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Portugal passa de importador a exportador de gasóleo (reconversão refinarias GALP)

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    Portugal passa de importador a exportador de gasóleo (reconversão refinarias GALP)

    Portugal passa de importador a exportador de gasóleo após a reconversão das refinarias da Galp - A Escolha do Editor - Jornal de negócios online


    Portugal passa de importador a exportador de gasóleo após a reconversão das refinarias da Galp



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    A conversão das refinarias da Galp Energia, em Matosinhos e em Sines, um investimento de 1,4 mil milhões de euros, vai alterar os pratos da balança comercial portuguesa, que passará de importadora a exportadora de gasóleo.
    "O projecto de conversão das duas refinarias vai adaptar o perfil de produção do aparelho refinador da Galp Energia às necessidades do mercado. Hoje, as refinarias produzem menos gasóleo do que é consumido no mercado português", disse à Lusa fonte oficial da empresa, adiantando que "este projecto permitirá aumentar a produção de gasóleo, tornando Portugal num exportador líquido de gasóleo".

    De acordo com a mesma fonte, após a reconfiguração dos dois pólos de refinação, Portugal vai passar a exportar mais e a importar menos, "com benefícios superiores a 400 milhões de euros por ano para a balança comercial portuguesa".

    O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inaugura na quarta-feira o projecto de reconfiguração da refinaria de Matosinhos, iniciado em 2008, que constitui um investimento de cerca de 350 milhões de euros, o que representa 25 por cento do montante investido nas duas refinarias da Galp, que é, segundo a empresa, o maior investimento industrial de sempre em Portugal.

    Até ao final do ano, a empresa liderada por Manuel Ferreira de Oliveira prevê concluir o investimento superior a mil milhões de euros ainda em curso na refinaria de Sines, que permitirá aumentar a capacidade de refinação para 330 mil barris de petróleo por dia.

    O projecto de conversão nas refinarias permitirá criar 150 empregos directos e 450 indirectos.

    Em paralelo, a Galp Energia está a implementar um projecto de eficiência energética das refinarias com o objectivo de diminuir os consumos específicos das diversas unidades das refinarias, que engloba a introdução de novos processos, a renovação de equipamentos e a instalação de centrais de cogeração.

    A refinaria de Matosinhos está em actividade desde 1969 e a de Sines desde 1979, altura em que o mercado português consumia essencialmente gasolina.

    Na inauguração das novas unidades da refinaria de Matosinhos, que se realiza na próxima quarta-feira, estará presente o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o presidente do conselho de administração da Galp Energia, Murteira Nabo, e presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira.

    #2
    Pode-se presumir que, assim como na gasolina, não é por se produzir em excesso que se reduz o preço, certo??

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      #3
      Hmmmm...

      Quando será que a Galp vai aumentar (ainda mais) o preço do gasóleo com a justificação dos custos operacionais das refinarias que refinam gasóleo em quantidades suficientes para ser exportado?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
        Pode-se presumir que, assim como na gasolina, não é por se produzir em excesso que se reduz o preço, certo??
        Por tudo o que se tem visto até hoje, diria que presumes bem.

        Comentário


          #5
          O galp gforce está carissimo, LOL

          Comentário


            #6
            um investimento de 1,4 mil milhoes de euros so da 150 empregos directos e 450 indirectos?

            Comentário


              #7
              Fixe, o preço vai ficar na mesma, vão explorar os nossos recursos e poluir ainda mais o nosso país e vão faturar milhões para a corporação que certamente sabe como evitar ao máximo os impostos. <3

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                #8
                A melhor solução era adequar o mercado às refinarias e não o contrário. Bastava facilitar um pouco mais fiscalmente os carros a gasolina em detrimento do gasóleo, e poupavam-se 1400 milhões de euros, para além muitas doenças respiratórias nas cidades.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                  A melhor solução era adequar o mercado às refinarias e não o contrário. Bastava facilitar um pouco mais fiscalmente os carros a gasolina em detrimento do gasóleo, e poupavam-se 1400 milhões de euros, para além muitas doenças respiratórias nas cidades.
                  Em condições normais eu diria que a Galp faz bem em poder exportar mais gasóleo... mas sou obrigado a concordar com a tua lógica.

                  In Galp I do Not Trust.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por djm Ver Post
                    um investimento de 1,4 mil milhoes de euros so da 150 empregos directos e 450 indirectos?
                    Também acho estranho estes números.

                    Quando é destas notícias os investimentos contam-se sempre em milhões e os postos de trabalho em poucas centenas

                    Mas de resto...
                    Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                    Fixe, o preço vai ficar na mesma, vão explorar os nossos recursos e poluir ainda mais o nosso país e vão faturar milhões para a corporação que certamente sabe como evitar ao máximo os impostos. <3

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                      A melhor solução era adequar o mercado às refinarias e não o contrário. Bastava facilitar um pouco mais fiscalmente os carros a gasolina em detrimento do gasóleo, e poupavam-se 1400 milhões de euros, para além muitas doenças respiratórias nas cidades.
                      Ou então andar a GPL, a ver se eles mamavam menos o dinheiro dos outros.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                        Ou então andar a GPL, a ver se eles mamavam menos o dinheiro dos outros.
                        A Galp mama que se farta com o GPL, se dependesse deles provavelmente já tinha substituído o gasóleo. Até já vem pronto a vender e tudo.

                        O desGoverno é que não vai à bola com combustíveis que não pagam 150% de impostos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por djm Ver Post
                          um investimento de 1,4 mil milhoes de euros so da 150 empregos directos e 450 indirectos?
                          As fábricas da Galp já são quase totalmente automatizadas, basta ter meia dúzia de operadores no Centro de Controlo e outros tantos no terreno...

                          Comentário


                            #14
                            Acho que os preços do gasóleo vão aumentar. Agora a desculpa vão ser o custos de exportação.

                            LOL
                            Editado pela última vez por broculo; 28 September 2011, 08:23.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                              A melhor solução era adequar o mercado às refinarias e não o contrário. Bastava facilitar um pouco mais fiscalmente os carros a gasolina em detrimento do gasóleo, e poupavam-se 1400 milhões de euros, para além muitas doenças respiratórias nas cidades.
                              Se a lógica não fosse precisamente a exportação, 100% apoiado! Quanto à frase, que problema é que tanta gente parece ter com paridade?

                              Comentário


                                #16
                                Quem nos garante que isto vai ajudar o pais, as pessoas? isto vai ajudar a saúde financeira da Galp.

                                Infelizmente só se pensa nos números e não se pensa nas pessoas, com um parque automóvel cheio de carros a gasóleo era bom que isto desse para ajudar a financiar uma baixa no preço do combustível.

                                Se há tantos problemas com a poluição porque não incentivar GPL ou gás natural?

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                  Quem nos garante que isto vai ajudar o pais, as pessoas?
                                  E porque carga de agua é que teria sido feito com esse propósito? Conheces algum projeto que se enquadre nesse objetivo?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                    E porque carga de agua é que teria sido feito com esse propósito? Conheces algum projeCto que se enquadre nesse objeCtivo?
                                    A Galp se fosse (ainda mais) esperta mandava construir uma fábrica de Filtros de Partículas ao lado da refinaria! Isto hoje em dia é só carros com isso, e problemas por toda a parte...

                                    O futuro (imediato) são híbridos de construção e manutenção simples... a gasolina e/ou a GPL... pelo menos eu acho que devia ser assim! Os mini-motores a gasóleo já deram tudo o que tinham a dar, já estão cheios de componentes sensíveis! Longe vai o tempo dos motores a gasóleo básicos mas que duravam décadas!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                      E porque carga de agua é que teria sido feito com esse propósito? Conheces algum projeto que se enquadre nesse objetivo?
                                      Ninguém ajuda ninguém em Portugal

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                        O futuro (imediato) são híbridos de construção e manutenção simples... a gasolina e/ou a GPL... pelo menos eu acho que devia ser assim! Os mini-motores a gasóleo já deram tudo o que tinham a dar, já estão cheios de componentes sensíveis! Longe vai o tempo dos motores a gasóleo básicos mas que duravam décadas!
                                        E que tal se te deixasses de "achismos" e de abastardar o que os outros escrevem?! Se não sabes escrever, o problema é teu, mas fazes mesmo questão de que toda a gente saiba?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bora investir no mercado do gasóelo, isto do gás não tem interesse nenhum para o país afinal de contas:

                                          Sol

                                          Vamos importar mais petróleo para tentar vender gasóleo. Esquecem-se é que no resto do mundo não vão à bola com o gasóleo como o tuga dos TDI.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Consumo de gasóleo caiu em Junho pela primeira vez em dois anos



                                            De acordo com o relatório divulgado pela Direcção Geral de Energia e Geologia sobre o consumo de combustíveis no mercado interno, o consumo de gasóleo recuou em Junho pela primeira vez em dois anos.

                                            O consumo de combustíveis rodoviários manteve em Junho uma tendência de queda, de acordo com o relatório emitido pela Direcção Geral de Energia e Geologia.

                                            A gasolina sem chumbo 98 apresentou uma diminuição do consumo de 15,6%, relativamente ao período homólogo.

                                            O consumo da gasolina sem chumbo 95 recuou 4,1% em relação a Junho de 2010.

                                            Já o consumo de gasóleo cedeu em Junho 0,3% face ao período homólogo de 2010, tendo sido a primeira vez desde Junho de 2009 que se observou uma descida do consumo deste combustível.

                                            Os combustíveis rodoviários registaram uma variação global negativa de 1,5% em Junho deste ano face ao mesmo período do ano anterior.

                                            O ambiente económico que se vive em Portugal explica a diminuição do consumo dos combustíveis.

                                            A elevada taxa de desemprego, que actualmente está nos 12,3%, e as perspectivas do seu aumento penalizam a confiança dos consumidores, o que se reflecte na diminuição do consumo.

                                            Segundo os cálculos do Governo e das principais instituições internacionais, a taxa de desemprego vai agravar-se e quebrar a fasquia dos 13%, em grande parte devido aos efeitos recessivos das medidas de austeridade do programa de assistência financeira da UE e do FMI.

                                            Também o aumento generalizado dos preços dos combustíveis tem retraído o consumo dos portugueses.

                                            Fonte: Consumo de gasóleo caiu em Junho pela primeira vez em dois anos- Mercados - Jornal de negócios online

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                              Esquecem-se é que no resto do mundo não vão à bola com o gasóleo como o tuga dos TDI.
                                              Alguém deve ir á bola para a Galp achar lucrativo exportar.

                                              Não percebo o problema que estão a ter. A galp é uma empresa que se adequa ao que o mercado quer, acho que estão a confundir com o governo.
                                              Criam teorias da conspiração mas como já disseram em cima, provavelmente a Galp adoraria poder vender mais gás ao qual não tem de investir dinheiro deste tipo para o preparar para venda.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Parece-me simples a filosofia. Deixar de importar produto acabado para importar mais matéria-prima, fazendo cá a transformação. Cria mais valor, e em solo nacional. Um pouco como a AutoEuropa, que não baixa os preços dos VW por cá, mas pelo menos estabelece emprego e contratos com terceiros.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                  E que tal se te deixasses de "achismos" e de abastardar o que os outros escrevem?! Se não sabes escrever, o problema é teu, mas fazes mesmo questão de que toda a gente saiba?
                                                  São palavras doces como estas que dão sabor a qualquer tópico. A imagem do Fórum Auto Hoje sai muito favorecida, aliás.

                                                  Continua assim

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por djm Ver Post
                                                    um investimento de 1,4 mil milhoes de euros so da 150 empregos directos e 450 indirectos?
                                                    Boa observação. Focaste o ponto "mais" interessante, de facto são milhões em equipamento que geram muito pouco emprego mas milhões em impostos.
                                                    Este é um ponto bastante triste desta indústria, primeiro porque a tecnologia só existe no exterior logo os equipamentos não podem ser cá fabricados e depois porque o elevado grau de automatização retira muitos postos.

                                                    Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                                                    Fixe, o preço vai ficar na mesma, vão explorar os nossos recursos e poluir ainda mais o nosso país e vão faturar milhões para a corporação que certamente sabe como evitar ao máximo os impostos. <3
                                                    Quais exactamente é que são os recursos que se vão explorar? O poluir é relativo, pois sendo verdade, não me importava que todas as pequenas indústrias fossem tão fiscalizadas como as grandes unidades, e quanto aos impostos, os valores são facilimos, é um negócio onde não há mercadoria sem factura.

                                                    Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                                    A melhor solução era adequar o mercado às refinarias e não o contrário. Bastava facilitar um pouco mais fiscalmente os carros a gasolina em detrimento do gasóleo, e poupavam-se 1400 milhões de euros, para além muitas doenças respiratórias nas cidades.
                                                    Humm! Uma empresa ibérica contra o resto da Europa. Deixa cá ver, boa parte da Europa funciona a gasóleo, parece-me que programar uma empresa para viver dum mercado que vai demorar anos a recompor-se e onde grande parte do preço é cosntituido por impostos não é bom a longo termo.

                                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                    A Galp mama que se farta com o GPL, se dependesse deles provavelmente já tinha substituído o gasóleo. Até já vem pronto a vender e tudo.

                                                    O desGoverno é que não vai à bola com combustíveis que não pagam 150% de impostos.
                                                    As petroliferas ganham tanto dinheiro com o GPL-Auto que até têm centenas de postos a nascer todos os anos...

                                                    Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                                    Parece-me simples a filosofia. Deixar de importar produto acabado para importar mais matéria-prima, fazendo cá a transformação. Cria mais valor, e em solo nacional. Um pouco como a AutoEuropa, que não baixa os preços dos VW por cá, mas pelo menos estabelece emprego e contratos com terceiros.
                                                    Mas como é a VW já está bem. O facto de veículos fabricados cá terem preços base mais baixos noutros países não preocupa ninguém. O melhor é mandarmos toda a indústria embora, especialmente a portuguesa, e ficamos só um país de serviços porque essa solução tem dado tão bons resultados...

                                                    As gigantes de energia, do nosso país e não só, claramente sabem que o futuro será de quem for independente. Quem tiver posse do seu ciclo de produção desde o inicio até ao fim vai ressistir a tudo. Curiosamente esta lógica não é válida para todos os sectores.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu sei que pouco ou nada percebo acerca deste tipo de mercado, mas com este tipo de noticias, não era suposto as acções da Galp sofrerem uma grande valorização ?
                                                      É que parece que aconteceu o contrário

                                                      Com metade das cotadas em sinal vermelho, foram sobretudo as acções da Galp a travar maiores ganhos em Lisboa. A petrolífera nacional perdeu 1,81% para 13,79 euros, no dia da inauguração do projecto de conversão da refinaria em Matosinhos, que implicou um investimento de 350 milhões de euros.
                                                      Também o petróleo estava a recuar 1% nos mercados internacionais.

                                                      Fonte

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                        As petroliferas ganham tanto dinheiro com o GPL-Auto que até têm centenas de postos a nascer todos os anos...
                                                        Em absoluto ganham pouco porque há pouca aceitação (que está relacionada com as proibições e entraves que toda a gente sabe).

                                                        Mas em percentagem aposto que ganham mais que com a gasolina e o gasóleo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                          São palavras doces como estas que dão sabor a qualquer tópico. A imagem do Fórum Auto Hoje sai muito favorecida, aliás.
                                                          É bom saber que finalmente te preocupas com a "imagem do Fórum Auto Hoje".

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                            Em absoluto ganham pouco porque há pouca aceitação (que está relacionada com as proibições e entraves que toda a gente sabe).

                                                            Mas em percentagem aposto que ganham mais que com a gasolina e o gasóleo.
                                                            Eu aposto o contrário.

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