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Levantar somente o pedal da embraiagem

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    Levantar somente o pedal da embraiagem

    Geralmente nas manobras de estacionamento, levanto só um pouco a embraiagem sem mexer no acelerador.
    Chegaram-me a dizer que não devia fazer isto, mas acho que não tem nenhum inconveniente. O que achais vós?

    #2
    depende do carro e do local de estacionamento.

    Se fazes isso com um Panda 750 nas ruas do Castelo de S.Jorge nao aconselho...

    se tentas no parque de estacionamento do colombo com um 3.0 diesel... no pasa nada!

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Duro

      depende do carro e do local de estacionamento.

      Se fazes isso com um Panda 750 nas ruas do Castelo de S.Jorge nao aconselho...

      se tentas no parque de estacionamento do colombo com um 3.0 diesel... no pasa nada!
      Trata-se de um Renault Megane 1.5 DCI

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        #4
        Mal porque?!! Logo que não se vá a baixo!! Acho que ainda é melhor por o disco
        não estar sujeito a tantas rotações, logo menor desgaste...

        cumprs.

        Comentário


          #5
          Em diesel a maioria deve fazer isso torna se mais comodo.

          Comentário


            #6
            O unico inconveniente é se o carro não aguenta e vai abaixo...

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por mundano

              O unico inconveniente é se o carro não aguenta e vai abaixo...
              ;)

              Comentário


                #8
                Eu não gosto de ouvir o matraquear que o carro faz nessas situações. Até porque o esforço que o motor está sujeito não lhe é nada benéfico : ( Mas o meu é a zagolina!

                No diesel, desde que tenha força (não seja em subidas/descidas), acho que não há nenhum problema.

                Cump.

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                  #9
                  deves ter um carro a gasoleo tu.......eheheh

                  Comentário


                    #10
                    Não faz mal nenhum... dependendo do carro, claro

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por xterra

                      Mal porque?!! Logo que não se vá a baixo!! Acho que ainda é melhor por o disco
                      não estar sujeito a tantas rotações, logo menor desgaste...

                      cumprs.
                      Concordo plenamente. Quanto ao problema de ir a baixo: O condutor esta la para conduzir, se ve q esta em risco de ir abaixo da um cheirinho de acelerador.

                      Comentário


                        #12
                        O clio 1.9 D basta levantar o pé da embraiagem que aquilo dá logo um safanão...

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                          O clio 1.9 D basta levantar o pé da embraiagem que aquilo dá logo um safanão...
                          Olha o Corsa C 1.7 DTI da escola de condução é igual!! Aquilo andava sozinho nem era preciso acelarar... Já o Alfa 156 1.9 JTD parece um carro a gasolina, ou aceleras ou ele vai abaixo...

                          Disseram me que a nova geração de motores diesel já não dá para fazer isso e que alguns chegam a ser piores que os a gasolina... Isto é verdade?

                          Comentário


                            #14
                            O meu 1.2 gasolina anda sem acelerador em plano. Deixem lá os 3.0 diesel em paz

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Bolide

                              O meu 1.2 gasolina anda sem acelerador em plano. Deixem lá os 3.0 diesel em paz
                              isso é porque a tua embraiagem tá nova [}];)

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Bolide

                                O meu 1.2 gasolina anda sem acelerador em plano. Deixem lá os 3.0 diesel em paz
                                O meu 1.6e é igual...

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                  citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                                  O clio 1.9 D basta levantar o pé da embraiagem que aquilo dá logo um safanão...
                                  Olha o Corsa C 1.7 DTI da escola de condução é igual!! Aquilo andava sozinho nem era preciso acelarar... Já o Alfa 156 1.9 JTD parece um carro a gasolina, ou aceleras ou ele vai abaixo...

                                  Disseram me que a nova geração de motores diesel já não dá para fazer isso e que alguns chegam a ser piores que os a gasolina... Isto é verdade?
                                  Iguais talvez...piores não creio!!
                                  Mas a cilindrada é que conta!! Os diesel de baixa cilindrada deve ser mais facil ir abaixo!!;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por lionbest

                                    citação:Originalmente colocada por Bolide

                                    O meu 1.2 gasolina anda sem acelerador em plano. Deixem lá os 3.0 diesel em paz
                                    O meu 1.6e é igual...
                                    o meu nao!

                                    Comentário


                                      #19
                                      bem, em subidas e descidas depende do peso do carro
                                      o meu corsa 1.5td é levezinho aquilo sobe bem de embraiagem
                                      agr o frontera 2.8td que pesa umas 2 toneladas ja convem usar acelerador
                                      e o 320d como tem um ponto de embraiagem lixado .. tambem uso o acelerador
                                      como em 6 meses de carta ja andei em carrinha, bmw, corsa, jipe, punto, fiesta e uma camineta Ford com mais de 25 anos habituei.me a dar smp um "cheirinho" de acelerador .. mesmo que não seja preciso :P

                                      Comentário


                                        #20
                                        Desfruta dessa vantagem que o teu carro te ofereçe.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                                          citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                          citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                                          O clio 1.9 D basta levantar o pé da embraiagem que aquilo dá logo um safanão...
                                          Olha o Corsa C 1.7 DTI da escola de condução é igual!! Aquilo andava sozinho nem era preciso acelarar... Já o Alfa 156 1.9 JTD parece um carro a gasolina, ou aceleras ou ele vai abaixo...

                                          Disseram me que a nova geração de motores diesel já não dá para fazer isso e que alguns chegam a ser piores que os a gasolina... Isto é verdade?
                                          Iguais talvez...piores não creio!!
                                          Mas a cilindrada é que conta!! Os diesel de baixa cilindrada deve ser mais facil ir abaixo!!;)
                                          Sim , mas do 1.7 da escola po meu 1.9 nota se mt diferença no arranque...

                                          Será que isto se deve ao common-rail?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu levanto a embraiagem 95% das vezes e depois acelero...Será que faz algum "mal" ou é igual ao litro ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              epa, no caso dos diesel é na boa!
                                              o importante é não esforçar demasiado o motor e a embraiagem... n se deve largar mt a embraiagem, só um bocadinho d nada, sem k o carro fike a tremer mt...

                                              nos a gasolina, nem pensar... convém smp acelarar um pouco...


                                              cumps

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                                Eu levanto a embraiagem 95% das vezes e depois acelero...Será que faz algum "mal" ou é igual ao litro ?
                                                nao faço a minima, estava a tentar pensar no mecanismo a funcionar, mas nao estou a ver nenhum mal......um esforço extra talvez.....nao sei

                                                eu cá acelero sempre até ás 1250 e dou umas picadinhas pa i e só depois é que levanto a embraiagem

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não noto qualquer dificuldade em manobrar no meu 1248cm3 JTD Multijet,só com o pedal da embraiagem.Faz-se perfeitamente,como qualquer outro diesel.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                                    citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                                    Eu levanto a embraiagem 95% das vezes e depois acelero...Será que faz algum "mal" ou é igual ao litro ?
                                                    nao faço a minima, estava a tentar pensar no mecanismo a funcionar, mas nao estou a ver nenhum mal......um esforço extra talvez.....nao sei

                                                    eu cá acelero sempre até ás 1250 e dou umas picadinhas pa i e só depois é que levanto a embraiagem
                                                    Pois mas o meu é diesel pá:D;) Aquilo anda sem acelerar até em segunda...Parece-me que esforça menos do que lhe dar o "cheirinho" de acelerador...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sem fugir ao assunto, uma nova questão:

                                                      Quando estamos numa fila no para/arranca, sempre que paramos devemos desengatar o carro, ou não faz mal manter o carro em 1ª com o pé na embraiagem?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Henrique

                                                        Sem fugir ao assunto, uma nova questão:

                                                        Quando estamos numa fila no para/arranca, sempre que paramos devemos desengatar o carro, ou não faz mal manter o carro em 1ª com o pé na embraiagem?
                                                        Retirar o pé, SEMPRE que possivel! Dá mais trabalho e é mais cansativo, mas depois poupas e muito, a embaiagem;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                                          citação:Originalmente colocada por Henrique

                                                          Sem fugir ao assunto, uma nova questão:

                                                          Quando estamos numa fila no para/arranca, sempre que paramos devemos desengatar o carro, ou não faz mal manter o carro em 1ª com o pé na embraiagem?
                                                          Retirar o pé, SEMPRE que possivel! Dá mais trabalho e é mais cansativo, mas depois poupas e muito, a embaiagem;)
                                                          É verdade apesar de que nas aulas de condução me ensinaram a ter o carro sempre engatado...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            No meu consigo andar em subidas sem o acelerador...uma vez tentei subir a rampa da minha garagem, e chegou quase ao fim, mas não se foi abaixo, simplesmente deixou de puxar. Gosto que os carros tenham alguma força na embraiagem porque dá jeito…mesmo em subidas em que temos um carro atrás e o nosso não pode descair quando tiro o pé do travão para colocar no acelerador já está a andar e não descai claro!

                                                            Cumps.

                                                            Comentário

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