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"Motor 1.4 TSi da Volkswagen mais eficiente"

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    "Motor 1.4 TSi da Volkswagen mais eficiente"

    "A Volkswagen introduz um novo sistema que consegue desligar dois cilindros nos baixos regimes, baixando o consumo do motor 1.4 TSI a gasolina
    Foto:


    A VW continua a procurar motores cada vez mais económicos e amigos do ambiente. Depois de generalizar a injeção direta aos motores a gasolina (TSI) e de reduzir o tamanho destes (downsizing), a marca alemã divulgou recentemente outra novidade para o motor 1.4 TSi. Trata-se de um sistema que permite desligar seletivamente dois cilindros (cilindros 2 e 3) quando o seu funcionamento não se justifica. A vantagem deste sistema em relação a um motor de dois cilindros centra-se no seu equilíbrio de funcionamento uma vez que os dois cilindros que estão desligados continuam a movimentar-se mas não produzem trabalho devido a um mecanismo que boqueia o funcionamento das válvulas.

    Esta ideia não é nova embora nunca tivesse sido aplicada num motor tão pequeno. Com este sistema o motor 1.4 TSi consegue ser ainda mais económico estimando-se que a redução do consumo possa chegar a 1 litro aos 100 quilómetros com a consequente diminuição das emissões de dióxido de carbono. Uma vez que para o desenvolvimento da potência máxima é preciso uma maior capacidade volumétrica a eliminação do funcionamento seletivo dos dois cilindros faz-se numa faixa de regimes mais baixa (entre as 1490 rpm e as 4000 rpm) quando o binário do motor se situa entre 0s 25 e 75 Nm e a velocidade se mantém mais ou menos constante à volta dos 50 Km/h.

    Este sistema associado ao start/stop automático garante economias significativas na cidade onde os dois cilindros permanecem mais tempo desligados. Um sensor situado no pedal do acelerador determina o funcionamento dos quatro cilindros quando as condições anteriores deixarem de se verificar. Basta o sensor detetar acelerações fortes ou um estilo de condução irregular para ativar automaticamente os cilindros adormecidos.

    Ao introduzir o sistema a partir de 2012 o motor 1.4 TSi VW passa a cumprir a norma Euro 6."




    Este sistema promete, ficamos para ver a fiabilidade...

    #2
    Por acaso acho que tinha maia logica desligar os das pontas, o motor seria um pouco mais equilibrado... Devia ser tecnicamente mais complicado.

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      #3
      Agora que a UE vai carregar nos impostos do gasóleo rodoviário, é de esperar mais e melhor desenvolvimento dos motores a gasolina que vão passar a compensar muito mais:

      UE quer nova taxa sobre o gasóleo - Bolsa - DN

      Em países onde o gasóleo tem o mesmo ISP que a gasolina vai deixar de compensar por completo. Em países como Portugal onde o gasóleo tem um ISP muito mais baixo que a gasolina vai deixar de compensar tanto.
      Se o ISP da gasolina baixar para o do gasóleo ou o do gasóleo subir para o da gasolina, vai deixar de compensar por completo.

      É de louvar estas inovações mecânicas, já tinha acontecido em alguns V8 americanos. É o conceito de ter o motor suficiente para cada situação, o que bem explorado pode diminuir muito os consumos.
      Um V8 que só é devidamente explorado quando o condutor pretende e está adormecido em situações em que não se exige esforço até pode ser considerado económico.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
        Agora que a UE vai carregar nos impostos do gasóleo rodoviário, é de esperar mais e melhor desenvolvimento dos motores a gasolina que vão passar a compensar muito mais:

        UE quer nova taxa sobre o gasóleo - Bolsa - DN

        Em países onde o gasóleo tem o mesmo ISP que a gasolina vai deixar de compensar por completo. Em países como Portugal onde o gasóleo tem um ISP muito mais baixo que a gasolina vai deixar de compensar tanto.
        Se o ISP da gasolina baixar para o do gasóleo ou o do gasóleo subir para o da gasolina, vai deixar de compensar por completo.

        É de louvar estas inovações mecânicas, já tinha acontecido em alguns V8 americanos. É o conceito de ter o motor suficiente para cada situação, o que bem explorado pode diminuir muito os consumos.
        Um V8 que só é devidamente explorado quando o condutor pretende e está adormecido em situações em que não se exige esforço até pode ser considerado económico.
        Que países são esses?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Que países são esses?
          Na Suíça o gasóleo é +- ao mesmo preço da gasolina, por exemplo.

          Comentário


            #6
            no UK o gasóleo é mais caro que a gasolina. e mesmo assim vende muuuuito.

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              #7
              Originalmente Colocado por air Ver Post
              Na Suíça o gasóleo é +- ao mesmo preço da gasolina, por exemplo.
              Estamos a falar da Suíça, aquele país onde quase 30% dos carros novos vendidos são a gasóleo?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Que países são esses?
                UK e Suiça e um pouco por todo o mundo.
                Com a alteração à taxação do CO2 (o polvo de impostos mundial) vais ver o ISP do gasóleo a subir em muitos países porque por litro queimado emite mais CO2 que o da gasolina. A escala de medições vai ser alterada já em 2013 porque até agora era baseada apenas nos consumos homologados pelo carro, agora vai ponderar as emissões por combustível.



                E com o imposto extra do CO2 ainda por cima o panorama vai mudar, não é do nada que as marcas estão a voltar a virarem-se para os motores a gasolina.
                A Europa funciona de certa forma como um escoamento do gasóleo a nível mundial, manteve taxas mais baixas ao longo dos anos para aumentar o mercado deste combustível.
                Foi também muito ligado ao "combustível de trabalho" até hoje, mas com a chegada a segmentos do mercado mais evoluídos começa a perder essa justificação e torna-se cada vez mais um combustível de turismo como a gasolina. Ainda à pouco se falou na alteração do ISP mesmo cá em Portugal:

                http://www.ionline.pt/conteudo/12571...osto-o-gasoleo

                Esta é que é uma bomba relógio, mais tarde ou mais cedo vai ser o sítio certo para ir buscar milhões em ISP. Até chegar ao valor do da gasolina ainda há muito para trepar.
                Editado pela última vez por GPL; 11 September 2011, 16:49.

                Comentário


                  #9
                  Por acaso não concordo minima com esta passagem, que deve ser um lapso, poque nunca um Eng. Mecânico diria isto, talvez afirmação de alguém do Marketing: 'A vantagem deste sistema em relação a um motor de dois cilindros centra-se no seu equilíbrio de funcionamento uma vez que os dois cilindros que estão desligados continuam a movimentar-se mas não produzem trabalho devido a um mecanismo que boqueia o funcionamento das válvulas.'

                  O facto de ter dois cilindros desligados, nunca é melhor que um motor de dois cilindros, porque no motor de dois cilindros desloca-se a massa/inercia de dois cilindros, num motor de quatro cilindros com dois desligados, desloca-se quatro pistons, 4 bielas, ...e só dois produzem trabalho, mas tem que arrastar os dois que não estão a produzir trabalho.


                  A ideia é interessante, e poderá ser uma boa ideia a desenvolver futuramente até noutros moldes, a combinação desta ideia com a tecnologia Twinair da Fiat, pode proporcionar facilmente que em rotações baixas se tenha só 2 ou 3 cilindros e depois ter 4 ou 6 cilindros.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                    UK e Suiça e um pouco por todo o mundo.
                    Com a alteração à taxação do CO2 (o polvo de impostos mundial) vais ver o ISP do gasóleo a subir em muitos países porque por litro queimado emite mais CO2.
                    E com o imposto extra do CO2 ainda por cima o panorama vai mudar, não é do nada que as marcas estão a voltar a virarem-se para os motores a gasolina.
                    E o imposto sobre o CO2 não vai incidir sobre o GPL? A acreditar no El País parece que sim:

                    Alemania y los productores de coches contra el plan de Bruselas de penalizar el gasoil y el carbón · ELPAÍS.com

                    Aplicando estos dos nuevos criterios resultaría que los impuestos sobre 1.000 litros de gasolina que actualmente estarían en 359 euros, se mantendrán constantes en 2018. Sin embargo, otros carburantes que emiten más CO2, experimentarán un notable incremento. Así los 1.000 de gasoil pasarán de sufrir un aumento de la imposición de los 330 euros actuales a los 412 en 2018. En el mismo periodo el gas licuado de petróleo pasará de 125 a 501.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                      Por acaso não concordo minima com esta passagem, que deve ser um lapso, poque nunca um Eng. Mecânico diria isto, talvez afirmação de alguém do Marketing: 'A vantagem deste sistema em relação a um motor de dois cilindros centra-se no seu equilíbrio de funcionamento uma vez que os dois cilindros que estão desligados continuam a movimentar-se mas não produzem trabalho devido a um mecanismo que boqueia o funcionamento das válvulas.'

                      O facto de ter dois cilindros desligados, nunca é melhor que um motor de dois cilindros, porque no motor de dois cilindros desloca-se a massa/inercia de dois cilindros, num motor de quatro cilindros com dois desligados, desloca-se quatro pistons, 4 bielas, ...e só dois produzem trabalho, mas tem que arrastar os dois que não estão a produzir trabalho.


                      A ideia é interessante, e poderá ser uma boa ideia a desenvolver futuramente até noutros moldes, a combinação desta ideia com a tecnologia Twinair da Fiat, pode proporcionar facilmente que em rotações baixas se tenha só 2 ou 3 cilindros e depois ter 4 ou 6 cilindros.
                      Tens 2 cilindros a "arrastar" mas continuam a manter o motor equilibrado...ao contrário de um 2 cil....certo?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                        Na Suíça o gasóleo é +- ao mesmo preço da gasolina, por exemplo.
                        +- não... o gasóleo é uns bons cêntimos mais caro é já há muito que passou o 1,50€/L!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          E o imposto sobre o CO2 não vai incidir sobre o GPL? A acreditar no El País parece que sim:

                          Alemania y los productores de coches contra el plan de Bruselas de penalizar el gasoil y el carbón · ELPAÍS.com

                          Aplicando estos dos nuevos criterios resultaría que los impuestos sobre 1.000 litros de gasolina que actualmente estarían en 359 euros, se mantendrán constantes en 2018. Sin embargo, otros carburantes que emiten más CO2, experimentarán un notable incremento. Así los 1.000 de gasoil pasarán de sufrir un aumento de la imposición de los 330 euros actuales a los 412 en 2018. En el mismo periodo el gas licuado de petróleo pasará de 125 a 501.


                          Muito interessante, se realmente for implementado a taxação de impostos sobre o CO2, com o aumento no gasoleo de 25% de impostos e no GPL de 400% de aumento nos impostos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Estamos a falar da Suíça, aquele país onde quase 30% dos carros novos vendidos são a gasóleo?
                            Estamos a falar da Suíça, não sei é a percentagem de carros novos a gasóleo. Em Portugal não sei a percentagem, mas deve ser superior a esses 30%. Conheci comerciantes na Suíça que tinham carros de trabalho a gasolina!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                              Tens 2 cilindros a "arrastar" mas continuam a manter o motor equilibrado...ao contrário de um 2 cil....certo?
                              Mas um motor de 2 cilindros não precisa de ter mais dois cilindros para servir de veio de equilibrio, isso representa um grande excesso de massa/inercia que tem que se mover.

                              Comentário


                                #16
                                Se os consumos baixam é porque mesmo tendo mais dois cilindros mortos para arrastar a eficiência a cargas muito baixas é maior.

                                Pode não ser tão poupado nestas circunstâncias como um motor de 2 cilindros, mas é mais suave e quando é preciso andar tem o dobro da capacidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  É estranho as válvulas ficarem fechadas o tempo todo.
                                  A compressão rouba sempre potência ao motor...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                    E o imposto sobre o CO2 não vai incidir sobre o GPL? A acreditar no El País parece que sim:

                                    Alemania y los productores de coches contra el plan de Bruselas de penalizar el gasoil y el carbón · ELPAÍS.com

                                    Aplicando estos dos nuevos criterios resultaría que los impuestos sobre 1.000 litros de gasolina que actualmente estarían en 359 euros, se mantendrán constantes en 2018. Sin embargo, otros carburantes que emiten más CO2, experimentarán un notable incremento. Así los 1.000 de gasoil pasarán de sufrir un aumento de la imposición de los 330 euros actuales a los 412 en 2018. En el mismo periodo el gas licuado de petróleo pasará de 125 a 501.

                                    Mas o GPL Auto emite menos CO2 do que a gasolina e ainda menos que o gasóleo.
                                    Melhor só mesmo o Gás Natural.


                                    A menos que não tenham diferenciado os litros de GPL, lembra-te que 2,3 kgs de gasolina correspondem a apenas 1,5 kg de GPL.
                                    1 Litro de GPL pesa apenas 540 gramas...Se estiverem a cruzar litros e kgs obviamente que o caso da gasolina e gasóleo nada tem a ver com o GPL Auto.
                                    Creio que vai aí uma valente trapalhada nessas contas, ainda há uns tempos num fórum inglês se falava do GPL vir a ser beneficiado.
                                    Isto porque de momento é visto em termos de CO2 como se fosse apenas um veículo a gasolina, não ponderando as emissões a GPL.
                                    No cálculo em vigor até à data estão a ser beneficiados os veículos com menores consumos (onde os diesel têm ganho) não se ligando às emissões por combustível.
                                    Daí o panorama ir mudar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quero ver esses sistema , mas é como dizem , com as valvulas fexadas e funcionando a "2" cilindros o motor tem de mover na mesma os outros 2 cilindros adormecidos ... E vai provocar pressao na camara de combustao , devido ao oscilamento dos pistoes e ambas as valvulas fexadas .



                                      Podiam apostar em sistemas de variaçoes do tempo das arvores de cames , é um sistema que já á muito que nao se pega nele , e era optimo quer para diesel quer para otto.

                                      Este sistema podia fazer trabalhar um motor a 8v , e depois das 3000 rpm a 12v e as 5000 rpm 16v , isto faria ser mais equilibrado e mais economico .

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                        Podiam apostar em sistemas de variaçoes do tempo das arvores de cames , é um sistema que já á muito que nao se pega nele , e era optimo quer para diesel quer para otto.
                                        Não se pega nele? Quase tudo o que é motor a gasolina hoje em dia tem admissão variável, a maioria continuamente variável. Já não se fala nisso porque não é novidade.

                                        E o facto do motor ser sobrealimentado reduz drasticamente o efeito destas tecnologias.

                                        Desactivação de cilindros não é nada novo, há muitos anos que os americanos os usam nos V8 (aqueles arcaicos que são feitos com tecnologia dos anos 60 ). Obviamente como os pistões se movimentam na mesma há perdas, mas se mesmo assim se consegue menores consumos é porque o que se perde movendo dois pistões "mortos" é compensado pelo que se ganha aumentando a carga nos outros dois (e num motor Otto um dos maiores inimigos da eficiência é as perdas por bombagem a cargas parciais).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post

                                          Podiam apostar em sistemas de variaçoes do tempo das arvores de cames , é um sistema que já á muito que nao se pega nele , e era optimo quer para diesel quer para otto.

                                          Este sistema podia fazer trabalhar um motor a 8v , e depois das 3000 rpm a 12v e as 5000 rpm 16v , isto faria ser mais equilibrado e mais economico .
                                          Tens que marcar uma palestra com os Eng. da VW para lhes explicares isso.
                                          Editado pela última vez por Crysis; 12 September 2011, 00:45.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Este mecanismo não é novidade, lembro-me que os Dodge já têm algo parecido. Nos V8, trabalham só 6 cilindros a baixas rotações, ou algo semelhante.

                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                            Que países são esses?
                                            Na Espanha, gasóleo e zagolina não estão ao mesmo preço?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                              Quero ver esses sistema , mas é como dizem , com as valvulas fexadas e funcionando a "2" cilindros o motor tem de mover na mesma os outros 2 cilindros adormecidos ... E vai provocar pressao na camara de combustao , devido ao oscilamento dos pistoes e ambas as valvulas fexadas .



                                              Podiam apostar em sistemas de variaçoes do tempo das arvores de cames , é um sistema que já á muito que nao se pega nele , e era optimo quer para diesel quer para otto.

                                              Este sistema podia fazer trabalhar um motor a 8v , e depois das 3000 rpm a 12v e as 5000 rpm 16v , isto faria ser mais equilibrado e mais economico .
                                              Bem... andas distraído.... há montes de carros no mercado com abertura de válvulas variável....

                                              Em relação a este sistema da VW, acho que pode resultar pois lembro-me que a GM e a Chrysler (e, acho que a Honda também tem algo do género), usarem essa tecnologia com algum êxito!
                                              Se não me engano, o Camaro novo tem esse sistema, assim como o Hemi da Chrysler
                                              A novidade é mesmo a sua aplicação em motores de baixa cilindrada, mas acho que pode ser uma boa solução!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                É estranho as válvulas ficarem fechadas o tempo todo.
                                                A compressão rouba sempre potência ao motor...
                                                potência? isso no futuro vai ser coisa do passado! daqui a uns 20 anos, todos vamos competir não pelo carro que mais cavalos tem, mas sim pelo que consome menos!

                                                A conversa de café vai ser brutal: "epá.. então e o teu bicilindríco quanto consome aos 100?"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ev0sx1 Ver Post
                                                  potência? isso no futuro vai ser coisa do passado! daqui a uns 20 anos, todos vamos competir não pelo carro que mais cavalos tem, mas sim pelo que consome menos!

                                                  A conversa de café vai ser brutal: "epá.. então e o teu bicilindríco quanto consome aos 100?"
                                                  Daqui a 20 anos? Andas distraído.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Basicamente acho q os engenheiros das marcas andam a apanhar bonés... para quê gastar milhões em investigação, testes, máquinas, etc?

                                                    Bastava passarem aqui no FAH e em 15 dias tínhamos carros a gastar 0,0 lts, a mandarem oxigénio e moedas de 2 euros pelo tubo de escape e a darem como mínimo 300 km/h. Em primeira, claro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Os cilindros mortos não produzem trabalho nenhum, mas o seu próprio movimento continua a ajudar no movimento global do motor.
                                                      Lembro que as cambotas têm contrapesos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        os HEMI americanos já não faziam uma coisa parecida?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                          É estranho as válvulas ficarem fechadas o tempo todo.
                                                          A compressão rouba sempre potência ao motor...
                                                          Devem alimentar os cilindros com um valor de ar para que nem aja resistência de compressão nem de vácuo.

                                                          O Hemi acho que só corta a alimentação de combustível.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                            Daqui a 20 anos? Andas distraído.
                                                            Basta ver pelo número de posts. Não tem frequentado o AHO.

                                                            Comentário

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