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6000rpm num Diesel.

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    6000rpm num Diesel.

    Normalmente um Diesel esgota-se em torno dos 4000rpm (alguns mais cedo e outros mais tarde)

    A melhor faixa de utilizaçao como sabemos é entre as 2000 rpm até as 3500rpm onde obtemos melhor partido do motor, mas e os casos absurdos de fasquias a superar as 5000rpm ou mesmo chegar as 6000rpm?

    Por muitas alteraçoes (injectores, Turbo, linha, etc) sera que a partir das 5000rpm ainda tem "pedalada"?

    Qual o motivo das limitaçoes de um motor Diesel e os seus conhecidos Redline as 4500rpm +/-?!

    Veja-se o caso deste Corsa (foto retirada da net)

    Ficheiros anexados

    #2
    Muito simples, o gasóleo arde (e demora o seu tempo) a gasolina explode.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
      Muito simples, o gasóleo arde (e demora o seu tempo) a gasolina explode.
      Temos motores a gasolina a fazerem 7500rpm e outros a fazer 10000rpm e mais, isto em redline. Enquanto nos diesel normalmente andam todos entre as 4500rpm e as 5000rpm (desconheço algum que comece o redline mais tarde)

      Comentário


        #4
        Isso se não for um otto, essa rotação é completamente estúpida.
        As limitações de rotação num Diesel não estão ligadas a turbos/injectores e por isso é que não se vê Diesel a fazer muito mais do que 4200 RPM "rentáveis", actualmente já se vê alguns a fazer 4500 RPM o que é uma melhoria.
        Isto acontece porque ao contrário do ciclo Otto por exemplo, o gasóleo não explode, combuste, queima, o que é um processo que não é considerado quase que instantâneo como a explosão da gasolina.
        Como a queima do combustível demora algum tempo, a velocidade dos ciclos é limitada pelo tempo de queima ao contrário do Otto.

        Comentário


          #5
          O redline da minha (1.7 CDTI) começa nas 5000 rpm.
          O corte dá-se pelas 5200 rpm.
          Puxa bem até às 4500rpm, mas depois disso é melhor passar de caixa.
          A descer é que passa bem das 4500 rpm.

          Comentário


            #6
            Essa foto era de uma Segundinha não?

            Por muita velocidade que o meu irmão dê com o seu Clio dCi nunca o vi sequer chegar perto das 5.000 RPM...

            Comentário


              #7
              A gasolina também não "explode" no verdadeiro sentido. A principal diferença é que a gasolina pode ser pré-misturada com o ar antes da combustão, e portanto quando esta se inicia tende a propagar-se rapidamente por todo o cilindro porque a mistura já está mais ou menos homogénea.

              O gasóleo queima no preciso momento em que é injectado, e isto cria limitações porque a injecção e combustão não são instantâneas e o pistão continua a mexer-se, e a altas rotações pode acontecer o pistão descer todo o seu curso, a válvula de escape abrir e o gasóleo ainda estar a queimar (e por isso os motores a gasóleo também fazem mais fumo a altas rotações). O constante aumento de pressão dos sistemas de injecção dos motores Diesel que se tem visto é precisamente para evitar este problema (quanto maior a pressão da injecção mais depressa se consegue injectar o combustível).

              Para além disto, os motores Diesel têm os componentes internos reforçados (comparado com os motores Otto) por causa das elevadas pressões a que estão sujeitos, e por isto têm uma elevada inércia interna o que trabalha contra as altas rotações.

              Depois também não faz muito sentido um Diesel muito rotativo, porque vejamos:

              - Um Diesel atmosférico quer-se barato e não faz sentido com os custos associados a sistemas de admissão variáveis que permitem binário alto em todos os regimes, e ao escolher entre afinar o motor para baixas ou para altas num motor de baixa performance para poupar faz muito mais sentido afinar para binário em baixas
              - Um diesel turbinado depende de um turbo a altas pressões e uma consequência de um turbo destes é uma faixa de utilização reduzida (em baixas há lag e em altas o turbo atinge a rotação máxima e não acelera mais, e a pressão começa a baixar com a rotação do motor), e mais uma vez entre escolher um turbo pequeno/médio e ter binário em baixas/médias ou um turbo grande para binário em altas num Diesel faz muito mais sentido binário em baixas

              E assim em ambos os casos o binário em altas vai ser baixo e sempre a descer, e logo não faz sentido fazer muito mais rotação porque não vai resultar em mais potência.
              Editado pela última vez por SRLA; 29 August 2011, 19:27.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                Temos motores a gasolina a fazerem 7500rpm e outros a fazer 10000rpm e mais, isto em redline. Enquanto nos diesel normalmente andam todos entre as 4500rpm e as 5000rpm (desconheço algum que comece o redline mais tarde)
                Isso para motores "normais". Os de competição vão bem além disso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                  Isso para motores "normais". Os de competição vão bem além disso.
                  O meu Civic vai até às 9.000 RPM e só tem 100 CV.

                  Comentário


                    #10
                    Nunca percebi porque é que o pessoal quer ou dá rotação acima das 4000/4500rpm num diesel turbinado. Não anda mais, muitas vezes até podem andar menos ou a diferença é desprezível e faz um cagaçal de todo o tamanho...

                    As únicas situações em que andei nesses valores, foi em reduções

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                      O meu Civic vai até às 9.000 RPM e só tem 100 CV.
                      Vai onde ?

                      Até pode ir deslimitado, vais é poucas vezes, pelo menos com internos stock

                      Comentário


                        #12
                        O problema de o diesel nao ter mais rotaçao é mesmo devido ao proprio combustivel , este nunca consegue atingir mais rotaçao que as tais 5000 rpm .

                        Nesse corsa duvido , até pode ser um quadrante de um 1.1 a gasolina ...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                          A gasolina também não "explode" no verdadeiro sentido. A principal diferença é que a gasolina pode ser pré-misturada com o ar antes da combustão, e portanto quando esta se inicia tende a propagar-se rapidamente por todo o cilindro porque a mistura já está mais ou menos homogénea.

                          O gasóleo queima no preciso momento em que é injectado, e isto cria limitações porque a injecção e combustão não são instantâneas e o pistão continua a mexer-se, e a altas rotações pode acontecer o pistão descer todo o seu curso, a válvula de escape abrir e o gasóleo ainda estar a queimar (e por isso os motores a gasóleo também fazem mais fumo a altas rotações). O constante aumento de pressão dos sistemas de injecção dos motores Diesel que se tem visto é precisamente para evitar este problema (quanto maior a pressão da injecção mais depressa se consegue injectar o combustível).

                          Para além disto, os motores Diesel têm os componentes internos reforçados (comparado com os motores Otto) por causa das elevadas pressões a que estão sujeitos, e por isto têm uma elevada inércia interna o que trabalha contra as altas rotações.

                          Depois também não faz muito sentido um Diesel muito rotativo, porque vejamos:

                          - Um Diesel atmosférico quer-se barato e não faz sentido com os custos associados a sistemas de admissão variáveis que permitem binário alto em todos os regimes, e ao escolher entre afinar o motor para baixas ou para altas num motor de baixa performance para poupar faz muito mais sentido afinar para binário em baixas
                          - Um diesel turbinado depende de um turbo a altas pressões e uma consequência de um turbo destes é uma faixa de utilização reduzida (em baixas há lag e em altas o turbo atinge a rotação máxima e não acelera mais, e a pressão começa a baixar com a rotação do motor), e mais uma vez entre escolher um turbo pequeno/médio e ter binário em baixas/médias ou um turbo grande para binário em altas num Diesel faz muito mais sentido binário em baixas

                          E assim em ambos os casos o binário em altas vai ser baixo e sempre a descer, e logo não faz sentido fazer muito mais rotação porque não vai resultar em mais potência.
                          está aqui tudo.
                          muito boa explicação e muito correcta
                          bem haja

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                            Vai onde ?

                            Até pode ir deslimitado, vais é poucas vezes, pelo menos com internos stock
                            O que eu quero dizer é que o conta-rotações vai até às 9.000 RPM, duh!

                            Comentário


                              #15
                              Há algo também muito importante que ainda não foi referido. Os motores a gasóleo têm de suportar pressões enormes dentro das câmaras de combustão, e quanto maior a rotação maior a fadiga para o motor, e esse stress mecânico pode caducar a fiabilidade de um motor destes.

                              Dito isto e principalmente tudo o que foi dito anteriormente, essa fotografia parece-me um valente fake.

                              Comentário


                                #16
                                A fotografia provavelmente é de um carro com motor a gasolina mas quadrante da versão a gasóleo, ou porque trocaram o quadrante ou porque trocaram o motor.

                                Ou uma redução à louco e o motor a seguir foi para o lixo.

                                Comentário


                                  #17
                                  No entanto, o antigo 1.9d da renault atinge as 5500rpm. Imagino que haja outros motores a chegar lá perto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    opel corsa do aço

                                    que saudades que eu tenho do meu

                                    Comentário


                                      #19
                                      quem quer rotação compra carros a gasolina:

                                      S2000 Top Speed - YouTube

                                      depois aguenta-se é com o preço da gota!

                                      Comentário


                                        #20
                                        eu regra geral a gasóleo não passo das 3000/3200. no outro dia num outro diesel com mais motor ia nas 4000+ sem reparar, pois não era tão bruto e assustei-me logo, que o carro não era pra estragar. gostei foi do sonzinho dos quase 185cv que tive que ir até quase às 4000 mais uma vez.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                                          quem quer rotação compra carros a gasolina:

                                          S2000 Top Speed - YouTube

                                          depois aguenta-se é com o preço da gota!

                                          Motas

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tive um Corsa B 1,5TD e entrava regularmente no vermelho e ia mesmo até ao fim, em aceleração sem nunca têr sentido um limitador de rotação; numa redução mais "enérgica" cheguei a vêr o ponteiro a fazer 180º com a marca das 3000 rpm's e o motor não partiu.
                                            Se o conta-voltinahs funcionava bem ou mal não sei. Sei é que o carro mexia-se bem para os cavalos que tinha e fazia rotação com um à vontade tremendo. O resto do carro até não era grande coisa, mas o motor deixou saudades... apesar da parca potência para os padrões actuais...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ainda não percebi a panca de ter um diesel a puxar bem em altas...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Motas Vs. Carros. Comparar o Incomparável.

                                                btw, se a velocidade do meu s2k fosse só esses 250, mandava trocar o motor na hora fds lol.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                  Ainda não percebi a panca de ter um diesel a puxar bem em altas...
                                                  para poupar na gota e para se ter um pouco de satisfação ao volante








































                                                  eu conduzo diesel

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                    Ainda não percebi a panca de ter um diesel a puxar bem em altas...
                                                    Deve ser o subconsciente, lembrando que os ottos existem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                                                      quem quer rotação compra carros a gasolina:

                                                      S2000 Top Speed - YouTube

                                                      depois aguenta-se é com o preço da gota!

                                                      Imagino a despesa! Fogo...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                        A fotografia provavelmente é de um carro com motor a gasolina mas quadrante da versão a gasóleo, ou porque trocaram o quadrante ou porque trocaram o motor.

                                                        Ou uma redução à louco e o motor a seguir foi para o lixo.
                                                        O quadrante é igual aos dos Corsas B 1.5 TD, desconheço se é igual para versões gasolina ou não.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                          Imagino a despesa! Fogo...



                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                                            Tive um Corsa B 1,5TD e entrava regularmente no vermelho e ia mesmo até ao fim, em aceleração sem nunca têr sentido um limitador de rotação; numa redução mais "enérgica" cheguei a vêr o ponteiro a fazer 180º com a marca das 3000 rpm's e o motor não partiu.
                                                            Se o conta-voltinahs funcionava bem ou mal não sei. Sei é que o carro mexia-se bem para os cavalos que tinha e fazia rotação com um à vontade tremendo. O resto do carro até não era grande coisa, mas o motor deixou saudades... apesar da parca potência para os padrões actuais...
                                                            Também tive um 1.5 TD.
                                                            Usava-o até ás 5000.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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