Novo Mercedes Classe A
Com apresentação marcada para o Salão de Xangai, o novo Classe A será radicalmente diferente
07-04-2011 12:47:15
A primeira diferença reside no facto da Mercedes dar ao Classe A, a tarefa de combater diretamente o Audi A3 e o BMW Série 1 que, brevemente, será renovado. Depois, a marca de Estugarda vai injetar mais qualidade e um aspeto mais desportivo, afastando a imagem de monovolume do anterior modelo. O chassis modular também será abandonado.
Ver todas as fotos
Ver todas as fotos
O novo modelo será apresentado no Salão de Xangai como protótipo denominado Concept A, mostra-se desportivo, com linhas fluidas e a clara inspiração na nova linguagem de estilo da Mercedes, inaugurada com o CLS e que também vai beber alguma inspiração no SLS. Mas há mais: a Mercedes prescindiu do cinzentismo habitual e inspirou-se no vento, nas ondas e na engenharia aeronáutica. O protótipo exibe um tejadilho que desce decididamente rumo à traseira e uma superfície vidrada muito estreita que, acreditamos, não serão mantidos no modelo de produção.
Por baixo do manto desportivo e agradável à vista, o Classe A estreia a plataforma MFA que possui suspensão McPherson, com sub-chassis, à frente, e rodas independentes com eixo multibraços atrás. A Mercedes reclama mais espaço interior e maior conforto com esta solução.
No interior, a qualidade será aumentada com a adição de materiais nobres e montagem mais cuidada, tudo oriundo da mesma linha de fabricação do Classe C. Aliás, muitos dos comandos e alguns revestimentos serão iguais aos do Classe C, indicação clara que o Classe A irá subir de patamar. O painel de instrumentos será menos rígido que o habitual, com uma linha fluida e um volante desportivo, sendo o painel de instrumentos dominado por um combinado de apenas dois instrumentos e não três como habitualmente na Mercedes.
Depois, há pormenores neste Concept A que, obviamente, ficarão na esfera do protótipo, como a iluminação dos instrumentos e dos aros dos orifícios de ventilação que, segundo a Mercedes, foram inspirados nas saídas de escape dos aviões militares em brasa na altura do “afterburn”…
A gama de motores será, numa primeira fase, a mesma do Classe C mas modificados para serem montados transversalmente e não longitudinalmente. A caixa de velocidades CVT é abandonada em favor de uma unidade de dupla embraiagem. Na gama a gasolina, o novo bloco de 4 cilindros com 2.0 litros e 210 CV será o “cavalo de batalha”, enquanto entre os diesel, a Mercedes quer centrar as atenções no 2.2 litros com versões entre os 130 e os 180 CV.
Como não poderia deixar de ser, o iPhone (e os smartphones) está em destaque e faz arte do modo de funcionamento do Concept A. Provando que nada é feito por acaso, o futuro Classe A terá uma versão AMG. A Mercedes e os engenheiros da AMG criaram, há alguns meses, um classe B com um V8 lá inserido, dando origem a uma máquina infernal. O Classe A terá um motor mais pequeno, no caso, um 2 litros sobrealimentado com 330 CV e quatro rodas motrizes e que será o grande rival do Audi RS3 e do BMW 130i. O modelo AMG chegará em 2013, o Classe A estará à venda em 2012
in: Novo Mercedes Classe A - Notícia - Auto SAPO Novos
Com apresentação marcada para o Salão de Xangai, o novo Classe A será radicalmente diferente
07-04-2011 12:47:15
A primeira diferença reside no facto da Mercedes dar ao Classe A, a tarefa de combater diretamente o Audi A3 e o BMW Série 1 que, brevemente, será renovado. Depois, a marca de Estugarda vai injetar mais qualidade e um aspeto mais desportivo, afastando a imagem de monovolume do anterior modelo. O chassis modular também será abandonado.
Ver todas as fotos
Ver todas as fotos
O novo modelo será apresentado no Salão de Xangai como protótipo denominado Concept A, mostra-se desportivo, com linhas fluidas e a clara inspiração na nova linguagem de estilo da Mercedes, inaugurada com o CLS e que também vai beber alguma inspiração no SLS. Mas há mais: a Mercedes prescindiu do cinzentismo habitual e inspirou-se no vento, nas ondas e na engenharia aeronáutica. O protótipo exibe um tejadilho que desce decididamente rumo à traseira e uma superfície vidrada muito estreita que, acreditamos, não serão mantidos no modelo de produção.
Por baixo do manto desportivo e agradável à vista, o Classe A estreia a plataforma MFA que possui suspensão McPherson, com sub-chassis, à frente, e rodas independentes com eixo multibraços atrás. A Mercedes reclama mais espaço interior e maior conforto com esta solução.
No interior, a qualidade será aumentada com a adição de materiais nobres e montagem mais cuidada, tudo oriundo da mesma linha de fabricação do Classe C. Aliás, muitos dos comandos e alguns revestimentos serão iguais aos do Classe C, indicação clara que o Classe A irá subir de patamar. O painel de instrumentos será menos rígido que o habitual, com uma linha fluida e um volante desportivo, sendo o painel de instrumentos dominado por um combinado de apenas dois instrumentos e não três como habitualmente na Mercedes.
Depois, há pormenores neste Concept A que, obviamente, ficarão na esfera do protótipo, como a iluminação dos instrumentos e dos aros dos orifícios de ventilação que, segundo a Mercedes, foram inspirados nas saídas de escape dos aviões militares em brasa na altura do “afterburn”…
A gama de motores será, numa primeira fase, a mesma do Classe C mas modificados para serem montados transversalmente e não longitudinalmente. A caixa de velocidades CVT é abandonada em favor de uma unidade de dupla embraiagem. Na gama a gasolina, o novo bloco de 4 cilindros com 2.0 litros e 210 CV será o “cavalo de batalha”, enquanto entre os diesel, a Mercedes quer centrar as atenções no 2.2 litros com versões entre os 130 e os 180 CV.
Como não poderia deixar de ser, o iPhone (e os smartphones) está em destaque e faz arte do modo de funcionamento do Concept A. Provando que nada é feito por acaso, o futuro Classe A terá uma versão AMG. A Mercedes e os engenheiros da AMG criaram, há alguns meses, um classe B com um V8 lá inserido, dando origem a uma máquina infernal. O Classe A terá um motor mais pequeno, no caso, um 2 litros sobrealimentado com 330 CV e quatro rodas motrizes e que será o grande rival do Audi RS3 e do BMW 130i. O modelo AMG chegará em 2013, o Classe A estará à venda em 2012
in: Novo Mercedes Classe A - Notícia - Auto SAPO Novos
Comentário