Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Depois de um Corolla D-4D 2.0 um C30 DRIVe... pouco motor para um Volvo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Depois de um Corolla D-4D 2.0 um C30 DRIVe... pouco motor para um Volvo?

    Boas, sou um expectante novo dono de um Volvo C30 (bem, em realidade, apenas sou aspirante a, já que a angustiante espera do dito ainda perdura, até meados de Outubro ao que tudo indica).

    Trata-se de um C30 DRIVe R-Design, dotado de 115 cv de potência e uma caixa manual de 6 velocidades.

    De côr Preto Safira, virá com equipamento R-Design e os pack convenience e business, chassis rebaixado e cobertura de carga rígida.

    Um primeiro drama é a ausência de body kit, sendo-me apresentada a solução de pintar os painéis vindos em plástico preto, apesar de estar a equacionar comprar os painéis que deveriam de vir de série com o equipamento r-design (caso seja possível o encaixe). Uma questão a pensar e a negociar com a Volvo.

    Mas a minha preocupação passa também pela sua motorização, admitindo desde já a minha ignorância em mecânica automóvel. Já conduzi, como grande parte dos que aqui andam, variadíssimos carros, mas tive durante 8 anos como meu fiel amigo, um Toyota Corolla D-4D 2.0. O Toyota foi um carro que sempre cumpriu, e que me surpreendeu desde logo pela sua espontaneadade (quando era chavaleco, pois agora já me parecia um pouquito cansado). Mesmo tendo em conta ser um motor com 8 anos, o motor C30 DRIVe será assumidamente superior?

    Gostaria de saber a opinião dos detentores de um motor Drive da Volvo, se o carro não sofre de um motor fraco. Bem sei que não é nenhum 120d, nem quero andar aí em acelarações parvas, mas gosto como todos, de carros com resposta pronta.

    O Corolla esteve muito bem durante grande tempo, ainda que, para o fim, ou por maior exigência da minha parte ou por fadiga do motor (ou do dono), a satisfação e o prazer na sua condução não eram o mesmo.

    Com o C30, espero sinceramente ter dado um passo em frente (em design e qualidade de materiais é certo, mas o prazer da condução é fulcral), mas a mais veremos como se portará a boneca
    Editado pela última vez por kashmir; 30 August 2011, 21:55.

    #2
    É superior ao teu corolla claro , é de origem psa , logo já com provas mais que dadas .

    abcs

    Comentário


      #3
      O Corolla tem 280Nm às 2000rpm, enquanto o C30 tem 270Nm às 1750rpm. O facto de ter o binário máximo a rotações mais baixas traduz-se (supostamente), numa maior agradabilidade de condução a ritmo normal, por ter melhores baixas.

      Em termos de consumos, clara vantagem para o C30.

      O escalonamento da caixa pareceu-me semelhante, com a vantagem de que o C30 tem a 6ª mudança.

      O C30 é mais pesado e terá jantes maiores, o que se traduz num melhor comportamento.

      Em termos de perfomance não encontrei dados para o C30 115cv (não procurei quase nada também), mas o meu palpite é que o Corolla fará melhor 0-100km/h e o Volvo mais velocidade máxima, também por culpa do maior peso e jantes 17"

      No geral, acho que podes afirmar que vais mudar para melhor.

      Comentário


        #4
        Vais notar diferenças e bem.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
          É superior ao teu corolla claro , é de origem psa , logo já com provas mais que dadas .

          abcs

          epah isto está cada vez pior...

          Comentário


            #6
            Aqui na empresa tenho um corolla d4d 2.0 90cv, e penso ser desses que falas.
            Eu tenho um C4 1.6hdi 110cv, portanto a "base" do novo 1.6 115cv do C30.

            Comportamento do carro e conforto:
            - vais mudar para algo muito muito melhor, então com kit R...

            Motor:
            - o 2.0 d4d tem-me surpreendido muito mesmo, em relação ao meu 1.6: muito melhores consumos (o toyota é ridiculamente mais leve que o C4), melhor arranque, melhor caixa de velocidds para AE. Aqui acredito que o C30 com a nova cx de 6 seja boa para viajar
            - em aceleração a "espremer" o motor, o 1.6 tem um empuxo mais continuado, o 2.0 d4d não me parece que o acompanhe.
            - em retomas de velocidade "de cruzeiro", tipo 80 - 140 kmh em AE, em 5ª, o d4d é bastante melhor.

            Isto tudo comparando com o 1.6hdi "original", com cx de 5.
            O teu C30 com o novo 1.6 e cx de 6 deve ser bem melhor que o d4d, ou pelo menos é a sensação que tenho conforme vou lendo os relatos dos novos proprietários desse motor.
            Aposto contudo que em velocidades altas o 2.0 se porte melhor a recuperar.
            Em termos de consumos não sei se consegues "ganhar" ao toyota.

            No fundo, enquanto eu não conduzir o novo 1.6hdi só posso comparar com o "velho", e aí eu acho o d4d mais despachado, embora com um lag superior abaixo das 2000rpm.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
              O Corolla tem 280Nm às 2000rpm, enquanto o C30 tem 270Nm às 1750rpm. O facto de ter o binário máximo a rotações mais baixas traduz-se (supostamente), numa maior agradabilidade de condução a ritmo normal, por ter melhores baixas.

              Em termos de consumos, clara vantagem para o C30.

              O escalonamento da caixa pareceu-me semelhante, com a vantagem de que o C30 tem a 6ª mudança.

              O C30 é mais pesado e terá jantes maiores, o que se traduz num melhor comportamento.

              Em termos de perfomance não encontrei dados para o C30 115cv (não procurei quase nada também), mas o meu palpite é que o Corolla fará melhor 0-100km/h e o Volvo mais velocidade máxima, também por culpa do maior peso e jantes 17"

              No geral, acho que podes afirmar que vais mudar para melhor.
              Duvido que o 1.6 seja mais agradavel de usar em cidade que o 2.0. Em AE já acredito mais.

              Tambem duvido que fiques com um carro mais fiavel, mas algum dia temos de mudar de carro, e esse volvo é um modelo com varios anos e o motor ainda que muito revisto costuma ser fiavel.

              Enquanto carro tirando a versatibilidade, a mala e o espaço em geral o C30 é um carro superior, o que acaba por ser normal tendo em conta os anos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                O Corolla tem 280Nm às 2000rpm, enquanto o C30 tem 270Nm às 1750rpm. O facto de ter o binário máximo a rotações mais baixas traduz-se (supostamente), numa maior agradabilidade de condução a ritmo normal, por ter melhores baixas.

                Não tem.

                Em termos de consumos, clara vantagem para o C30.

                Nem por isso.

                O escalonamento da caixa pareceu-me semelhante, com a vantagem de que o C30 tem a 6ª mudança.

                Aqui fica ela por ela.Talvez concorde que o Volvo possa ter um compromisso melhor.

                O C30 é mais pesado e terá jantes maiores, o que se traduz num melhor comportamento.

                Sem dúvida, até nem era preciso tanto. O Corolla tem um comportamento apenas mediano.

                Em termos de perfomance não encontrei dados para o C30 115cv (não procurei quase nada também), mas o meu palpite é que o Corolla fará melhor 0-100km/h e o Volvo mais velocidade máxima, também por culpa do maior peso e jantes 17"

                Não me parece. Mas se for EDrive, então muito menos

                No geral, acho que podes afirmar que vais mudar para melhor.
                Mudar para melhor? Claro que sim! Mas para MUITO melhor? Não acho

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                  Duvido que o 1.6 seja mais agradavel de usar em cidade que o 2.0. Em AE já acredito mais.

                  Tambem duvido que fiques com um carro mais fiavel, mas algum dia temos de mudar de carro, e esse volvo é um modelo com varios anos e o motor ainda que muito revisto costuma ser fiavel.

                  Enquanto carro tirando a versatibilidade, a mala e o espaço em geral o C30 é um carro superior, o que acaba por ser normal tendo em conta os anos.
                  O 2.0 D-4D é EXCELENTE em cidade.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                    O 2.0 D-4D é EXCELENTE em cidade.
                    Um amigo meu tem esse motor se não estou em erro com 116cv e por exemplo quando foi conduzir o 1.7cdti 125cv ficou desapontado porque dizia que o motor era lento a reagir.

                    É que esse motor ainda é de "outra epoca" menos castigado pelas emissões, para alem disso é um 2.0, mesmo que não seja um foguete, acredito que torne o carro agradavel e sempre disponivel.

                    PS: Tem no Avensis anterior.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                      Um amigo meu tem esse motor se não estou em erro com 116cv e por exemplo quando foi conduzir o 1.7cdti 125cv ficou desapontado porque dizia que o motor era lento a reagir.

                      É que esse motor ainda é de "outra epoca" menos castigado pelas emissões, para alem disso é um 2.0, mesmo que não seja um foguete, acredito que torne o carro agradavel e sempre disponivel.

                      PS: Tem no Avensis anterior.
                      Eu tenho o 2.0 D-4D 116 cavalos num Corolla E12

                      Mesmo hoje em dia, depois de 160 mil quilometros, poucos diesel me conseguem supreender (pelo conjunto atenção, ou seja packaging) como este motor.

                      Já sei que existe (bem) melhor e tal, mas no conjunto, dificilmente (e mesmo talvez hoje em dia) se encontra muito melhor.
                      Editado pela última vez por REDLINER; 31 August 2011, 14:39.

                      Comentário


                        #12
                        Esse 1.6 hdi 110 cv é o motor que equipa as 5008 da peugeot?
                        Ando principalmente em estrada e um pouco em cidade, e o corolla em estrada era muito dinâmico na sua condução. Recuperava muito bem, e era de facto muito agradável apertar com o carro em estradas um pouco mais sinuosas. Quanto ao 1.6 hdi 110cv, tenho oportunidade de conduzir regularmente uma 5008, e apesar de não ser um carro para grandes ousadias, até que me surpreende a disponibilidade da carrinha.

                        Quando voltar a pegar na 5008 vou fazer uns testes então

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                          Duvido que o 1.6 seja mais agradavel de usar em cidade que o 2.0. Em AE já acredito mais.

                          Tambem duvido que fiques com um carro mais fiavel, mas algum dia temos de mudar de carro, e esse volvo é um modelo com varios anos e o motor ainda que muito revisto costuma ser fiavel.

                          Enquanto carro tirando a versatibilidade, a mala e o espaço em geral o C30 é um carro superior, o que acaba por ser normal tendo em conta os anos.

                          No meu dia a dia, será 40% cidade contra 60% estrada (com alguma sinuosidade). Em cidade julgo que o maior conforto do C30 deverá prevalecer.

                          Quanto ao "amigo" Corolla, o carro sempre foi muito fiável e pouco ou nada problemático. Espero um registo semelhante do C30...

                          Em relação aos consumos, no Toyota conseguia, andando acima do que a lei permite quase sempre, médias entre os 5,5 e os 6 l/100. Nesse aspecto e pelo que a marca apresenta espero uma ligeira melhoria (3.8 l/100, espero conseguir médias a rondar por baixo dos 5.5l/100).

                          Gostei muito do Corolla e a única razão de não ter permanecido fiel à Toyota foi não encontar um modelo que me agradasse esteticamente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por kashmir Ver Post
                            No meu dia a dia, será 40% cidade contra 60% estrada (com alguma sinuosidade). Em cidade julgo que o maior conforto do C30 deverá prevalecer.

                            Quanto ao "amigo" Corolla, o carro sempre foi muito fiável e pouco ou nada problemático. Espero um registo semelhante do C30...

                            Em relação aos consumos, no Toyota conseguia, andando acima do que a lei permite quase sempre, médias entre os 5,5 e os 6 l/100. Nesse aspecto e pelo que a marca apresenta espero uma ligeira melhoria (3.8 l/100, espero conseguir médias a rondar por baixo dos 5.5l/100).

                            Gostei muito do Corolla e a única razão de não ter permanecido fiel à Toyota foi não encontar um modelo que me agradasse esteticamente.
                            É por isso que o meu ultimo carro que comprei não foi Toyota nem o proximo será

                            Comentário


                              #15
                              Em termos de motor\performances só acredito que mudes para melhor caso o teu d4d seja o de 90cvs... Se fôr o de 115cvs, tenho sérias dúvidas.

                              O "novo" 1.6hdi de 115cvs, na minha opinião, é uma excelente evolução face ao anterior de 110cvs. Experimentei duas V50's com um e com outro motor e de facto o de 115 nota-se bastante os 5cvs a mais, aliás, até parece que a diferença e maior.

                              No entanto, o 2.0 D4D de 115cvs é 1 motor porreiro e de uma fiabilidade a toda a prova, acompanhei mts kms numa avensis da geração anterior. Bullet proof!

                              Os consumos tb são excelentes e duvido que o 1.6D mm sendo o Drive consigam melhor... Com jantes de 17" então... ainda mais dúvidas tenho. Se conseguir igual, já não era nada mau.

                              3,8l aos 100 são números que ficam bem no catálogo, nos anúncios e, claro, na altura de aplicar a carga fiscal.

                              O C30 pode ser um bom automóvel, não o conheço nada bem... MAs tenho dúvidas que qd fôr altura de o voltares a trocar faças um balanço tão positivo como o que fazes hoje do Corolla.

                              Boa sorte com ele mas atenção ás expectativas.

                              Comentário


                                #16
                                O Corolla não deixa de ter um motor maior, o que lhe dá algumas vantagens na disponibilidade em baixo regime. Acaba por progredir melhor, sem ser necessário recorrer tanto à caixa de velocidades. Na minha singela opinião, esse motor 1.6D é o melhor da classe. Elástico e muito refinado, ainda que o start/stop não funcione tão bem como na Peugeot e isto tudo compensa a desvantagem que enumerei acima.

                                Em cidade, fruto do start/stop, acredito que os consumos do C30 sejam bem mais baixos. Em estrada, não posso afirmar, mas inclino-me, outra vez, para uma vantagem do Volvo, fruto das longas relações de caixa e maior eficiência aerodinâmica.

                                A questão da fiabilidade é uma incógnita. Já se sabe que a Toyota costuma dar cartas, mas do PSA ainda pouco se sabe. O anterior bloco foi fiável, mas isso vale o que vale.

                                Resumindo, acho que mudas para melhor e não te vais arrepender.

                                http://www.autohoje.com/index.php?op...012&Itemid=364

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                  O Corolla não deixa de ter um motor maior, o que lhe dá algumas vantagens na disponibilidade em baixo regime. Acaba por progredir melhor, sem ser necessário recorrer tanto à caixa de velocidades. Na minha singela opinião, esse motor 1.6D é o melhor da classe. Elástico e muito refinado, ainda que o start/stop não funcione tão bem como na Peugeot e isto tudo compensa a desvantagem que enumerei acima.

                                  Em cidade, fruto do start/stop, acredito que os consumos do C30 sejam bem mais baixos. Em estrada, não posso afirmar, mas inclino-me, outra vez, para uma vantagem do Volvo, fruto das longas relações de caixa e maior eficiência aerodinâmica.

                                  A questão da fiabilidade é uma incógnita. Já se sabe que a Toyota costuma dar cartas, mas do PSA ainda pouco se sabe. O anterior bloco foi fiável, mas isso vale o que vale.

                                  Resumindo, acho que mudas para melhor e não te vais arrepender.

                                  Autohoje - Notícias, testes, comparativos, fotos, vídeos e preços de carros - Volvo C30 1.6Drive R-Design
                                  Não concordo no consumos em AE e eu sei bem, mas tudo bem

                                  E de resto, acho que estas a menosprezar em demasia a disponibilidade em baixos regimes, mas é certo que o 1.6 Hdi está longe de ser mau nessa área
                                  Editado pela última vez por REDLINER; 31 August 2011, 15:25.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                    Não concordo no cosumos em AE e eu sei bem, mas tudo bem

                                    E de resto, acho que estas a menosprezar em demasia a disponibilidade em baixos regimes, mas é certo que o 1.6 Hdi está longe de ser mau nessa área
                                    Eu disse que não podia afirmar grande coisa dos consumos em estrada e que me inclinava apenas para aquilo a que tenho assistido. Ou seja, uma clara evolução dos consumos.

                                    Eu não menosprezei. Aliás, como disse, o PSA é muito bom, mas o Corolla é capaz de ser melhor, até por ter um motor maior.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Espero que não te arrependas...

                                      Boa sorte!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                        Eu disse que não podia afirmar grande coisa dos consumos em estrada e que me inclinava apenas para aquilo a que tenho assistido. Ou seja, uma clara evolução dos consumos.

                                        Eu não menosprezei. Aliás, como disse, o PSA é muito bom, mas o Corolla é capaz de ser melhor, até por ter um motor maior.
                                        Eu também pensava nisso mas desde que o 2.0 D-4D me anda a fazer em AE 4.7L/100 em média de 73/Km´s H (CB) já nem digo nada...

                                        Mas que fique bem patente, ele está trocar para bem melhor! Não espere é MUITO melhor

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bem melhor em conforto e estética.
                                          Em robustez mecânica e durabilidade...
                                          Quanto à economia de combustível... a melhor economia está debaixo do pé direito...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                            Eu também pensava nisso mas desde que o 2.0 D-4D me anda a fazer em AE 4.7L/100 em média de 73/Km´s H (CB) já nem digo nada...

                                            Mas que fique bem patente, ele está trocar para bem melhor! Não espere é MUITO melhor
                                            4,7 l/100 km fez o Volvo a uma velocidade média de 120 km/h. A 90 km/h fez 3,9. Ou seja, por aí gasta menos.

                                            Quanto ao ir melhor, salvo raras excepções, acho que os motores diesel actuais são consideravelmente melhores. Tens um 1.6 TDI e já tiveste o 1.9 TDI, se não me engano. Tirando a disponibilidade a baixo regime, ficaste a ganhar em tudo o resto, desde vibrações, ruído, suavidade, etc. Não concordas?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Esses 11,3 segundos que o C30 demora a fazer dos 0-100...deixam-me apreensivo. É demasiado lento para um carro tão caro. Mas dependerá sempre daquilo que cada um valorizar num carro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                4,7 l/100 km fez o Volvo a uma velocidade média de 120 km/h. A 90 km/h fez 3,9. Ou seja, por aí gasta menos.

                                                Quanto ao ir melhor, salvo raras excepções, acho que os motores diesel actuais são consideravelmente melhores. Tens um 1.6 TDI e já tiveste o 1.9 TDI, se não me engano. Tirando a disponibilidade a baixo regime, ficaste a ganhar em tudo o resto, desde vibrações, ruído, suavidade, etc. Não concordas?
                                                Mas essas médias que estou a fazer é em AE a ir para o trabalho com todas as condicionantes (e em milhares e milhares de quilometros não é em "testes")

                                                De resto, foi como referi, ele passa para bem melhor, não espere é muito melhor

                                                E digo isto, pois o 2.0 D-4D já vibra pouco e é bem silencioso, mesmo para os padroes actuais.
                                                Editado pela última vez por REDLINER; 31 August 2011, 15:48.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                  Esses 11,3 segundos que o C30 demora a fazer dos 0-100...deixam-me apreensivo. É demasiado lento para um carro tão caro. Mas dependerá sempre daquilo que cada um valorizar num carro.
                                                  Acho isso muito redutor. Não é só por aí que se avalia um motor. Para um condutor que tenha uma condução normal, este motor chega, na minha opinião.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    Acho isso muito redutor. Não é só por aí que se avalia um motor. Para um condutor que tenha uma condução normal, este motor chega, na minha opinião.
                                                    Sim, o binário é bom e está disponível desde cedo, à partida dá para uma condução despreocupada. Agora, rápido é que não é de certeza.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                      Acho isso muito redutor. Não é só por aí que se avalia um motor. Para um condutor que tenha uma condução normal, este motor chega, na minha opinião.
                                                      E sobra! o 1.6 Hdi é excelente!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                        Sim, o binário é bom e está disponível desde cedo, à partida dá para uma condução despreocupada. Agora, rápido é que não é de certeza.
                                                        Está bem, mas isso nenhum destes pequenos motores é. O único que é relativamente rápido é o 1.6D montado no Mini, que faz 9,6s dos 0-100 km/h.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                          Em termos de motor\performances só acredito que mudes para melhor caso o teu d4d seja o de 90cvs... Se fôr o de 115cvs, tenho sérias dúvidas.

                                                          O "novo" 1.6hdi de 115cvs, na minha opinião, é uma excelente evolução face ao anterior de 110cvs. Experimentei duas V50's com um e com outro motor e de facto o de 115 nota-se bastante os 5cvs a mais, aliás, até parece que a diferença e maior.

                                                          No entanto, o 2.0 D4D de 115cvs é 1 motor porreiro e de uma fiabilidade a toda a prova, acompanhei mts kms numa avensis da geração anterior. Bullet proof!

                                                          Os consumos tb são excelentes e duvido que o 1.6D mm sendo o Drive consigam melhor... Com jantes de 17" então... ainda mais dúvidas tenho. Se conseguir igual, já não era nada mau.

                                                          3,8l aos 100 são números que ficam bem no catálogo, nos anúncios e, claro, na altura de aplicar a carga fiscal.

                                                          O C30 pode ser um bom automóvel, não o conheço nada bem... MAs tenho dúvidas que qd fôr altura de o voltares a trocar faças um balanço tão positivo como o que fazes hoje do Corolla.

                                                          Boa sorte com ele mas atenção ás expectativas.
                                                          As expectativas são sempre as melhores Mas sinceramente estou um pouco apreensivo quanto ao motor, até porque o D4D 2.0 que trazia o corolla era mesmo de 115cv, e cumpriu em muito com as minhas expectativas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por kashmir Ver Post
                                                            As expectativas são sempre as melhores Mas sinceramente estou um pouco apreensivo quanto ao motor, até porque o D4D 2.0 que trazia o corolla era mesmo de 115cv, e cumpriu em muito com as minhas expectativas.
                                                            Então duvido que o 1.6 seja mais agradavel, com fap, menos cc e num carro mais pesado..

                                                            Quanto à fiabilidade, tambem tenho duvidas, os carros hoje em dia são mais "frágeis" parece-me..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X