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Saab avança com pedido de falência para tentar pagar dívidas

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    Saab avança com pedido de falência para tentar pagar dívidas

    Penso que não é repost

    "A sueca Saab, fabricante de automóveis, avançou com um pedido de falência, uma iniciativa que visa, segundo o presidente executivo da empresa, Victor Muller, garantir a estabilidade no curto prazo, de forma “a captar recursos adicionais para pagar a trabalhadores e restantes credores”.

    Com a produção suspensa desde Abril, na sequência da recusa dos fornecedores de efectuarem novas entregas de componentes sem o pagamento das elevadas dívidas acumuladas, o fabricante sueco pretende agora apresentar um plano de reorganização no prazo de três semanas.

    Paralelamente ao pedido de falência, e segundo a BBC News, a empresa comprada pela holandesa Swedish Automobil está a fazer diligências para vender participações minoritárias, reunindo dessa forma alguns fundos para o plano de reorganização que pretende apresentar aos credores.
    Vítor Muller, presidente da Swedish Automobil e da Saab, está optimista em relação ao futuro da empresa, que começou por fabricar sistemas de defesa aeroespacial, e só depois se dedicou à indústria automóvel. “Concluímos que um processo de reestruturação voluntária nos dará o tempo necessário para pagar os salários, obter financiamento e retomar a produção”, afirmou em conferência de Imprensa.

    Conhecido pelo seu optimiosmo, Muller tem pela frente um prova de fogo para garantir a continuação da marca de luxo, que acumulou dívidas de 150 milhões de euros.

    De acordo com a legislação sueca, o plano de reestruturação da empresa será assegurada por um administrador independente, que trabalhará em articulação com a administração da Swedish Automobil, esclareceu a empresa em comunicado.

    As dificuldades financeiras da Saab não são novas. Em 2010, a empresa, que integrava o universo empresarial do gigante norte-americano General Motors encontrava-se à beira da falência, tendo sido comprada pelo grupo holandês. "

    Saab avança com pedido de falência para tentar pagar dívidas - Economia - PUBLICO.PT

    #2
    Mais um prego no caixão.

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      #3
      Processo de falência para TENTAR liquidar dividas...

      Nem o optimismo o safa desta

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        #4
        Já foi este

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          #5
          Noticias á portuguêsa. Aconselho te a ler o que está no tópico da saab e já vais ver que isso não é bem assim.

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            #6
            (OPINIAO CORRIGIDA APOS MAIS BEM INFORMADO)

            Devo dizer q apesar de muito optimista noto q a situacao de nao entrar dinheiro começa a se arrastar por mais tempo q era suposto

            Sou um admirador da marca e possuidor de um.

            Atencao q o problema como ja falado é a nao entrada de dinheiro para pagar a fornecedores e empregados de firmas q tinham pre contratuado dar dinheiro. Ainda estao à espera pq ainda à interesse nessa respectiva entrada de capital.
            E o dinheiro em causa é pouco (150 milhoes de euros nao é nada a nivel empresarial automovel). Só Portugal no BPN enfiou sem nunca mais vermos bem mais de 10 x esse valor. E dinheiro q nunca mais vai ser visto.

            NOTA 1 : Nao foi declarada falencia. O que nao foi autorizado pelo governo sueco foi a restruturacao e entrada de capitais para isso.
            Tem ex governadores q dizem q o governo tem outros planos para a fabrica da SAAB

            Îsto é ainda mentira : Continuo esperançado mas estranho muito q a noticia de falencia tenha saido primeiro em portugal q na suecia. Pq a verdadei.

            De qq modo a realidade esta complicada. Viktor Muller nao tem saido victorioso e as constantes especulacoes para ir ganhando tempo nao passou mesmo disso. Nao tem havidro aprovacao da entrada de capital

            NOTA 2: A SAAB era e continua a ser uma grande empresa de construcao material militar e estrategia (tambem aeronaves particulares). A GM comprou em 2000 a totalidade das acoes da SAAB Automobile (nao a saab militar) .Recentemente pela pequena marca Spyker q se meteu em grandes projectos e ficou sem entrada de capital para "rodar". Nao por falta de vendas q nem precisam ser muitas. Para terem ideia na linha de montagem parada todos os carros possuem donos para eles... Ridiculo... Tens depois tambem a Scania q Pertence agora à VW e era da SAAB tambem (alias design continua identico e o logotipo 100% igual). E é uma marca de sucesso de camioes (sempre foi).

            NOTA 3: O processo de restruturacao como falado na noticia e aceite pelo govverno sueco é mentira. O governo nao aceitou a restruturacao... O que ainda é pior noticia. MAs tambem demonstra q a noticia é errada (mal escrita). De qq modo Muller vai avançar com um recurso.

            A marca de automoveis é q sofreu com a má gestao da GM(como outras marcas) e foi comprado por um pequeno grupo q apesar de imaginacao nao tem capital para cobrir rodagem de dinheiro (nao por falta de vendas). Ou o Viktor Muller é burro ou entao alguem lhe tirou o tapete (chineses) ou mesmo o governo sueco. Vai de certeza alguem ganhar com isto (diz-se q governo da suecia quer a fabrica). Tecnologias quase à borla com a banca rota da empresa. Mas cheira-me q a novela nao acaba aqui. O homem é imaginativo e nao sei pq (100 milhoes é trocos para muita empresa automovel) vai haver entrada capital de alguem.
            Editado pela última vez por ; 09 September 2011, 14:04.

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              #7
              "Conhecido pelo seu optimismo, Muller tem pela frente um prova de fogo para garantir a continuação da marca de luxo, que acumulou dívidas de 150 milhões de euros."

              Gostei da parte "marca de luxo" . Em portugal é considerado semi-prime mas esta noticia como é a traducao de uma qq internacional já é luxo. Para os portugueses luxo é VW . Sem desmérito. Estou a brincar
              Editado pela última vez por ; 08 September 2011, 15:35.

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                #8
                Originalmente Colocado por diogortrick Ver Post
                Noticias á portuguêsa. Aconselho te a ler o que está no tópico da saab e já vais ver que isso não é bem assim.
                Foi para mim? Eu não opinei nada, simplesmente copiei a noticia.

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                  #9
                  Primeiro isto
                  Falência da Saab deve ser declarada | euronews, empresas

                  E agora isto.
                  Saab now only days from disappearing? - BBC Top Gear
                  Saab now only days from disappearing?
                  GM’s refusal to play ball may mean curtains for the Swedish marque. Paul Horrell writes



                  Posted by: Paul Horrell, 11 November 2011 Back to Car News
                  Yet another catastrophic wobble in the Saab survival tightrope act. Following the agreement for Saab to be sold to two Chinese companies, GM has now chucked a spanner in the works. I think this is shockingly bad behaviour by GM.

                  The important fact is this: all current Saab models use GM-designed platforms. GM licences Saab to build them. But it has now said that it will revoke those licences if the sale to the Chinese happens. This would kill Saab, and GM knows it.

                  If the sale doesn’t go through by 15 November – this Tuesday - Saab’s current owners say they ‘will likely not be able to safeguard the continuity of Saab, which … may result in the bankruptcy of Saab’. That’s understated financial language. In real English, it’s means we’re standing right in the edge of a cliff.

                  GM, it seems, is spooked by the notion that Saab might be successful in China, and undermine its own Buick brand, which is huge over there. The 9-5 uses a very new GM platform that goes under pretty well any FWD car bigger than an Astra made by GM worldwide. GM doesn’t want that getting out of its control. I guess that’s fair enough.

                  But here’s why GM is acting in such bad faith. GM surely knew all along something like this might happen. When it sold Saab originally, Saab was already making steps towards China. It’s all very well that GM sold licences to an independent Swedish Saab to use its platform, but it must have known Saab couldn’t remain Swedish and independent for long. It would need money from somewhere else. Likely China.

                  If GM didn’t like that idea, it should have had the courage to kill Saab itself, rather than leave the blood on someone else’s hands.

                  Well, there’s another frantic round of negotiations now on ahead of the Tuesday deadline, trying to come up with a solution that would see GM happy. No-one’s blameless: Saab’s buyers and sellers lacked foresight too in their rush to do a deal. They should have predicted GM’s objection.

                  Meanwhile another actor has stepped into the drama: the Swedish Government. Sweden’s enterprise Minister said GM’s announcement is ‘regrettable’ and that the Swedish government was ‘acting as a door-opener in the contacts between Chinese authorities and GM.’

                  That's big of them. The Swedish Government has been fantastically unhelpful to Saab ever since its funding crisis started almost a year ago. It has turned down various foreign investors and chucked several administrative spokes in the wheels.

                  It might be too late now for it to make sympathetic noises.
                  Peço desculpa se for repost.

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                    #10
                    Parties to Saab investment still communicating -Youngman exec | Reuters

                    Nov 21 (Reuters) - All of the parties involved in a deal to invest in ailing car maker Saab are still communicating after the expiration of a memorandum of understanding last week, said an executive with Youngman Auto on Monday.

                    Huang Zhiqiang, vice president of Zhejiang Youngman Lotus Automobile, made the comment to Reuters on the sidelines of the Guangzhou autoshow.

                    Huang said that investing in Saab is a strategic decision for Youngman.

                    "It's not a short sighted move. We got into the deal as a long-term investor," he said.

                    Chinese investors Pang Da Automobile Trade Co and Youngman have been considering an acquisition of Saab, but the memorandum of understanding among the three parties expired on Nov. 15. (Reporting by Fang Yan and Don Durfee; Editing by Jacqueline Wong)

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                      #11
                      Autohoje - Notícias, testes, comparativos, fotos, vídeos e preços de carros - Saab abre falência

                      Parece que é de vez..

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                        #12
                        O 9-5 nem teve uma hipótese, com muita pena minha. E os novos modelos q aí se avizinhavam também prometiam ter potencial. Enfim...

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                          #13
                          A confirmar-se é mesmo uma pena...

                          Comentário


                            #14
                            Apesar de só terem 2 modelos, são 2 excelentes produtos, o 9-3 em todas as variantes apresenta bons argumentos, e o irmão mais velho destaca se por ser algo diferente, como já é habito da Saab, triste desfecho..

                            O Marchionne (CEO grupo FIAT) é que podia aproveitar..
                            Era uma boa oportunidade para o grupo FIAT, não fosse as dificuldades económicas que atravessa em quase toda a Europa, e mais recentemente a agravante da situação de Itália..

                            Comentário


                              #15
                              É pena. Era uma marca que eu apreciava em particular. Vamos ver se não há algum volte-face.... mas parece cada vez mais difícil.

                              Comentário


                                #16
                                Saab declara falência - Volante.pt

                                Comentário


                                  #17
                                  Que notícia tão triste. Gostava da marca, pelo seu historial e pelo seu contributo ao universo automóvel.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que estão a confundir as coisas. Declarar falência não significa necessariamente fechar. Pode simplesmente ser uma oportunidade de re-estruturar a Empresa e a dívida para voltar a arrancar. Claro que, sabendo-se que a SAAB já se arrasta há vários anos com muitas debilidades financeiras, não sei se haverá alguma hipótese de se voltar a pôr de pé, pelo menos enquanto marca Sueca. Nestas situações o que se faz é vender o activo para pagar dívidas, e a marca "SAAB" é de certeza o maior activo que eles têm. Daí que não seja de admirir que a SAAB venha a ser comprada por algum gigante da indústria automóvel chinesa ou indiana. Infelizmente para todos nós, Europeus.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                      Acho que estão a confundir as coisas. Declarar falência não significa necessariamente fechar. Pode simplesmente ser uma oportunidade de re-estruturar a Empresa e a dívida para voltar a arrancar. Claro que, sabendo-se que a SAAB já se arrasta há vários anos com muitas debilidades financeiras, não sei se haverá alguma hipótese de se voltar a pôr de pé, pelo menos enquanto marca Sueca. Nestas situações o que se faz é vender o activo para pagar dívidas, e a marca "SAAB" é de certeza o maior activo que eles têm. Daí que não seja de admirir que a SAAB venha a ser comprada por algum gigante da indústria automóvel chinesa ou indiana. Infelizmente para todos nós, Europeus.
                                      Isto para mim funciona assim:

                                      Basicamente vai-se congelar tudo, e abre-se um processo de insolvência no tribunal. Esse tribunal irá depois nomear um administrador de insolvência que irá definir quais os credores que deverão receber primeiro e negociar com os mesmo a melhor forma de repartir o valor dos activos pelos mesmos.

                                      Pode-se tentar emagrecer a marca para que esta tenha menos gastos e consiga sobreviver numa escala mais pequena, mas não acredito.

                                      Eventualmente a marca será vendida, alguém poderá ou não, reinvestir na Saab como marca automóvel.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                        É pena. Era uma marca que eu apreciava em particular. Vamos ver se não há algum volte-face.... mas parece cada vez mais difícil.
                                        É muito dificil pegarem na marca. É pena..

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                          Isto para mim funciona assim:

                                          Basicamente vai-se congelar tudo, e abre-se um processo de insolvência no tribunal. Esse tribunal irá depois nomear um administrador de insolvência que irá definir quais os credores que deverão receber primeiro e negociar com os mesmo a melhor forma de repartir o valor dos activos pelos mesmos.

                                          Pode-se tentar emagrecer a marca para que esta tenha menos gastos e consiga sobreviver numa escala mais pequena, mas não acredito.

                                          Eventualmente a marca será vendida, alguém poderá ou não, reinvestir na Saab como marca automóvel.
                                          Tambem acredito que possa não fechar, mas deve ficar tipo a rover..

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                            Tambem acredito que possa não fechar, mas deve ficar tipo a rover..
                                            Que eu me lembre, a Rover só foi comprada pela Ford para garantir que mais ninguém a comprava e que, como consequência disso, houvessem associações erradas à LandRover, também propriedade da Ford.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Bravo2011 Ver Post
                                              Apesar de só terem 2 modelos, são 2 excelentes produtos, o 9-3 em todas as variantes apresenta bons argumentos, e o irmão mais velho destaca se por ser algo diferente, como já é habito da Saab, triste desfecho..

                                              O Marchionne (CEO grupo FIAT) é que podia aproveitar..
                                              Era uma boa oportunidade para o grupo FIAT, não fosse as dificuldades económicas que atravessa em quase toda a Europa, e mais recentemente a agravante da situação de Itália..


                                              Não vejo muitas hipoteses para a Saab em grupos Europeus, só mesmo Chineses ou Indianos.


                                              Quanto ao Grupo Fiat/Chrysler não está com dificuldades economicas e não precisa de mais marcas, aliás marcas é o que este Grupo tem até de mais, já falaram em ressuscitar algumas e acabam sempre por não o fazer, por isso a mais valia do nome Saab neste Grupo não são nenhumas, e mecânicas Saab já são originarias Fiat.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                Não vejo muitas hipoteses para a Saab em grupos Europeus, só mesmo Chineses ou Indianos.


                                                Quanto ao Grupo Fiat/Chrysler não está com dificuldades economicas e não precisa de mais marcas, aliás marcas é o que este Grupo tem até de mais, já falaram em ressuscitar algumas e acabam sempre por não o fazer, por isso a mais valia do nome Saab neste Grupo não são nenhumas, e mecânicas Saab já são originarias Fiat.
                                                É isto, a Saab nada ia trazer ao grupo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já chamaram os chineses?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Por acaso é uma marca que me passa ao lado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                      Já chamaram os chineses?
                                                      Sim, o problema é que a GM não abre mão dos direitos que detém sobre a tecnologia usada pela SAAB e sem isso os Chineses não compram. Foi, aliás, a razão para este triste fim.
                                                      Compreendo a posição da GM, embora me custe. Eu também não gostaria de dar de mão beijada esse tipo de informação e logo aos chineses!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Admiro-me por ter aguentado tanto tempo.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                          Sim, o problema é que a GM não abre mão dos direitos que detém sobre a tecnologia usada pela SAAB e sem isso os Chineses não compram. Foi, aliás, a razão para este triste fim.
                                                          Compreendo a posição da GM, embora me custe. Eu também não gostaria de dar de mão beijada esse tipo de informação e logo aos chineses!
                                                          Segredo de indústria sempre o serão. Mas quais serão as tecnologias que a GM introduziu na SAAB que os outros fabricantes não tenham? Sei que na indústria automóvel é tudo muito "fechado" mas nenhum fabricante tira partido disso durante muito tempo. Se surge uma nova tecnologia não leva muito até que mais alguém a ponha no mercado, muitas das vezes em melhores condições que os ditos "pioneiros".... Mais, muitas dessas tecnologias são desenvolvidas com parceiros (Bosch, VAleo, etc...) garante que a exclusividade não será de grande duração....

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                                                            #30
                                                            Li algures que o governo sueco estava interessado...

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