Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pergunta parva?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pergunta parva?

    Viva,

    Talvez seja uma pergunta parva, mas como não percebo muito de carros aqui fica:

    Qual é o carro mais economico a 150Kms/h?

    Basta olhar para as estatisticas dadas pelos fabricantes ou existem outros dados?

    #2
    Eu diria que é o 1.9 TDi 130 CV, mas já vai cair o barraco todo!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por pdmateus Ver Post
      Viva,

      Talvez seja uma pergunta parva, mas como não percebo muito de carros aqui fica:

      Qual é o carro mais economico a 150Kms/h?

      Basta olhar para as estatisticas dadas pelos fabricantes ou existem outros dados?
      Se não te importares de ser antes 145km/h é o Leaf

      Comentário


        #4
        Claramente não basta olhar para as estatísticas dos fabricantes nem sequer para as dos testes em revistas. Aí só tens o consumo extra-urbano ou a 120km/h.
        O consumo entre 120 e 150 pode ser muito diferente principalmente porque, se o carro não for muito potente, para ir a 150 já vai em rotações bastante altas o que obviamente aumenta muito o consumo.
        Calculo que a caixa de velocidades seja também importante pois, quanto mais curta mais rotação precisas para essa velocidade ou, por exemplo se for de 5 em vez de 6.

        Da minha experiência pessoal (num focus 1,6tdci 90cv com caixa de 5 vel.) posso-te dizer que o carro a 120 vai a ~2200rpm e gasta menos de 5l/100km; a 150 vai perto das 3000rpm e a média fica mais próxima dos 6l/100km.
        Se tiveres um bmw x20d, por exemplo, quase de certeza gasta menos a 150, embora os consumos "oficiais" sejam (ligeiramente) mais altos.

        Comentário


          #5
          Um carro a GPL com 6ª velocidade e motor q.b. (mas sem exagerar) para aguentar essa velocidade sem esforço.
          Em AE nestas condições o carro já em si gastaria muito pouco, juntando-se um combustível barato...
          Só mesmo um carro eléctrico para fazer melhor.
          Economia não se mede em litros aos 100, mede-se em euros aos 100.

          Comentário


            #6
            É que faço 80% ou msm 90% dos kms em autoestrada e normalmente entre os 130 e os 150kmh... já tive um Clio comercial 1.9D e gastava mt pouco...

            Quando dizes 1.9TDi 130cv dizes as especificações genericas ou refereste a algum modelo em particular?

            Leaf, esse não são daqueles carros que nao consegues fazer Faro-Porto de uma só vez não é? No thanks...

            Entao, um carro pelo menos com 2000cc e preferencialmente 6 velocidades vai gastar menos a 150 certo? Em principio GPL não seria opção...A lei continua igual e não se pode estacionar nos parques subterrâneos certo?

            De qq das formas obrigado, a ideia que tinha era mais ou menos conforme, só nao me lembrei das 6 mudanças...
            Editado pela última vez por pdmateus; 24 August 2011, 23:48.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pdmateus Ver Post
              É que faço 80% ou msm 90% dos kms em autoestrada e normalmente entre os 130 e os 150kmh... já tive um Clio comercial 1.9D e gastava mt pouco...

              Quando dizes 1.9TDi 130cv dizes as especificações genericas ou refereste a algum modelo em particular?
              Falo do TDi 130 como podia falar do 2.0 TDi 140 ou 2.0 HDi 136, motores com "preparação" para essas rodagens...

              Modelos? Aqueles que melhor tiram proveito das A/E, 407, A4, Passat, etc...

              Comentário


                #8
                Bem, para contribuir mais também precisamos de saber o objectivo do tópico. É uma questão apenas teórica - e aí podemos divagar - ou é prática e queres comprar carro? Aí precisamos pelo menos do orçamento...

                Algo que ouvi ou li uma vez foi que, a partir de 75% da velocidade máxima os carros começavam a gastar muito mais. Obviamente é uma generalidade mas dá para ter uma ideia.

                Comentário


                  #9
                  Acho que vou procurar um bunker, volto quando o tópico for bloqueado..

                  Comentário


                    #10
                    É teórico-prática, quero comprar um carro, só não sei se brevemente se só daqui a um ano ou mesmo 2. Tenho um Yaris 1.0 SOL VVT-I com 40mil que deve valor agora uns 8 a 10k€ julgo eu.

                    Estou contente com o carro, mas antes fazia mts kms urbanos e deixei de-o fazer, e portanto a maioria é AE, e sendo um pouco impaciente, a 150 aquilo gasta.... Para comprar agora teria de fazer um crédito e provavelmente ia para os Meganes que estao no ACP a 15500 de 2009, pedia cerca de 6000 dependendo da venda do yaris e ficava baratuxo...Já me disseram que as carrinhas pelo menos gastam pouco, e o carro até é engraçado.

                    O que eu gosto mesmo é do C30 e não encontro nenhum no ACP (que me dá boas garantias, e tenho tido boa experiencia).

                    Os 407, A4, Passat etc parecem um pouco grandes mas que realmente devem ser os que tiram melhor proveito...

                    A minha ideia era perceber quais os mais economicos à velocidade que costumo fazer na AE, e depois dentro desses ver quais gosto mais...até pq eu sou fã de mudanças automaticas e provavelmente isso piora o consumo...
                    Editado pela última vez por pdmateus; 25 August 2011, 00:15.

                    Comentário


                      #11
                      Pois, peço desculpa se a questão deve ser colocada num outro sitio...mais off topic.

                      Comentário


                        #12
                        Sim, os Seg. D (Passat, SuperB, A4, 407, 508, Mondeo, Accord, etc) são aqueles carros que sendo "acessíveis" ao comprador comum são também aqueles com mais preparação para esses andamentos, mas com o down-sizing que os carros têm sofrido nos motores não procures um Seg. D "base" porque um 1.6 HDi num 407 a 150 Km/h deve gastar bem!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pdmateus Ver Post
                          É teórico-prática, quero comprar um carro, só não sei se brevemente se só daqui a um ano ou mesmo 2. Tenho um Yaris 1.0 SOL VVT-I com 40mil que deve valor agora uns 8 a 10k€ julgo eu.

                          Estou contente com o carro, mas antes fazia mts kms urbanos e deixei de-o fazer, e portanto a maioria é AE, e sendo um pouco impaciente, a 150 aquilo gasta.... Para comprar agora teria de fazer um crédito e provavelmente ia para os Meganes que estao no ACP a 15500 de 2009, pedia cerca de 6000 dependendo da venda do yaris e ficava baratuxo...Já me disseram que as carrinhas pelo menos gastam pouco, e o carro até é engraçado.

                          O que eu gosto mesmo é do C30 e não encontro nenhum no ACP (que me dá boas garantias, e tenho tido boa experiencia).

                          Os 407, A4, Passat etc parecem um pouco grandes mas que realmente devem ser os que tiram melhor proveito...
                          Quanto ao valor do teu yaris, és capaz de estar optimista...

                          Um segmento C com motor ~100cv com certeza será melhor que o yaris mas não o ideal... Tendo "relativamente pouco dinheiro", parece-me que um série 1 seria uma óptima escolha para o efeito pois anda muito bem e gasta pouco. Arranjam-se usados com 1-2 anos na casa dos 25000€.... Talvez o C30 e outros com aquelas alterações "eco", nomeadamente caixa longuíssima também consigam o teu objectivo, mas obviamente demoram mais a chegar aos 150 e deve custar manterem-se lá.

                          Comentário


                            #14
                            Concordo absolutamente que a pergunta é parva.

                            Por que é que alguém deveria estar preocupado em escolher o carro mais económico a 150 km/h, procurando poupar uma ou duas décimas de litro por cada 100 km, quando se andar dentro das velocidades legais com qualquer outro veículo não apenas poupa alguns litros aos 100, como evita o risco de apanhar umas boas multas e ficar sem carta?

                            Comentário


                              #15
                              Presumo então que nao passas dos 120 em AE, certo ? (pergunta sem qualquer ponta de ironia )

                              Comentário


                                #16
                                Temos de ser optimistas

                                Sim os Serie1 tb ando a considerar, são engraçados mas não gosto muito do interior e os novos A3 não gosto do exterior,...e sinceramente não me interessa muito aceleração mas sim a chamada velocidade de cruzeiro (estarei a dizer bem?) económica.

                                LuisNeves, concordo, mas na prática depois a maioria, eu inclusive anda entre os 130 e os 160kmh... experimenta não passar dos 120 na AE e vês o que estou a dizer... E até 150 acho que nao ficas sem carta. Quem diz 150, diz 140, 130, essas velocidades, porque na realidade ninguem anda a 100 na AE.

                                Queria confirmar a minha ideia, e já obtive mais umas valiosas dicas

                                Ah, e ao menos avisei logo ;)

                                Boas curvas!

                                Comentário


                                  #17
                                  Limito-me a apontar as incongruências da pergunta e os riscos inerentes à prática referida, quando realizada em contínuo. Existe uma coisa chamada radares. Além disso, ninguém anda permanentemente em AE, para ir para casa é preciso andar em circuitos urbanos, suburbanos ou estradas nacionais. Será que o melhor consumo em AE não acaba por ser anulado por um pior consumo nos outros trajectos? Afinal o que importa, é o consumo médio realizado ou o consumo a uma velocidade fixa numa parte do trajecto? Já aqui ficam muitas coisas para pensar...

                                  Comentário


                                    #18
                                    falaram aqui no PD130, o de cá de casa montado num passat 3BG a 150km/h em 6ª vai a cerca de 2500 rotações e normalmente gasta cerca de 7.5 no maximo dos maximos 8.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pdmateus Ver Post
                                      Temos de ser optimistas

                                      LuisNeves, concordo, mas na prática depois a maioria, eu inclusive anda entre os 130 e os 160kmh... experimenta não passar dos 120 na AE e vês o que estou a dizer... E até 150 acho que nao ficas sem carta. Quem diz 150, diz 140, 130, essas velocidades, porque na realidade ninguem anda a 100 na AE.

                                      Boas curvas!
                                      É verdade, eu costumo andar a cumprir os limites e só vejo pessoal a passar por mim. O que tem piada é depois vir tudo para aqui lamentar-se do preço dos combustíveis...

                                      Olha que à primeira pode não dar direito a carta apreendida, mas as multas pesam e equivalem a muitos litros de combustível...

                                      Mas pronto, cada um sabe de si. Pensa pelo menos no consumo dos carros quando não forem a 150, pois de certeza que uma percentagem de utilização não vai ser em AE a essa velocidade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                                        falaram aqui no PD130, o de cá de casa montado num passat 3BG a 150km/h em 6ª vai a cerca de 2500 rotações e normalmente gasta cerca de 7.5 no maximo dos maximos 8.
                                        Houve testemunhos aqui no Fórum de quem fizesse essa média de velocidade (150 km/h) e consumo médio 5,2 L/100 Km,

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                          Houve testemunhos aqui no Fórum de quem fizesse essa média de velocidade (150 km/h) e consumo médio 5,2 L/100 Km,
                                          Nunca se conseguiu realizar tal proeza por aqui, se bem que tambem não "trabalhamos" para os consumos. O nosso tem poucos quilometros (125k) e é raro baixar de 6.5, mas faz muita cidade e com arranques fortes, como já disse normalmente anda pelos 6.5/7 e no maximo dos maximos 8.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sim, talvez esteja a exagerar, mas se olhar para os ultimos 5mil que fiz talvez tenha feito 500 fora de AE/vias rápidas/etc (moro em Lx a 1min da AE).

                                            A minha questão é mesmo essa, se em média gasta 6L mas 90% foi em AE, entao interessa é optimizar esses 90% nao? Se 80 a 90% do trajecto é em velocidade de cruzeiro, e se nesse tipo de trajecto podemos optimizar o consumo, pequenas diferenças podem-se revelar grandes...não sei, talvez não esteja a fazer sentido, sinceramente não sou grande entendido em carros...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tenho uma imagem do cb de uma viagem que fizemos desde Penafiel até a Pinhel na Guarda sempre por estrada nacional (para quem conhece e assim por alto: Cinfães (serra de montemuro), Castro d'aire Trancoso, Vila Franca das Naves, Pinhel) que dá cerca de 200 quilometros. O caminho foi feito sem paragens e a ritmos bastante proibitibos (apesar de o passat deixar muito a desejar em comportamento) e no fim a media era esta:



                                              Peço desculpa por este off topic, mas foi apenas porque surgiu esta "conversa" sobre os pd130.
                                              Editado pela última vez por 3BG; 25 August 2011, 01:07.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                                                Claramente não basta olhar para as estatísticas dos fabricantes nem sequer para as dos testes em revistas. Aí só tens o consumo extra-urbano ou a 120km/h.
                                                O consumo entre 120 e 150 pode ser muito diferente principalmente porque, se o carro não for muito potente, para ir a 150 já vai em rotações bastante altas o que obviamente aumenta muito o consumo.
                                                Calculo que a caixa de velocidades seja também importante pois, quanto mais curta mais rotação precisas para essa velocidade ou, por exemplo se for de 5 em vez de 6.

                                                Da minha experiência pessoal (num focus 1,6tdci 90cv com caixa de 5 vel.) posso-te dizer que o carro a 120 vai a ~2200rpm e gasta menos de 5l/100km; a 150 vai perto das 3000rpm e a média fica mais próxima dos 6l/100km.
                                                Se tiveres um bmw x20d, por exemplo, quase de certeza gasta menos a 150, embora os consumos "oficiais" sejam (ligeiramente) mais altos.
                                                Tem muito a haver com o regime ideal e a aerodinamica do carro.
                                                Por exemplo, Ford focus 1,6 110cv (ou 108 n sei) a 150km\h vai perto dos 6l ou msmo acima enquanto que num 320D 148cv (e46) o ponteiro está pelo que parece entre 4-5l\100.

                                                Uma maneira engraçada é de ver o que acontece quando se tira o pé do acelerador a essas velocidades. O 320D desliza e o Focus abranda imediatamente. No entanto a 70-90km\h acho o Focus muitissimo mais economico (cheguei a fazer media de 3,6L-100km, desde o ligar o carro a vir da praia da Barra, aveiro, até chegar a Cacia, 20km+/-).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                  Tem muito a haver com o regime ideal e a aerodinamica do carro.
                                                  Por exemplo, Ford focus 1,6 110cv (ou 108 n sei) a 150km\h vai perto dos 6l ou msmo acima enquanto que num 320D 148cv (e46) o ponteiro está pelo que parece entre 4-5l\100.

                                                  Uma maneira engraçada é de ver o que acontece quando se tira o pé do acelerador a essas velocidades. O 320D desliza e o Focus abranda imediatamente. No entanto a 70-90km\h acho o Focus muitissimo mais economico (cheguei a fazer media de 3,6L-100km, desde o ligar o carro a vir da praia da Barra, aveiro, até chegar a Cacia, 20km+/-).
                                                  Os focus 1.6 de 90 e de 109 cavalos são bastante economicos
                                                  cá em casa tambem temos um, comercial pré-restyling de 2006 já com 180k quilometros, que raramente passa dos 6/6.5l\100 (não andando propriamente devagar)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pdmateus Ver Post
                                                    Qual é o carro mais economico a 150Kms/h?

                                                    Basta olhar para as estatisticas dadas pelos fabricantes ou existem outros dados?
                                                    Não dá para prever os consumos sem alguns dados que normalmente não vêm nas revistas. Precisas essencialmente de duas coisas: rendimento do motor a 150 km/h e uma coisa chamada "SCx" (área frontal x coef.aerodinâmico). O SCx ainda se arranja, mas o rendimento é bem mais complicado. De qq forma os diesel modernos são provavelmente os que melhor rendimento têm hoje em dia. Agora, qual em particular não faço ideia.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                                                      Da minha experiência pessoal (num focus 1,6tdci 90cv com caixa de 5 vel.) posso-te dizer que o carro a 120 vai a ~2200rpm e gasta menos de 5l/100km; a 150 vai perto das 3000rpm e a média fica mais próxima dos 6l/100km.
                                                      Se tiveres um bmw x20d, por exemplo, quase de certeza gasta menos a 150, embora os consumos "oficiais" sejam (ligeiramente) mais altos.
                                                      Os modelos 120d/320d/520d podem ter o mesmo motor mas têm SCx diferentes. O 120 e o 320 deverão gastar menos que o 520 (que têm mais área frontal) e devem ficar ela-por-ela com o focus. Talvez ligeiramente abaixo se forem da geração de injeção piezoelétrica, que julgo ter maior rendimento (não faço ideia se a bmw já entrou nisso lol).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                        Eu diria que é o 1.9 TDi 130 CV, mas já vai cair o barraco todo!
                                                        LOL...eu diria que só podes estar a gozar, lol

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O motor mais económico do mercado e dos ultimos tempos não é um...são 2! LOL

                                                          1.6 tdi 105 montado nos golf bluemotion

                                                          1.6d drive montado nos c30

                                                          Se quiseres baixar o segmento...talvez o polo seja o que menos gasta...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                                                            Tenho uma imagem do cb de uma viagem que fizemos desde Penafiel até a Pinhel na Guarda sempre por estrada nacional (para quem conhece e assim por alto: Cinfães (serra de montemuro), Castro d'aire Trancoso, Vila Franca das Naves, Pinhel) que dá cerca de 200 quilometros. O caminho foi feito sem paragens e a ritmos bastante proibitibos (apesar de o passat deixar muito a desejar em comportamento) e no fim a media era esta:



                                                            Peço desculpa por este off topic, mas foi apenas porque surgiu esta "conversa" sobre os pd130.

                                                            Quantos anos tem esse carro? é que esses pixeis nesse CB deixam-me preocupado...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X