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    Suponhamos

    Tenho uma Dodge Journey e estou satisfeito com ela no entanto há um pequeno grande pormenor que poderia ser melhor que são os consumos que em cidade andam na casa dos 8/8.5 Lts.
    Suponhamos que eu trocaria o dodge por outro carro sendo que teria que ser ela por ela e que teria que acomodar com o minimo de conforto 2 adultos e 3 crianças sendo que uma já não usa cadeirinha (as outras duas usam).
    Vender a particular parece-me uma opção difícil nos tempos que correm logo teria que como disse atrás fazer troca por troca.
    A minha pergunta é qual era a vossa escolha?
    Atenção eu estou satisfeito com o carro mas gostava de gastar menos em combustível pois assim ia-me permitir deslocar-me mais vezes á minha terra natal coisa que com o dodge se torna difícil precisamente por causa dos consumos e respetivas despesas.
    Editado pela última vez por mllopes; 03 October 2011, 18:41.

    #2
    Pelo que vi no teu Diário de Bordo, a Journey é de 2008, e é uma R/T. Portanto andam pelos 24/25000€: Dodge Journey 2.0 CRD RT 7 LUGARES, 24.250 EUR, Loures - Standvirtual

    Mas tu, ao querer fazer troca por troca, seria por um carro novo ou usado? Para acomodar 2 adultos e 3 crianças teria que ter 7 lugares, por esse preço penso que já arranjas uma Renault Scénic ou Grand Scénic, com uns meses.

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      #3
      Obrigado pela opinião, preferia que fosse novo e penso que poderá ficar nos 5 lugares pois eu raramente uso os 7 lugares e os miúdos vão todos bem no banco de trás.
      De referir que a dodge tem todos os opcionais e tem apenas cerca de 47k km
      Esqueci-me ainda de dizer que tem quase 1 ano de garantia pois fiz a garantia extra
      Estive a ver esse dodge e realmente esse está despido dos extras, o meu tem mesmo tudo que se podia colocar na altura e que ainda se mantêm
      Editado pela última vez por mllopes; 03 October 2011, 19:06.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por mllopes Ver Post
        Esqueci-me ainda de dizer que tem quase 1 ano de garantia pois fiz a garantia extra
        Pode não ser transmitível essa garantia...

        No teu caso colocaria à venda e depois comprava um carro qq mais económico novo.

        à troca é que nunca.

        Comentário


          #5
          A garantia é transmissível, está no manual
          De qualquer das formas tenho que pensar muito bem pois este carro está como novo e custa-me muito desfazer-me dele pois sei como ele está e com o equipamento que ele tem...
          O consumo é que me chateia.
          Editado pela última vez por mllopes; 03 October 2011, 19:33.

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            #6
            Eu sugeria-te a troca directa por uma 5008 1.6, por exemplo.

            - nao notavas diferença substancial de espaço nem perdias espaço (é chato teres a familia habituada a um veiculo espaçoso e passares p algo mais acanhado)
            - a 5008 1.6 tem um preço mto agradavel, existem varias de serviço com preços proximos do teu veiculo e os concessionarios Peugeot q conheço oferecem retomas minimamente "justas"
            - apesar de dizeres q nao precisas, nao perdias os 2 lugares extra, numa eventualidade
            - os consumos e binario do motor 1.6 são mt agradaveis p o veiculo em questao

            Comentário


              #7
              Obrigado colega ;) pela opinião
              Vou ver no site da peugeot como é essa carrinha
              Editado pela última vez por mllopes; 03 October 2011, 19:37.

              Comentário


                #8
                Estive a ver e realmente está muito bonita, tenho que ver o preço
                Pois nova teria que dar mais dinheiro o que esta fora de questão, só se encontrasse uma de serviço que ficasse pelo valor do meu
                Editado pela última vez por mllopes; 03 October 2011, 19:43.

                Comentário


                  #9
                  Se estás satisfeito e o único problema é o consumo em cidade, eu não trocava. Se o carro pelo qual trocares gastar em média menos 2 litros, ao fim de 100.000Km equivale a uma diferença de 3000€. Farás 100.000Km em cidade? Quanto custou o teu carro novo e por quanto o vais vender, compensará pagares essa desvalorização toda?

                  Não te esqueças que o mercado automóvel anda pelas ruas da amargura e sendo o teu carro de uma marca com pouca notoriedade em Portugal, prepara-te para passares uns tempos à procura de uma proposta minimamente decente.

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                    #10
                    Pois tens razão e visto isso dos consumos por esse prisma, então nem daqui a não sei quantos anos farei 100k km em cidade

                    Comentário


                      #11
                      Tens um carro novo, poucos KM, equipado, gostas dele... e queres trocar por gastar mais 1L que os outros?

                      Comentário


                        #12
                        Acho que é muito má opção.

                        Pessoalmente, comprar um carro por >40.000€ diesel e depois não fazer kms à terra natal por causa dos consumos (que nem são assim muito elevados), acho que a compra foi mal equacionada...

                        Mas tentando ajudar, começo por dizer que será sempre um mau negócio, o dinheiro que se irá perder, a comprar um usado por esses valores corre-se o risco de ter um historial negro e a despesa no futuro tornar-se avultada em termos de manutenção etc

                        Trocar por carro novo, dentro desses valores só descendo (bastante) em termos de segmentos, tipo para uma Skoda Octavia 1.6 ou Kia Cee'd 1.6, algo assim do género.

                        Nos usados, recomendaria a Ford S-Max 1.8 TDCI 115cv, será mais económica, igualmente espaçosa e polivalente, mas a questão é que a diferença em consumos não será assim tanta.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                          Acho que é muito má opção.

                          Pessoalmente, comprar um carro por >40.000€ diesel e depois não fazer kms à terra natal por causa dos consumos (que nem são assim muito elevados), acho que a compra foi mal equacionada...

                          Mas tentando ajudar, começo por dizer que será sempre um mau negócio, o dinheiro que se irá perder, a comprar um usado por esses valores corre-se o risco de ter um historial negro e a despesa no futuro tornar-se avultada em termos de manutenção etc

                          Trocar por carro novo, dentro desses valores só descendo (bastante) em termos de segmentos, tipo para uma Skoda Octavia 1.6 ou Kia Cee'd 1.6, algo assim do género.

                          Nos usados, recomendaria a Ford S-Max 1.8 TDCI 115cv, será mais económica, igualmente espaçosa e polivalente, mas a questão é que a diferença em consumos não será assim tanta.
                          Pois quando o comprei não tinha os encargos que tenho agora e podia até comprar um mais caro mas como tomei decisões na vida (para melhor) torna-se agora um carro não muito "correto" para o uso pretendido.

                          Comentário


                            #14
                            mllopes um carro como o Journey com 7 lugares a consumir em ambiente citadino 8 a 8.5 achas realmente muito?! Eu não!

                            Comentário


                              #15
                              Pois pode até não ser muito mas o preço a que está o combustivel e sabendo que existem veiculos a consumir bem menos dá que pensar

                              Comentário


                                #16
                                Para alem do que já foi dito, e com o qual concordo, se pensares em entregar o teu carro á troca eu arriscaria dizer que o valor que te darão por ela será inferior a 20000€ o que, para quem não quer por mais dinheiro, inviabilizaria a troca.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim sim vou-me deixar estar quieto que acho que é o melhor

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se tirares 2l aos 100 ao consumo é muito e já é um salto para um carro dos mais económicos.

                                    A 2,7€ o litro que poupas por cada 100 km, para poupares 270€ por cada 10000km. Ao fim de 200mil serão 5400€.

                                    Se achares que nos anos que demorares a percorrer esses 200 mil vale a pena perderes dinheiro na troca ou na possível compra de um carro inferior é uma conta a que só tu podes responder.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mllopes Ver Post
                                      Pois pode até não ser muito mas o preço a que está o combustivel e sabendo que existem veiculos a consumir bem menos dá que pensar
                                      só pra ser mauzinho, o meu 1900 consome 5.4l de CB, 5.6l reais (a andar devagar, estou a ser correto, não é, claro, a ser ligeirinho nem apressado).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                        só pra ser mauzinho, o meu 1900 consome 5.4l de CB, 5.6l reais (a andar devagar, estou a ser correto, não é, claro, a ser ligeirinho nem apressado).
                                        Mas não transporta duas cadeirinhas e uma criança confortavelmente sentada lá atrás... e nas férias deve obrigar a uma ginástica de arrumação, para levar a tralha de 3 crianças + 2 adultos.

                                        Desce o segmento e os consumos também. Mas suv, monovolume, segm d os consumos em cidade não costumam andar regulares abaixo de 6, 6.5...

                                        Mas não deixa de ser excelente consumo o do teu carro

                                        Comentário


                                          #21
                                          e agora a Dodge está a despachar o stock todo abaixo dos 30.000€ (novinhas)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mllopes Ver Post
                                            Sim sim vou-me deixar estar quieto que acho que é o melhor
                                            É a tua melhor solução. E tentar andar mais devagar e com o pé mais leve.

                                            Recorda-se algumas boas práticas para conduzir em cidade:
                                            - Não acelerar muito e bruscamente;
                                            - O mesmo com o travar;
                                            - Deixar ir o carro engatado até ao limite quando se vai parar; Trava com o motor e o consumo é zero.
                                            - Tirar barras no tejadilho e pesos desnecessários existentes no carro;
                                            - Aumentar um pouco a pressão dos pneus.
                                            - Saber conduzir mais com a caixa, evitando passagens de mudanças;
                                            - Antecipar o movimento do tráfego e ajustar a nossa condução.

                                            E que esta situação sirva para uma escolha mais racional, económica para o futuro. A compra de um carro tem que ser muito ponderada, não só ao nível do seu preço inicial, mas principalmente, com a sua manutenção.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                              Acho que é muito má opção.

                                              Pessoalmente, comprar um carro por >40.000€ diesel e depois não fazer kms à terra natal por causa dos consumos (que nem são assim muito elevados), acho que a compra foi mal equacionada...

                                              Mas tentando ajudar, começo por dizer que será sempre um mau negócio, o dinheiro que se irá perder, a comprar um usado por esses valores corre-se o risco de ter um historial negro e a despesa no futuro tornar-se avultada em termos de manutenção etc

                                              Trocar por carro novo, dentro desses valores só descendo (bastante) em termos de segmentos, tipo para uma Skoda Octavia 1.6 ou Kia Cee'd 1.6, algo assim do género.

                                              Nos usados, recomendaria a Ford S-Max 1.8 TDCI 115cv, será mais económica, igualmente espaçosa e polivalente, mas a questão é que a diferença em consumos não será assim tanta.

                                              O 1.8 TDCI da S-Max tinha 125cv.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                O 1.8 TDCI da S-Max tinha 125cv.
                                                Sim. E deve gastar muito menos que dodge. Deve deve.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pelo que li acima, o teu carro tem 3 anos e 47.000km, que dá uma média de 16.000km/ano.

                                                  A média que apresentas pode ser baixa ou alta... depende dos teus trajetos. Pelos km percorrridos diria que devem ser curtos.

                                                  Mas imaginando que poupas 1L a cada 100km com um carro mais económico, ao fim de 1 ano poupaste 160L (para os tais 16.000km/ano)... e mesmo que o preço por litro seja de 1.5€, estás a poupar 240€/ano com esse tal carro mais económico... como diria o outro, é fazer as contas.

                                                  Além disso, o mercado está mau, muito dificilmente receberás ofertas próximas dos valores do SV... e para uma troca por troca por um carro novo, prepara-te para olhar apenas para carros do segmento abaixo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                    Sim. E deve gastar muito menos que dodge. Deve deve.
                                                    Nessas guerras de marcas/modelos e mais económico, não entro.

                                                    Apenas corrigi a questão da potência.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pode cá haver mtos especialistas em distinguir bons ou maus negocios, acho q há é poucos q saibam o que é economia domestica.

                                                      Ninguem questiona q o facto de se desfazer de um veiculo como novo é um mau negocio.

                                                      Mas ja me parecem aqueles sujeitos q perdem o emprego mas querem continuar a ficar com o Classe E.

                                                      Se o user tem dificuldades em arcar com determinadas despesas, se está a utilizar até pouco o veiculo para não gastar dinheiro em combustivel e como tem crianças logo andar de transportes publicos poderá nao ser facil, onde está o problema da medida de reduzir despesas a curto prazo, atraves do downgrade do veiculo? Claro q vai perder dinheiro pela desvalorização mas o certo é q eventualmente vai poupar algum, de imediato, se gastar menos combustivel e até se puder ficar c uma prestação mais baixa (pela renegociação de contrato)

                                                      Tomando como exemplo a 5008 1.6 (mas pode ser outro), seguramente gasta menos 1,5 a 2L a cada 100Kms (o motor VW é reconhecidamente gastador no Journey).
                                                      Isso traduz-se numa poupança de pelo menos 400-500 euros anuais, para quem faça cerca de 20000 kms.
                                                      No vosso caso nao sei mas no meu caso, é quase o salario minimo. É mais um mês de ordenado no final do ano.
                                                      E o dinheiro q perde na troca, até q ponto não irá ser esbatido qd trocar o veiculo ao fim de 8-10 anos? será q na altura o 5008 não terá uma aceitação melhor (os numeros de vendas o comprovam) q o Journey, provavelmente mais desvalorizado?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                        Pelo que li acima, o teu carro tem 3 anos e 47.000km, que dá uma média de 16.000km/ano.

                                                        A média que apresentas pode ser baixa ou alta... depende dos teus trajetos. Pelos km percorrridos diria que devem ser curtos.

                                                        Mas imaginando que poupas 1L a cada 100km com um carro mais económico, ao fim de 1 ano poupaste 160L (para os tais 16.000km/ano)... e mesmo que o preço por litro seja de 1.5€, estás a poupar 240€/ano com esse tal carro mais económico... como diria o outro, é fazer as contas.

                                                        Além disso, o mercado está mau, muito dificilmente receberás ofertas próximas dos valores do SV... e para uma troca por troca por um carro novo, prepara-te para olhar apenas para carros do segmento abaixo.
                                                        Concordo em absoluto.

                                                        Tenho a ideia que perdes mais dinheiro na troca de carro do que gastas em combustível...

                                                        Se te derem 25000€ pelo teu Dodge e comprares o 5008 (valores e carro aqui falado) ainda tens que meter uns 5000€! A correr bem. Em 10 anos precisavas de gastar mais 500€ por ano em combustível.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                                          Pode cá haver mtos especialistas em distinguir bons ou maus negocios, acho q há é poucos q saibam o que é economia domestica.

                                                          Ninguem questiona q o facto de se desfazer de um veiculo como novo é um mau negocio.

                                                          Mas ja me parecem aqueles sujeitos q perdem o emprego mas querem continuar a ficar com o Classe E.

                                                          Se o user tem dificuldades em arcar com determinadas despesas, se está a utilizar até pouco o veiculo para não gastar dinheiro em combustivel e como tem crianças logo andar de transportes publicos poderá nao ser facil, onde está o problema da medida de reduzir despesas a curto prazo, atraves do downgrade do veiculo? Claro q vai perder dinheiro pela desvalorização mas o certo é q eventualmente vai poupar algum, de imediato, se gastar menos combustivel e até se puder ficar c uma prestação mais baixa (pela renegociação de contrato)

                                                          Tomando como exemplo a 5008 1.6 (mas pode ser outro), seguramente gasta menos 1,5 a 2L a cada 100Kms (o motor VW é reconhecidamente gastador no Journey).
                                                          Isso traduz-se numa poupança de pelo menos 400-500 euros anuais, para quem faça cerca de 20000 kms.
                                                          No vosso caso nao sei mas no meu caso, é quase o salario minimo. É mais um mês de ordenado no final do ano.
                                                          E o dinheiro q perde na troca, até q ponto não irá ser esbatido qd trocar o veiculo ao fim de 8-10 anos? será q na altura o 5008 não terá uma aceitação melhor (os numeros de vendas o comprovam) q o Journey, provavelmente mais desvalorizado?
                                                          Mas há um factor muito importante: pagar o valor que ficará a faltar no novo. E percebo que poupe 40€ por mês, mas tem o dinheiro para pagar a diferença na troca?

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                                            Concordo em absoluto.

                                                            Tenho a ideia que perdes mais dinheiro na troca de carro do que gastas em combustível...

                                                            Se te derem 25000€ pelo teu Dodge e comprares o 5008 (valores e carro aqui falado) ainda tens que meter uns 5000€! A correr bem. Em 10 anos precisavas de gastar mais 500€ por ano em combustível.
                                                            E pq é q têm q comprar uma 5008 ou outro, novo? Os semi novos já não servem?

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