Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Economizar Combustivel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Economizar Combustivel






    Ola a todos,

    Comprei recentemente o meu primeiro carro (Toyota Corolla starvan ce110 a gasoleo) e como o carro não é lá muito económico (normalmanete faz 7.7L/100km) estava a procura de algumas dicas para gastar menos combustivel.

    Ouvi dizer que quando vamos numa recta podemos por o carro em ponto morto para economizar combustivel, mas tambem vá ouvi pessoal a dizer que por 5ª será mais economico que ponto morto. Alguem sabe qual deles é definitivamente o mais economico?

    Além de ir devagar para poupar combustivel, alguem tem mais alguma dica para poupar combustivel?

    Obrigado a todos

    #2
    trocar de carro por um mais económico. 7.7 aos 100? quase que mais valia andar a gasolina

    Comentário


      #3
      Faço a mesma recomendaçao do LuisCapelo. Por muito que queiras economizar combustivel, vai ser dificil com esse conjunto/motor.

      Comentário


        #4
        Já existe um tópico dedicado a isto.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
          trocar de carro por um mais económico. 7.7 aos 100? quase que mais valia andar a gasolina
          Quase?!

          Comentário


            #6
            Como tens um carro de injecção e centralina, deves engrenar o carro numa velocidade e tirar os pés dos pedais, assim o consumo instantaneo será 0
            Também deves procurar uma condução suave e progressiva, evitar regimes mais altos em mudanças baixas e regimes mais baixos em mudaças altas quando vais a subir, o que significa não andar com o motor em esforço.

            Quanto ao carro, não é o diesel mais económico do mundo, mas é um dos mais fiáveis de sempre, e isso vai compensar o consumo daqui a uns anos

            Comentário


              #7
              O ideal é deixares engrenado na mudança adequada à situação, sem acelerar.
              Ve na net tutoriais de ecodriving ou hypermiling.

              Comentário


                #8
                Quanto te habituares ao carro, e tiveres mais experiência de condução, os consumos vão melhorar.

                Pelo que dá para perceber estás com o "tesão do mijo", com carta a pouco e carro "novo", e gostas é de puxar por ele e senti-lo. Experimenta puxar menos pelas mudanças, andar sempre por volta das 2000 rpm, e carrega suavemente no acelerador. Antecipa as situações, ou seja se vês que ali a frente vais ter que parar, para quê estar agora a ultrapassar um carro ou puxar por uma mudança? (É só um exemplo!)

                Comentário


                  #9
                  Estou a estranhar gastar assim tanto...Deves ter o pé algo pesado ou então vives num sitio acidentado...
                  Editado pela última vez por REDLINER; 29 August 2011, 10:31.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                    Estou a estranhar gastar assim tanto...Deves ter o pé algo pesasdo ou então vives num sitio acidentado...
                    Aponto para a última, pelas fotos.

                    Comentário


                      #11
                      Pelas fotos fiquei com a ideia que vives numa zona de serra.. Se assim for o consumo não me parece exagerado, está normal..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Traveller99 Ver Post
                        Pelas fotos fiquei com a ideia que vives numa zona de serra.. Se assim for o consumo não me parece exagerado, está normal..
                        Sendo assim está correcto, pois elas gastam algo entre os 5.5-6.5 L aos 100, depois com pouco cuidado e zonas de serra facilmente se mandam para lá dos 7!

                        Ele pode conseguir baixar para uns 6-6,5L/100 mas mesmo que isso será dificil sem muito esforço...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                          Como tens um carro de injecção e centralina, deves engrenar o carro numa velocidade e tirar os pés dos pedais, assim o consumo instantaneo será 0
                          Quando vou por exemplo em ponto morto a 120 hm/h e depois ponho em 5ª, o motor começa a travar um pouco o carro. Este travar do motor não gasta gasoleo?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                            Sendo assim está correcto, pois elas gastam algo entre os 5.5-6.5 L aos 100, depois com pouco cuidado e zonas de serra facilmente se mandam para lá dos 7!

                            Ele pode conseguir baixar para uns 6-6,5L/100 mas mesmo que isso será dificil sem muito esforço...
                            Vivo na Madeira, por isso á muitas subidas e descidas. Parece então que o consumo está dentro dos valores normais.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por fabio88 Ver Post
                              Quando vou por exemplo em ponto morto a 120 hm/h e depois ponho em 5ª, o motor começa a travar um pouco o carro. Este travar do motor não gasta gasoleo?
                              Não, é zero mesmo.
                              Editado pela última vez por REDLINER; 29 August 2011, 19:32.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por fabio88 Ver Post
                                Vivo na Madeira, por isso á muitas subidas e descidas. Parece então que o consumo está dentro dos valores normais.
                                Se é na madeira sim, parece-me correcto.

                                Comentário


                                  #17



                                  Uma coisa destas por baixo do acelerador !

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se moras numa zona de serra não é nada de especial.
                                    Eu moro numa zona plana e tenho um carro que teoricamente deveria gastar 4.8L / 100, mas que na prática gasta 6.2 - 6.4, portanto presumo que se morasse onde tu moras, ele gastava ainda mais do que esse Corolla. E o meu carro é sensivelmente mais novo do que esse.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Amigo como me parece que esta a dar os primeiros passos na conduçao , e acho que faz muito bem procurar explicaçoes para as coisas , por que ha o conduzir bem e o conduzir mal , essa historia dos (VICIOS) NAO EXISTE, tipo ponto de embraiagem para segurar o carro numa subida , isso nao e vicio E CRIME , pendurar-se nos travoes numa descida em vez de fazer travao - motor , igual , e aqui vamos aquele ponto de poupar combustivel , quando o meu amigo tira o pe do acelarador e e o motor que vai a segurar o carro (travao-motor) ai o consumo e zero , porque e a inercia que vai a empurrar o seu carro , nao necessita de combustivel nesse momento ,e um sistema eletronico que corat o combustivel , e muitos momentos traduzem-se nalguma poupança, sempre que conduza em descida AMIGO NAO ESQUEÇA , pela sua vida e pelos que forem consigo e pela vida do material dos travoes, segure o carro com a caixa e va sempre que necessario danto toques no travao , NUNCA POR O PE NO TRAVAO E DESCANSAR LA O PE , IR DANDO TOQUES .abraços e boa conduçao.
                                      Editado pela última vez por sailor; 29 August 2011, 14:28.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                        Não., é zero mesmo.
                                        Já que quando não acelero não gasto combustivel, então quanto souber que irei parar a x metros a frente, é melhor ir fazendo reduções (mesmo que estas coloquem o motor a relativamente altas rotaçoes 2500-3500 rpm) até o carro estar quase parado em vez de travar o tempo todo até o carro parar?

                                        Mas agora falando novamente do ponto morto e a 5ª velocidade. O que me faz mais confusão aqui, é porque é que o carro a 800 rotações (ponto morto) gasta mais que em 5ª(a cerca de 2000-3000 rotações). Tipo, ambos estão a deslizar. Maior numero de rotações não significa maior consumo de combustivel?
                                        Editado pela última vez por fabio88; 29 August 2011, 15:05.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por fabio88 Ver Post
                                          Já que quando não acelero não gasto combustivel, então quanto souber que irei parar a x metros a frente, é melhor ir fazendo reduções (mesmo que estas coloquem o motor a relativamente altas rotaçoes 2500-3500 rpm) até o carro estar quase parado em vez de travar o tempo todo até o carro parar?

                                          Mas agora falando novamente do ponto morto e a 5ª velocidade. O que me faz mais confusão aqui, é porque é que o carro a 800 rotações (ponto morto) gasta mais que em 5ª(a cerca de 2000-3000 rotações). Tipo, ambos estão a deslizar. Maior numero de rotações não significa maior consumo de combustivel?
                                          A questão é que o "ponto morto" tem que ser alimentado. Ao fazer de travão, não há necessidade de injetar combustível (a Lei da Gravidade encarrega-se de manter o motor em movimento, mesmo sem combustível). Por essa razão, as rotações a que o motor estiver nestas condições são irrelevantes!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por fabio88 Ver Post
                                            Maior numero de rotações não significa maior consumo de combustivel?
                                            Em nenhuma situação existe ligação linear entre o número de rpms com o consumo. É claro que quanto mais rotações mais injecções de combustível por cada unidade de tempo...mas a quantidade de combustível a injectar pode variar tanto que vai tornar esse parâmetro (combustível a injectar) muito mais relevante.

                                            No limite, e na situação aqui falada, a injecção de combustível pode ser 0...mesmo a 7000rpms. E até posso ir a 7000 a gastar menos do que outro a 3000 - basta ter o acelerador em posições diferentes.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por fabio88 Ver Post
                                              Já que quando não acelero não gasto combustivel, então quanto souber que irei parar a x metros a frente, é melhor ir fazendo reduções (mesmo que estas coloquem o motor a relativamente altas rotaçoes 2500-3500 rpm) até o carro estar quase parado em vez de travar o tempo todo até o carro parar?

                                              Mas agora falando novamente do ponto morto e a 5ª velocidade. O que me faz mais confusão aqui, é porque é que o carro a 800 rotações (ponto morto) gasta mais que em 5ª(a cerca de 2000-3000 rotações). Tipo, ambos estão a deslizar. Maior numero de rotações não significa maior consumo de combustivel?
                                              Em porto morto, o carro gasta à hora (geralmente umas décimas de litro por hora), e a descer engatado sem acelerador só gasta se em determinada altura a centralina achar que o motor precisa de mais combustível.
                                              Isso das rotações não é assim tão linear.
                                              Se estiveres com o carro "a morrer", ele gasta pelo esforço que o motor está a fazer para aguentar aquela mudança.
                                              A força que exerces no pedal é decisiva no consumo que fazes. Quanto maior o peso, mais o motor consome.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Há muitas técnicas, eu pessoalmente vou lembrar uma muito lógica, mas que vejo pouca gente a fazer que é não acelerar quando sei que vou ter de travar mais à frente, por exemplo sou um dos primeiros a abrandar numa auto-estrada quando me aproximo das portagens,

                                                abraço e boa sorte

                                                EDITADO PELA MODERAÇÃO
                                                Editado pela última vez por Nightlord; 29 August 2011, 21:32.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vives na Madeira e queres pôr o carro em ponto morto nas descidas?
                                                  Porreiro pá,contando que saibas nadar bem.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X