Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Andar com os máximos ligados na Auto-Estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Andar com os máximos ligados na Auto-Estrada

    Supondo que estamos a circular sozinhos na AE, constitui alguma contra-ordenação andar com os máximos ligados?

    #2
    Se estivermos a andar sozinhos é a mesma coisa que em outro lado qualquer. A questão é que há muita gente que anda com os máximos em AE, mesmo com carros a vir de frente nas faixas contrárias.

    Comentário


      #3
      Artigo 60.º
      Utilização de luzes
      1 - Os dispositivos de iluminação a utilizar pelos condutores são os
      seguintes:
      a) Luz de estrada (máximos), destinada a iluminar a via para a
      frente do veículo numa distância não inferior a 100 m;

      b) Luz de cruzamento (médios), destinada a iluminar a via para a
      frente do veículo numa distância até 30 m;
      c) Luz de nevoeiro da frente: destinada a melhorar a iluminação
      da estrada em caso de nevoeiro ou outras situações de
      visibilidade reduzida;
      d) Luz de marcha atrás: destinada a iluminar a estrada para a
      retaguarda do veículo e avisar os outros utentes que o veículo
      faz ou vai fazer marcha atrás.
      Artigo 61.º
      Condições de utilização das luzes
      1 - Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre
      que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem
      a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro,
      chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os
      condutores devem utilizar as seguintes luzes:
      a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de
      nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em
      locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do
      veículo à distância de 100 m;
      b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor
      uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com
      outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite
      a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação
      de passagem de nível fechada ou durante a paragem ou
      detenção da marcha do veículo;
      c) De estrada, nos restantes casos;
      d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou
      ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam
      estar equipados.
      2 - É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições
      meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.
      3 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos
      afectos ao transporte de mercadorias perigosas devem transitar
      durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.
      4 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o
      uso de luzes de cruzamento nos túneis sinalizados como tal e nas
      vias de sentido reversível.
      5 - Salvo o disposto no número seguinte e se sanção mais grave não
      for aplicável por força de disposição especial, quem infringir o
      disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
      € 30 a € 150.
      6 - Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos,
      pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de
      100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou
      detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de € 60
      a € 300.
      6 caracteres.

      Comentário


        #4
        é das coisas que mais me irritam na AE... apanhar com tansos com os máximos em sentido oposto...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por WM Ver Post
          é das coisas que mais me irritam na AE... apanhar com tansos com os máximos em sentido oposto...
          Eu raramente ligo os máximos em AE, chego a fazer lx algarve sem nunca os ligar.

          Comentário


            #6
            Trata-se de uma contra-ordenação muito grave se encadear com os máximos. Estes devem ser utilizados a uma distância não inferior a 100 metros do próximo veículo e no cruzamento com outros veículos é obrigatória a mudança para os médios... Na auto-estrada é raro não vir ninguém no sentido contrário, portanto somos (quase) sempre obrigados a utilizar médios...

            Contra ordenação muito grave dá direito de inibição de conduzir de 2 meses a 2 anos...

            Já fiz há uns meses o código mas ainda me lembro direitinho...

            Comentário


              #7
              E há tantos imbecis a circular assim na AE

              Comentário


                #8
                Ainda no sábado apanhei um cromo desses...eu e todos os que iam no meu sentido...era tudo a fazer sinais para que ele os desligasse e o cromo lá ia como se não fosse nada com ele...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                  Eu raramente ligo os máximos em AE, chego a fazer lx algarve sem nunca os ligar.
                  Deves ter uma acuidade visual acima dos 100%.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                    Deves ter uma acuidade visual acima dos 100%.
                    Qual é que é mesmo a dificuldade, homem? Ele não é o único a fazer isso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                      Ainda no sábado apanhei um cromo desses...eu e todos os que iam no meu sentido...era tudo a fazer sinais para que ele os desligasse e o cromo lá ia como se não fosse nada com ele...
                      Da última vez que vim do Algarve ia um, no mesmo sentido que eu, a quem também iam a dar máximos e o gajo nada de "baixar os cornos". Até que um camião, com aquela fileira de faróis no topo da cabine, lhe manda um flash do caraças! . Desligou logo os máximos!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                        Deves ter uma acuidade visual acima dos 100%.
                        Não não tenho. MAs os médios de xénon ajudam muito.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                          Deves ter uma acuidade visual acima dos 100%.
                          Nunca ligo máximos em AE, nunca. Para mim e pelas AE que circulo não só não ha necessidade, como não há disponibilidade, há sempre carros em sentido contrário.

                          Não vejo a dificuldade.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                            Qual é que é mesmo a dificuldade, homem? Ele não é o único a fazer isso.
                            À noite, até porque as AE só têm iluminação nas saídas, vê-se muito melhor com os máximos. Aliás, não é por acaso que eles existem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                              À noite, até porque as AE só têm iluminação nas saídas, vê-se muito melhor com os máximos. Aliás, não é por acaso que eles existem.
                              Cada um é como cada qual. Se sentes necessidade de circular com eles, circula. Se os outros não sentem essa necessidade, não usam.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                Cada um é como cada qual. Se sentes necessidade de circular com eles, circula. Se os outros não sentem essa necessidade, não usam.
                                Eu não disse o contrário. Dizer-se que não se precisa é que, pronto...

                                Não vês melhor com os máximos?

                                Também não é obrigatório ligares as escovas, quando chove.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se a AE possui na divisória central uma sebe ou até protecções visuais próprias, uso os máximos. Tenho o cuidado dos tirar quando tenho à minha frente uma curva à direita o que faz com que as luzes apanham directamente os condutores na faixa contrária.

                                  Se for uma curva à esquerda, geralmente não tiro os máximos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                    Eu não disse o contrário. Dizer-se que não se precisa é que, pronto...

                                    Não vês melhor com os máximos?

                                    Também não é obrigatório ligares as escovas, quando chove.
                                    É que pronto? Criticar os outros porque têm opiniões diversas é que, pronto...

                                    Com os máximos vejo a maior distância mas não posso dizer que me sirva melhor do que os médios. De que me serve ir de máximos se vejo perfeitamente com os médios? Para andar sempre no liga/desliga, liga/desliga? Não obrigada. Mas cada um faz como lhe aprouver.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Qual é que é mesmo a dificuldade, homem? Ele não é o único a fazer isso.
                                      A maioria das AEs não têm iluminação fora dos nós de acesso.

                                      Sempre aprendi que devemos ter visibilidade pelo menos até à distância suficiente para imobilizar o veículo.

                                      O xenon não aumenta a distância, muitas vezes antes pelo contrário (mas já sabia desde as 14.24 que iam ser chamados à discussão ), mas sim a "qualidade" da iluminação.

                                      Com todas as condicionantes e, normalmente já bem noite dentro em que o facto de haver menos trânsito e aumento da velocidade...não usar máximos faz com que nem vejas a distância suficiente para teres segurança.

                                      Durante muito tempo fiz de forma recorrente viagens à noite (meia-noite ou mais) médias, e o uso de máximos era "obrigatório" - e aí verifiquei a grande mais-valia de algo que não damos importância que é o assistente de máximos que nos permite ter sempre as 2 mãos no volante e maior atenção à condução em vez do "liga-desliga" que lá vem um...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                        É que pronto? Criticar os outros porque têm opiniões diversas é que, pronto...

                                        Com os máximos vejo a maior distância mas não posso dizer que me sirva melhor do que os médios. De que me serve ir de máximos se vejo perfeitamente com os médios? Para andar sempre no liga/desliga, liga/desliga? Não obrigada. Mas cada um faz como lhe aprouver.
                                        Não é uma questão de opinião. Posso estar enganado, mas julgo ser consensual que todos vemos melhor com os máximos do que os médios, certo?
                                        É que vocês estão quase a dizer que os máximos são inúteis!

                                        Esse argumento do liga/desliga já percebo perfeitamente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                          A maioria das AEs não têm iluminação fora dos nós de acesso.

                                          Sempre aprendi que devemos ter visibilidade pelo menos até à distância suficiente para imobilizar o veículo.

                                          O xenon não aumenta a distância, muitas vezes antes pelo contrário (mas já sabia desde as 14.24 que iam ser chamados à discussão ), mas sim a "qualidade" da iluminação.

                                          Com todas as condicionantes e, normalmente já bem noite dentro em que o facto de haver menos trânsito e aumento da velocidade...não usar máximos faz com que nem vejas a distância suficiente para teres segurança.

                                          Durante muito tempo fiz de forma recorrente viagens à noite (meia-noite ou mais) médias, e o uso de máximos era "obrigatório" - e aí verifiquei a grande mais-valia de algo que não damos importância que é o assistente de máximos que nos permite ter sempre as 2 mãos no volante e maior atenção à condução em vez do "liga-desliga" que lá vem um...
                                          Ainda este fim-de-semana, durante a noite, fiz a A21 a dar pau, ao volante de um carro (novo) com xénon, e os máximos deram bastante jeito. O xénon deste carro é imensamente superior ao de um Clio II e, ainda assim, os máximos permitiram-me uma visibilidade muito superior, até porque não conhecia o traçado da estrada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                            É que pronto? Criticar os outros porque têm opiniões diversas é que, pronto...

                                            Com os máximos vejo a maior distância mas não posso dizer que me sirva melhor do que os médios. De que me serve ir de máximos se vejo perfeitamente com os médios? Para andar sempre no liga/desliga, liga/desliga? Não obrigada. Mas cada um faz como lhe aprouver.
                                            Se fores depressa vês o mesmo? Eu pelo menos conduzo em AE a ver muitos metros/carros à minha frente e não ali imediatamente a seguir.

                                            O liga/desliga é bem chato, na altura em que tanto fazia com o MX5 ou com o Série 3 bem vi a vantagem desse pequenino equipamento do BM. Mas nessa situação continuo a preferir o liga/desliga...é que nem me sinto bem sem ver mais à frente - os médios dão quanto 150?200 metros? Nem dá para ver se há algo no piso para te desviares a tempo...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                              Ainda este fim-de-semana, durante a noite, fiz a A21 a dar pau, ao volante de um carro (novo) com xénon, e os máximos deram bastante jeito. O xénon deste carro é imensamente superior ao de um Clio II e, ainda assim, os máximos permitiram-me uma visibilidade muito superior, até porque não conhecia o traçado da estrada.
                                              Percebo perfeitamente. Mesmo conhecendo a Crel e a A1 na altura mais do que a palma das minhas mãos (fazia pelo menos 1x por dia...quando não eram 2 ), e mesmo com um Série 3 novo com mais do xenon, com bichana...mal entrava na AE era máximos em auto - ele liga e desliga conforme detecte carros na mesma via ou no sentido contrário.

                                              O aumento de iluminação com máximos, mesmo com xenon, é brutal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                A maioria das AEs não têm iluminação fora dos nós de acesso.

                                                Sempre aprendi que devemos ter visibilidade pelo menos até à distância suficiente para imobilizar o veículo.

                                                O xenon não aumenta a distância, muitas vezes antes pelo contrário (mas já sabia desde as 14.24 que iam ser chamados à discussão ), mas sim a "qualidade" da iluminação.

                                                Com todas as condicionantes e, normalmente já bem noite dentro em que o facto de haver menos trânsito e aumento da velocidade...não usar máximos faz com que nem vejas a distância suficiente para teres segurança.

                                                Durante muito tempo fiz de forma recorrente viagens à noite (meia-noite ou mais) médias, e o uso de máximos era "obrigatório" - e aí verifiquei a grande mais-valia de algo que não damos importância que é o assistente de máximos que nos permite ter sempre as 2 mãos no volante e maior atenção à condução em vez do "liga-desliga" que lá vem um...
                                                A mim, o xenon, não aquece nem arrefece. Por norma uso médios, independentemente do equipamento da viatura.

                                                Não concordo com o "não ver a distância suficiente para ter segurança". Para mim depende da variável velocidade. Se for a 180/200 o mais provável é usar os máximos mais frequentemente, visto que as coisas se passam e se aproximam um pouco mais depressa e aí sim, convém ter um campo de visão mais alargado. Se for a uma velocidade de 130/140 não vejo necessidade para tal. mas lá está... eu não sinto... outras pessoas podem sentir!

                                                Deves ter uns dedos muito canininhos para ter que tirar uma mão do volante para desligar os máximos .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                  Não é uma questão de opinião. Posso estar enganado, mas julgo ser consensual que todos vemos melhor com os máximos do que os médios, certo?
                                                  É que vocês estão quase a dizer que os máximos são inúteis!

                                                  Esse argumento do liga/desliga já percebo perfeitamente.
                                                  Quando falo de opinião é opinião sobre o uso dos máximos (onde o teu "é que... pronto" era escusado), não sobre o ver melhor ou não. E pelo menos eu nunca disse que estes são inúteis, disse sim que raramente os uso. É muito diferente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                    Se fores depressa vês o mesmo? Eu pelo menos conduzo em AE a ver muitos metros/carros à minha frente e não ali imediatamente a seguir.

                                                    O liga/desliga é bem chato, na altura em que tanto fazia com o MX5 ou com o Série 3 bem vi a vantagem desse pequenino equipamento do BM. Mas nessa situação continuo a preferir o liga/desliga...é que nem me sinto bem sem ver mais à frente - os médios dão quanto 150?200 metros? Nem dá para ver se há algo no piso para te desviares a tempo...
                                                    Os médios têm um alcance obrigatório por lei de no máximo até 30m...a 120km/h numa AE, não é sequer suficiente para vermos o espaço que o carro vai cobrir em caso de travagem de emergencia.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                      A mim, o xenon, não aquece nem arrefece. Por norma uso médios, independentemente do equipamento da viatura.

                                                      Não concordo com o "não ver a distância suficiente para ter segurança". Para mim depende da variável velocidade. Se for a 180/200 o mais provável é usar os máximos mais frequentemente, visto que as coisas se passam e se aproximam um pouco mais depressa e aí sim, convém ter um campo de visão mais alargado. Se for a uma velocidade de 130/140 não vejo necessidade para tal. mas lá está... eu não sinto... outras pessoas podem sentir!

                                                      Deves ter uns dedos muito canininhos para ter que tirar uma mão do volante para desligar os máximos .
                                                      As hastes do mx5 são à macho...é preciso a mão toda Claro que dá na boa...mas a distracção e a atenção para ver se há algum carro "lá ao fundo" a vir para cá é maior - é equipamento que num carro futuramente comprarei.

                                                      Não sejas teimoooosa Pois, a questão é se fores acima dos 120-130 Não é por ter um campo de visão alargado mas sim por o ter mais "extendido" - ver mais à frente. De qualquer forma mesmo a 120 gosto de ver bastante à frente...normalmente em AE, mesmo com trânsito e mais devagar não conduzo com referência no carro da frente mas sim uns mais à frente.

                                                      De qualquer forma mesmo nas ENs mais reconditas...aquelas lá pelo meio do alentejo escuras como breu, dou bastante utilização aos máximos, mesmo a 60-100 -> como vês não tem só a ver com velocidade, tem a ver com aumentar a extensão "para a frente" do campo de visão.

                                                      Eu pelo menos sou fã. Mas tenho atenção em não encadear ninguém, é claro. Se houver mais carros nem os ligo, também não é preciso...estão mais carros "a iluminar" - o que já me aconteceu é ao sair de uma curva não saber que vem lá um carro e enquanto se liga-desliga ainda encandear - nisto é que defendo o uso dos assistentes de máximos - dão mesmo jeito!

                                                      E olha que eu sou contra as ajudas à condução tipo sensores de luzinhas...mas há coisas mesmo úteis pela quantidade de vezes que nos fazem falta.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                                                        Os médios têm um alcance obrigatório por lei de no máximo até 30m...a 120km/h numa AE, não é sequer suficiente para vermos o espaço que o carro vai cobrir em caso de travagem de emergencia.
                                                        Mais me ajuda. Eu bem me parecia que o espaço que normalmente vejo (de forma empirica, nunca fui medir) não é suficiente para parar o carro. E nisso tento (nem sempre é possível) ter atenção - se vou numa AE deserta, já me aconteceu ver e passar por pneus ou pedaços de pneus em plena faixa na A1...sem carros (não os vês a desviarem-se)...noite cerrada...e que jeito dá ter os máximos nessa situação.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                          As hastes do mx5 são à macho...é preciso a mão toda Claro que dá na boa...mas a distracção e a atenção para ver se há algum carro "lá ao fundo" a vir para cá é maior - é equipamento que num carro futuramente comprarei.

                                                          Não sejas teimoooosa Pois, a questão é se fores acima dos 120-130 Não é por ter um campo de visão alargado mas sim por o ter mais "extendido" - ver mais à frente. De qualquer forma mesmo a 120 gosto de ver bastante à frente...normalmente em AE, mesmo com trânsito e mais devagar não conduzo com referência no carro da frente mas sim uns mais à frente.

                                                          De qualquer forma mesmo nas ENs mais reconditas...aquelas lá pelo meio do alentejo escuras como breu, dou bastante utilização aos máximos, mesmo a 60-100 -> como vês não tem só a ver com velocidade, tem a ver com aumentar a extensão "para a frente" do campo de visão.

                                                          Eu pelo menos sou fã. Mas tenho atenção em não encadear ninguém, é claro. Se houver mais carros nem os ligo, também não é preciso...estão mais carros "a iluminar" - o que já me aconteceu é ao sair de uma curva não saber que vem lá um carro e enquanto se liga-desliga ainda encandear - nisto é que defendo o uso dos assistentes de máximos - dão mesmo jeito!

                                                          E olha que eu sou contra as ajudas à condução tipo sensores de luzinhas...mas há coisas mesmo úteis pela quantidade de vezes que nos fazem falta.
                                                          Mania de levar as coisas à letra, pá! O alargado obviamente que se refere ao alcance para a frente do veículo. Duhhhh

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                            Mania de levar as coisas à letra, pá! O alargado obviamente que se refere ao alcance para a frente do veículo. Duhhhh
                                                            Nahhh...há quem goste de mais largura, há quem goste de mais comprimento.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X