interior.

                                                      Acho que mais tarde ou mais cedo os construtores vão ter que dar a volta à questão quanto mais não seja para reduzir consumos e emissões porque senão a continuar a este ritmo torna-se cada vez mais difícil cumprir as metas comunitárias e qualquer dia temos utilitários do tamanho de executivos, o que é desagradável em carros que se económicos e, sobretudo, ágeis. Já vão aparecendo alguns exemplos interessantes que invertem a tendência como a actual geração do Mazda 2, que diminuiu em peso e dimensões para ganhar em habitalidade e segurança.

                                                      Pergunto-me é se o mercado não será um bocado desconfiado em relação a esta redução de tamanho porque tenho a impressão que ainda existe muito a percepção por parte da maioria das pessoas de que "bigger is better".

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por joaoVTEC Ver Post
                                                        Os carros crescem, mas o interior cada vez parece mais pequeno.
                                                        Um exemplo é o BMW M6, ainda à uns dias avistei um, fui dar uma olhadela ao interior e pensei que fosse extremamente espaçoso, pois enganei-me, um carro com quase 5 metros de comprimento, não tem espaço atrás para as pernas de uma pessoa.
                                                        O Mini Cooper tem o mesmo problema, alguém com mais de 1.8metros ao volante e atrás dele não vai ninguém!

                                                        Mas espera lá... os Datsuns 1200 levavam 4 pessoas, os Minis antigos levavam 4 pessoas e os carros de hoje que têm o dobro do volume não levam?
                                                        (Muito) mau exemplo!

                                                        O M6 é um coupé puro, e raramente algum coupé foi um exemplo de aproveitamento de espaço interior.

                                                        Podes pensar no Toyota Celica (que seria em dimensões concorrente com o Carina), entre outros.

                                                        Quem quer espaço, compre um carro com carácter familiar.

                                                        A filosofia sw um coupé não é essa, pura e simplesmente!

                                                        Quanto ao crescimento, convém não esquecer que perante algumas coisas que até hoje são requisitos legais, o espaço interior (bem como a segurança) exigem maiores dimensões.

                                                        Meter duas cadeirinhas num segmento B actual mais um carrinho na mala e ainda as compras da semana, pode já esgotar a capacidade de um utilitário actual.
                                                        Depois, todo o conjunto de itens de segurança roubam espaço.

                                                        Aquilo que as pessoas se esquecem (alguns porque não os viveram, outros porque já passou muito tempo desde que os tiveram) é da tremenda evolução que os carros tiveram.

                                                        Recentemente, e quase por 'sina', tive de conviver duas semanas com um Clio 1.2 (modelo I Fase II).
                                                        Mesmo tendo este sido alvo de diversas revisões face ao que comprei novo em 1992 (nomeadamente um motor muito mais decente e "económico"), era mais pobre em equipamento ainda do que o que eu tive, pois este nem tinha vidros eléctricos ou tranca centralizada (algo que nem nos apercebemos do jeito que dá).

                                                        Mas mesmo deixando as "mariquices" (como a falta de direcção assistida) para trás, o facto é que aquilo eram carroças de 4 cilindros a gasolina!

                                                        Se o rendimento do motor até pegava razoavelmente bem no pouco peso, eventualmente ajudado pelas jantes 13, o facto é que nada daquilo deixa saudades, desde a (falta de) insonorização, ao sistema de travagem com pouco rigor de fabrico e funcionamento, ao adornar absurdo (pelos padrões actuais) em curva, e até mesmo à desproporção do peso vs potencia vs consumos.

                                                        Dos carros minimamente recentes do segmento B com que andei, recordo-me do i20 com os seus pneus de bicicleta (para os padrões actuais), mas recordo-me acima de tudo que é um carro superior em tudo o que se possa imaginar, desde estabilidade, travagem, potência, consumos, segurança, etc.

                                                        E nem me parece que o i20 possa ser um "rei" no segmento...

                                                        Esqueçam as dimensões, esqueçam a questão das jantes 17 e afins.

                                                        O facto puro e duro é que um carro a gasolina hoje consome menos do que a esmagadora maioria dos carros a gasolina do passado (que eram muito mais leves, com menos peso suspenso (jantes) e menos potentes), e é melhor em 99% do que faz.

                                                        Quem se queixar do peso e dimensões actuais, não se queixe se num dos chassos "antigos" ficar espetado contra um poste com a cabeça partida porque o carro não parou (porque nem tinha bons travões, nem pneus, nem abs) e ficou com bocados de vidro agarrados ao cabelo porque airbags não existiam.


                                                        Este post está num tom de brincadeira, mas também está porque esta experiência muito recente só me faz olhar para o modelo antigo de utilitários com um enorme desejo...

                                                        ...de que não se voltem a fazer carros assim!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Continuam a existir carros ligeiros e fáceis de usar.
                                                          Poucos, muito poucos. No que respeita ao segmento B os automóveis que ainda mantêm dimensões mais ou menos compactas são o Suzuki Alto, Mazda 2, Mitsubishi Colt e pouco mais. Os restantes ultrapassam quase todos a barreira dos 4 metros de comprimento, o que eu acho um exagero para um utilitário.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                            Um tema interessante que já tem sido debatido em vários tópicos.

                                                            A verdade é que hoje em dia, fruto das exigências do mercado (mais segurança, mais equipamento - AC's, vidros eléctricos, isolamento acústico, etc) os carros tem vindo a crescer em tamanho e peso. No entanto, nem sempre esses aumentos se reflectem em ganhos reais no espaço interior.

                                                            Acho que mais tarde ou mais cedo os construtores vão ter que dar a volta à questão quanto mais não seja para reduzir consumos e emissões porque senão a continuar a este ritmo torna-se cada vez mais difícil cumprir as metas comunitárias e qualquer dia temos utilitários do tamanho de executivos, o que é desagradável em carros que se económicos e, sobretudo, ágeis. Já vão aparecendo alguns exemplos interessantes que invertem a tendência como a actual geração do Mazda 2, que diminuiu em peso e dimensões para ganhar em habitalidade e segurança.

                                                            Pergunto-me é se o mercado não será um bocado desconfiado em relação a esta redução de tamanho porque tenho a impressão que ainda existe muito a percepção por parte da maioria das pessoas de que "bigger is better".
                                                            Ora aí está, penso que os construtores não vão ter outro remédio senão reduzir novamente as dimensões dos automóveis. Que saudades que eu tenho de conduzir um carro ligeiro e baixinho. Vai ser engraçado de se ver.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X