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    GPS / INEM

    À pouco reparei numa situação um pouco estranha.
    Passou aqui á minha porta um VW Golf do INEM em marcha de urgência.
    Passado um bocado tive que sair e passei por eles mas acima um pouco e reparei que pararam perto de umas pessoas e pelos vistos perguntaram uma morada.

    Agora pergunto eu, será que os carros do INEM não têm a porra de um GPS portátil ???????

    Se não têm estamos perante uma situação muito preocupante, pois alguém precisava urgentemente de ajuda médica e o carro do INEM andava aqui para cima e para baixo em marcha de urgencia.

    #2
    O GPS funciona muito bem... em campo aberto!

    O GPS em ambientes urbanos, em zonas de serra, zonas arborizadas e afins pode cometer erros tremendos.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por ClioII

      O GPS funciona muito bem... em campo aberto!

      O GPS em ambientes urbanos, em zonas de serra, zonas arborizadas e afins pode cometer erros tremendos.
      LOLLLLLLLLLL

      Em ambientes Urbanos?? Erro???

      Mais um mito deste grande AHO.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por ClioII

        O GPS funciona muito bem... em campo aberto!

        O GPS em ambientes urbanos, em zonas de serra, zonas arborizadas e afins pode cometer erros tremendos.
        O sinal vem de satélite, por isso o erro é similar onde quer que estejas. Até pode ser melhor fora da cidade por causa dos prédios altos que não permitem ao receptor ter contacto directo com os satélites.

        Podias dizer que nessas zonas a cartografia é pouca ou mesmo inexistente e aí sim, dava-te razão.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por SilverArrow

          citação:Originalmente colocada por ClioII

          O GPS funciona muito bem... em campo aberto!

          O GPS em ambientes urbanos, em zonas de serra, zonas arborizadas e afins pode cometer erros tremendos.
          LOLLLLLLLLLL

          Em ambientes Urbanos?? Erro???

          Mais um mito deste grande AHO.
          Uma referência entre muitas:

          B. Hofmann-Wellenhof, H. Lichtenegger, J. Collins,"GPS - Theory and Practice", Fourth edition, Springer

          De uma forma genérica, qualquer ambiente com multipercurso agressivo, isto é, que tape o sinal directo a alguns satélites e onde hajam vários "objectos" que reflitam os sinais e criem réplicas atrasadas dos mesmos ("fantasmas") podem induzir o GPS em erro.

          Tens alguma referência para suportar o LOLLLLLLLLLL?

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

            citação:Originalmente colocada por ClioII

            O GPS funciona muito bem... em campo aberto!

            O GPS em ambientes urbanos, em zonas de serra, zonas arborizadas e afins pode cometer erros tremendos.
            LOLLLLLLLLLL

            Em ambientes Urbanos?? Erro???

            Mais um mito deste grande AHO.
            Tenho ideia que vou comprar um GPS para andar nos campos verdejantes do nosso Portugal. :D

            Comentário


              #7
              Eu só usei um gps numa ou duas ocasiões. A última foi na Guarda e erros ele não cometeu nenhum. Erros cometia eu se tivesse que andar às voltas na cidade.
              Quanto ao Inem não sei se utilizam, provavelmente não mas parece-me que, á velocidade que eles circulam, o gps não funciona. Alias, funciona mas avisa muito tarde (a não ser que isso dê para alterar).
              Acho que eles conhecem relativamente bem a zona onde actuam, e o carro.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por dr_tuborg

                citação:Originalmente colocada por ClioII

                O GPS funciona muito bem... em campo aberto!

                O GPS em ambientes urbanos, em zonas de serra, zonas arborizadas e afins pode cometer erros tremendos.
                O sinal vem de satélite, por isso o erro é similar onde quer que estejas. Até pode ser melhor fora da cidade por causa dos prédios altos que não permitem ao receptor ter contacto directo com os satélites.

                Podias dizer que nessas zonas a cartografia é pouca ou mesmo inexistente e aí sim, dava-te razão.

                Essa da cartografia está bem vista.

                O argumento dos prédios altos está ao contrário: exactamente por não haver "linha de vista" para os satélites é que a qualidade da localização piora.

                Comentário


                  #9
                  Com a nova geração de antenas GPS (acho que é a tecnologia SIRF III) é mt raro perder os satellites, eu sei pq tenho uma antena Bluetooth das novas.
                  A minha antiga antena era uma desgraça nas cidades.

                  Comentário


                    #10
                    oh pah..

                    voces nao sabem como funcioam os gps de hoje em dia..

                    Sim, têm razao q os GPS, handheld, ou qq um q nao esteja integrado de origem no veiculo, sao uma m€rda.. têm dificuldade em captar os satelites em zonas urbanizadas e com predios altos..

                    agora.. um sist de gps integrado de origem, quase nem precisa dos satelites para nada..

                    usa algoritmos da data-fusion, para saber a estimativa do sitio onde esta a partir da velocidade do carro, de acelerometros, dos satelites, dos mapas...

                    por exemplo.. ha uns tempos aluguei 2 carros.. u 307, em q pedi um gps mas dos da hertz, em q de cada evz q ligava aquilo, tinha de esperar minutos ate poder arrancar, e no centro das cidades andava mais tempo a nora q no sitio..

                    depois aluguei um serie1, com gps e origem, e aquilo era SEMPRE SEMPRE exacto..

                    houve uma altura em q me deixou de boca aberta..
                    estacionei o carro num parque subterraneo, e qdo voltei, aquilo deu.me as indicaçoes EXACTAS para manobrar dentro do parque.. no inicio pensei q se estava a passar, mas para confirmar fui dar mais uma volta no parque subterraneo, e la estava ele a evitar q batesse em paredes

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por ClioII

                      O GPS funciona muito bem... em campo aberto!

                      O GPS em ambientes urbanos, em zonas de serra, zonas arborizadas e afins pode cometer erros tremendos.
                      Sim.. Em vez de um erro de 5 metros, pode ter um erro de 15 ou 20 metros.. Ou em caso mesmo muito, muito dificeis, um erro de 50 metros..

                      O que é tremendo se formos um geocacher, se andares à procura de uma rua é irrelevante.

                      Comentário


                        #12
                        Eu tenho GPS no meu carro e só perco o sinal na totalidade quando passo por túneis ou entro na garagem...
                        Pela informação que o sistema dispõe, encontra-se ligado, normalmente, a 8 satélites, pelo que, em caso de falha de algum ou alguns, existem outros para assegurar o posicionamento.

                        É caso para dizer que 8 satélites cobrem uma extensa área do espaço captável pela antena do carro, pelo que, em caso de encobrimento parcial de árvores ou sempre que se circula em ruas estreitas, diminui o n.º de satélites captados, mas o posicionamento mantém-se por 3 ou 4 satélites. Nestas alturas podem surgir erros de posicionamento, mas normalmente são mínimos.
                        No meu caso, que tenho GPS integrado no carro, porque dispõe de uma aparelhagem bem mais completa do que a dos GPS portáteis, concretamente giroscópios nas rodas, o erro é raro surgir.

                        Por isso, para o carro prefiro o GPS integrado que, mesmo em caso de perda total de sinal, mantém-se em funcionamento através dos giroscópios, coisa que os portáteis não têm.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por ClioII

                          O GPS funciona muito bem... em campo aberto!

                          O GPS em ambientes urbanos, em zonas de serra, zonas arborizadas e afins pode cometer erros tremendos.
                          por acaso, da experiencia que tenho e do que tenho lido, penso que é ao contrário....mas posso estar enganado;)

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por DPower

                            À pouco reparei numa situação um pouco estranha.
                            Passou aqui á minha porta um VW Golf do INEM em marcha de urgência.
                            Passado um bocado tive que sair e passei por eles mas acima um pouco e reparei que pararam perto de umas pessoas e pelos vistos perguntaram uma morada.

                            Agora pergunto eu, será que os carros do INEM não têm a porra de um GPS portátil ???????

                            Se não têm estamos perante uma situação muito preocupante, pois alguém precisava urgentemente de ajuda médica e o carro do INEM andava aqui para cima e para baixo em marcha de urgencia.
                            Repara, quem fez a chamada, pode nao ter identificado o local.
                            Por exemplo, "esta um homem a morrer aqui no cafe do tonio na cordoaria no porto". Primeiro a cordoaria é uma "zona" e nao freguesia, depois o café do tonio pode ser o cafe x. Ou seja, o inem neste caso, ia para a zona da cordoaria, parava e perguntava a alguem que parecesse ser da zona ou alguem que trabalhe num cafe, se conhecia um café do tonio ;)
                            Às vezes em emergencias, as pessoas nao conseguem estar calmas o suficiente para dar uma localizacao precisa ;)

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Iuri

                              Eu tenho GPS no meu carro e só perco o sinal na totalidade quando passo por túneis ou entro na garagem...
                              Pela informação que o sistema dispõe, encontra-se ligado, normalmente, a 8 satélites, pelo que, em caso de falha de algum ou alguns, existem outros para assegurar o posicionamento.

                              É caso para dizer que 8 satélites cobrem uma extensa área do espaço captável pela antena do carro, pelo que, em caso de encobrimento parcial de árvores ou sempre que se circula em ruas estreitas, diminui o n.º de satélites captados, mas o posicionamento mantém-se por 3 ou 4 satélites. Nestas alturas podem surgir erros de posicionamento, mas normalmente são mínimos.
                              No meu caso, que tenho GPS integrado no carro, porque dispõe de uma aparelhagem bem mais completa do que a dos GPS portáteis, concretamente giroscópios nas rodas, o erro é raro surgir.

                              Por isso, para o carro prefiro o GPS integrado que, mesmo em caso de perda total de sinal, mantém-se em funcionamento através dos giroscópios, coisa que os portáteis não têm.
                              Por algum motivo nos carros os sistemas de GPS custam o dobro dos outros.
                              Como desvantagem há o problemas das actualizações, que nos sistemas portateis são muito mais faceis e mais baratas.

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                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Carlos

                                citação:Originalmente colocada por Iuri

                                Eu tenho GPS no meu carro e só perco o sinal na totalidade quando passo por túneis ou entro na garagem...
                                Pela informação que o sistema dispõe, encontra-se ligado, normalmente, a 8 satélites, pelo que, em caso de falha de algum ou alguns, existem outros para assegurar o posicionamento.

                                É caso para dizer que 8 satélites cobrem uma extensa área do espaço captável pela antena do carro, pelo que, em caso de encobrimento parcial de árvores ou sempre que se circula em ruas estreitas, diminui o n.º de satélites captados, mas o posicionamento mantém-se por 3 ou 4 satélites. Nestas alturas podem surgir erros de posicionamento, mas normalmente são mínimos.
                                No meu caso, que tenho GPS integrado no carro, porque dispõe de uma aparelhagem bem mais completa do que a dos GPS portáteis, concretamente giroscópios nas rodas, o erro é raro surgir.

                                Por isso, para o carro prefiro o GPS integrado que, mesmo em caso de perda total de sinal, mantém-se em funcionamento através dos giroscópios, coisa que os portáteis não têm.
                                Por algum motivo nos carros os sistemas de GPS custam o dobro dos outros.
                                Como desvantagem há o problemas das actualizações, que nos sistemas portateis são muito mais faceis e mais baratas.
                                Claro! Por isso são muito mais práticos e fiáveis.

                                Relativamente à actualização ainda é mais simples do que a do, por exemplo, TOM TOM (que tb tenho noutro carro). No caso do GPS integrado, basta ir à net descarregar um ficheiro, gravar no CD e está actualizado.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por mundano

                                  citação:Originalmente colocada por ClioII

                                  O GPS funciona muito bem... em campo aberto!

                                  O GPS em ambientes urbanos, em zonas de serra, zonas arborizadas e afins pode cometer erros tremendos.
                                  Sim.. Em vez de um erro de 5 metros, pode ter um erro de 15 ou 20 metros.. Ou em caso mesmo muito, muito dificeis, um erro de 50 metros..

                                  O que é tremendo se formos um geocacher, se andares à procura de uma rua é irrelevante.

                                  Aproveito e respondo ao necos tb:

                                  Como alguém já disse acima, a cartografia é muito importante. Ainda que a _medida_ venha afectada de um erro, quem fez o mapa caracterizou o terreno e entrou em conta com esse erro.

                                  Em zonas mal cartografadas e em difíceis condições de recepção de sinal, o GPS pode, por vezes, dar erros de quilómetros.

                                  É evidente que quem mora em Lx ou Porto não tem esse problema, pois essas são zonas muito bem cartografadas (os potenciais clientes são imensos).

                                  No outro dia, na zona de Lafões (serra) o GPS numa vila indicava estar noutra vila a 4 ou 5 quilómetros de distância.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso do mais fiavel actualmente é um bocado discutivel...

                                    Os chipsets dos GPS's mais modernos têm uma sensibilidade que permite captar sinais muito fracos, e apenas em situações extremas como tuneis ou garagens subterraneas perdem o posicionamento. Eu por exemplo, tenho uma antena GPS por bluetooth que me custou 60 e tal euros e dentro de minha casa, nem sequer perto das janelas, apanho 8 satelites, mais o satelite do EGNOS.. Antigamente dentro de casa o normal era não apanhar nada.

                                    Mesmo nos carros, actualmente já não é preciso levar o GPS junto ao vidro, eu meto o meu no porta luvas e apanha dependendo das zonas sempre entre 5 e 9 satelites..

                                    Por isso, acho que actualmente é discutivel até que ponto, o enorme custo extra de outros sistemas compensa realmente..


                                    Aquilo que faz a diferença é a qualidade da cartografia.. Isso sim, pode fazer uma diferença brutal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Uso um sistema de GPS actualmente que é o software TOMTOM num Pocket PC.
                                      Como já alguem disse o sistema capta o sinal de vários satelites, e preicsa de um minimo de 3 para conseguir saber onde estamos. Bem com 2 chega, mas ele nunca saberá se estamos a voar ou na estrada.

                                      Por isso ter um problema numa cidade, só mesmo em Nova Iorque e se pararmos entre 4 prédios com 100 andares cada! Se ficarmos parados numa zona altamente povoada de habitações, os sinais de satelite podem-se perder, mas geralmente pedem-se 2 ou 3 satelites ... tendo em conta que geralmente andamos com 7 a 8 satelites ... podemos navegar á vontade.

                                      Depois ainda temos o que tb já se falou que é o calculo interno do GPS, ou seja, se perdermos o sinal GPS ele calcula durante alguns minutos a posição do carro. Em sistemas integrados esse calculo é bem mais real, uma vez que a velocidade do carro pode ser usada.

                                      Resumindo ... hoje em dia conduzir com GPS apenas pode levar a enganos se a cartografia estiver errada, ou se estivermos parados entre prédios muiiiito altos ( mas se estivermos parados, não precisamos de ser orientados.)

                                      Se eu não tivesse GPS, o que seria de mim ..... com a falta de sentido de orientação, nunca na vida me poderia ter aventurado tantas vezes em viagens malucas em Portugal e principalmente na Europa.

                                      Viajei no ano passado para Vienna, levei o Pocket e andei por todo o lado sem comprar um unico mapa, e sem perguntar indicações. Cheguei a alugar um carro e ir Salzburgo sem qualquer mapa, ou noção de como ir para lá!

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por ClioII



                                        Em zonas mal cartografadas e em difíceis condições de recepção de sinal, o GPS pode, por vezes, dar erros de quilómetros.
                                        Um GPS nunca dá um erro de mais de 100 metros no posicionamento.. E 100 metros só acontece caso os americanos activem a SA..

                                        E nas zonas mal cartografadas, não há erros como os que sugeres, simplesmente tens apenas as ruas principais e não tens as mais pequenas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por mundano

                                          citação:Originalmente colocada por ClioII



                                          Em zonas mal cartografadas e em difíceis condições de recepção de sinal, o GPS pode, por vezes, dar erros de quilómetros.
                                          Um GPS nunca dá um erro de mais de 100 metros no posicionamento.. E 100 metros só acontece caso os americanos activem a SA..

                                          E nas zonas mal cartografadas, não há erros como os que sugeres, simplesmente tens apenas as ruas principais e não tens as mais pequenas.

                                          Ele pode ter razão, mas não por erro do GPS e sim por erro da cartogrfia. Se a cartografia fôr mazinha, e já vi algumas bem más, e se quem a fez desenhar uma estrada quilometros desviada do sitio onde devia estar, então sim ... terás um desvio de quilometros ...

                                          Mas isso acontecia no inicio dos GPS, onde a cartografia não era feita com GPS :D.
                                          Hoje em dia, a cartografia é feita "da mesma forma" que tu depois a usas ... na estrada! e por isso os desvios de metros são os que se falam hoje em dia, por erros dos satelites.

                                          Daqui a alguns anos isso tb irá terminar com o uso dos satelites europeus e não os americanos!

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                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por mundano

                                            citação:Originalmente colocada por ClioII



                                            Em zonas mal cartografadas e em difíceis condições de recepção de sinal, o GPS pode, por vezes, dar erros de quilómetros.
                                            Um GPS nunca dá um erro de mais de 100 metros no posicionamento.. E 100 metros só acontece caso os americanos activem a SA..

                                            E nas zonas mal cartografadas, não há erros como os que sugeres, simplesmente tens apenas as ruas principais e não tens as mais pequenas.

                                            Como dizes, o erro do GPS pode ser aumentado propositadamente (fins militares, por exemplo). Nesse caso, o erro _em_condições_de_recepção_ideias_ vai para a ordem dos 100 metros. ;)

                                            _Em_condições_de_recepção_não_ideais_ pode ser muito maior.

                                            E quando digo zonas mal cartografadas estou a falar onde às vezes nem as ruas principais tens cartografadas, mas apenas uma indicação do nome da povoação. ;)

                                            E eu não sugiro erros deste tamanho, eu VI erros deste tamanho.

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                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Avantix

                                              Daqui a alguns anos isso tb irá terminar com o uso dos satelites europeus e não os americanos!
                                              Na verdade, a tendência será usar ambos em simultâneo. As bandas de frequências utilizadas pelo GPS e pelo Galileo são as mesmas e a modulação usada no Galileo (que é uma coisa estranhíssima) está feita de tal modo a ser facilmente separável do GPS por meio de processamento digital não muito complexo.

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                                                #24
                                                Segundo informação que obtive, os veículos do INEM não têm GPS. No entanto já está um sistema neste momento em testes para em breve ser aplicado ( se houver €€€) .

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                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por alpinista

                                                  Segundo informação que obtive, os veículos do INEM não têm GPS. No entanto já está um sistema neste momento em testes para em breve ser aplicado ( se houver €€€) .
                                                  Ora aqui o Alpinista foi dos poucos que respondeu á minha questão.
                                                  Tratou-se do INEM, e não que quem tem o GPS tal e XPTO.

                                                  Tenho amigos com GPS desses mais baratos e aparecem as ruas todas aqui da vila, bem como aquelas a que lhes chamamos travessas, LOL, LOL.

                                                  Porra, será que não conseguem adquirir uns GPS desses.???!!!!

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                                                    #26
                                                    Eu ja vi um dos tripulantes de uma ambulancia do INEM a ver um mapa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para ter um sinal minimamente bom é preciso ter pelo menos 5 satélites. Menos que isso e é muito impreciso. Se estivermos a falar em cartografia esqueçam. Precisam de ter um estação fixa para referenciar o vosso sinal e equipamento que custa balúrdios.
                                                      PS: A minha fonte é a minha namorada que tem formação superior nesta área.

                                                      O SIRF StarIII um é chip, a meu ver o melhor à venda no mercado para dispositivos portáteis sem antena exterior. O que o chip faz é pegar na informação dos satélites e fazer correcções para atingir um melhor resultado. Adicionalmente o que o software faz é aproximar a posição dada pelo GPS à rua mais próxima. Se acham que o vosso GPS é muito preciso, digo-vos que isso é uma ilusão criada em software[:P] A maioria das vezes a posição indicada pelos satélites coloca-vos bem afastados da estrada (e depois aqui há sw melhores que os outros).

                                                      Quanto a demorar a arrancar, é porque inicialmente o aparelho precisa procurar os satélites, para depois saber bem "onde ir buscar" o sinal. Uma tecnologia que permite tempos menores (não me lembro do nome) permite que se descarregue da net um ficheiro com a localização exacta para os próximos dias dos satélites da zona, de forma que o arranque fica muito mais rápido.


                                                      Quanto ao GPS ser utilizado pelo INEM todos os argumentos utilizados que não existe precisão ou a cartografia não é exacta é tudo tretas!
                                                      A parte da precisão nem sequer tem discussão. É ponto assente!
                                                      Quanto à cartografia no sitio onde o INEM funciona a cartografia é mais que aceitável. E era capaz de servir mais para chegar ao local exacto do que servir para guiar a ambulância, isso fica obviamente a cargo do condutor de escolher os melhores caminhos.
                                                      Zonas remotas (existe INEM lá[8)]???), há que ter cabeça para pensar... porque é que nos haviamos de restringir ao software comercial??? Existem mapas muito mais detalhados na maioria das câmaras com cartografia actualizada, que podia ser usada para o efeito. Em vez de a venderem ao desbarato a empresas como a Navtec, etc... davam-lhe um uso muito melhor.

                                                      A solução até podia passar por o operador introduzir à mão a morada no seu PC e escolher a viatura e enviar directamente para o aparelho de GPS a morada. Mas é claro, é melhor gastar dinheiro a dar BMW e Audis para os porcos andarem a 200Km/h na AE a picar os outros[8]

                                                      PS: peço desculpa pela extensão do post;)


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                                                        #28
                                                        Os táxis que têm GPS instalado, o sistema está preparado para um dia se poder ligar para um táxi, que detecta o táxi mais próximo e o táxi mais próximo lá vai buscar o cliente com base no gps, mas na pratica o sistema deve continuar para apenas o carro ser localizado durante muitos anos....

                                                        Já no INEM, recordo que o estado foi recentemente multado por ainda não ter no 112 um sistema que permita localizar as chamadas, com este sistema bastava que na central localiza-se a chamada, e enviava a localização para a viatura do INEM e pronto, lá ia ela orientada pelo gps.

                                                        E quem diz INEM também podia disser policia ( afinal 112 não serve só para emergência médica..).

                                                        Não percebo porque que não está já a funcionar, era uma maneira de aumentar ainda mais a eficácia do INEM


                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por MrAnderson

                                                          Os táxis que têm GPS instalado, o sistema está preparado para um dia se poder ligar para um táxi, que detecta o táxi mais próximo e o táxi mais próximo lá vai buscar o cliente com base no gps, mas na pratica o sistema deve continuar para apenas o carro ser localizado durante muitos anos....

                                                          Já no INEM, recordo que o estado foi recentemente multado por ainda não ter no 112 um sistema que permita localizar as chamadas, com este sistema bastava que na central localiza-se a chamada, e enviava a localização para a viatura do INEM e pronto, lá ia ela orientada pelo gps.

                                                          E quem diz INEM também podia disser policia ( afinal 112 não serve só para emergência médica..).

                                                          Não percebo porque que não está já a funcionar, era uma maneira de aumentar ainda mais a eficácia do INEM


                                                          Nem mais

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por ClioII

                                                            O GPS funciona muito bem... em campo aberto!

                                                            O GPS em ambientes urbanos, em zonas de serra, zonas arborizadas e afins pode cometer erros tremendos.
                                                            lol [^]

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