Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 1.9 TDI vs 2.0 TDI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor 1.9 TDI vs 2.0 TDI

    Boas,

    Vou comprar carro e ando à pesca de informação relativamente aos carros que me interessam. Inicialmente estava totalmente inclinado para o Opel Astra, mas depois de sondar bem o mercado percebi que os Skoda Octavia estão com óptima relação preço/qualidade.
    Vou comprar carro à Alemanha, quero levar mais que uma opção em mente, depois lá avalio consoante aquilo que vir.

    Gostava de perceber qual a diferença entre estes dois motores (além dos óbvios 100cc). Sendo o 2.0 uma evolução do 1.9, que diferenças posso esperar além da melhor performance?
    Procuro um motor fiável, que necessite de pouca manutenção e, que quando assim for, que seja barato. É essencialmente neste aspecto que gostava de me focar. Qual dos motores dá mais problemas?
    Não sei se é relevante para o caso, mas aproveito para indicar que é bastante provável que opte por transmissão automática tiptronic.

    Se fossem os dois motores igualmente fiáveis estaria inclinado para o 1.9 devido aos consumos menores.

    Thanks in advance

    #2
    A diferença é que o 1.9 TDi no Octavia II tem 105cv, enquanto o 2.0 TDI tem 140 ou 170cv. Isto reflecte muito em termos de andamento. O 1.9 Tdi é um bom motor, consegue bons consumos e prestações razoáveis.

    Comentário


      #3
      Dependendo do ano, porque os 2.0 tiveram os seus problemas nos inícios...

      O 1.9 TDi 105 e 2.0 TDi 140, se for para fazer muita AE não vais sentir diferença nos consumos, é ela-por-ela...

      Comentário


        #4
        A caixa de 6 que está associada ao 2.0 também é uma mais valia.

        Comentário


          #5
          Depende um bocado dos anos. Se for de um ano problemático dos 2.0, esquece mais vale o 1.9 Tdi!

          Se for mais recente, estilo 2007 para a frente, já é mais ela por ela.

          De qualquer maneira, e arcaismo á parte, o 1.9 será sempre uma aposta mais segura!

          É é um motor mesmo do tempo das cavernas...

          Comentário


            #6
            Os consumos anunciados do 2.0 são bastantes idênticos ao 1.9, o que é estranho uma vez existe uma diferença grande a nível de potência.

            2.0 TDI 140hp-urbano/AE/misto - (7 / 4,6 / 5,4)
            1.9 TDI 105hp-urbano/AE/misto - (6,6 / 4,6 / 5,4)

            Isto corresponde à realidade? Suponho que tenha havido uma grande evolução a nível de mecânica entre esse dois motores, mas será mesmo assim?

            REDLINER, podes especificar-me que problemas foram esses nos 2.0? Onde é que posso encontrar informação sobre isso?
            Por acaso os Octavias 2.0 que me despertaram mais interesse são de 2006/2007...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Metallising Ver Post
              Os consumos anunciados do 2.0 são bastantes idênticos ao 1.9, o que é estranho uma vez existe uma diferença grande a nível de potência.

              2.0 TDI 140hp-urbano/AE/misto - (7 / 4,6 / 5,4)
              1.9 TDI 105hp-urbano/AE/misto - (6,6 / 4,6 / 5,4)

              Isto corresponde à realidade? Suponho que tenha havido uma grande evolução a nível de mecânica entre esse dois motores, mas será mesmo assim?

              REDLINER, podes especificar-me que problemas foram esses nos 2.0? Onde é que posso encontrar informação sobre isso?
              Por acaso os Octavias 2.0 que me despertaram mais interesse são de 2006/2007...
              Existiu uma serie de 2.0 que tiveram o famoso problema da cabeça de motor rachada. Foi um problema muito divulgdo e a marca assumiu.

              SUPOSTAMENTE a partir dessa serie o problema está resolvido, mas não se pode dizer que o 2.0 Tdi está livre de problemas, aliás até se pode dizer que é algo problemático quando intrinsecamente comparado com o 1.9 Tdi.

              Mas se pesquisares em foruns (aconselho-te os ingleses) consegues saber quais são os problemas mais recorrentes dos Octavias com os 2.0. Acho que existe um problema recorrente (não em todos atenção) no módulo / controlador do ABS. Mas acho que se manifiesta mais em climas frios.

              De resto, os Octavias nem são muito propensos a chatices per si, pecando apenas por herdarem os males (e bons também verdade seja dita) genéticos do grupo VW

              Comentário


                #8
                O 1.9TDi é um motor assumidamente fiavel, mas neste caso preferia o 2.0 TDi com a "nova" cabeça pois leva a vantagem da caixa de 6.

                Comentário


                  #9
                  Sim os consumos anunciados são verdadeiros, como já disseram o 2.0 é beneficiado pela 6ª mudança

                  Comentário


                    #10
                    O 1.9 tdi 105 com caixa de 5, pelo menos no passat desenrasca-se muito bem. Até parece que tem mais cavalos. Por exemplo numa auto estrada, em 5ª consegue manter sempre velocidades na ordem dos 160km/h, mesmo a subir, o que é muito bom. E a 5ª até as 2500 rpm é explosiva, a partir daí parece que se transforma numa 6ª, porque a velocidade aumenta e a rotação aumenta mais devagar. É o motor que melhor consumos faz de todo o mundo tdi, já fiz viagens a fundo (mas mesmo a fundo) e no fim da viagem marcava no CB 6,x L/100km. É de facto um motor muito poupado, e na minha opinião o mais fiável também. Porque um carro que leva aquele tratamento todos os dias (não há cá aquecer e arrefecer) e já vai com 150 e tal mil km (é de 2007) e não deu qualquer problema. E mesmo revisões, muitas vezes deixam passar 3 ou 4 mil km da revisão programada e aquilo nunca falha.
                    Era a minha escolha se pensas nos consumos e em fiabilidade.

                    Se queres um pouco mais de performances, então ia para o tdi CR 170, o de 140 nunca andei. O de 170 montado num passat cc, tem muita força, é explosivo, até dá gosto acelerar naquilo. Consumos o que conheço anda sempre na casa dos 7/8 L/100 km. Pelos vistos os de 170cv não deram o problema das cabeças rachadas, e o que conheço (passat cc 2009) apesar dos poucos km (cerca de 30 mil) ainda não deu qualquer problema.

                    Mas informa-te melhor sobre o de 140cv. Espero ter ajudado em alguma coisa. Escolhe com calma e não te deixes levar pela emoção.

                    Comentário


                      #11
                      Eu só iria para o 2.0 TDI se fosse common-rail.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                        Eu só iria para o 2.0 TDI se fosse common-rail.
                        Porquê?
                        Os Octavia 2.0TDi que me interessam são todos anteriores ao ano de 2010, ou seja, ainda vêm com o sistema PD (Pumpe Duse). De qualquer maneira os consumos são óptimos como já referenciado.

                        Não necessito de uma 6ª mudança, a minha única exigência é poder andar nos 120KM/h a menos de 3000rpm, acima disso, o motor torna-se barulhento, desgasta-se mais e bebe mais. Suponho que o 1.9 TDi com uma caixa de 5 vel, o consiga sem problemas. (?)

                        Comentário


                          #13
                          a questão é: precisas dos 140cavalos ou 105 chegam-te??

                          É que o 2.0 PD,embora sendo menos ruidoso e vibrante, é uma escolha menos segura que o 1.9 tdi.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                            a questão é: precisas dos 140cavalos ou 105 chegam-te??

                            É que o 2.0 PD,embora sendo menos ruidoso e vibrante, é uma escolha menos segura que o 1.9 tdi.
                            Os 105hp chegam.
                            O 2.0 PD é uma aposta menos segura por algum problema concreto? Ou simplesmente, face ao 1.9, ainda não passou no teste do tempo?

                            É curioso que sendo o 2.0 Tdi uma evolução, supostamente deveria fazer-se pagar pela nova tecnologia. Acontece que o preço dos Octavias é em nada influenciado pela motorização, 1.9 ou 2.0 o preço é o mesmo.

                            Comentário


                              #15
                              Vou dar apenas minha opiniao (nao de alguem entendido nestes blocos)

                              Nao sou entendido em blocos TDI mas é natural perceber que o 1.9 é provavelmente um produto mais fiavel (mesmo q ambos possivelmente actualmente bastante fiaveis).
                              É um bloco bem mais conhecido e explorado. De certeza absoluta que a longo termo o facto do 1.9 ter menos cavalagem vulgarmente desgasta menos o bloco que o 2.0. Digo por exemplo carros com mais de 250000kms. Sem ter conhecimento de causa desconheço o tamanho e peso dos pistoes de ambos os blocos, mas muitas vezes vai-se buscar melhores consumos diminuindo o peso dos mesmos e alterando alguns pormenores tecnicos e obviamente a evolucao do sistema de injecção.

                              Desse modo provavelmente para quem nao quer gastar muito dinheiro em manutencao o 1.9 seja algo mais fiavel. Mas tambem nao acho que seja algo fundamental na escolha do carro. Eu possivelmente desde q fosse após 2007 escolheria o 2.0TDI .

                              Devo tambem dizer q se a tua escolha é poupansa vê bem o numero de kms q fazes anualmente. O gasoleo esta muito caro (praticamente igual a gasolina) e a manutencao q de um carro a gasoleo é muito superior normamente ao de um a gasolina. O preço das peças normalmente tambem. O preço de um bloco usado é tambem muito maior. Mesmo qunado o de gasolina é um carro bem mais potente.
                              Mas se a escolha é mesmo entre os 2, acho q terás sempre q ter alguma dispoiscao financeira para gastos de componentes e avarias possiveis (a nao ser q vás comprar 1 novo).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Metallising Ver Post
                                Porquê?
                                Os Octavia 2.0TDi que me interessam são todos anteriores ao ano de 2010, ou seja, ainda vêm com o sistema PD (Pumpe Duse). De qualquer maneira os consumos são óptimos como já referenciado.

                                Não necessito de uma 6ª mudança, a minha única exigência é poder andar nos 120KM/h a menos de 3000rpm, acima disso, o motor torna-se barulhento, desgasta-se mais e bebe mais. Suponho que o 1.9 TDi com uma caixa de 5 vel, o consiga sem problemas. (?)
                                Por uma questão de suavidade e conforto na utilização. Eu secalhar ponderava mesmo o 1.6 TDI em vez do 1.9 TDI, se não perdesse em desempenho (teria que experimentar primeiro...)

                                Tem cuidado com a última linha que escreveste! Eu dizia o mesmo quando comprei o meu carro mas assim que me habituei, agora tomara eu ter 6ª e mais um pouco de potência, e na altura dava praticamente o mesmo dinheiro por outro carro que afinal me encheria melhor as medidas!

                                O 1.9 TDI no Octavia salvo erro só com caixa de 6, o que é bom!

                                Comentário


                                  #17
                                  Reparei agora q tua ideia é ir buscar à alemanha.
                                  Muito cuidado ao comprar. Tenho amigos q vivem na alemanha e todos dizem q lá os carros sao normalmente muito mal tratados.
                                  Como as pessoas possuem muito mais dinheiro q maioria q nós eles sabem q o carro é durar poucos anos nas suas mãos e depois vendem.
                                  não é um objecto propriamente para cuidar. E os kms vêm todos martelados.
                                  Neste caso optaria pelo 1.9 TDI. O risco para mim nesse caso dos 2.0TDI aumenta imenso.
                                  PQ caso tenhas um grande azar é mais facil arranjares concertos acessiveis no 1.9TDI
                                  Editado pela última vez por ; 03 September 2011, 17:35.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                    Por uma questão de suavidade e conforto na utilização. Eu secalhar ponderava mesmo o 1.6 TDI em vez do 1.9 TDI, se não perdesse em desempenho (teria que experimentar primeiro...)

                                    Tem cuidado com a última linha que escreveste! Eu dizia o mesmo quando comprei o meu carro mas assim que me habituei, agora tomara eu ter 6ª e mais um pouco de potência, e na altura dava praticamente o mesmo dinheiro por outro carro que afinal me encheria melhor as medidas!

                                    O 1.9 TDI no Octavia salvo erro só com caixa de 6, o que é bom!
                                    não é só a potencia q se sente falta. É o binario. Com um bom binario faz-se tudo com a 5ºa ou 6ºa . Só nisso poupa-se muita embraiagem e os consumos diminuem.
                                    Tenho o meu carro com 200cv e em baixas rotaçoes é bem melhor do que quando nao tinha um de 150cv. Em altas já nivela mais.
                                    A diferença de binário é muito util em subidas e ultrepassagens

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se o preço é o mesmo e o carro é da segunda metade de 2007 ou mais recente eu iria SEMPRE para o 2.0tdi.

                                      pensava que tavamos a falar se precos diferentes

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vantagem do 1.9 TDi - Fiabilidade superior, consumo
                                        Vantagem do 2.0 PD 140cv - Menor (muito) ruído, mais suave

                                        Comentário


                                          #21
                                          Afinal sempre vais para os VW/Skoda. Acho que fazes bem

                                          Em relação aos TDi, o 1.9 TDi evita a versão de 115cv. De resto acho que são todos bons.

                                          Do 2.0 TDi existiu uma versão em 2005 que deu alguns problemas. Acho que o problema foi resolvido em Outubro de 2005 por isso os de 2006 já são excelentes. Boa compra

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                            Depende um bocado dos anos. Se for de um ano problemático dos 2.0, esquece mais vale o 1.9 Tdi!
                                            O problema é que o 2.0 PD tem problemas em todos os anos!

                                            A questão da cabeça estalada terá sido resolvida (foi?) em meados de 2005, mas um factor que raramente é mencionado é que o "mesmo" 2.0 TDI PD de 140cv pode ter componentes acessórios diferentes (mesmo em marca) consoante o modelo onde está instalado, mesmo dentro da mesma marca do grupo.

                                            Isto origina diferenças que vão do motor que até não falha em demasia até à desgraça total no modelo mais caro de todos!

                                            Ou seja, no mínimo é necessário estudar bem como se tem comportado o motor 2.0 quando montado no carro que se pretende adquirir, e perceber inclusivamente se já existiram novas versões/fornecedores de componentes para eles.

                                            O bloco (ou a cabeça) do 2.0 nasceu logo mal e foi remendada.
                                            O problema é que enquanto esse problema foi admitido pela marca (e daí toda a gente fala dele), os outros que vão encostando com injectores (bem caros) e turbos partidos (também nada baratos) é algo que já passa mais no barulho das luzes.

                                            Um facto que é indiscutível é que o 1.9 é imensamente mais fiável do que o 2.0 PD.

                                            Aliás, se virmos o que os velhos 1.9 TDI são espremidos em termos de reprogramações contrastando com o pouco que se arrisca nos 2.0, acho que há algo dito.

                                            Os 2.0 CR andam em "fase de teste de mundo real" a ver o que valem.
                                            Editado pela última vez por rca33; 04 September 2011, 10:09.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Revisões baratas e grupo VW não rimam...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                                Revisões baratas e grupo VW não rimam...
                                                O Metallising vive na Suíça.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                                  Revisões baratas e grupo VW não rimam...
                                                  Hoje em dia parece-me que isso é válido para todas as marcas...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                    Hoje em dia parece-me que isso é válido para todas as marcas...
                                                    Nunca cheguei aos 200€ na Opel, isto em mais de 110000kms...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                                      Nunca cheguei aos 200€ na Opel, isto em mais de 110000kms...
                                                      Pode até ser mais barato mas um Skoda é bem mais fiável que um Opel. Podes poupar nas revisões mas depois tens outras despesas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                                        Nunca cheguei aos 200€ na Opel, isto em mais de 110000kms...
                                                        Isso é impossível a não ser que nunca tenhas mudado os calços. Além disso o preço pode variar de concessão para concessão e tendo em conta diferentes descontos.

                                                        Não a muito tempo um conhecido meu também dizia que nunca gastou mais de 200€ em revisões na Toyota sem calços, curioso que ainda esta semana deixei lá mais de 300!!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por tabua Ver Post
                                                          O Metallising vive na Suíça.
                                                          Se há local onde as revisões ( o resto) não são baratas é na Suíça. Um colega meu na fiat pagava 200chf/h (+- 130€/h naquela altura) de mão-de-obra.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                            Se há local onde as revisões ( o resto) não são baratas é na Suíça. Um colega meu na fiat pagava 200chf/h (+- 130€/h naquela altura) de mão-de-obra.
                                                            Sim mas isso afecta toda as marcas não só a VW.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X