boas este ano não vou andar com o carro pelo que estava a pensar em não ir à inspeção! poderei ter problemas para o ano quando for? como justificar? poderá havar cancelamento da matricula? obrigado
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não ir um ano à IPO
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Originalmente Colocado por zezitolx Ver Postboas este ano não vou andar com o carro pelo que estava a pensar em não ir à inspeção! poderei ter problemas para o ano quando for? como justificar? poderá havar cancelamento da matricula? obrigado
Em caso de acidente, como nao tens inspecçao, o seguro nao cobrira quaisquer danos resultantes.
As matriculas começam a ser canceladas no minimo apos 5 anos de falta de inspecçao.
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Originalmente Colocado por joann Ver PostNao teras problemas quando te apresentares para a inspecçao, a nao ser que sejas apanhado pela PSP/GNR a caminho do centro.
Em caso de acidente, como nao tens inspecçao, o seguro nao cobrira quaisquer danos resultantes.
As matriculas começam a ser canceladas no minimo apos 5 anos de falta de inspecçao.
Mostra lá a lei que diz que viaturas após 5 anos sem inspecção tem a matricula cancelada.
Essa lei existiu Sim mas era um lei excepcional, para limpar viaturas que já tinham sido abatidas e que não havia forma das retirar do sistema. Foi aplicada no periodo de vigência da mesma lei e acabou.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostMostra lá a lei que diz que viaturas após 5 anos sem inspecção tem a matricula cancelada.
Essa lei existiu Sim mas era um lei excepcional, para limpar viaturas que já tinham sido abatidas e que não havia forma das retirar do sistema. Foi aplicada no periodo de vigência da mesma lei e acabou.
Mas ainda bem que tens tantas certezas.
A lei, ainda que transitoria continha algumas premissas que se mantiveram mesmo que na nossa nebulosa legislaçao possa nao o parecer...
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Originalmente Colocado por joann Ver PostNao teras problemas quando te apresentares para a inspecçao, a nao ser que sejas apanhado pela PSP/GNR a caminho do centro.
Em caso de acidente, como nao tens inspecçao, o seguro nao cobrira quaisquer danos resultantes.
As matriculas começam a ser canceladas no minimo apos 5 anos de falta de inspecçao.
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Originalmente Colocado por tassilgo Ver PostA parte azul é mentira...
Os seguros cobrem um proprietario de um veiculo sem inspecçao e que tenha provocado um acidente ?
Bem sei que o utente que levou com o carro sem inspecçao em cima tera a sua parte paga, mas achas que depois o seguro do utente que andava sem inspecçao se vai ficar a rir ?
Nao achas isso no minimo... estranho...sabendo que te pedem justamente uma folha de inspecçao valida e verde para activares um seguro ou fazer um novo seguro...
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Originalmente Colocado por joann Ver PostEm que medida?
Os seguros cobrem um proprietario de um veiculo sem inspecçao e que tenha provocado um acidente ?
Bem sei que o utente que levou com o carro sem inspecçao em cima tera a sua parte paga, mas achas que depois o seguro do utente que andava sem inspecçao se vai ficar a rir ?
Nao achas isso no minimo... estranho...sabendo que te pedem justamente uma folha de inspecçao valida e verde para activares um seguro ou fazer um novo seguro...
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Originalmente Colocado por tassilgo Ver PostOra aí é que está! De todos os seguros que tive/tenho até hoje nunca me pediram folha de IPO, logo a seguradora paga sempre, quem poderá ter depois de se amanhar com a seguradora será o mediador, mas ainda assim se tiveres um acidente e a seguradora te disser que não paga devido à falta de IPO ligas para a DEKRA pagas 300€ +/- e eles fazem uma peritagem independente e depois se se provar que o acidente não se deveu a algo detectável na IPO pagam e não bufam.
Onde se fazem essas "peritagens independentes?
Estamos a falar de casos passados em Portugal obviamente ?!
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Originalmente Colocado por joann Ver PostEstas a falar de que seguradora em particular ? Obviamente que de todas, a lei é igual para todas.
Onde se fazem essas "peritagens independentes? já respondi em cima, DEKRA.
Estamos a falar de casos passados em Portugal obviamente ?! claro, eu ajudei o meu cunhado num processo destes, carregas no meu perfil e procuras que achas.
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Em caso de sinistro sem IPO, o que poderá acontecer se forem responsáveis, é ser exercido o direito de regresso do segurador contra o segurado (mediante certas circuntâncias).
No caso dos "danos próprios" creio ser uma exclusão, ou seja, se não tiver IPO não recebem nada. A obrigação do segurador é confirmar no momento da subscrição se for obrigado a isso, se está feita a IPO (e tiram cópia), depois disso...
O risco de ser apanhado e coimas subjacentes, não compensam não efectuar IPO - o que diminui se ficar parado em propriedade privada.
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Originalmente Colocado por Valium Ver PostEm caso de sinistro sem IPO, o que poderá acontecer se forem responsáveis, é ser exercido o direito de regresso do segurador contra o segurado (mediante certas circuntâncias).
No caso dos "danos próprios" creio ser uma exclusão, ou seja, se não tiver IPO não recebem nada. A obrigação do segurador é confirmar no momento da subscrição se for obrigado a isso, se está feita a IPO (e tiram cópia), depois disso...
O risco de ser apanhado e coimas subjacentes, não compensam não efectuar IPO - o que diminui se ficar parado em propriedade privada.
Visto que a multa é de 250€, realmente nao compensa andar sem inspecçao.
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Originalmente Colocado por joann Ver PostVisto que a multa é de 250€, realmente nao compensa andar sem inspecçao.
Imaginemos um proprietário que tem uma qualquer viatura que usa muito raramente em trajectos muito curtos e proximo da residencia onde normalmente guarda em garagem. Para ser aprovado na inspecção já sabe que terá de suportar uma despesa de 300 ou 400 euros e que neste momento não lhe convém dispor dessa importância prevendo poder fazê-lo dentro de 1 ano, o que acham que é a opção lógica???
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Originalmente Colocado por xiko Ver PostDepende da despesa necessária para o carro passar na inspecção bem como a probabilidade de ser apanhado sem a mesma....
Imaginemos um proprietário que tem uma qualquer viatura que usa muito raramente em trajectos muito curtos e proximo da residencia onde normalmente guarda em garagem. Para ser aprovado na inspecção já sabe que terá de suportar uma despesa de 300 ou 400 euros e que neste momento não lhe convém dispor dessa importância prevendo poder fazê-lo dentro de 1 ano, o que acham que é a opção lógica???
A logica para mim é seguir o caminho da legalidade...
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Obrigado a todos pelos comentários, então está esclarecida a duvida posso falhar um ano a inspeção auto que não pago mais por isso e depois no ano seguinte pago só o custo de uma inspeção! Ouvi dizer que se for tipo 8 meses depois da data da inspeçao fica válida so 4 meses, pelo que ai devo aguardar os 12 meses até a próxima!
Já agora uma sugestão para quem vai à inspeçao e não quer ser multado no caminho por não a ter válida, pede a alguém para ir à frente com outro carro alguns minutos e se existir alguma operação STOP ele liga e nós encostamos o carro, isso cobre para ai 95% dos riscos de ser apanhado!!!
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Originalmente Colocado por zezitolx Ver PostObrigado a todos pelos comentários, então está esclarecida a duvida posso falhar um ano a inspeção auto que não pago mais por isso e depois no ano seguinte pago só o custo de uma inspeção! Ouvi dizer que se for tipo 8 meses depois da data da inspeçao fica válida so 4 meses, pelo que ai devo aguardar os 12 meses até a próxima!
Já agora uma sugestão para quem vai à inspeçao e não quer ser multado no caminho por não a ter válida, pede a alguém para ir à frente com outro carro alguns minutos e se existir alguma operação STOP ele liga e nós encostamos o carro, isso cobre para ai 95% dos riscos de ser apanhado!!!
Não digas isto assim em público senão és logo criticado!
Eu tenho um carro em casa que aconteceu isso mesmo, estava em processo de restauro, e não valia a pena ir a inspecção porque não ia circular. Quando ficou pronto, foi à inspecção (escolhi a mais perto possível) e olha a minha sorte, no centro de inspecções estava lá um agente da PSP (à paisana) que veio admirar o meu carro. E eu mesmo lhe contei a história, ele disse que realmente a legislação não prevê essas excepções, e a única forma 100% segura seria alugar um reboque para levar o carro à inspecção. Mas ele mesmo disse que se as pessoas explicarem com educação aos agentes, que na maioria das vezes eles compreendem. Mas claro, depende do carro, se for uma lata velha a cair aos pedaços, que desculpa vai dar? Que estava a restaurar?
Depende de caso para caso.
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Originalmente Colocado por zezitolx Ver PostObrigado a todos pelos comentários, então está esclarecida a duvida posso falhar um ano a inspeção auto que não pago mais por isso e depois no ano seguinte pago só o custo de uma inspeção! Ouvi dizer que se for tipo 8 meses depois da data da inspeçao fica válida so 4 meses, pelo que ai devo aguardar os 12 meses até a próxima!
Já agora uma sugestão para quem vai à inspeçao e não quer ser multado no caminho por não a ter válida, pede a alguém para ir à frente com outro carro alguns minutos e se existir alguma operação STOP ele liga e nós encostamos o carro, isso cobre para ai 95% dos riscos de ser apanhado!!!
Meu deus, afinal a esperteza saloia nao sofre de défice com a crise, antes pelo contrario
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Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
Não digas isto assim em público senão és logo criticado!
Eu tenho um carro em casa que aconteceu isso mesmo, estava em processo de restauro, e não valia a pena ir a inspecção porque não ia circular. Quando ficou pronto, foi à inspecção (escolhi a mais perto possível) e olha a minha sorte, no centro de inspecções estava lá um agente da PSP (à paisana) que veio admirar o meu carro. E eu mesmo lhe contei a história, ele disse que realmente a legislação não prevê essas excepções, e a única forma 100% segura seria alugar um reboque para levar o carro à inspecção. Mas ele mesmo disse que se as pessoas explicarem com educação aos agentes, que na maioria das vezes eles compreendem. Mas claro, depende do carro, se for uma lata velha a cair aos pedaços, que desculpa vai dar? Que estava a restaurar?
Depende de caso para caso.
Claro, mas o problema é mesmo muitas das vezes as pessoas nao falarem "com educaçao"
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Então mas a matricula não é cancelada por falta de pagamento do imposto de circulação e não por falta de pagamento do ipo! Mas isto digo eu e para alem disso carros classicos são isentos de ipo.
MAs pronto posso ser eu que ando enganado. Quanto ao topico em si se o carro estiver em condiçoes para passar no ipo não por 20 e qualquer coisa € que alguem morre a fome, nunca se sabe se nao vais precisar de circular com ele por algum motivo.
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Originalmente Colocado por joann Ver PostNao me agrada muito a maneira como te diriges a mim...
Mas ainda bem que tens tantas certezas.
A lei, ainda que transitoria continha algumas premissas que se mantiveram mesmo que na nossa nebulosa legislaçao possa nao o parecer...
Em relação à sua afirmação peremptoria que viaturas apos 5 anos de falta de inspecção têm a matricula cancelada, remeto-o para a entidade competente e o Decreto-lei e espero que se retrate.
Nas 2 primeiras linhas do site do IMTT está: "Foi publicado o Decreto-Lei n.º 78/2008, de 6 de Maio, que estabelece, até 31 de Dezembro de 2008, um regime transitório e excepcional para o cancelamento de matrículas."
Deixo também o link para lhe facilitar a leitura, e pode no site do IMTT ter acesso ao decreto-lei se ainda tiver duvidas acerca do IMTT: Cancelamento de Matrículas - Regime Transitório e Excepcional
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