Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual gasta menos combustivel? 5ª ou ponto morto?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Qual gasta menos combustivel? 5ª ou ponto morto?

    ola a todos,

    Tenho um corolla do ano de 98. Já ouvi dizer que estes carros tem centralina, o que faz com que quando eu não acelero o consumo é zero(corrijam-me se estiver errado).

    Um boa parte do percurso que normalmente faço são rectas com alguns kms(estrada a descer ligeiramente).

    O que nao sei é se o ponto morto consome muito, porque se ponho ponto morto o carro desliza até ao fim. Já com a 5ª velocidade, de vez em quando tenho que acelerar ligeiramente para manter a velocidade constante(80-100km/s).

    #2
    Questão mais velha e debatida do mundo.

    Depende do carro, da estrada de muita coisa. É certo que em cada momento um carro com mudança engatada e sem aceleração gasta menos que em ponto morto, mas o embalo que o ponto morto proporciona às vezes vem trazer melhores resultados. Depende da capacidade de rolamento e do comprimento da 5ª mudança por exemplo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
      Questão mais velha e debatida do mundo.

      Depende do carro, da estrada de muita coisa. É certo que em cada momento um carro com mudança engatada e sem aceleração gasta menos que em ponto morto, mas o embalo que o ponto morto proporciona às vezes vem trazer melhores resultados. Depende da capacidade de rolamento e do comprimento da 5ª mudança por exemplo.
      O carro tem caixa relativamente curta, por isso cerca de 50-60% do percurso tenho que acelerar ligeiramente para manter a velocidade. Com ponto morto ele vai sempre sem problema.

      Comentário


        #4
        usa o search que este assunto ja foi bem explanado neste forum.

        Comentário


          #5
          Aqui fica

          http://forum.autohoje.com/forum-gera...-engatado.html

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            obrigado

            Comentário


              #7
              A 5ª é igual á 4ª! Portanto como se sabe quanto maior a marcha, menos esforço do motor. A descer em 5ª o consumo é 0! Vejo tanto cepo em 3ª a descer sem razão nenhuma. Ponto morto é só parado. Não faz mal ires a a 50 km/h em 5ª, deixa o carro ir. Se abrandar demais, reduz a marcha, para evitar que o carro morra.
              Editado pela última vez por SavageXp; 28 September 2011, 19:49.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                A 5ª é igual á 4ª! Portanto como se sabe quanto maior a marcha, menos esforço do motor. A descer em 5ª o consumo é 0! Vejo tanto cepo em 3ª a descer sem razão nenhuma. Ponto morto é só parado.

                Chama-se a isso, travar com o motor

                Comentário


                  #9
                  Já não se ensina isto nas escolas de condução?

                  Comentário


                    #10
                    Sim, na primeira aula, se calhar depende do instrutor, ensinam a visionar o conta rotações, mas ninguém liga a isso.

                    Existe cepos a darem a 5000 RPM em 2ª, depois para recuperar, ai o motor mata-se todo! Nunca se passa das 3500 RPM. Um carro a descer até 1800 RPM safa-se bem e poupa-se gasosa e a embraiagem agradece!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                      A 5ª é igual á 4ª! Portanto como se sabe quanto maior a marcha, menos esforço do motor. A descer em 5ª o consumo é 0! Vejo tanto cepo em 3ª a descer sem razão nenhuma. Ponto morto é só parado. Não faz mal ires a a 50 km/h em 5ª, deixa o carro ir. Se abrandar demais, reduz a marcha, para evitar que o carro morra.
                      Isto não é verdade, a partir dum certo ponto (normalmente entre as 1200 e as 1500rpm para baixo) o cut-off é cancelado e é injectado combustivel no motor.

                      A inércia do movimento com o motor em esforço é suficiente para manter o motor a funcionar em cut-off, caso contrario é necessário combustivel.

                      Comentário


                        #12
                        É exactamente o que quero dizer, por isso não baixo das 1500 rpm.

                        Comentário


                          #13
                          Deixar o carro rolar com 0% de acelerador independentemente da mudança que se usa gasta menos (zero até!) que o ponto morto! Tem tudo a ver com o facto da centralina detectar a não-necessidade de injectar combustível para manter o motor "aceso" quando engatado por este estar ligado à tracção das rodas! Em ponto-morto o motor deixa de estar ligado ao movimento das rodas e a centralina é obrigada a ordenar a injecção de combustível para manter o motor a funcionar!

                          Comentário


                            #14
                            Isto aproveitando exclusivamente a inércia do automóvel, sem a necessidade de o puxar ou empurrar para manter velocidade!

                            Comentário


                              #15
                              Nunca se pode passar das 3500rpm?

                              Comentário


                                #16
                                Eu penso que as RPM não têm nada a ver desde que seja a inércia a tratar exclusivamente do movimento do carro...desde que a centralina não detecte a necessidade de colocar o motor em acção! Pelo que percebo existe somente um valor mínimo de rotações para que isto seja possível, mas desconheço qual é...será o equivalente ao ralenti?

                                Comentário


                                  #17
                                  Independentemente de qual gasta mais é perigoso desengatar o carro

                                  Comentário


                                    #18
                                    Quem vai buscar as pipocas desta vez?...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Miguelox Ver Post
                                      Independentemente de qual gasta mais é perigoso desengatar o carro
                                      So perigoso? Um carro nunca deve andar desengatado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        passei e vi, e tive tambem que vir dizer algo.
                                        Opa segundo os computadores de bordo se eles nao enganam, em ponto morto o carro vai sempre a gastar qualquer coisa pouca enquanto que engatado sem acelerar indo o carro embalado eles acusam 0,0.
                                        Quanto ao ser perigoso, penso que isso era mais em carros antigos, carros esses que nao travavam, abrandavam. Eu pessoalmente raramente desengato o carro, mas isto sou eu. Pois o carro engatado tem sempre outro tipo de resposta, caso seja preciso acelerar por algum motivo é acelerar, e ao travar caso se trabalhe com a caixa o carro tem melhor resposta.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por miggfigg Ver Post
                                          passei e vi, e tive tambem que vir dizer algo.
                                          Opa segundo os computadores de bordo se eles nao enganam, em ponto morto o carro vai sempre a gastar qualquer coisa pouca enquanto que engatado sem acelerar indo o carro embalado eles acusam 0,0.
                                          Quanto ao ser perigoso, penso que isso era mais em carros antigos, carros esses que nao travavam, abrandavam. Eu pessoalmente raramente desengato o carro, mas isto sou eu. Pois o carro engatado tem sempre outro tipo de resposta, caso seja preciso acelerar por algum motivo é acelerar, e ao travar caso se trabalhe com a caixa o carro tem melhor resposta.
                                          Quando se anda com o carro desengatado ele vai ganhar sempre velocidade, o que se faz nestes casos? Travar, ora travar um carro numa descida de 600m imaginemos chegamos ao final com os travoes completamente em fadiga. Isto nao tem qualquer tipo de segurança, um disco em fadiga se precisarmos dele numa emergencia mais vale rezar a todos os santinhos que o carro simplesmente nao vai travar.

                                          Vejo muito pessoal fazer isto a descer os cabos d'avila, iam desde o inicio ao fim a travar, isto a 100km/h, quando chegavam ao fim aqueles travoes deviam de estar lindos.

                                          Numa descida, usa-se o motor para travar e controlar a velocidade, nao quer dizer que nao se trave, mas evitar isto ao maximo, ate mesmo para poupar o material.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                                            A 5ª é igual á 4ª! Portanto como se sabe quanto maior a marcha, menos esforço do motor. A descer em 5ª o consumo é 0! Vejo tanto cepo em 3ª a descer sem razão nenhuma. Ponto morto é só parado. Não faz mal ires a a 50 km/h em 5ª, deixa o carro ir. Se abrandar demais, reduz a marcha, para evitar que o carro morra.
                                            As vezes os cepos descem em 3ª para não abusarem dos travões. Desce uma montanha com várias curvas em 5ª e no fim vai ver como estão os travões.

                                            Edit: Só li o teu post drifter depois de escrever o meu, acabei por dizer o mesmo
                                            Editado pela última vez por marelo; 03 October 2011, 03:02.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tal como já foi dito pelo nto, este assunto ja foi amplamente discutido noutro tópico.

                                              Não repitam temas, usem os tópicos que ja existem:

                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Miguelox Ver Post
                                                Independentemente de qual gasta mais é perigoso desengatar o carro
                                                Se fores numa descida em 5ª, a uns 80km/h ou perto disso, e se o motor for a gasolina, NA (têm menos binário que os diesel sobrealimentados equivalentes), o efeito travão é quase o mesmo de ires em ponto-morto, ou seja, praticamente nenhum

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Apagar
                                                  Editado pela última vez por SavageXp; 03 October 2011, 10:53.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                                                    Nunca se pode passar das 3500rpm?
                                                    Podes, mas gastas mais gasosa.

                                                    [QUOTE=marelo;1066182932]As vezes os cepos descem em 3ª para não abusarem dos travões. Desce uma montanha com várias curvas em 5ª e no fim vai ver como estão os travões.

                                                    Depende qtas curvas a estrada têm.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                                                      Sim, na primeira aula, se calhar depende do instrutor, ensinam a visionar o conta rotações, mas ninguém liga a isso.

                                                      Existe cepos a darem a 5000 RPM em 2ª, depois para recuperar, ai o motor mata-se todo! Nunca se passa das 3500 RPM. Um carro a descer até 1800 RPM safa-se bem e poupa-se gasosa e a embraiagem agradece!
                                                      Só dizes asneira.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por miggfigg Ver Post
                                                        passei e vi, e tive tambem que vir dizer algo.
                                                        Opa segundo os computadores de bordo se eles nao enganam, em ponto morto o carro vai sempre a gastar qualquer coisa pouca enquanto que engatado sem acelerar indo o carro embalado eles acusam 0,0.
                                                        Quanto ao ser perigoso, penso que isso era mais em carros antigos, carros esses que nao travavam, abrandavam. Eu pessoalmente raramente desengato o carro, mas isto sou eu. Pois o carro engatado tem sempre outro tipo de resposta, caso seja preciso acelerar por algum motivo é acelerar, e ao travar caso se trabalhe com a caixa o carro tem melhor resposta.
                                                        É perigoso porque um carro sem tracção fica muito mais susceptível de mandar uma traseirada, por exemplo. Fica menos "agarrado" ao solo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quanto a este assunto, ao andar em ponto morto o carro consegue ganhar mais balanço, o que pode ser melhor que ir com a mudança engatada que, invariavelmente, trava um pouco o veículo.

                                                          Só que andar em ponto morto é perigoso, portanto não é recomendável.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Falo de consumos, agora cada um poupa como quer e sabe.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X