Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Luzes de dia - 30 anos de retrocesso

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Luzes de dia - 30 anos de retrocesso

    Adquiri há um ano um Alfa Giulietta com as chamadas "luzes de dia". "Finalmente", pensei. Afinal há países onde desde que se liga o automóvel que se tem de ter os mínimos acessos, prática que eu sigo desde que conduzo.
    Mas no Giulietta, para ter as luzes de presença atrás ligadas tenho de ou ter os médios (xeon) ou os farois de nevoeiro (halogénio) ligados. Ou seja, para ter umas luzes de baixo consumo (LED's) de presença tenho de ligar lâmpadas de alto consumo (xeon ou halogénio) quando en todos os meus carros pude sempre ter umas luzes de presença traseiras de 10W e outro tanto à frente.
    Então para que raio servem as luzes diurnas? Para ficarem bonitas? Para nos verem no espelho? As luzes que fazem sentido são as de trás para sermos vistos.
    Alguém saberá o que se passa na cabeça dos responsáveis das marcas ou isto é só no grupo FIAT????

    #2
    há 30 anos atrás tinhas leds a ligar atrás? ou esse título dos 30 anos é apenas uma coisa tipo jornal sensacionalista?

    Comentário


      #3
      O carro não tem mínimos diferenciados das luzes de dia? É q com os mínimos acendem-se as luzes traseiras.
      E as traseiras não se acendem com as diurnas pois os farolins têm reflectores, e a visibilidade das mesmas é bastante melhor.

      Comentário


        #4
        As DRL são apenas luzes dianteiras, não traseiras.

        Não é do grupo FIAT... é assim, ponto. Para toda a gente. O tipo de lâmpada é que pode mudar... o teu é LED mas há alguns que não são.

        Se vale a pena, tem sentido, é uma evolução, é de facto mais seguro e compensa o gasto energético... é outra conversa.

        Se andaste a vida toda com os minimos ligados em movimento, andaste a infrigir o código todo o santo dia. Os minimos não são para andar ligados quando o carro não está parado! Mesmo que o tenhas feito com boas intenções.

        Isto é tópico para para a secção Road-Book ou até Geral, não Off Topic. Mas tá respondido

        Comentário


          #5
          As Luzes Diurnas (DRL) apenas estão colocadas na parte da frente do veículo.

          Não há Luzes Diurnas (DRL) na traseira.

          É importante sermos vistos de todas as direcções, mas de frente será, porventura, um risco maior.
          Além disso, parece-me que será mais provável não distinguir um veículo que venha de frente para nós do que um veículo que circule à nossa frente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por b00ster Ver Post

            Se vale a pena, tem sentido, é uma evolução, é de facto mais seguro e compensa o gasto energético... é outra conversa.

            A minha resposta é NÃO para todas estas questões. É um excesso de zelo que tem como consequência uma redução residual (se é que tem alguma) no número de acidentes, e que só serve para deixar os carros mais caros, em muitos casos mais feios, e para gastar mais energia.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
              A minha resposta é NÃO para todas estas questões. É um excesso de zelo que tem como consequência uma redução residual (se é que tem alguma) no número de acidentes, e que só serve para deixar os carros mais caros, em muitos casos mais feios, e para gastar mais energia.
              Não concordo.

              Não tenho números nem tabelas e muito menos fontes.

              Mas, na minha percepção, o facto de nos apercebermos da presença de outros veículos com DRL/Luzes de médios com uma antecedência muito maior do que um veículo sem qualquer dispositivo/iluminação, por si só, já é uma mais valia para a segurança na estrada.

              Já tive oportunidade de circular em alguns dos países em que o uso de médios (!) é obrigatório e nota-se uma diferença enorme quando se regressa à nossa realidade.

              Aí é que se tem a noção da diferença que faz.
              Principalmente em Estrada Nacional.

              É só a minha opinião.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Hippo Ver Post
                Adquiri há um ano um Alfa Giulietta com as chamadas "luzes de dia". "Finalmente", pensei. Afinal há países onde desde que se liga o automóvel que se tem de ter os mínimos acessos, prática que eu sigo desde que conduzo.
                Mas no Giulietta, para ter as luzes de presença atrás ligadas tenho de ou ter os médios (xeon) ou os farois de nevoeiro (halogénio) ligados. Ou seja, para ter umas luzes de baixo consumo (LED's) de presença tenho de ligar lâmpadas de alto consumo (xeon ou halogénio) quando en todos os meus carros pude sempre ter umas luzes de presença traseiras de 10W e outro tanto à frente.
                Então para que raio servem as luzes diurnas? Para ficarem bonitas? Para nos verem no espelho? As luzes que fazem sentido são as de trás para sermos vistos.
                Alguém saberá o que se passa na cabeça dos responsáveis das marcas ou isto é só no grupo FIAT????
                No Giulietta não, em todos os que eu conheço. As luzes de presença ligam-se quando se roda o interruptor de iluminação, seja para os mínimos ou para os médios. As luzes diurnas não têm a ver com luz de presença. Luz de presença têm todos.

                EDIT: Espera, acho que interpretei mal. As luzes de presença só acendem com os médios? Não acendem com os mínimos?

                Comentário


                  #9
                  A solução é luz em tudo... Atrás, frente, lateral... e é assim que fica tudo mais seguro e cor de rosa.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                    A solução é luz em tudo... Atrás, frente, lateral... e é assim que fica tudo mais seguro e cor de rosa.
                    Mas há dúvidas que mesmo de dia se vê melhor um carro de luzes ligadas?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                      A minha resposta é NÃO para todas estas questões. É um excesso de zelo que tem como consequência uma redução residual (se é que tem alguma) no número de acidentes, e que só serve para deixar os carros mais caros, em muitos casos mais feios, e para gastar mais energia.
                      Pois olha, há estudos que garantem que não é assim. Inclusivé, a inclusão de luzes diurnas obrigatórias em todos os veículos vendidos agora foi suportada por estudos que mostravam que a existência de luzes aumentava a probabilidade de seres visto de dia. Porque lá porque está de dia, não significa que vejas tudo. Este estudo está no tópico deste fórum dedicado ao assunto.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                        Mas há dúvidas que mesmo de dia se vê melhor um carro de luzes ligadas?

                        Disso não tenho dúvidas.
                        Mas até que ponto evitam acidentes cujo número chegue para se justificar uma lei que obriga todos os carros a terem, é outra história.
                        Os aviões pequenos também poderiam estar todos equipados com para-quedas individuais, salvariam certamente algumas vidas. Porque será que não estão?
                        É tudo uma questão de relação custo / benefício.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Hippo Ver Post
                          tenho de ligar lâmpadas de alto consumo (xeon ou halogénio)
                          Alto Consumo? Estás a brincar? O consumo dessas lâmpadas é irrelevante num carro...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                            Disso não tenho dúvidas.
                            Mas até que ponto evitam acidentes cujo número chegue para se justificar uma lei que obriga todos os carros a terem, é outra história.
                            Os aviões pequenos também poderiam estar todos equipados com para-quedas individuais, salvariam certamente algumas vidas. Porque será que não estão?
                            É tudo uma questão de relação custo / benefício.
                            Mas qual é o teu problema? És tu que pagas a gasolina das pessoas que querem andar com luzes acesas? O aumento de consumo é de 5%. Eu estou disposto a pagar por isso se sentir que me aumenta a segurança e a dos que viajam comigo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                              Disso não tenho dúvidas.
                              Mas até que ponto evitam acidentes cujo número chegue para se justificar uma lei que obriga todos os carros a terem, é outra história.
                              Os aviões pequenos também poderiam estar todos equipados com para-quedas individuais, salvariam certamente algumas vidas. Porque será que não estão?
                              É tudo uma questão de relação custo / benefício.
                              porque em acidentes nas estradas morrem milhares e milhares de pessoas todos os anos. uma pequena diferença vai salvar muita gente.

                              Comentário


                                #16
                                Já disseram tudo, não vale a pena repetir... Só mais uma coisa - se até agora sempre ligaste os mínimos, fazias mal.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                  Disso não tenho dúvidas.
                                  Mas até que ponto evitam acidentes cujo número chegue para se justificar uma lei que obriga todos os carros a terem, é outra história.
                                  Os aviões pequenos também poderiam estar todos equipados com para-quedas individuais, salvariam certamente algumas vidas. Porque será que não estão?
                                  É tudo uma questão de relação custo / benefício.
                                  Sim, mas repara que o saltar de um avião não é só pular. Tem imensas variaveis e o número de situações em que podia fazer algum efeito são tão poucas que a generalização do uso, por ser mais complicada (mais não fosse as pessoas tinham de aprender a usar o pára-quedas) não torna a aplicação prática. Mais luz num carro? Banal. Dificuldades zero.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Grande lol, os mínimos quase nem se vê

                                    Comentário


                                      #19
                                      daqui a pouco tempo estamos todos a conduzir arvores de natal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por djm Ver Post
                                        daqui a pouco tempo estamos todos a conduzir arvores de natal.
                                        E quando é que foi a última vez que viste um acidente mortal entre arvores de natal? Ah pois é...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pateta Ver Post
                                          Grande lol, os mínimos quase nem se vê
                                          De noite...

                                          Agora imagina de dia

                                          Comentário


                                            #22
                                            http://forum.autohoje.com/road-book/...ificil-78.html

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                              Alto Consumo? Estás a brincar? O consumo dessas lâmpadas é irrelevante num carro...
                                              Exactamente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O Giulietta NÃO tem mínimos. As luzes diurnas ligam-se por menu (com o carro parado)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Há 30 anos, ou melhor há 1 ano atrás tinha lâmpadas de 9/10w tanto atrás como à frente. Não tinha de ligar lâmpadas de halogénio de 55w à frente para poder ter luzes de presença atrás.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu recomendo conduzir de olhos fechados para poupar a vista.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                      As Luzes Diurnas (DRL) apenas estão colocadas na parte da frente do veículo.

                                                      Não há Luzes Diurnas (DRL) na traseira.

                                                      É importante sermos vistos de todas as direcções, mas de frente será, porventura, um risco maior.
                                                      Além disso, parece-me que será mais provável não distinguir um veículo que venha de frente para nós do que um veículo que circule à nossa frente.
                                                      Mas porque carga de água na traseira não há essas luzes??? Nunca percebi...

                                                      Sempre que viajo acendo os médios e não me chocaria nada ver os Europeus a importarem a ideia de ter luzes laterais à Americana.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                        Eu recomendo conduzir de olhos fechados para poupar a vista.
                                                        E sem respirar para poupar os pulmões???

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não tem mínimos. Só médios e máximos e as "muy giras" luzes de natal, vulgo, luzes diurnas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                                            E sem respirar para poupar os pulmões???
                                                            Sim, até tornava desnecessárias coisas como filtros de particulas e catalisadores

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X