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Para quem tem carros a gasolina....como estão a aguentar o preço da 95 e 98?

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    Para quem tem carros a gasolina....como estão a aguentar o preço da 95 e 98?

    Como muitos ou alguns pelo menos sabem....sou um ottomaniaco, todavia cada vez mais estou impossibilitado desta minha paixao devido aos actuais custos da gasolina e dos elevados consumos das melhores maquinas de sempre do mundo automovel (que o meu bolso consegue comprar)

    Hoje em dia em casa já existem 2 diesel (o RR e a 245) e apenas 2 otto (o 320i e a vfr)


    o BMW tornou-se insustentavel e a opção GPL nao tem tambem sustentabilidade dado que nao fazemos sequer 10000km por ano com ele (é de 97 e tem 70.000km), de qualquer das formas o seu consumo médio é de 10litros aos 100 e isso parece um V8 a consumir ao preço actual da 95.

    Ainda hoje fui á arrabida e ao barreiro e voltei com ele (fomos pela VDG) a uma média de 120 e gastamos perto de 20€, ora isto nao é nada sustentavel até porque mesmo fazendo menos de 200km por semana com ele gastamos perto de 100€ por mês em combustivel num carro que quase nao anda.

    Na VFR ando a gastar 20€ de 3 em 3 dias o que também é abismal!!



    Como estão voces a aguentar os vossos otto ? (diesel e GPL nao contam para aqui) j
    á os encostaram?

    #2
    Eu não aguentei o meu, vendi.

    Comentário


      #3
      Isso também podes aplicar a mesma teoria a um carro a diesel com o mesmo consumo, mesmo que o diesel seja em média 20 centimos por litro mais barato.
      O problema é que 10 litros aos 100 nos dias de hoje, é um valor incomportável.
      Já eu faço no máximo 6.5 litros aos 100 num otto e tenho alturas que acho muito.

      O melhor é meter GPL, enquanto não pegarem com o preço dele. Nem que despaches um dos outros fumarentos.

      Comentário


        #4
        eu tenho andado mais a pé nestes ultimos dias, que put* de calor

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          #5
          A grande parte aguenta com isto ..

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
            A grande parte aguenta com isto ..
            no dia em que nao se tiver de ter um selo colado ao carro pode ser que mude para gpl

            Comentário


              #7
              Muito complicado ....

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                #8
                já tive alguns carros a GPL mas tendo em conta o valor comercial da maioria dos otto que por ai circulam, o gpl é um pau de dois bicos.

                No meu caso faço muito poucos km com o carro por ano (e nao aumentam metendo gpl porque a questão é que no dia a dia ando de moto) e o gpl demoraria 3 ou 4 anos a pagar, sendo que nem aumentaria muito o valor comercial do carro.

                quando aos Diesel, bem.....um diesel a consumir 10litros aos 100 só mesmo o meu range que é um tijolo e em cidade.

                Comentário


                  #9
                  A solução não está em ter um carro que gaste 6 ou 5L como se houvesse uma diferença abismal. A verdadeira solução está em repensar radicalmente a mobilidade. Será que sempre que usas o carro é necessário, não haveria possibilidade transportes públicos, boleia ou tu próprio dar boleia..?

                  Eu moro numa cidade média - pequena. No centro é difícil arranjar lugar, normalmente é pago e ainda há as voltinhas da praxe à procura de lugar. Uma coisa que tenho feito é deixar o carro a uns 600 ou 700 metros de onde costumava deixar, onde é fácil arranjar lugar gratuito, fica fora da confusão e ando o resto a pé. E antes nunca me afastava mais de 100metros do carro, é um hábito que me está a custar deixar mas que penso que se nota a diferença.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                    A solução não está em ter um carro que gaste 6 ou 5L como se houvesse uma diferença abismal. A verdadeira solução está em repensar radicalmente a mobilidade. Será que sempre que usas o carro é necessário, não haveria possibilidade transportes públicos, boleia ou tu próprio dar boleia..?

                    Eu moro numa cidade média - pequena. No centro é difícil arranjar lugar, normalmente é pago e ainda há as voltinhas da praxe à procura de lugar. Uma coisa que tenho feito é deixar o carro a uns 600 ou 700 metros de onde costumava deixar, onde é fácil arranjar lugar gratuito, fica fora da confusão e ando o resto a pé. E antes nunca me afastava mais de 100metros do carro, é um hábito que me está a custar deixar mas que penso que se nota a diferença.

                    em lisboa usar carro está cada vez mais em desuso! de manhã já quase nao existe transito em fila parada. e as motos sao cada vez mais!

                    eu troquei o carro no dia a dia pela moto e ganhei 20mn todos os dias de manhã e por volta de 60€ por mês de poupança em combustivel.

                    mas adoro carros e adoro motores a gasolina e é disto que falo!!! para quem adora ler a solução nao é ouvir musica!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                      A solução não está em ter um carro que gaste 6 ou 5L como se houvesse uma diferença abismal. A verdadeira solução está em repensar radicalmente a mobilidade. Será que sempre que usas o carro é necessário, não haveria possibilidade transportes públicos, boleia ou tu próprio dar boleia..?

                      Eu moro numa cidade média - pequena. No centro é difícil arranjar lugar, normalmente é pago e ainda há as voltinhas da praxe à procura de lugar. Uma coisa que tenho feito é deixar o carro a uns 600 ou 700 metros de onde costumava deixar, onde é fácil arranjar lugar gratuito, fica fora da confusão e ando o resto a pé. E antes nunca me afastava mais de 100metros do carro, é um hábito que me está a custar deixar mas que penso que se nota a diferença.
                      e assim um gajo mexe sempre a perna que faz bem

                      Comentário


                        #12
                        É complicado. Ainda no ultimo mês tive que fazer + de 2 mil km no meu carro a gasolina, um 1800cc atmosférico ( por questões de espaço essencialmente ) e saiu bastante caro.

                        Comentário


                          #13
                          tenho um diesel e um a gasolina, a solução para já é encostar os dois! pois nem a gasolina nem diesel ta barato...

                          agora falando a sério, tive que repensar o uso do automovel. para o trabalho praticamente só uso transportes publicos e ando mais a pé, (a carteira agradece e a saúde também). mas em principio vou despachar o gasolinas pois está praticamente impossivel manter dois carros.

                          cumpts

                          Comentário


                            #14
                            Alguma coincidência teres criado este tópico, este fim de semana estive com um amigo do meu pai que não vive este dilema, e é uma pessoa que adora carros. O factor importante aqui é que ele tem muito dinheiro...
                            Fez me um misto de confusão e inveja quando ao falar e mostrar os 5 carros que tem neste momento, os típicos italianos e alemães em esteróides, me disse que nem se lembra do preço da gasolina. Pensei na sorte que aquela pessoa tinha lol.
                            Eu abandonei a gasolina ás uns anos mas quase ao mesmo número de anos que penso em voltar, mas pelo andar da carruagem terá mesmo de ser um esquentador.

                            Comentário


                              #15
                              Esta cada vez mais dificil, a soluçao é poupar em outras coisas para se conseguir abstecer o carro. Para alem disso, aqui em casa ha um Diesel e um Otto, como eu ando mais que os meus pais (faço 60km por dia, os meus pais a maior parte do tempo fazem 0km) ando com o Diesel e sempre se nota menos.

                              Mas chego a fazer medias de 10L com o Corsa em dias de mais pressa onde se tem de usar mais as altas rotaçoes para se andar e nao levar sermao. Gasto em media 40€ por semana so em combustivel, o trajecto que faço nao é nada amigo dos consumos.

                              Pondera-se a compra de um Diesel para o lugar do Corsa, mas se esta dificil alimentar um carro, comprar outro entao...

                              Comentário


                                #16
                                O meu felizmente não faz médias de 10l/100km, mas mesmo fazendo 5,7lt/100 (às vezes um pouco menos outras mais), sempre que vou à bomba fico logo mal disposto e a rogar pragas a Portugal e à Honda (a marca do carro) por o GPL não ser mais comum, com menos restrições e, principalmente, poder vir ou ser homologado pelas marcas. Penso que uma das soluções é como já aqui foi dito, pensar em formas de locomoção alternativa.
                                Num dia normal de trabalho ando cerca de 21km o que não é muito, embora cada viagem seja entre os 6 e 9km (e o carro vá sempre um bom bocado a frio), mas por vezes pondero em alguns dias fazer isso por bicicleta, que como gosto e já ando há uns bons anos, até me agrada e sempre poupava alguma coisa. O carro acaba por fazer mais sentido para viajens mais longas e aí os consumos são mais simpáticos (entre 4,5 e 5,5 lt normalmente), e se não forem é porque deliberadamente quis andar rápido e já é uma coisa calculada. Para andar 1 a 3km, faço sempre a pé, a não ser que tenha muita pressa ou esteja a chover muito.

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                                  #17
                                  Tenho aguentado bem.

                                  A minha media de kms anuais é muito baixa 5 a 7 mil kms

                                  Como o carro passa a vida parado durante 6 dias da semana , tento ter o deposito cheio para não ter problemas de tubagens no futuro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se o diesel não fosse o combustível "de trabalho", não haveria tanto problema em suportar gasolina, quando o diesel é capaz de fazer consumos altos.
                                    Mas como a margem é de 20 cêntimos, o diesel acaba por também ser um problema pois o seu preço já viu melhores dias.

                                    Portanto, apesar da gasolina ser mais cara, não vou estar a fazer um drama de todo o tamanho quando o carro que uso (quase) diariamente até faz consumos razoáveis face ao 320i do PauloFVF.
                                    A linearidade é outra e a manutenção é acessível.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu Jazz gasta pouco e actualmente só fazemos 10.000 Km/ano! Vantagens de morar numa pequena cidade onde tudo fica perto!

                                      Mas saliento que mesmo com consumos mais altos muitas pessoas que compram diesel pagando muito mais no acto de compra fazem grossa asneira! Passarão muitos anos até que recuperem o investimento em relação ao custo de um otto! E isto sem avarias de FAP!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Que remédio...é aguenta e não chora

                                        As médias andam nos 9-10. 150€ mês em gasolina...e não faço assim tantos kms.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Custa bastante e eu ainda por cima só meto SC 98... Mas acaba por me compensar, ainda por cima agora no verão que ando sempre com o Ac ligado já não morre tanto. Em relação ao tópico, para poupar evito passar das 3 000 rpm, tento manter uma velocidade estavel, aumentei a pressão dos pneus, com isto tudo baixei dos 8.0 l/100 km para 6.9~7.1 L/100km.
                                          O carro em questao é uma opel astra caravan 1.4 16 v de 2001

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                                            #22
                                            Não é nada de novo, mas:
                                            - Ando menos, acabei com voltinhas por isto e por aquilo.
                                            - Abasteço exclusivamente nos postos dos hipermercados desde há 3 anos. Sempre são 18cent, salvo erro.
                                            - Mudei o estilo de condução. Registo os consumos desde que tenho o carro e vejo que o consumo se reduziu de ~6,0/6,5 no 1º ano para ~5,0/5,5 este ano. E com isto só consegui que o custo por km tenha ficado igual, 8cent/km. Como exemplo, nas férias de 2010 fiz média global de 5,1, este ano 4,6.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tenho um corsa 1.0 de 98 e um depósito dura quase um mês , anda em lisboa de 2ª a 6ª feira, faz pouco para-arranca e, só não dura mais porque os trajectos são curtos, + ou - 10 kms ida e volta.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já faz 2 anos e uns trocos que me deparei com o mesmo problema.
                                                Como o autor do tópico, também tenho uma preferência por otto. E para me manter móvel não me apetecia nada mudar para o diesel.
                                                Também não fazia muitos quilometros/ano, pelo que se tornava dificil justificar o investimento GPL, tendo em conta as intenções de, na altura, vender o carro a médio prazo.

                                                A solução foi cortar.
                                                Também trabalho no centro de Lisboa, e costumava levar o carro até ao metro. Mas até cortei nisso, passando a apanhar autocarro. Poupança de aproximadamente 250km mensais, o que a perto de 10l/100 que o carro fazia neste tipo de trajecto, não era um corte a desprezar.
                                                Cortei em outros percursos pequenos, e tentei fazer um uso mais racional do carro, curiosamente aproveitando-o mais em usos nada racionais, indo de encontro ao brinquedo que o meu carro é.

                                                Reduzi a minha quilometragem anual à volta de 3000-3500kms e ter cortado em muitos trajectos curtos e "pára-arranca" diários permitiu baixar a média aproximadamente em 1l/100, o que ajudou bastante nas despesas.

                                                O problema é que o preço da gasosa hoje está bastante mais caro, e sinceramente, já não dá para cortar mais.
                                                Agora é aproveitar todos os talões de desconto e promoções de fim de semana que consigo agarrar pra atenuar os aumentos
                                                Editado pela última vez por crash; 16 August 2011, 09:05.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Como não faço muitos KM e meto quase sempre ao F-D-S com 12 centimos de desconto tenho aguentado bem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os valores porno da gasolina não têm tido muito impacto na minha carteira porque o que bebe gasolina não é o meu carro do dia-a-dia, mas confesso que mesmo sendo apenas ao fim-de-semana custa olhar para a relação preço/litro.

                                                    Cumpts

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                                                      A solução não está em ter um carro que gaste 6 ou 5L como se houvesse uma diferença abismal. A verdadeira solução está em repensar radicalmente a mobilidade. Será que sempre que usas o carro é necessário, não haveria possibilidade transportes públicos, boleia ou tu próprio dar boleia..?

                                                      Eu moro numa cidade média - pequena. No centro é difícil arranjar lugar, normalmente é pago e ainda há as voltinhas da praxe à procura de lugar. Uma coisa que tenho feito é deixar o carro a uns 600 ou 700 metros de onde costumava deixar, onde é fácil arranjar lugar gratuito, fica fora da confusão e ando o resto a pé. E antes nunca me afastava mais de 100metros do carro, é um hábito que me está a custar deixar mas que penso que se nota a diferença.
                                                      Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                      Já faz 2 anos e uns trocos que me deparei com o mesmo problema.
                                                      Como o autor do tópico, também tenho uma preferência por otto. E para me manter móvel não me apetecia nada mudar para o diesel.
                                                      Também não faço muitos quilometros/ano, pelo que se tornava dificil justificar o investimento GPL, tendo em conta as minhas intenções de vender o carro a médio prazo.

                                                      A solução foi cortar.
                                                      Também trabalho no centro de Lisboa, e costumava levar o carro até ao metro. Mas até cortei nisso, passando a apanhar autocarro. Poupança de aproximadamente 250km mensais, o que a perto de 10l/100 que o carro fazia neste tipo de trajecto, não era um corte a desprezar.
                                                      Cortei em outros percursos pequenos, e tentei fazer um uso mais racional do carro, curiosamente aproveitando-o mais em usos nada racionais, indo de encontro ao brinquedo que o meu carro é.

                                                      Reduzi a minha quilometragem anual à volta de 3000-3500kms e ter cortado em muitos trajectos curtos e "pára-arranca" diários permitiu baixar a média aproximadamente em 1l/100, o que ajudou bastante nas despesas.

                                                      O problema é que o preço da gasosa hoje está bastante mais caro, e sinceramente, já não dá para cortar mais.
                                                      Agora é aproveitar todos os talões de desconto e promoções de fim de semana que consigo agarrar pra atenuar os aumentos
                                                      Bons posts !

                                                      Eu também ando poucos km e racionalizo a utilização do carro no dia a dia.

                                                      Faço no entanto a seguinte distinção em relação a utilização do carro:

                                                      - Deslocações do dia a dia
                                                      - Deslocações de férias ou viagens
                                                      - Deslocações puramente lúdicas

                                                      A 1ª tento racionalizar com consumos moderados e não mais km que os necessários.

                                                      A 2ª já a penso mais no orçamento da viagem em si, ou seja vou passar um fds a Salamanca, penso no alojamento, alimentação, deslocação e outros gastos, sai da lógica do dia a dia (aqui é menos relevante o consumo)

                                                      A 3ª é enquadrada em lazer, como ir ao cinema, a um concerto, jantar fora, ginásio, etc. no fundo um anti-stress (aqui o consumo não tem praticamente relevância nenhuma)

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                                                        #28
                                                        Eu ando mais com o meu Jtd mas mesmo assim o 1.6 T.S já tem 30 mil kms a mais desde que o comprei a dois anos hehe, simplesmente encho o deposito e quando precisa volto a deitar, mas o 1.6 agora praticamente só anda aos fins de semana,está com médias de 9,5 l/100kms e o Jtd está a fazer 6,1l/100kms já tem alguma diferença hehe...e aqui nem tenho o Gpl como opção...

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                                                          #29
                                                          Eu não consigo racionalizar.
                                                          O meu gasta entre 10 a 12l/100km, mas enquanto puder e me der satisfação andar com ele, vou andando.
                                                          Conseguia sem dúvida alguma pousar o carro e andar só com ele ao fim de semana, mas o bichinho pela condução toca todos os dias.

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                                                            #30
                                                            Isto é o que me tem aguentado:



                                                            Porém, não necessitando de fazer tantos km's, certamente que teria sido obrigado a trocar por um fumarento - esta minha história começou em 2007 e no ano seguinte avancei com o kit
                                                            Hoje, sou e continuo a ser um homem feliz

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