Anúncio

Collapse
No announcement yet.

não ir um ano à IPO

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    não ir um ano à IPO

    boas este ano não vou andar com o carro pelo que estava a pensar em não ir à inspeção! poderei ter problemas para o ano quando for? como justificar? poderá havar cancelamento da matricula? obrigado

    #2
    Não tens nenhum problema. Podes é ser apanhado numa operação stop a caminho da IPO. E aí lá se vai o dinheiro que poupaste.

    Comentário


      #3
      Por não ires um ano á IPO não te cancelam a matricula.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por zezitolx Ver Post
        boas este ano não vou andar com o carro pelo que estava a pensar em não ir à inspeção! poderei ter problemas para o ano quando for? como justificar? poderá havar cancelamento da matricula? obrigado
        Nao teras problemas quando te apresentares para a inspecçao, a nao ser que sejas apanhado pela PSP/GNR a caminho do centro.

        Em caso de acidente, como nao tens inspecçao, o seguro nao cobrira quaisquer danos resultantes.

        As matriculas começam a ser canceladas no minimo apos 5 anos de falta de inspecçao.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por joann Ver Post
          Nao teras problemas quando te apresentares para a inspecçao, a nao ser que sejas apanhado pela PSP/GNR a caminho do centro.

          Em caso de acidente, como nao tens inspecçao, o seguro nao cobrira quaisquer danos resultantes.

          As matriculas começam a ser canceladas no minimo apos 5 anos de falta de inspecçao.


          Mostra lá a lei que diz que viaturas após 5 anos sem inspecção tem a matricula cancelada.

          Essa lei existiu Sim mas era um lei excepcional, para limpar viaturas que já tinham sido abatidas e que não havia forma das retirar do sistema. Foi aplicada no periodo de vigência da mesma lei e acabou.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
            Mostra lá a lei que diz que viaturas após 5 anos sem inspecção tem a matricula cancelada.

            Essa lei existiu Sim mas era um lei excepcional, para limpar viaturas que já tinham sido abatidas e que não havia forma das retirar do sistema. Foi aplicada no periodo de vigência da mesma lei e acabou.
            Nao me agrada muito a maneira como te diriges a mim...

            Mas ainda bem que tens tantas certezas.

            A lei, ainda que transitoria continha algumas premissas que se mantiveram mesmo que na nossa nebulosa legislaçao possa nao o parecer...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por joann Ver Post
              Nao teras problemas quando te apresentares para a inspecçao, a nao ser que sejas apanhado pela PSP/GNR a caminho do centro.

              Em caso de acidente, como nao tens inspecçao, o seguro nao cobrira quaisquer danos resultantes.

              As matriculas começam a ser canceladas no minimo apos 5 anos de falta de inspecçao.

              A parte azul é mentira...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                A parte azul é mentira...
                Em que medida?

                Os seguros cobrem um proprietario de um veiculo sem inspecçao e que tenha provocado um acidente ?

                Bem sei que o utente que levou com o carro sem inspecçao em cima tera a sua parte paga, mas achas que depois o seguro do utente que andava sem inspecçao se vai ficar a rir ?

                Nao achas isso no minimo... estranho...sabendo que te pedem justamente uma folha de inspecçao valida e verde para activares um seguro ou fazer um novo seguro...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por joann Ver Post
                  Em que medida?

                  Os seguros cobrem um proprietario de um veiculo sem inspecçao e que tenha provocado um acidente ?

                  Bem sei que o utente que levou com o carro sem inspecçao em cima tera a sua parte paga, mas achas que depois o seguro do utente que andava sem inspecçao se vai ficar a rir ?

                  Nao achas isso no minimo... estranho...sabendo que te pedem justamente uma folha de inspecçao valida e verde para activares um seguro ou fazer um novo seguro...
                  Ora aí é que está! De todos os seguros que tive/tenho até hoje nunca me pediram folha de IPO, logo a seguradora paga sempre, quem poderá ter depois de se amanhar com a seguradora será o mediador, mas ainda assim se tiveres um acidente e a seguradora te disser que não paga devido à falta de IPO ligas para a DEKRA pagas 300€ +/- e eles fazem uma peritagem independente e depois se se provar que o acidente não se deveu a algo detectável na IPO pagam e não bufam.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                    Ora aí é que está! De todos os seguros que tive/tenho até hoje nunca me pediram folha de IPO, logo a seguradora paga sempre, quem poderá ter depois de se amanhar com a seguradora será o mediador, mas ainda assim se tiveres um acidente e a seguradora te disser que não paga devido à falta de IPO ligas para a DEKRA pagas 300€ +/- e eles fazem uma peritagem independente e depois se se provar que o acidente não se deveu a algo detectável na IPO pagam e não bufam.
                    Estas a falar de que seguradora em particular ?

                    Onde se fazem essas "peritagens independentes?

                    Estamos a falar de casos passados em Portugal obviamente ?!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por joann Ver Post
                      Estas a falar de que seguradora em particular ? Obviamente que de todas, a lei é igual para todas.

                      Onde se fazem essas "peritagens independentes? já respondi em cima, DEKRA.

                      Estamos a falar de casos passados em Portugal obviamente ?! claro, eu ajudei o meu cunhado num processo destes, carregas no meu perfil e procuras que achas.
                      respostas a azul

                      Comentário


                        #12
                        Em caso de sinistro sem IPO, o que poderá acontecer se forem responsáveis, é ser exercido o direito de regresso do segurador contra o segurado (mediante certas circuntâncias).

                        No caso dos "danos próprios" creio ser uma exclusão, ou seja, se não tiver IPO não recebem nada. A obrigação do segurador é confirmar no momento da subscrição se for obrigado a isso, se está feita a IPO (e tiram cópia), depois disso...

                        O risco de ser apanhado e coimas subjacentes, não compensam não efectuar IPO - o que diminui se ficar parado em propriedade privada.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                          respostas a azul
                          O interessante é saber como é que depois de um acidente se consegue determinar cabalmente algo relativamente ao estado do veiculo...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Em caso de sinistro sem IPO, o que poderá acontecer se forem responsáveis, é ser exercido o direito de regresso do segurador contra o segurado (mediante certas circuntâncias).

                            No caso dos "danos próprios" creio ser uma exclusão, ou seja, se não tiver IPO não recebem nada. A obrigação do segurador é confirmar no momento da subscrição se for obrigado a isso, se está feita a IPO (e tiram cópia), depois disso...

                            O risco de ser apanhado e coimas subjacentes, não compensam não efectuar IPO - o que diminui se ficar parado em propriedade privada.

                            Visto que a multa é de 250€, realmente nao compensa andar sem inspecçao.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por joann Ver Post
                              Visto que a multa é de 250€, realmente nao compensa andar sem inspecçao.
                              Depende da despesa necessária para o carro passar na inspecção bem como a probabilidade de ser apanhado sem a mesma....

                              Imaginemos um proprietário que tem uma qualquer viatura que usa muito raramente em trajectos muito curtos e proximo da residencia onde normalmente guarda em garagem. Para ser aprovado na inspecção já sabe que terá de suportar uma despesa de 300 ou 400 euros e que neste momento não lhe convém dispor dessa importância prevendo poder fazê-lo dentro de 1 ano, o que acham que é a opção lógica???

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                                Depende da despesa necessária para o carro passar na inspecção bem como a probabilidade de ser apanhado sem a mesma....

                                Imaginemos um proprietário que tem uma qualquer viatura que usa muito raramente em trajectos muito curtos e proximo da residencia onde normalmente guarda em garagem. Para ser aprovado na inspecção já sabe que terá de suportar uma despesa de 300 ou 400 euros e que neste momento não lhe convém dispor dessa importância prevendo poder fazê-lo dentro de 1 ano, o que acham que é a opção lógica???

                                A logica para mim é seguir o caminho da legalidade...

                                Comentário


                                  #17
                                  Obrigado a todos pelos comentários, então está esclarecida a duvida posso falhar um ano a inspeção auto que não pago mais por isso e depois no ano seguinte pago só o custo de uma inspeção! Ouvi dizer que se for tipo 8 meses depois da data da inspeçao fica válida so 4 meses, pelo que ai devo aguardar os 12 meses até a próxima!

                                  Já agora uma sugestão para quem vai à inspeçao e não quer ser multado no caminho por não a ter válida, pede a alguém para ir à frente com outro carro alguns minutos e se existir alguma operação STOP ele liga e nós encostamos o carro, isso cobre para ai 95% dos riscos de ser apanhado!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por zezitolx Ver Post
                                    Obrigado a todos pelos comentários, então está esclarecida a duvida posso falhar um ano a inspeção auto que não pago mais por isso e depois no ano seguinte pago só o custo de uma inspeção! Ouvi dizer que se for tipo 8 meses depois da data da inspeçao fica válida so 4 meses, pelo que ai devo aguardar os 12 meses até a próxima!

                                    Já agora uma sugestão para quem vai à inspeçao e não quer ser multado no caminho por não a ter válida, pede a alguém para ir à frente com outro carro alguns minutos e se existir alguma operação STOP ele liga e nós encostamos o carro, isso cobre para ai 95% dos riscos de ser apanhado!!!

                                    Não digas isto assim em público senão és logo criticado!

                                    Eu tenho um carro em casa que aconteceu isso mesmo, estava em processo de restauro, e não valia a pena ir a inspecção porque não ia circular. Quando ficou pronto, foi à inspecção (escolhi a mais perto possível) e olha a minha sorte, no centro de inspecções estava lá um agente da PSP (à paisana) que veio admirar o meu carro. E eu mesmo lhe contei a história, ele disse que realmente a legislação não prevê essas excepções, e a única forma 100% segura seria alugar um reboque para levar o carro à inspecção. Mas ele mesmo disse que se as pessoas explicarem com educação aos agentes, que na maioria das vezes eles compreendem. Mas claro, depende do carro, se for uma lata velha a cair aos pedaços, que desculpa vai dar? Que estava a restaurar?

                                    Depende de caso para caso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      eheh sim em publico é chato, mas repara eu não disse que ia fazer isso mas sim que há essa possibilidade

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por zezitolx Ver Post
                                        eheh sim em publico é chato, mas repara eu não disse que ia fazer isso mas sim que há essa possibilidade
                                        É proibido mas pode-se fazer, mas é proibido!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bom, bom é como o meu cunhado, que vive a duas ruas do centro de inspeções. ou pede que lhe vão lá buscar o carro ou leva-o lá a uma hora sem trânsito. foi o que poderia ter feito com a carrinha restaurada dele, não fosse o centro não ter inspeção B. aí sim, teve que chamar um reboque.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por zezitolx Ver Post
                                            Obrigado a todos pelos comentários, então está esclarecida a duvida posso falhar um ano a inspeção auto que não pago mais por isso e depois no ano seguinte pago só o custo de uma inspeção! Ouvi dizer que se for tipo 8 meses depois da data da inspeçao fica válida so 4 meses, pelo que ai devo aguardar os 12 meses até a próxima!
                                            Podes anticipar 90 dias a inspecçao isto contando a partir da data da primeira matricula.

                                            Já agora uma sugestão para quem vai à inspeçao e não quer ser multado no caminho por não a ter válida, pede a alguém para ir à frente com outro carro alguns minutos e se existir alguma operação STOP ele liga e nós encostamos o carro, isso cobre para ai 95% dos riscos de ser apanhado!!!

                                            Meu deus, afinal a esperteza saloia nao sofre de défice com a crise, antes pelo contrario

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post

                                              Não digas isto assim em público senão és logo criticado!

                                              Eu tenho um carro em casa que aconteceu isso mesmo, estava em processo de restauro, e não valia a pena ir a inspecção porque não ia circular. Quando ficou pronto, foi à inspecção (escolhi a mais perto possível) e olha a minha sorte, no centro de inspecções estava lá um agente da PSP (à paisana) que veio admirar o meu carro. E eu mesmo lhe contei a história, ele disse que realmente a legislação não prevê essas excepções, e a única forma 100% segura seria alugar um reboque para levar o carro à inspecção. Mas ele mesmo disse que se as pessoas explicarem com educação aos agentes, que na maioria das vezes eles compreendem. Mas claro, depende do carro, se for uma lata velha a cair aos pedaços, que desculpa vai dar? Que estava a restaurar?

                                              Depende de caso para caso.

                                              Claro, mas o problema é mesmo muitas das vezes as pessoas nao falarem "com educaçao"

                                              Comentário


                                                #24
                                                Então mas a matricula não é cancelada por falta de pagamento do imposto de circulação e não por falta de pagamento do ipo! Mas isto digo eu e para alem disso carros classicos são isentos de ipo.
                                                MAs pronto posso ser eu que ando enganado. Quanto ao topico em si se o carro estiver em condiçoes para passar no ipo não por 20 e qualquer coisa € que alguem morre a fome, nunca se sabe se nao vais precisar de circular com ele por algum motivo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                                  Nao me agrada muito a maneira como te diriges a mim...

                                                  Mas ainda bem que tens tantas certezas.

                                                  A lei, ainda que transitoria continha algumas premissas que se mantiveram mesmo que na nossa nebulosa legislaçao possa nao o parecer...


                                                  Em relação à sua afirmação peremptoria que viaturas apos 5 anos de falta de inspecção têm a matricula cancelada, remeto-o para a entidade competente e o Decreto-lei e espero que se retrate.


                                                  Nas 2 primeiras linhas do site do IMTT está: "Foi publicado o Decreto-Lei n.º 78/2008, de 6 de Maio, que estabelece, até 31 de Dezembro de 2008, um regime transitório e excepcional para o cancelamento de matrículas."

                                                  Deixo também o link para lhe facilitar a leitura, e pode no site do IMTT ter acesso ao decreto-lei se ainda tiver duvidas acerca do IMTT: Cancelamento de Matrículas - Regime Transitório e Excepcional

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X